Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVidia PhysX - Tópico Principal


Posts recomendados

ATUALIZADO 08/08/2008 - Vídeos do jogo Warmonger

ATUALIZADO 13/08/2008 - Pacote lançado pela Nvidia com novos Drivers ForceWare e PhysX, além de novos demos e vídeos. Conteúdo postado na 2ª página deste tópico.

Fla galera, saiu hoje já o tão esperado driver que possibilita a utilização da PhysX nas placas GeForce 8XXX e 9XXX, apesar da notícia de que seria lançado somente no dia 12.

Bom, primeiro vamos aos links para download:

ForceWare com suporte ao CUDA e PhsyX Windows XP 32Bits

http://downloads.guru3d.com/GeForce-ForceWare-177.79-XP-(32-bit)-download-2012.html

Driver PhsyX com suporte para maioria das GeForce 8XXX e 9XXX, pelo que andei lendo no fórum do Guru, até para as G80 ele funciona!

http://rapidshare.com/files/134982516/PhysX_8.07.18_SystemSoftware.7z

Tópico do Guru3D, onde o assunto está sendo discutido, possuindo respostas para algumas dúvidas:

http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=269514

Matéria do Guru3D sobre o novo driver PhysX (leitura recomendada por conter informações sobre funcionamento e demais detalhes sobre a tecnologia):

http://www.guru3d.com/article/physx-by-nvidia-review/

PS: Segundo alguns kras do Guru3D, é obrigatório ter no mínimo instalado o NET Framework 2.0 para o correto funcionamento do software do PhysX. Eu já tenho ele instalado aqui, e correu tudo bem.

Bom, eu fiz apenas um rápido teste aqui, desculpem mas não tenho muita paciência para fazer testes:p

Instalei o ForceWare, e depois o Driver da Physx. No Painel de Controle do Windows, aparece então o ícone "Nvidia PhysX", clicando lá seleciona-se se você quer ou não usar a aceleração do PhysX, além de ter alguns rápidos e simples demos para verificação se tudo está a funcionar corretamente.

Instalei o G.R.A.W 2 e atualizei para a versão 1.05.

Primeiramente, rodei o jogo com o PhysX desativado para testar o desempenho. Com as opções de qualidade no High, AA 0x, AF16x em 1680x1050 rodando o começo do primeira level do campanha, obtive uma média de 60 FPS.

Já com o PhysX ativado, o desempenho caiu pra mais da metade, dando uma média de 25 FPS. Testei também em resoluções mais baixas e a perda de desempenho SEMPRE ocorre.

Agora o mais interessante, é que com a utilização do CUDA+PhysX em um jogo que suporte a tecnologia, o uso do processador cai drasticamente. Rodando o GRAW 2 sem o PhysX, o uso do processador ficou por volta dos 90%, já com o PhysX ativado esse valor caiu para 50%, apesar de, não haver aumento no desempenho por conta disso. O próprio Guru3D foi bem claro nessa questão, o Nvidia PhysX não possui como meta o aumento de desempenho, mas sim uma melhor experiência e realidade dos games. A não ser que, é claro, se utilize 1 VGA especialmente para calcular a física do PhysX, como por exemplo uma 8600GT ou 9600GT, nesse caso pode-se utilizar o PhsyX sem grande perda de desempenho.

Uma coisa que notei no GRAW 2 foi que, mesmo desativando o PhysX dentro das opções de jogo GRAW 2, ele continua com o desempenho inferior. Somente recorrendo ao Painel de Controle do Windows e desativando a aceleração do PhysX é que o desempenho voltou ao normal. Bom, também não se pode esperar um soft perfeito agora né, tenhamos paciência.

