Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mos fet queimando com frequência


Domenor

Posts recomendados

mas como este 3,3V só alimenta processador e memória, pensei que não teria grandes alterações. O consumo maior seria mais na inicialização da impressora. ?

"Só alimenta o processador" ???????????????

Pode apostar que 80% ou até mais da potência fornecida pela fonte sao consumidos "só pelo processador" !!!!!!!!

Se ele tiver gerenciamento avançado, quando o micro estiver ocioso pode consumir apenas 10 watts, mas quando algum programa exige processamento, pode passar de 120 watts dependendo do modelo do processador.

E não entendí o que que a inicialização de uma impressora tem a ver com os 3,3 Volts...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Vamos lá!

Agora que você apresentou a tensão no dreno, alguma coisa já apareceu... O bom seria a forma de onda da tensão no dreno junto com a corrente no dreno.

Respondendo a sua pergunta.  Para se medir a corrente, abra o source e coloque um resistor de 0,1R em série. O ideal seria que a tensão máxima sobre o resistor ficasse restrita entre 1% e 3%  do seu valor máximo, para não interferir muito na medida. No caso de um resistor de 0,1R, cada 100mV sobre ele corresponde a 1A.

 

Já informaram, que a sua ponteira está com a chave dividido por 1 ou por 10 incompatível com o valor que o osciloscópio pensa que ela (a chave da ponteira) está.

 

 Agora vamos a forma de onda:

 

1 -O Ton está com cerca de 6us e o corte dura 1us. O período de corte está alto em relação ao período Ton. Isso aquece o mosfet.

2 - A tensão VDS de saturação, durante a condução (pelo menos na região que dá para ver) está oscilando e está alta, ocorrendo muita dissipação. Mas não é conclusivo, uma vez que falta a forma de onda da corrente.

3 - É necessário mostrar um período completo e não parte dele. Não se pode afirmar com muita convicção. E evite deixar as informações das medidas ocultando parte da onda.

 

O que poderia ser feito para melhorar um pouco.

1 - Melhorar a tensão de condução VGS.

2 - Reduzir o tempo de corte do mosfet. Reduzindo a impedância vista entre gate e source no instante do corte. Observar que a capacitância entre gate e o source é importante. Quanto maior a capacitância, maior é o tempo de corte. Se for colocar outro mosfet, observe se a capacitância é mais baixa que a do mosfet original. No chaveamento (instante do corte ou saturação) o parâmetro importante é a carga no mosfet. São os Qg, Qgs e Qgd. Quanto menor, melhor!!!!

 

Tente informar também o valor de L271.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que o processador de que falei nada tem a ver com o de placa de computador, é bem menor, como pode se observar na foto. E os 3,3V tem a ver com a inicialização porque o processador é alimentado por ele.post-421840-0-05017100-1419988677.jpg

Obrigado @MOR, vou tentar fazer as medidas novamente e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, se esse circuito fosse com oscilador fixo, o Toff seria menor que o Ton, pois sao 24V contra 3.3... Sendo assim suas formas de onda estatiam medidas erradas, porque e impossivel ter ton maior e continuar tendo 3.3V na saida...

Mas nesse caso é auto oscilante, o ton dura o tempo necessario para subir a tensão em 3.3, e so volta acionar quando precisar, é o motivo da onda ficar toda baguncada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, se esse circuito fosse com oscilador fixo, o Toff (Ton) seria menor que o Ton (Toff), pois sao 24V contra 3.3... Sendo assim suas formas de onda estatiam medidas erradas, porque e impossivel ter ton maior e continuar tendo 3.3V na saida...

Mas nesse caso é auto oscilante, o ton dura o tempo necessario para subir a tensão em 3.3, e so volta acionar quando precisar, é o motivo da onda ficar toda baguncada..

 

É verdade! Pode estar ocorrendo que os períodos Ton e Toff variem dependendo da carga e da tensão de 24V. O bom é que a tensão de 24V é estabilizada, reduzindo a "bagunçada".

Minha primeira fonte flyback (era com componentes discretos) alterava a frequência, o período Ton e Toff em função da tensão da rede, e da carga. Aquilo sim era uma bagunçada. Até apitava, quando a tensão da rede era baixa e a carga média para pequena. Mas o incrível é que ela se "contorcia toda" para manter a tensão de saída constante.

 

Porque você não pega um desses CIs Step-Down (tipo LM2596) e testa em uma das suas fontes já ruins?

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Domenor,

Mesmo sendo processador integrado na motherboard, ele é o maior consumo de todo o seu computador.

E claro que ele precisa dos 3.3 volts para funcionar, mas voce mesmo escreveu alguns posts atrás que a "impressora tem o consumo maior" o que eu discordo, pois as impressoras tem fonte própria justamente por causa de suas peculiaridades de circuito.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, sem problema.

