Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WDS entre dois TP-Link: Ping bom mas velocidade extremamente baixa


Posts recomendados

Meu inferno astral começou da noite para o dia. 

 

Tenho internet GVT de 15 mega e dois TP-Link WR340G que utilizava no sistema WDS sem nenhum problema. De repente, reparei que os downloads passaram de 1.4 Mb/s pra menos de 200 Kb/s, muitas vezes chegando a até 11 Kb/s.

 

Desconfiei do TP-Link que funcionava como repetidor, porque quando conectava diretamente ao roteador principal a velocidade ficava perfeita.

 

Agora comprei um outro TP-Link para substituir aquele que funcionava como repetidor, dessa vez um WR740N, que já configurei como repetidor também mas a situação continua a mesma: ping bom, mas download lento, exatamente nos mesmos patamares de antes.

 

Então hoje tenho um WR340G como roteador principal e um WR740N como repetidor. Perguntas:

 

1- Apesar de serem da mesma marca, a diferença de modelos pode estar atrapalhando?

 

2- O IP do principal é 192.168.1.1 e o do repetidor era 192.168.1.2 (na época do WR340G) e agora é 192.168.0.1 (com o WR740N). Há algum problema nisso? Tentei alterar o IP do WR740N pra 192.168.1.2 (pra ficar como era antes) mas o roteador trava e só volta a funcionar com reset.

 

Alguém poderia me fazer essa caridade de me ensinar a fazer essa porcaria voltar a funcionar?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Um dos seus problemas, sem sombra de dúvidas, é o fato de misturar equipamentos wireless de padrões diferentes (um N e um G). Dessa forma, você fica limitado à velocidade do padrão mais lento (54Mbps, no caso). Isso na teoria, pois na prática, considerando o overhead, o fato de você repetir o sinal em outro roteador, os obstáculos que porventura podem existir entre os 2 roteadores e a interferência de outras redes próximas (de vizinhos) operando no mesmo canal essa velocidade de 54Mbps deve estar bem abaixo do esperado e insuficiente para manter um link de 15 Mbps.

Enfim, trabalhe para minimizar todos os possíveis problemas que levantei e poste o resultado.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta!<br />

<br />

Eu ajustei o 740N pra usar só a banda G. Será que mesmo assim pode dar problema?<br />

<br />

Outra coisa que reparei: se ligo qualquer coisa via cabo no repetidor (tanto faz ser o 340G ou o 740N) a velocidade fica normal. Mas se tiro o cabo e faço conexão sem fio fica lento, de 400Kb/s pra baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente! Vou dar um jeito de fazer isso! Aí como fica a configuração do roteador 2: é só criar uma rede com o mesmo SSID (ou não) e criptografar?

Mesmo SSID, canal, passphrase e com DHCP desabilitado, de preferência. Conecte o cabo de uma das portas LANs do router 1 à outra porta LAN do roteador 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom, finalmente consegui passar o cabo por cima da casa e levar até o outro cômodo. 

 

Eu mesmo fiz a crimpagem dos cabos e o resultado foi o seguinte: se ligo o cabo diretamente no notebook eu consigo navegar normalmente e com 100% da velocidade. Mas se ligo o cabo no router 2 e tento conectar o notebook pelo wireless do router 2 não consigo pegar IP, logo, não consigo navegar... 

 

Será que montei o cabo de forma errada? Ou será que não acertei alguma configuração do router 2?

 

O IP do router 1 é 192.168.1.1 e está com o DHCP ligado. O do router 2 é 192.168.1.2 e está com o DHCP desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...