Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chave 110/220 para Ventilador


AndreMC

Posts recomendados

Bom Dia pessoal..

 

Comprei este ventilador http://www.atera.com.br/produto/12038-B/-

 

Ele aceita dupla tensão e preciso fazer uma chave para tornar bivolt

 

A combinação é a seguinte:

 

- 110/120 VAC: branco com preto e vermelho com azul
- 220/240 VAC: branco com azul, preto com vermelho é fase

 

 

Como posso fazer uma chave simples que alterne essa combinação de fios?

 

Sou bem iniciante e gostaria de uma ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-598359-0-60417100-1418836414_thumb.

 

observe o esquema de cima, ali tem uma chave HH, se não me engano você deve liga o fio branco e azul onde esta o verde e amarelo, e o preto e vermelho onde está o preto e vermelho os outros dois pinos que sobram no canto você liga eles junto para quando mudar a chave fazer uma ligação em série, ligação da bobinas em paralelo é para 127v e ligação em série é para 220v, mas não tenho certeza espera mais alguém ajudar ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tudo eu... tuuuuuuddoo eu. kk

 

amigo @AndreMC o melhor que achei na net pra você foi isso. Ops! veja o desenho do amigo @Matthwus

(edit apaguei)

Aliás oriundo deste forum mesmo

Seguinte, é trafo mas é a lesma lerda. Observe o desenho de cima.

 

Seu vermelho no vermelho da figura

Seu preto no preto

entendeu?! Agora a parte difícl...

Seu azul no amarelo da figura

Seu branco no verde da figura

 

Sua chave deve ser tipo assim...

61174.jpg

...sei lá entende

Alguém confere aê pra nós pow!

boa sorte.

 

edit... estava digitando e o amigo mais rápido no gatilho postou antes kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito pessoal vou tentar comprar uma chave em H e testar.

 

Estou usando uma fonte atx fora do pc para alimentar uma peltier 12v.

 

Fiz uma extensão da tomada da fonte para alimentar o FAN 110v.

 

Visto que a fonte já tem uma chave em H será necessário outra chave H só para o FAN?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito pessoal vou tentar comprar uma chave em H e testar.

 

Estou usando uma fonte atx fora do pc para alimentar uma peltier 12v.

 

Fiz uma extensão da tomada da fonte para alimentar o FAN 110v.

 

Visto que a fonte já tem uma chave em H será necessário outra chave H só para o FAN?

Depende de que ponto você fez está extensão, se pegou ela depois da chave HH não precisa utilizar outra, mas se pegou antes da chave HH vai ter que usar outra, ou conectar depois da chave HH, se tiver um multímetro pegue o fio da extensão que você fez e meça a tensão presente nele e alterne a chave HH e veja se a tensão muda, se mudar está tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um problema aí:

 

Este tipo de ventilador usa as duas bobinas em paralelo para funcionar em 110 e as duas  série para funcionar em 220V.

 

Se utilizar a chave HH como se usa num trafo, até vai funcionar, porém na posição de 110V só vai usar uma só bobina. Daí o ventilador poderá queimar.

 

Eu estava aqui "queimando a mufa" para tentar bolar um jeito de fazer funcionar com esta chave que vocês sugeriram. Mas não dá. Acho que teria que usar uma chave com mais terminais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é o calor. Vocês tão confundindo a cabeça do menino. Só EU posso fazer isso tá? Então vou tentar...

Ve bem que a chave tem 6 terminais. Faça como o desenho DE CIMA e seja feliz. É a ligação típica de trafos 220-série, 110-paralelo. (atualmente usamos 5 fios pois consideramos 127-220. A ligação é igual mas é diferente. falei que ia confundir?)

E sim é necessário outra chave hh. A tensão da tomada da sua fonte é a mesma da rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, vou usar o desenho então Isa.

A única diferença é a bobina dos motores que fica em série ou paralelo de acordo com os fios?

Que coisa ruim ter que usar duas chaves para a mesma função.. =(

 

Existe algo que possa substituir uma fonte atx e que consiga alimentar dois FAN desse e duas peltiers?

A fonte atx é muito grande, algo menor seria perfeito, mas que forneça a potencia necessária (que eu nao sei calcular).

 

A peltier é do modelo TEC1-12706

Acho que vou precisar de um multímetro para calcular tudo isso.

 

Outra coisa que não encontrei como fazer é um controlador de velocidade para este ventilador.

 

Em um passado remoto usei potenciometros com motorzinhos. Mas para este de alta tensão não tenho ideia do que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

duas chaves você diz uma pro fan e outra pra fonte né? não tem como fugir disso. Tem ventilador 12V mais parrudo. Que tal? Sim tem várias fontes 12V parrudinhas que te atendem. Dá uma olhada no m.l. uma duns 10...20A. Alimenta de boa as pastilhas e ventiladores. (se bem que não pesquisei sua pastilha.. sono agora)

Controlar velocidade nos 12v nem sei se vão ser necessário. Mas no "alta tensão" ac basta um dimmer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

pessoal, agora eu estou com um ventilador da marca arge, que só tem 5 fios, sendo eles:

vermelho,preto, azul, amarelo e branco. e queria saber o esquema de ligação na chave, para 110/220v pois ele veio com os fios todos quebrados, e eu não estou acertando como ligar. também não sei os fios que vai o capacitor. obs. ele é só uma velocidade, e usa dimmer para controlar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...