Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Joadson Santos

Como acionar Relê de 12V com 4V ?

Recommended Posts

Bom dia , Tarde,Noite Estarei Colocando a Imagem Abaixo de um Desenho que eu fiz pra você entender Melhor

Zc79Lx0.jpg?1

Bom Queria controlar o "Motor" Usando o "Controle remoto" 
Mais o "Motor" Necessita de 12V Para Fúncionar..
E o "Receptor" Só são 4V , Então não dá .. Já Pensei em Ligar Uma Bateria ou Fonte de 12V 
No "Motor" , Mais como vou controlar o " Motor" Se a Energia vai vir de uma Bateria ? ( Só Quero Ligar e Desligar ele Sem Fio , Usando Apenas o Controle ..
Não quero controlar a Velocidade , Quero Apenas Ligar ele Apertando um Botão do Controle que no caso , Já é Outra coisa .. Minha Dúvida só essa )
Tem como Me Ajudar , O que eu Posso Usar pra Resolver meu Problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a corrente que o receptor precisa ? ou quantos watts ele tem ? dependendo da para usar um lm7805.

Amigo eu Não sei , esse Receptor era de um Mini Helicóptero Que eu tinha ...

Não diz nada nele , Só tem informações na Bateria , são 3,7 Volts e 100Mah 

Compartilhar este post

Link para o post

Precisa ver se sai 4V quando precisa ligar o motor ou se tem 4V e sai 0V se acionado.

Se sai 4V basta colocar um resistor pra chavear um transistor NPN. Aí no coletor do transistor vai sair 0V e vai ao negativo do motor de 12V.

Se já sai 0V quando o controle é acionado, provavelmente ele já tem o transistor embutido, daí é só ligar no negarivo do motor. O + do motor você liga normalmente na fonte de 12V.

Em todo caso seria bom saber como é a saída do receptor de CR.

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa de pensar ao contrario!

Precisa alimentar o motor e o receptor com a bateria 12V.

Explico: Faça um circuito abaixador de tensão com um regulador de tensão LM317 e regule-o para 4v para alimentar o receptor,

a saida do receptor acionará um rele 5v, e esse rele por sua vez acionará o motor em 12v.

Simples assim!

OBS: o rele 5v consegue ser acionado com 4v, não se preocupe.

Desculpe não desenhar nem um esquema em blocos, mas não tenho nenhum editor de imagem como o paint. (Não uso Windows)

Se o Paulo ler isso vai me zoar

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa de pensar ao contrario!

Precisa alimentar o motor e o receptor com a bateria 12V.

Explico: Faça um circuito abaixador de tensão com um regulador de tensão LM317 e regule-o para 4v para alimentar o receptor,

a saida do receptor acionará um rele 5v, e esse rele por sua vez acionará o motor em 12v.

Simples assim!

OBS: o rele 5v consegue ser acionado com 4v, não se preocupe.

Desculpe não desenhar nem um esquema em blocos, mas não tenho nenhum editor de imagem com o paint. (Não uso Windows)

Se o Paulo ler isso vai me zoar

Mais o Receptor já tem uma Bateria que o Alimenta .. ( ela é embutida )

Queria Pegar a Saída do Receptor E de alguma forma Junta com outro componente para Ligar o Motor quando eu Acionar no controle remoto

Compartilhar este post

Link para o post

Então não faça a parte do regulador de tensão, a saída do receptor, ligue um rele de 5v e passe os 12v pelos contatos do rele até o motor.

O receptor aciona o rele e o rele aciona o motor.

EDIT

Precisa ver se o receptor usa pulso ou retenção.

Se for retenção, funciona como eu disse,

EDIT de novo POIS FALEI BESTEIRA :P

se for pulso você terá que fazer um circuito com um tiristor para fazer uma retenção

Fica difícil explicar sem desenhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então não faça a parte do regulador de tensão, a saída do receptor, ligue um rele de 5v e passe os 12v pelos contatos do rele até o motor.

O receptor aciona o rele e o rele aciona o motor.

EDIT

Precisa ver se o receptor usa pulso ou retenção.

Se for retenção, funciona como eu disse,

EDIT de novo POIS FALEI BESTEIRA :P

se for pulso você terá que fazer um circuito com um tiristor para fazer uma retenção

Fica difícil explicar sem desenhar.

