Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

16f628a e PICKIT3


Posts recomendados

Gente... Socorro!

 

Ja li um tópico aqui sobre, e mais milhares no fórum da Microchip sobre o problema... Segui todos os procedimentos, sem sucesso.

 

Quando tento conectar o PIC16f628A utilizando o MPLAB, acontece o seguinte:

PICkit 3 detectedConnecting to PICkit 3...Firmware Suite Version...... 01.28.90Firmware type......................MidrangePICkit 3 Connected.Target DetectedTarget Device ID (00000000) does not match expected DeviceID (00001060).

Tentei utilizar outro Software, e recebo "No device detected". Tentei trocar de PIC, utilizei 4 diferentes e nada. Utilizei alimentação do próprio pickit3, e também tentei alimentação externa, e nada. Tentei trocar por um PIC16f877a, e nada. Utilizei capacitores para filtar conforme vi em alguns links, e nada também :(

 

Alguém pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 Esse seu gravador funcionava antes?

 

 Como está conectando o PIC ao gravador? ICSP, soquete ZIF... se estiver usando icsp, confira os conectores, não pode ter mau contato. Ha uns tempos, tive problema com isso.

 

 Tenta medir a tensão de VPP (pino MCLR) no momento que ele está tentando gravar, tem que ser +/- 12 volts 

 

Att,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

1. Não, ele é novo, antes eu utilizava uma placa emprestada "Pic sim LAB1"

 

2. Tentei por ICSP e tentei por um conector zif que vem junto com ele... No caso do ICSP troquei os jumpers varias vezes para ter certeza, e utilizei cabos curtos conforme indicado por alguns...

 

3. Então, ai que mora o problema... O gravador fornece no máximo 5V. e quando alimentei externamente também utilizei isto. Tentei também utilizar um resistor entre a fonte e o MCLR pois vi em alguns locais que ele tem que estar com menos tensão que VDD. Fiquei com medo de usar mais que isto e danificar a entrada do gravador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MCLR>VDD não pifa não (o MC. No gravador só 5V). Ele foi feito pra isso. Não conheço pickt3 mas tenho alguns 2. Ele tem um regulador step up (acabo de falar isso noutro post!) que "transforma" o +5 em +12. O que o amigo@Fervolt disse tem sentido. Durante uma leitura ou gravação, verifique se MCLR=12V. Se não, pode ser defeito.

Obs (chute): alguns mc tem um tal bit LPV ou LVP para gravar em 'baixa tensão' no MCLR. Veja se tem alguma configuração no seu pickit3 com relação a isso. Ele pode estar pensando que você quer gravar em Low  Voltage Programming

Ah sim.. Se o MC estiver no circuito, este pode estar zoando o barraco dos pinos de comunicação. Tente deixá-lo só, tipo num soquete.

 

edit... complementos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre VSS e VDD estou com 5V... Mas o MCLR deu uma tensão muito baixa, em torno de 0,02V.. Será que se ligar uma alimentação externa 12V nele, resolve o caso? Mas ai precisaria tirar o pino do gravador...

 

Quanto ao LVP ja desativei a função no MPLAB.. :(

 

E o PIC está fora, ligado sozinho...

 

JOS2Jv.jpg

 

Tinha um gravador k150 que nunca funcionou, comprei esse pra resolver meus problemas, mas só aumentou! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

 

Não ligue 12v externo em nada aí, pode piorar ainda mais a situação.

 

Os 12v do pino MCLR/VPP só aparece quando manda gravar/ler/verificar.

 

Fixe as pontas do multímetro nos pinos MCLR(vermelha) e GND(pretas) de forma que você possa ve-lo e mande ler ou gravar no software do PC, assim que clicar em "write" deve aparecer os 12v (a tensão correta citada pela microchip é 13v). Se não aparecer, seu gravador está com defeito, infelizmente.

 

Att,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

rs. bom humor pode não resolver tudo mas ajuda pra k***leo .

 

12v externo não resolve. Ele é aplicado em momentos certos sob controle do programador. Portanto, um momento pra você medir é quando vai ler p.ex. (já que programar não está dando certo). Pode até tentar medir sem o mc. O que você poderia tentar é o 5V VDD por fora tirando o pino do gravador, claro. Mas se ele for controlado também, aí .. sei não. Tenta a sorte.

Tenta conferir as ligações. Um capacitor 100nF entre vcc e gnd no protoboard pode ajudar. Talvez até mesmo um de 1nF entre MCLR e gnd também. Ah e me lembro vagamente que tinha que colocar um pino pro gnd. tipo RB3 seilá. Tente 1 a 1 ou todos exceto os 3 que vão pro programador. Ou melhor, 220R pro gnd

 

Sucessos e depois de pronto mostra seu pisca led pra nós hein!...mesmo se achar a solução no milionésimo lugar! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fixe as pontas do multímetro nos pinos MCLR(vermelha) e GND(pretas) de forma que você possa ve-lo e mande ler ou gravar no software do PC, assim que clicar em "write" deve aparecer os 12v (a tensão correta citada pela microchip é 13v). Se não aparecer, seu gravador está com defeito, infelizmente.

 

 

Deve ser problema nele mesmo então, pior que veio da China, mais 2 meses rs... A tensão varia entre 1,63 e 2,68V, quando ele tenta ler o PIC, mas não sei se é por conta do gravador, ou alguma limitação da porta USB... Write não consigo usar pois ele não reconhece o dispositivo :( O mais curioso, é que se eu seleciono um pic de 8 pinos como o 10f200, e conecto o 16f628, ele reconhece, consegue apagar e ler, mas da erro na hora de gravar/checar se está em branco.

 

O que você poderia tentar é o 5V VDD por fora tirando o pino do gravador, claro. Mas se ele for controlado também, aí .. sei não. Tenta a sorte.

Tenta conferir as ligações. Um capacitor 100nF entre vcc e gnd no protoboard pode ajudar. Talvez até mesmo um de 1nF entre MCLR e gnd também. Ah e me lembro vagamente que tinha que colocar um pino pro gnd. tipo RB3 seilá. Tente 1 a 1 ou todos exceto os 3 que vão pro programador. Ou melhor, 220R pro gnd

 

Sucessos e depois de pronto mostra seu pisca led pra nós hein!...mesmo se achar a solução no milionésimo lugar! rs

 

Os capacitores ja tentei, e 5V externo também... :(

O pino que você diz deve ser o RB4, que é o pino de LVP, ja tentei aterrar ele também... :( rs

E pior que nem é um pisca LED, é o TCC!! kkkkk Na faculdade gravo normalmente com a PIC Sim Lab... Estava com uma delas, mas tive que devolver por conta das férias, ai tinha comprado este para aproveitar o tempo e adiantar... Mas não resolveu muito! kkk

 

Mas muito obrigado pela ajuda! Vou entrar em contato com o vendedor e ver se ele tem alguma solução rs

 

E como uma ultima hipótese, segue as opções que deixei nos Bits no MPLAB... Algumas tentei ativar/desativar e ir testando, mas mesmo assim não resolveu. 

post-395586-0-00122300-1418828655_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Ressuscitando o tópico:

 

Quando se usa a gravação in circuit (ICSP) o master clear tem que dar 12v.

Isso tu configura no próprio software do pickit (bem na primeira janela tem um ícone [ ] /MCLR)

Só marcar ali e mandar gravar medindo o pino do MCLR do pickit3, vai dar os 12 volts.

Claro, que tem que habilitar o fuse LVL do pic em questão (com isso perde-se uma saída de porta para dar lugar ao ICSP, Pino PGM)

 

Quando se  usa a gravação com os pinos PGD e PGC, não precisa dar os 12v. 

 

Falo isso porque estou sofrendo agora para fazer um pic 16f876a funcionar.

Se o MCLR dele está em 1 , ele não roda nada e se está flutuando roda todo errado.

 

Enfim. 

 

Postei isso para caso alguém tivesse o mesmo problema.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...