Bom mas chega de "lero lero" não é mesmo??? vocês devem estar se perguntando, mas esse cara tá falando a verdade?? Usar o PhysX causa mesmo alguma diferença?? Isso é tão legal como parece?? Foi pensando nisso que gravei 2 pequenos vídeos com uma simples demonstração do PhysX em ação no jogo GRAW 2, vamos lá:

GRAW 2 com o PhysX DESATIVADO: Notem como o cenário do jogo é praticamente "morto", quase sem vida. Apenas algumas balançadas nas folhas das árvores, uma ligeira movimentação do "chumasso de capim", algumas folhas caindo, etc. Prestem bastante atenção nas árvores, na poeira que levanta do chão durante os tiros e na explosão das cercas do final do vídeo.

GRAW 2 com o PhysX ATIVADO: Bom, parece tudo igual não é!? Ei, mas esperem, vejam como o vento começa a levantar a poeira do chão e formar uma pequeno redemoinho, vejam como as árvores fazem uma pequena "dança" gingando para os lados, vejam como a vegetação reaje à força do vento, como os "chumassos de capim" fluem mais levemente e com maior intensidade (não conseguí gravar, mas em determinado momento os 3 "chumassos" entraram no redemoinho de vento e ficaram "dançando", como vemos com folhas em determinados dias de vento), vejam como se levanta mais poeira e sujeita do chão com os tiros. E no final, vejam a reação da cerca no momento da explosão da granada, muito melhor não!??

WARMONGER

Jogo desenvolvido pela Ageia em parceria com outras softhouses para mostrar o real desempenho da placa Ageia PhysX. Esse jogo começou a ser distruido gratuitamente no ano passado, e atualmente é um dos que mais se aproveita da tecnologia de cálculo de físicas PhysX. Com um visual de grande porte, boa jogabilidade, opção de jogatina on-line e no estilo "FPS Mata-mata", se torna um título bem interessante para testar o novo driver Nvidia PhysX.

O jogo conta com 5 mapas e 2 modos de jogo: "Team Deathmatch" e "Capture the Flag", joguei ele apenas em modo Offline, por isso não sei dizer se existem servidores ou se tem gente jogando o Warmonger nos dias de hoje.

Do ponto de vista técnico, esse jogo EXIGE que se tenha uma placa Ageia PhysX ou então o novo Nvidia PhysX para que se possa rodar ele "decentemente". Primeiramente, tentei rodar ele com o Nvidia PhysX em Off, o jogo abre e exibe uma grande mensagem relatando "olha cara, sem o PhysX não róla", que deve ser levada a sério. Com todas as opções no High, AA 0x, AF 16x em 1280X800 com o PhysX Off, os mapas rodam entre 10 a 15 FPS com qualidade gráfica bem simples. Já com o PhysX ativado na mesma configuração, os mapas rodam lisos entre 45 a 55 FPS com gráficos muito bonitos. Apesar da física ser calculada pela 8800GT, o processador aqui fica em 100% o tempo todo enquanto o jogo está rodando.

Site Oficial do Warmonger:

http://www.warmongergame.com/

Link para Download do jogo (é gratuito MESMO): 440MB

http://baixaki.ig.com.br/download/Warmonger-Operation-Downtown-Destruction.htm

Vamos aos vídeos, todos eles estão com o Nvidia PhysX em ON (ATIVADOS):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só isso ??????

Nossa achei que era algo mais interessante. Achei pouco pela queda desempenho. So vale a pena se for usar a placa antiga.

Pensei que era bem melhor que isso. Quero ver em outros jogos.

Isso serve em jogos antigos, tipo Quake 4 e Half Life 2 ( que digasse de passagem, tem uma fisica incrivel por si só ) ?

Excelento topico cara Sin, parabens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Physx é que atualmente apenas poucos jogos foram otimizados para ele, por ser de tecnologia proprietária da nvidia. Talvez melhore mais agora, com a possibilidade de abertura de tecnologia do CUDA para placas da ATI tb. Mas a parte mais interessante dessa tecnologia, que os caras do Guru3d salientaram é a possibilidade de utilizar uma placa de vídeo secundária da nvidia para processar apenas a física do jogo, que iria popularizar de vez (pelo menos aqui no fórum). Por exemplo, eu atualmente possuo uma 8800GT e estava pensando seriamente em trocar pela HD 4870, e poderia deixar a 8800GT somente para física e CUDA, já que atualmente há muitos projetos ótimos para Cuda, vide Photoshop, Badaboom e outros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Mas a parte mais interessante dessa tecnologia, que os caras do Guru3d salientaram é a possibilidade de utilizar uma placa de vídeo secundária da nvidia para processar apenas a física do jogo, que iria popularizar de vez (pelo menos aqui no fórum). Por exemplo, eu atualmente possuo uma 8800GT e estava pensando seriamente em trocar pela HD 4870, e poderia deixar a 8800GT somente para física e CUDA, já que atualmente há muitos projetos ótimos para Cuda, vide Photoshop, Badaboom e outros....

Amigo pelo que você entendeu é possivel usar em uma placa mãe uma placa Nvidia e outra da ATI??

Se for isso vou ficar feliz pois tenho hoje duas placas 8800 GTS(G80) e HD4850. É isso mesmo que você também pretende fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só isso ??????

Nossa achei que era algo mais interessante. Achei pouco pela queda desempenho. So vale a pena se for usar a placa antiga.

Pensei que era bem melhor que isso. Quero ver em outros jogos.

Isso serve em jogos antigos, tipo Quake 4 e Half Life 2 ( que digasse de passagem, tem uma fisica incrivel por si só ) ?

Excelento topico cara Sin, parabens

Ainda não podemos julgar os atuais drives Nvidia PhysX lançados, já que ainda se trata de uma tecnologia nova e em ascenção, tem muito o que melhorar daqui pra frente.

Vale ressaltar, que atualmente não há nenhum jogo programado e otimizado para rodar com o CUDA+PhysX, logo poderemos ver maiores e melhores resultados dessa tecnologia com futuros jogos que usem o PhysX.

você apenas sentirá diferença em jogos que utilizem o processamento de física da PhysX, jogos com física própria ou qualquer outra que não seja a PhysX não tiram proveito nenhum dessa tecnologia.

E também, apesar de vários jogos utilizarem a física PhysX, apenas alguns poucos são suportados por esse novo driver lançado. Que eu saiba até agora, apenas GRAW 1 e 2 Warmonger estão usando corretamente o Nvidia PhysX.

Essa tecnologia não se restringe à plataforma AMD? E me responda uma pergunta: Para essa tecnologia não importa o chipset da placa mãe, por exemplo o meu caso, eu posso usar uma 8800GTS(G80) e uma HD4850 na placa M2N32SLI DELUXE que tem o chipset 590 SLI ?

Não, você poderá usar a tecnologia de 2 disco rígido em qualquer placa mãe que possua 2 slots PCI-E, tanto para SLI ou Crossfire. O detalhe é que, quando você utiliza uma VGA para renderizar e a outra para calcular a física, as duas VGA's não são ligadas pelas pontes SLI ou Crossfire, é só espetar as 2 placas, configurar e "mandar bala".

Agora, quanto a usar uma VGA Nvidia e outra ATI ao mesmo tempo, não sei se dará certo, por conta que acredito que seja necessário instalar os drivers de ambas as placas para que elas sejam reconhecidas corretamente pelo OS, o que gerará um conflito, já que o Windows tentará iniciar tanto o driver ATI como o Nvidia.

Galera, vou fazer mais uns testes aqui e assim que possível posto novos vídeos, aguardem!

Galera desculpem o Flood, mas atualizei o tópico com novos vídeos, agora do jogo Warmonger, tudo no primeiro Post do tópico, espero que gostem.

Amanhã tem mais!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal , Tudo Bem? sou novo ao forum , porém velho ao site ... hehe , fiz de tudo ao meu alcance e nao consigui solucionar este problema que está dando quando eu instalo o driver PhysX , instalei o driver 177.79 , e em seguida o physX , e nada , desinstalei por completo 177.79 , e instalei o PhysX e nada tambem , sempre o mesmo erro... se alguem puder me ajudar eu ficaria grato , porque estou pensando em até formatar o micro.

Obs: desculpe se postei na Área errada.