Olha Vou comprar um Rele , tem como eu compra e pedir o rele ele sendo  Retenção né? Se Sim ótimo e se ele for do Jeito da Imagem que Que eu vou colocar aqui em Baixo ...

Agora me Explica Só mais uma coisa , Coloquei os Números pra ficar mais Fácil 

Tipo ...

Positivo 1 Do Receptor No Número tal do Rele , ou Negativo do Motor no Tal Número do Rele , Nunca usei esse rele 

Primeira vez então não sei Muito  :P

6csnVKx.png?1

Compartilhar este post

Link para o post

O receptor é que eu preciso saber se usa retenção ou pulso.

No seu desenho faltou a bateria 12v

Ligue assim:

positivo da saida do receptor no 1 do rele

negativo da saída do receptor no 3 do rele

Negativo da bateria 12v no negativo do motor

positivo da bateria 12v no 2 do rele

Do NO do rele sai para o positivo do motor

Não lembro se o NO do rele é o 4 ou o 5

NO é abreviação de normally open (normalmente aberto)

No rele virá marcado NO &  NC ...ligue do NO para o positivo do motor.

Compartilhar este post

Link para o post

O receptor é que eu preciso saber se usa retenção ou pulso.

No seu desenho faltou a bateria 12v

Ligue assim:

positivo da saida do receptor no 1 do rele

negativo da saída do receptor no 3 do rele

Negativo da bateria 12v no negativo do motor

positivo da bateria 12v no 2 do rele

Do NO do rele sai para o positivo do motor

Não lembro se o NO do rele é o 4 ou o 5

NO é abreviação de normally open (normalmente aberto)

No rele virá marcado NO &  NC ...ligue do NO para o positivo do motor.

Muito Obrigado !! Parabéns Pela sua Paciência de me Explicar

Muito Obrigado Mesmo :P

Olha aqui , Achei o NO Do Rele 

Acho que Agora está Certo , No caso o Rele será por Retenção que Ficará mais Simples de fazer!!

CC3CtY2.png?1

Compartilhar este post

Link para o post

Se ao acionar o controle remoto, o receptor ligar e desligar o rele...isso é um pulso

Quem dará o pulso é o receptor, o rele receberá o pulso

Agora se ao apertar o controle,  o receptor ligar o rele segurar ele ligado...isso é retenção.

Compartilhar este post

Link para o post

A coisa não é bem assim...

Precisa ver se a saída do receptor pode alimentar uma bobina de relê de 4 ou 5V, já que este receptor é alimentado por bateria. Por isso sugeri chavear os 12V por transistor.

Mesmo que esta saída consiga alimentar a bobina, sua carga (da bateria) poderá cair tão rapidamente que numa situação em que o relê deva ficar armado, ele se desarmará rapidamente e o receptor não receberá mais o sinal do transmissor.

Todo projetista sabe que uma solução não deve ser temporária e sim permanente.

Também sabemos que num sistema alimentado a bateria, o consumo da mesma é um dos fatores principais a ser considerado.

Compartilhar este post

Link para o post

@

A corrente típica das bobinas desses reles é de 15 a 20 mA, creio que o receptor

dará conta, o problema será que a bateria descarregará bem rápido pois ela é de 100mAh, por isso indiquei que o RX fosse também alimentado pela bateria.

Não conheço esses TX / RX, mas imagino que eles trabalhem com pulsos, isso será outro problema.

Compartilhar este post

Link para o post

@

A corrente típica das bobinas desses reles é de 15 a 20 mA, creio que o receptor

dará conta, o problema será que a bateria descarregará bem rápido pois ela é de 100mAh, por isso indiquei que o RX fosse também alimentado pela bateria.

Não conheço esses TX / RX, mas imagino que eles trabalhem com pulsos, isso será outro problema.

Então... acabei de medir a resistência de um relê de 5V e deu 70ohm, o que significa que consumiria uma corrente de 71mA.

Quanto menor a tensão da bobina, mais corrente ela precisa., mas depende muito do fabricante.

Considerando que se a saída do receptor fosse 4V quando ativa, bastaria colocar um resistor de 10K nela e ligar na base de um BC517 cujo ganho é de 10000. O emissor dele iria ao GND (-) em comum com o -12V. O coletor dele iria a um terminal da bobina do relê de 12V. O outro terminal da bobina vai +12V. Ainda tem que colocar o diodo em paralelo com a bobina pra proteger o transistor. Anodo no coletor e catodo no +12V.

Pronto. Os contatos estão isolados pra fazer o que quiser, inclusive trabalhar com C.A.

Tente desenhar o circuito seguindo o descrito acima.

Edit:

Neste caso o consumo da bateria na saída seria de Aprox. 4/10000 = 400uA ou 0,4mA.

Antes que alguém pergunte, estes 10000 é o Resistor de 10K e nao o ganho do BC517.

Também não descontei o VBE, onde a corrente cairia ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Então... acabei de medir a resistência de um relê de 5V e deu 70ohm, o que significa que consumiria uma corrente de 71mA.

Quanto menor a tensão da bobina, mais corrente ela precisa., mas depende muito do fabricante.

Considerando que se a saída do receptor fosse 4V quando ativa, bastaria colocar um resistor de 10K nela e ligar na base de um BC517 cujo ganho é de 10000. O emissor dele iria ao GND (-) em comum com o -12V. O coletor dele iria a um terminal da bobina do relê de 12V. O outro terminal da bobina vai +12V. Ainda tem que colocar o diodo em paralelo com a bobina pra proteger o transistor. Anodo no coletor e catodo no +12V.

Pronto. Os contatos estão isolados pra fazer o que quiser, inclusive trabalhar com C.A.

Tente desenhar o circuito seguindo o descrito acima.

Edit:

Neste caso o consumo da bateria na saída seria de Aprox. 4/10000 = 400uA ou 0,4mA.

Antes que alguém pergunte, estes 10000 é o Resistor de 10K e nao o ganho do BC517.

Também não descontei o VBE, onde a corrente cairia ainda mais.

Nossa , entende nada kkkk' Por que é tão complicado Assim? rsrs '-'

Se ao acionar o controle remoto, o receptor ligar e desligar o rele...isso é um pulso

Quem dará o pulso é o receptor, o rele receberá o pulso

Agora se ao apertar o controle,  o receptor ligar o rele segurar ele ligado...isso é retenção.

Ah Sim , Sou Muito Leigo pra entender ... Desde de Pequeno venho desmontando meus Brinquedos eletrônicos e Nisso aprende algumas coisas, e também em Vídeos na Internet , e Ajudar como Nós Fóruns igualmente a esse!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa , entende nada kkkk' Por que é tão complicado Assim? rsrs '-'

Na verdade não e complicado nao, e ate simples.

A ideia do xikote e a mesma da minha, mas usando um transístor ao invés do rele,

e a ideia dele e ate mais certa que a minha, mas pra você entender, só desenhando o circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, isso é uma das primeiras aulas sobre transistor em cursos de eletrônica: Saturação e Corte.

Vai desistir assim? Tem muito material sobre transistor na rede.

Vai ficar complicado quando precisar de outra ajuda, pois o pessoal que tentou ajudar se decepciona.

Em todo caso fica aqui pra quem precisar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

de fato pisei no freio. Bom, o circuito do amigo @ responde totalmente a dúvida do título. Mas digamos que você quer apenas ligar e desligar o motorZINHO, creio que pode dispensar o relé. Considere a bobina dele como motor e coloque um tip29 ou bd135 em q1 e 1k~470r em r1

boa sorte amiguinho @Joadson Santos e volte mais maduro, quem sabe. Se precisar, conte conosco.. 1...2...3...4..."ao infinito e além!" kk (desde que demonstre esforço e gratidão)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, isso é uma das primeiras aulas sobre transistor em cursos de eletrônica: Saturação e Corte.

Vai desistir assim? Tem muito material sobre transistor na rede.

Vai ficar complicado quando precisar de outra ajuda, pois o pessoal que tentou ajudar se decepciona.

Em todo caso fica aqui pra quem precisar.

Desculpas , Pesquisei mais Afundo ai Na Rede , e Consegue entender Alguma coisa 

Eu nunca fiz Aula de eletrônica , Pois estou querendo terminar os Estudos Logo e depois fazer Faculdade ...

Meu pai e Mãe não me Apoiam nesse Assunto .. então eu nem posso fazer um Curso , O Jeito é Procurar Aqui 

Obrigado a Todas Pela ajuda e Paciência que teve em vir aqui e Responder .. Irei tentar fazer caso eu consiga Postarei um Vídeo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais