Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Renato D.

WDS entre dois TP-Link: Ping bom mas velocidade extremamente baixa

Recommended Posts

Meu inferno astral começou da noite para o dia. 

Tenho internet GVT de 15 mega e dois TP-Link WR340G que utilizava no sistema WDS sem nenhum problema. De repente, reparei que os downloads passaram de 1.4 Mb/s pra menos de 200 Kb/s, muitas vezes chegando a até 11 Kb/s.

Desconfiei do TP-Link que funcionava como repetidor, porque quando conectava diretamente ao roteador principal a velocidade ficava perfeita.

Agora comprei um outro TP-Link para substituir aquele que funcionava como repetidor, dessa vez um WR740N, que já configurei como repetidor também mas a situação continua a mesma: ping bom, mas download lento, exatamente nos mesmos patamares de antes.

Então hoje tenho um WR340G como roteador principal e um WR740N como repetidor. Perguntas:

1- Apesar de serem da mesma marca, a diferença de modelos pode estar atrapalhando?

2- O IP do principal é 192.168.1.1 e o do repetidor era 192.168.1.2 (na época do WR340G) e agora é 192.168.0.1 (com o WR740N). Há algum problema nisso? Tentei alterar o IP do WR740N pra 192.168.1.2 (pra ficar como era antes) mas o roteador trava e só volta a funcionar com reset.

Alguém poderia me fazer essa caridade de me ensinar a fazer essa porcaria voltar a funcionar?

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Um dos seus problemas, sem sombra de dúvidas, é o fato de misturar equipamentos wireless de padrões diferentes (um N e um G). Dessa forma, você fica limitado à velocidade do padrão mais lento (54Mbps, no caso). Isso na teoria, pois na prática, considerando o overhead, o fato de você repetir o sinal em outro roteador, os obstáculos que porventura podem existir entre os 2 roteadores e a interferência de outras redes próximas (de vizinhos) operando no mesmo canal essa velocidade de 54Mbps deve estar bem abaixo do esperado e insuficiente para manter um link de 15 Mbps.

Enfim, trabalhe para minimizar todos os possíveis problemas que levantei e poste o resultado.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela resposta!<br />

<br />

Eu ajustei o 740N pra usar só a banda G. Será que mesmo assim pode dar problema?<br />

<br />

Outra coisa que reparei: se ligo qualquer coisa via cabo no repetidor (tanto faz ser o 340G ou o 740N) a velocidade fica normal. Mas se tiro o cabo e faço conexão sem fio fica lento, de 400Kb/s pra baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Se não puder interligar os 2 roteadores via cabo, te aconselho a usar 2 roteadores N (150Mbps) para minimizar o problema, senão vai ficar muito lento no repetidor mesmo. E veja os outros pontos que citei no post anterior.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar conseguir um outro 740N e fazer um teste usando os dois em WDS, daí te informo o que der. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, coloquei dois 740N e não melhorou muita coisa... Se eu ligar os dois roteadores por um cabo de no máximo 35 metros haveria perda significativa de sinal?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito pelo contrário, se puder interligar os roteadores via cabo, de até 100 metros (máximo permitido pelo padrão), você resolverá qualquer problema de instabilidade na conexão entre eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente! Vou dar um jeito de fazer isso! Aí como fica a configuração do roteador 2: é só criar uma rede com o mesmo SSID (ou não) e criptografar?

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente! Vou dar um jeito de fazer isso! Aí como fica a configuração do roteador 2: é só criar uma rede com o mesmo SSID (ou não) e criptografar?

Mesmo SSID, canal, passphrase e com DHCP desabilitado, de preferência. Conecte o cabo de uma das portas LANs do router 1 à outra porta LAN do roteador 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, finalmente consegui passar o cabo por cima da casa e levar até o outro cômodo. 

Eu mesmo fiz a crimpagem dos cabos e o resultado foi o seguinte: se ligo o cabo diretamente no notebook eu consigo navegar normalmente e com 100% da velocidade. Mas se ligo o cabo no router 2 e tento conectar o notebook pelo wireless do router 2 não consigo pegar IP, logo, não consigo navegar... 

Será que montei o cabo de forma errada? Ou será que não acertei alguma configuração do router 2?

O IP do router 1 é 192.168.1.1 e está com o DHCP ligado. O do router 2 é 192.168.1.2 e está com o DHCP desligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvido! Eu tinha montado o cabo da maneira errada. Primeira vez é assim mesmo :D<br />

<br />

Agora deu tudo certo. Muito obrigado pela ajuda desde o início! E que você tenha um excelente 2015!

Compartilhar este post

Link para o post

essa velocidade de 54Mbps deve estar bem abaixo do esperado e insuficiente para manter um link de 15 Mbps

Quais são as melhores maneiras de testar a banda real do link?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais