Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chave 110/220 para Ventilador


AndreMC

Posts recomendados

Bom Dia pessoal..

 

Comprei este ventilador http://www.atera.com.br/produto/12038-B/-

 

Ele aceita dupla tensão e preciso fazer uma chave para tornar bivolt

 

A combinação é a seguinte:

 

- 110/120 VAC: branco com preto e vermelho com azul
- 220/240 VAC: branco com azul, preto com vermelho é fase

 

 

Como posso fazer uma chave simples que alterne essa combinação de fios?

 

Sou bem iniciante e gostaria de uma ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-598359-0-60417100-1418836414_thumb.

 

observe o esquema de cima, ali tem uma chave HH, se não me engano você deve liga o fio branco e azul onde esta o verde e amarelo, e o preto e vermelho onde está o preto e vermelho os outros dois pinos que sobram no canto você liga eles junto para quando mudar a chave fazer uma ligação em série, ligação da bobinas em paralelo é para 127v e ligação em série é para 220v, mas não tenho certeza espera mais alguém ajudar ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tudo eu... tuuuuuuddoo eu. kk

 

amigo @AndreMC o melhor que achei na net pra você foi isso. Ops! veja o desenho do amigo @Matthwus

(edit apaguei)

Aliás oriundo deste forum mesmo

Seguinte, é trafo mas é a lesma lerda. Observe o desenho de cima.

 

Seu vermelho no vermelho da figura

Seu preto no preto

entendeu?! Agora a parte difícl...

Seu azul no amarelo da figura

Seu branco no verde da figura

 

Sua chave deve ser tipo assim...

61174.jpg

...sei lá entende

Alguém confere aê pra nós pow!

boa sorte.

 

edit... estava digitando e o amigo mais rápido no gatilho postou antes kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito pessoal vou tentar comprar uma chave em H e testar.

 

Estou usando uma fonte atx fora do pc para alimentar uma peltier 12v.

 

Fiz uma extensão da tomada da fonte para alimentar o FAN 110v.