 

@MOR, em que pontos do circuito eu ligaria o regulador? estou tentando com um PQ3RD23 que eu tinha aqui, mas não está dando certo. Dependendo do ponto que eu abro o circuito, desestabiliza a saida dos 24V.

 

Tambem estou fazendo um teste com um mosfet 2SJ303; não sei se é por causa do tamanho avantajado, comparado ao original, dissipa mais calor, mas mesmo assim numa condição que ainda dá prá por a mão. Já está funcionando há um longo período (mais de 24hs) e até agora não deu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, sem problema.

 

@MOR, em que pontos do circuito eu ligaria o regulador? estou tentando com um PQ3RD23 que eu tinha aqui, mas não está dando certo. Dependendo do ponto que eu abro o circuito, desestabiliza a saida dos 24V.

 

Tambem estou fazendo um teste com um mosfet 2SJ303; não sei se é por causa do tamanho avantajado, comparado ao original, dissipa mais calor, mas mesmo assim numa condição que ainda dá prá por a mão. Já está funcionando há um longo período (mais de 24hs) e até agora não deu problema.

Baixe o manual do LM2596.

Lá tem como efetuar as conexões.

Basicamente tem que:

1 - retirar toda a fonte discreta de 3,3V. Exceções: Capacitores de entrada e de saída, diodo e indutor.

2 - Conectar a entrada do CI na fonte de 24V

3 - Conectar a saída do CI no nó comum ao diodo e o indutor.

4 - Conectar o terra do CI ao terra do circuito.

5 - Maiores detalhes, para fornecer 3,3V na saída, constam do manual.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observaçao:

Se o mosfet esta trabalhando normalmente frio, adianta trocar ele ou por um outro circuito no lugar do discreto...

Se nao esquenta, a queima e devido a sobre tensão... sendo assim nao vai adiantar colocar um LM no lugar do circuito transistorizado porque a sobre tensão pode queimar o lm do mesmo jeito... Talvez a tensão do lm seja bem maior, mas da na mesma que um unico mosfet de tensão bem maior...

E alem disso, fazendo essa escokha você simplesmente esta deixando a fonte como antes, sujeita a ter sobre tensão nos 24V, que pode ate queimar a impressora...

Deve se resolver esse problema antes de lensar em mexer no chaveador da fonte de 3.3V!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98, o difícil é identificar esta sobretensão nos 24V, porque quando testo na bancada corre tudo as mil maravilhas! Bom seria se tivesse como gravar estes picos de tensão em uma impressora funcionando, mas aí acho que já estaríamos viajando demais pelo custo desta fonte. Acho que nem estes testes que estou fazendo deve valer o custo, mas o bom é que, além de se aprender muito com vocês, eu estou tentando melhorar o desempenho desta fonte famigerada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observaçao:

Se o mosfet esta trabalhando normalmente frio, adianta trocar ele ou por um outro circuito no lugar do discreto...

Se nao esquenta, a queima e devido a sobre tensão... sendo assim nao vai adiantar colocar um LM no lugar do circuito transistorizado porque a sobre tensão pode queimar o lm do mesmo jeito... Talvez a tensão do lm seja bem maior, mas da na mesma que um unico mosfet de tensão bem maior...

E alem disso, fazendo essa escokha você simplesmente esta deixando a fonte como antes, sujeita a ter sobre tensão nos 24V, que pode ate queimar a impressora...

Deve se resolver esse problema antes de lensar em mexer no chaveador da fonte de 3.3V!

Discordo!

Pode até continuar queimando por excesso de tensão na fonte de 24V, mas vejamos que a probabilidade da tensão da fonte subir é baixa.

Eu recomendei substituir por um CI, porque, segundo a foto da forma de onda, a tensão VDS não permanece em zero durante a condução.

Pelo menos na parte da onda mostrada.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sobe é erro de projeto, se é erro de projeto vai continuar queimando! Repare que o zener na maioria das vezes queima, o zener nos 24V!

Numa fonte a probabilidade da tensão na saida subir, é quase nula! Só mesmo caso algum componente queime na realimentacao ou no primario... Mas ficar queimando em varias fontes só pode ser falha de projeto!

Conforme as formas de onda, a saturacao do mosfet esta boa, repare que ele disse que fez uma medicao entre dreno e source, então no momento que a forma de onda vai pra 0, é o momento da saturacao...

Embora esteja baguncada, as transicoes estão boas...

É bom resolver a falha da fonte, ai se wuiser melhorar a fonte de 3.3V com um LM ai fica ainda melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se liga a fonte (com carga), ela já identifica que está com carga ou ocorre aqueles microssegundos em que a tensão pode subir como se estivesse sem carga? Se ocorrer de subir, no caso de uma queda e retorno de energia, quando ocorre picos de tensão no primário, não vai influenciar no secundário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...