Os Erros

Até essa tela normal;

http://img440.imageshack.us/img440/3191/parte1yx9.jpg

Depois que Clico em Avaçar , a seguinte mensagem ocorre

http://img440.imageshack.us/img440/9854/parte2pu0.jpg

Ficaria Grato! se alguem pudesse me ajudar nesta situação. Obrigado e Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa, qual a sua Placa de Vídeo?

Somente placas Geforce séria 8xxx, 9xxx e GTX 260 ou GTX 280 que possuem suporte ao Nvidia PhysX.

Baixe o PhysX driver do link abaixo, eu já testei e funcionou 100% aqui com a minha 8800GT.

http://rapidshare.com/files/134982516/PhysX_8.07.18_SystemSoftware.7z

Aqui um tópico com informações e testes do Nvidia PhysX:

http://forum.clubedohardware.com.br/lancado-physx-geforce/566353

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre ter duas disco rígido e usar umas delas para Physx, aqui tem um usuário com uma GTX 260 e uma 8600GT usando a 8600GT para Physx (já que agora as 8600GT também são suportadas), você pode escolher qual placa irá usar para Physx, claro, considerando que está usando duas placas da Nvidia da série 8 pra cima:

PHYSX-1.jpg

http://forums.guru3d.com/showpost.php?p=2799353&postcount=304

Aqui instalei pra ver se funcionava na minha placa, uma 8600GTS, e realmente funcionou:

physx.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acredito que a grande saca do physx não é bem o que está sendo feito ou a forma como está sendo feito atualmente(não há ainda um jogo "de verdade" ainda que utilize a física como elemento de jogabilidade, está mais pra um "eyecandy", algo muito bom e impressionante diga-se de passagem, mas nada muito grandioso), mas sim o que pode vir mais a frente, afinal quando for dar aquele up sua placa antiga pode continuar fazendo os cálculos físicos(uma ideia que já foi bastante comentada inclusive), mas além disso imagine uma possibilidade interessante: adicionar a uma VGA uma segunda GPU exclusiva para cálculos físicos, um exemplo simples para atualmente seria incluir em uma GTX260 o núcleo de uma 8500GT quem sabe, que por si é uma placa barata atualmente(a 8500GT, claro:p), e apesar de gerar um custo um pouco mais elevado, seria a porta de entrada para um novo padrão(talvez eu não tenha escolhido o melhor exemplo porque a GTX260 já se sai até bem calculando a física por si só, mas essa ideia é interessante para placas mid-high, e caso ela se torne mais popular a adição da segunda GPU pode se tornar um processo mais otimizado e barato).

Claro que não é tão simples quanto espetar um chip no pcb e empacotar, mas é uma ideia válida e que abre espaço para a popularização da tecnologia que já se mostrou claramente como parte dos jogos no futuro(ou você que dizer que depois de ver alguns videos ou até arriscar um pouco em casa e ficar impressionado com os incríveis efeitos de imersão dá pra deixar isso de lado e continuar aceitando apenas jogos... "parados"?;)), e nós não estamos falando de uma evolução ao estilo "Crysis", mas sim de algo realmente novo(eu sei que o physx já tem alguns anos de vida, mas digo em outro aspecto), algo realmente interessante, que pode ser utilizado como elemento fundamental na jogabilidade, ou seja, é possível que dentro de alguns anos vejamos placas com duas GPUs, a principal e a secundária só fazendo cálculos físicos, e tirando um belo peso do processador, que agora poderá se dedicar ainda mais a outras funcionalidades como a inteligência articifial, pathfinding, etc, que são elementos que atualmente não se encontram em uma fase tão incrível assim.

Em resumo(alguns vão começar a ler o texto por aqui, mas tb, depois disso tudo...:P), o physx à primeira vista pode aparentar ser algo simples, mas se analizarmos o que essa ferramenta pode gerar como consequências diretas e indiretas dá pra perceber que que o mundo dos jogos deu um lvl up(ô frase nerd...)!:lol: E não só dos jogos, como as demais aplicações, afinal as possibilidade de utilização dessa tecnologia nos campos científicos, pesquisas e afins é muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

semttulosv7.th.jpg

aqui apareceu igual... mas diz q o processador nao ta instalado...

fiz um teste nos demos que acompanha o driver Physx...

ativei a aceleração e rodei os demos com o FRAPS ligado.. depois desativei essa "aceleralçao Geforce Physx" e nada mudou...

os teste foram identicos.... eu tenho instalado o UT 3 instalado e mesmo antes de colocar qualquer novo driver ou esse patch para fazer ativar o Physx, o UT3 eu ja podia ativar o uso o Physx... ai também fiz o teste ativando e desativando esta opção e nao muda nada!!!!!

então como realmente vou saber se ta funcionando ou nao??

minha placa é a 9600 gt drivers 177.79 e também o Physx 8.07.18.

sera que nao funciona nessa placa.... ou ainda nao tem drivers para essas placas????

pois no site da nivida tem esse driver que todo mundo ta usando e eles so dao suporte para as GTx 280/260 /8800gtx!!! e acho q também para o 9800GTX...

gostaria muito de saber se da ou nao na minha placa...

eu li um assusnto em alguns post anteriores sobre colocar outra placa de video para fazer a aceleração do Physx.... tem como fazer isso??

minha placa-mãe: ASUS M2N - SLI

tenho 1 8500gt parada que daria para colocar para fazer isso???

e como seria isso?? apenas espetar na placa-mãe???

alguem pode ajudar ae??

desde ja agradeço a atençao de vocês!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui eu ativei o physx com a minha 8800GT e funcionou beleza, basta a placa ser da série 8 em diante que é compatível. E sim, é possível você espetar sua outra vga aiw e deixá-la responsável por calcular a física, mesmo que sua mobo não fosse compatível com o SLI, eu acredito que quando o pc inicializar com as duas vgas será preciso apenas configurar no painel de controle do physx e pronto.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, eu tenho uma 8600gt xxx... sera q seu lançar uma 8400gs ou uma 8500gt, vou ter um bom ganho de desempenho e qualidade com essa tecnologia?

Pra quem quiser testar o PhysX... a Nvidia lançou um pacotão de coisas incluindo os drivers, jogos e simulações do PhysX em funcionamento...

você pode baixar separadamente cada item:

* Warmonger—Um game completo onde você poderá usurfruir de todo poder da PhysX.

* Unreal Tournament 3 PhysX Mod Pack— Inclui três mapas com efeitos de fisica espetaculares (requer versão final do Unreal Tournament 3)

* Uma amostra do aplicativo de rede social chamado Nurien, baseado na Unreal Engine 3 (com benchmark)

* Uma amostra de um game que será lançado, chamado Metal Knight Zero (com benchmark)

* Novo tech demo da Nvidia chamado “The Great Kulu” que usa a PhysX

* Novo tech demo da Nvidia chamado “Fluid”. que simula realisticamente efeitos de fluido de variados tipos de liquido

* Em conjunto com esse Geforce Power PackIn, a Nvidia também lança os novos drivers certificados WHQL que habilita PhysX em todas as GPU's GeForces 8, 9, e GTX 200. O novo driver adiciona suporte OFICIAL para a PhysX no game Ghost Recon Advanced Warfighter 2.

Segue o link para download:

http://www.nvidia.com/content/forcewithin/us/download.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comparativo entre Ageia PhysX e 8800GT com suporte a PshyX

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8862&Itemid=1

8800GT usando mais de 70% da CPU com PshyX ativado

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8859&Itemid=1

Engraçado que o intuito era poupar o processador e não o contrário como foi constatado nos testes. É claro que o desempenho da 8800GT para uma placa da Ageia foi muito melhor, mas mesmo assim o uso da CPU foi muito alto, uma vez que a Física deveria ser calculada pela CPU. Mas isso deve mudar com os novos drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta...

Meu colega tem uma 8600 GT DDR 3 xxx(em um pentium 4 e 2gb de ram em DC) ele esta afim de comprar uma placa mãe ECS P45T-A (2 pci-ex 16 2.0 crossfire) e um Q6600 no mes que vem e pegar uma placa de video no começo de 2009 (tipo uma GTX 260)e mais 2gb de ram.

Ai vem a duvida...por essa placa mãe ser Crossfire ele podeira deixar sem nenhum conflito a 8600 pra calcular a fisica e a GTX 260 como primaria?Se não qual placa mãe P45 SLI vocês recomendam?

A 8600 GT daria conta do recado?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para calcular especificamente a física, eu vi q basta ser qq placa desde q seja da série 8 em diante.. mas tanto faz a placa? para o calculo da física, uma 8400GS teria o mesmo desempenho de uma 8800GT? Se não fizer muita diferença, compre hj mesmo uma 8400GS p/ testar essa bagaça do PhysX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei os drivers e tenho uma 8600GT... só que na parte de Info diz que não tem processador de física instalado, isso é normal?

Sim é normal, isso acontece por você não ter instalada uma placa Ageia PhysX. Já com o Nvidia PhysX, você deve acionar a aceleração na aba "Settings" selecionando "GeForce PhysX", ou desabilitar a utilização do PhysX selecionando "No Acceleration".

Uma pergunta...

Meu colega tem uma 8600 GT DDR 3 xxx(em um Pentium 4 e 2gb de ram em DC) ele esta afim de comprar uma placa mãe ECS P45T-A (2 pci-ex 16 2.0 crossfire) e um Q6600 no mes que vem e pegar uma placa de video no começo de 2009 (tipo uma GTX 260)e mais 2gb de ram.

Ai vem a duvida...por essa placa mãe ser Crossfire ele podeira deixar sem nenhum conflito a 8600 pra calcular a fisica e a GTX 260 como primaria?Se não qual placa mãe P45 SLI vocês recomendam?

A 8600 GT daria conta do recado?

valeu

Sim, qualquer placa mãe com 2 conectores PCI-E aceita a utilização do PhysX usando uma VGA para vídeo e a outra para calcular as físicas. Isso acontece pois, quando você conecta 2 VGA's Nvidia e usa 1 para física, você NÃO DEVE ligar o cabo ponte SLI. O Nvidia PhysX não usa a tecnologia SLI para separar a utilização de cada VGA, sendo assim mesmo em mobs Crossfire é possível ligar 2 placas GeForce e usar 1 para físicas normalmente. Lembrando que, você deve selecionar essa opção do "Nvidia PhysX", localizado no "Painel de Controle" do Windows XP. Se for o Windows Vista, você deve conectar um monitor adicional a 2ª VGA para que ele reconheça ambas, ou então se o seu monitor for um LCD com entrada DVI e VGA, ligue uma entrada na VGA 1 e a outra na VGA 2 e selecione o modo "multi-desktop" pelo Vista. Isso ocorre devido a um erro no Windows Vista, e deve ser corrigido futuramente com algum HotFix.

Pelo o que eu entendi foi uma modificação que fizeram no driver. não é o driver que já disponibiliza automaticamente, certo?

Tô com o driver 177.83 WHQL aqui. Acho que irei continuar com ele.

Pelo que andei lendo, drivers acima dos 177.xx aceitam o driver PhysX, mas não o acompanham. você DEVE instalar o Nvidia PhysX separadamente para ter suporte a tecnologia.

Para calcular especificamente a física, eu vi q basta ser qq placa desde q seja da série 8 em diante.. mas tanto faz a placa? para o calculo da física, uma 8400GS teria o mesmo desempenho de uma 8800GT? Se não fizer muita diferença, compre hj mesmo uma 8400GS p/ testar essa bagaça do PhysX...

Naquele teste que postei na primeira página do Guru3D eles usaram uma 9600GT (o que eu considero um baita exagero) para não correrem o risco de um possível "gargalo". Eu recomendaria no mínimo uma 8500GT, e preferencialmente uma 8600GT, que é comparável com as prórprias Ageia PhysX em clocks, shaders etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...