Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Giu79

GTX 970 Gaming e FX-8120 = desempenho ruim, hora de mudar pra Intel

Recommended Posts

Olá pessoal,

É chegada a hora de upgrades e pretendo deixar a AMD e ir pra Intel, que não conheço absolutamente nada, gostaria da ajuda de vocês para montar um PC com custo x benefício bacana. Não quero ter a máquina mais top e não pretendo fazer nenhum overclock agressivo, tanto no processador quanto na GPU.

Acabei de adquiri uma GTX-970, então meu setup atual está assim:

FX-8120 OC em 4.2 GHz (3GHz stock)

ASUS Ma588-M

Gigabyte GTX-970 (GV-N970G1 GAMING-4GD)

8GB DDR 1600

Win7

Infelizmente nesta configuração a GTX970 não trouxe nenhuma mudança significativa nos jogos que eu jogo, certamente um gargalo grande tem aí.

Então recorro a vocês, Qual processador considerar? i5? i7? qual deles e porque?

Mobo, qual seria um custo x benefício legal? 

Mobo é minha maior dificuldade no momento, vejo modelos que vão de 300 a 1000 reais e não tenho conhecimento para mensurar o quanto a diferença de preço entre elas realmente é válida.

Agradeço antecipadamente aos amigos

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Giu79 se voce conseguir um bom preço nas suas peças,é uma boa ir pra Intel sim.

Um I5 4430,4440 ou 4460 leva a 970 com um pé nas costas.

A placa mãe o melhor custo benefício pra quem tem grana é uma H97,o chipset é bom e próprio para multimídia.

I5-4460  R$ 640,00

http://www.kabum.com.br/produto/49433/processador-intel-core-i5-4440-6mb-3-1ghz-3-3ghz-max-turbo-lga-1150-bx80646i54440

Placa mãe  GA H97-D3H   R$  431,00  ATX

http://www.kabum.com.br/produto/53066/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-h97-d3h-lga-1150-box

OU  GA-H97M  Gaming 3  R$ 390,00 Micro ATX

http://www.kabum.com.br/produto/57272/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-h97m-gaming-3-lga-1150-box

Boa sorte!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre no I5, processadores Intel não oferecem um grande ganho quando sai do I5 para o I7. Um I5 4440 já está bom. Como placa mãe uma Asus B85m-e ou Asrock H87 Pro já dão conta.

@Giu79 se voce conseguir um bom preço nas suas peças,é uma boa ir pra Intel sim.

Um I5 4430,4440 ou 4460 leva a 970 com um pé nas costas.

A placa mãe o melhor custo benefício pra quem tem grana é uma H97,o chipset é bom e próprio para multimídia.

I5-4460  R$ 640,00

http://www.kabum.com.br/produto/49433/processador-intel-core-i5-4440-6mb-3-1ghz-3-3ghz-max-turbo-lga-1150-bx80646i54440

Placa mãe  GA H97-D3H   R$  431,00  ATX

http://www.kabum.com.br/produto/53066/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-h97-d3h-lga-1150-box

OU  GA-H97M  Gaming 3  R$ 390,00 Micro ATX

http://www.kabum.com.br/produto/57272/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-h97m-gaming-3-lga-1150-box

Boa sorte!

Muito obrigado @andrighi e @

Estes processadores i5 44XX não permitem OC né?

To tentando entender a diferença gritante de preço nestes 2 casos:

4690K (3,5GHz - 3,9GHz): R$ 1.000,00  

vs

4440 (3,1GHz - 3,3GHz): R$ 650,00

É mais simples para analisar processadores basicamente levando em conta o clock vs R$, agora placa mãe ...

Arbitrando aqui, estava pensando em investir até uns R$ 1200 no combo processador + mobo.

Posso, a princípio, manter minhas Corsair Vengeance 8GB DDR3 1600MHz neste novo setup né?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sim,porque 1600 é o padrão da Intel,enquanto 1866 é o padrão do FX.

Mas não é bom negócio o 4690K com placa Z97,para overclock.No caso do Intel os I5 tem quase a mesma performance em jogos,não vale a pena o gasto,mesmo porque qualquer  I5 atinge plenamente o limite da 970.

Caso queira ficar na AMD(?) pegue uma placa 990-UD5 e um FX 6300 com memos de 1866mhz C9 ou C8.

Boa sorte!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Giu79

Todo processador a Intel com um "K" no final, é liberado pra overclock. Por isso são mais caros. Eles também precisam de placas-mãe prontas pra overclock, pois nem todas são. As de chipset Z87 e Z97 são as necessárias pra fazer over..

Se não pensa em OC (nem teria necessidade), fique com uma H97 e um Core i5 normal, como o 4440 ou 4460, Do Core i5 mais barato pro mais caro, o desempenho varia MUITO pouco.. Definitivamente, não compensa o preço..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado novamente pessoal! @RS Faria @

Meu desktop é só pra jogo, e eu jogo apenas 2: Dayz Standalone e ARMA III. Ambos possuem engine MUITO, MUITO mal otimizada, o PC mais high end que seu dinheiro pode comprar ainda engasga alguma hora nesses jogos, então eu não espero nenhum milagre, porém sair dos 20/25 FPS de média para uns 40 é o mínimo que eu espero.

Estou tentado a fechar no 4440 com essa mobo GA-H97M-GAMING 3 LGA. 

Se num futuro eu quiser pular para um i7 4790k (por exemplo) essa mobo não me trará restrições né?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

hahahaha, legal @

Acho que vou fechar nesse combo então. Por um momento havia pensando em pegar uma mobo mais top, dessas que suportam os OC nos i5/i7 linha "K" mas to achando melhor economizar um pouco nesse setup e pegar um SSD de 120 ou quem sabe 240 Gb, acredito que vai trazer melhor beneficio no conjunto.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

@Giu79,agora sim,falou e disse! Um SSD de 240Gb(meio caro) seria muito bom,mas o de 120Gb também não fica ruim,não!heheh

No mercado Livre voce pega o Samsung EVO por um preço maneiro.Dá uma busca lá!

Boa sorte!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Giu79 Se for pegar um SSD fuja dos Kingston e PNY.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, realmente 120 GB é suficiente pra mim.

@perfeitoestranho @NigeriaMan o Kingston V300 SATA III não é legal? Eu sei que é um modelo de entrada e de desempenho inferior a outros SSD, mas o custo dele tá bem interessante

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, bom saber. Obrigado @NigeriaMan !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais