Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Potro

Ajuda com fórmula SE com células vazias

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

Estou com uma dúvida: Tenho uma tabela para controlar a entrega mensal das encomendas da empresa, então tenho uma coluna com a data prevista, outra com a data da entrega e a terceira, é uma fórmula SE, onde:

=SE(A2>A1;"Atrasado";"Em dia")

O problema é que ele está calculando as células em branco também e, no fim destas colunas, eu estou somando quantos "em dia" tem e quantos "atrasado" tem, para fazer um gráfico de entregas, porém como todas as células não preenchidas ficam como "em dia", a percentagem fica errada.

Tem algum modo de esta fórmula não preencher se a célula estiver vazia ou algum modo de eu chegar neste resultado, podendo somar automaticamente quantos em dia e quantos atrasados existem na coluna, sem contar os que estão vazios na data?

Obrigado

Maicon

Editado por Potro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preciso entender melhor as condições da planilha.

A terceira coluna só deve ter algum conteúdo quando A1 e B1, obrigatoriamente, estiverem preenchidas? No caso, quando A2 estiver vazio, você quer que a terceira coluna não exiba nenhum conteúdo?

Se for o entendido acima, tente isso:

=SE(B1 = "";"";SE(B1>A1;"Atrasado";"Em dia"))

Agora, se você quiser criar um terceiro status, mantendo A1 preenchido e B1 sem preencher, pode fazer:

=SE(B1 = "";"Ag. Entrega";SE(B1>A1;"Atrasado";"Em dia"))

Ainda se quiser criar algo mais inteligente (no bom sentido), faça:

=SE(E(A1 <> "";B1 = "");SE(A1 > HOJE();"AG. ENTREGA NO PRAZO";"AG. ENTREGA ATRASADA");SE(B1 >= A1;"ATRASADO";"EM DIA"))

Nessa última fórmula, você faz a planilha lhe avisar que a previsão (ainda sem entrega real) ainda está dentro do prazo ou já está atrasada, ao invés de esperar o cálculo da coluna "entrega real" para informar se está "em dia" ou não.

Espero que dê certo para o que você precisa.

Editado por minoso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais