Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de Compra de placa mãe e processador - se for o caso


Posts recomendados

Olá a todos, tenho um HP 6310 já há uns cinco anos, inclusive cheguei a trocar os capacitores da placa mãe quando deu problema na primeira vez. Ocorre que, depois que instalei o Windows 7 ficou muito lento. Ele tem apenas 2 gigas e parece que esse é o mínimo para se trabalhar.

 

Pois bem, se possível, gostaria de aproveitar o processador (AMD Dual Core 1.9) para não gastar muito. Cheguei a comprar uma placa antes de reparar a original, só que não funcionou e a porcaria da loja não assumiu que me vendeu coisa errada, acabei tendo que trocar o crédito por outra mercadoria. Há tempos me recomendaram esta.

Como podem ver, fiquei meio traumatizado.

Mas então: 

  • Se for trocar o processador vou por AMD ou Intel? Ouvi dizer que os processadores I3 não são muito diferentes de Celeron. Hoje parece que há uns Celeron de dois núcleos (???). Quais os similares da AMD?
  • Uso a máquina apenas para trabalhar e acessar a net, nada pesado. Nunca jogo. Ouvi dizer que as placas Asus são muito boas...
  • Preferencialmente não gostaria de ultrapassar a mil reais no conjunto placa, processador e memórias. Caso contrário, compro um I5 da Lenovo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite.

Placa-mãe pra ele só deve achar usada pois não é fabricada há anos. Você acha de 150 a 300 reais no mercado livre.

Outra alternativa é partir para um kit novo. Deve gastar uns 800 reais em um kit novo BOM com memória, placa-mãe e processador.


Celeron é alternativa de baixíssimo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder,

 

Acho que usada não é uma boa, pois terá durabilidade baixa, isso se já não vier com defeito. 

 

Andei dando uma olhada e vi alguns modelos da AMD Quad Core a um bom preço. Pensei também em um i3 na faixa de 300 reais, mas acho que, tirando o marketing da Intel, o AMD seria uma opção melhor. Só estou estudando mais a placa, que tenho preferência por quatro slots de memória e seis portas USB.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais uma vez obrigado pela sua participação neste tópico, e de suas indicações que estão sendo muito valiosas.

 

Dei uma olhada na Kabum e separei, além do i3 com a placa indicada, alguns processadores AMD. Neste último vou fazer um pente fino para a decisão final.

 

Processadores: (porque a AMD tem que fazer tantos?? :confused:  - com asteríscos são as que tenho inclinação)

 

A6 5400 Dual Core 3.6 GHz

A8 5600 Quad Core 3.6 GHz *

A8 6600 Quad Core 3.9 GHz *

A4 4000 Dual Core 3.0 GHz

A4 6300 Dual Core 3.7 GHz (em falta nessa loja)

 

FX-6300 AM3+ Seis núcleos *

 

Placas-mãe (todas Micro ATX, pois é o que cabe no meu gabinete):

 

ASUS *

AMD FM2 A55BM-E/BR - FM2 (só dois pentes)

AMD FM2 F2A85-M - FM2 (quatro pentes) *

 

AMD M5A78L-8 LX/BR - AM3+ (max. 8 GB e 2 pentes)

AMD M5A78L-M/USB3 - AM3+ (quatro pentes) *

 

GIGABYTE

AMD GA-F2A88XM-D3H - FM2+

AMD GA-78LMT - AM3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tu não joga , fuja das APU , são otimas em jogos , só que em navegação dão um trabalho , eu iria fácil de fx 6300 com uma placa mãe basica e bons 4gb de memoria nisso tu não gasta mais de 800 reais .

MAS , se pensa em jogar vá fundo nas APU  tinha um notebook de 1200 reais com uma a6-5450m que rodava bf3 no medio , imagine um a8-6600 com clock e numero de núcleos maiores .

só que esquenta bem essas APU , visto que nessa tecnologia antiga não são "varios" núcleos para o video...

só por questão de curiosidade o a10-7850k tem 12 núcleos sendo 8 pra gpu e 4 cpu ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as participações. Estou aqui estudando as opções, mas não posso perder o foco e nem me empolgar. O fato é que fui programador e hoje só faço algo a pedido de amigos. A máquina tem como única função a de navegação e escritório. Até instalei na atual o SQL, mas tive que desativá-lo pois está afetando o desempenho. Jogos nem pensar. Depois de mais de 20 anos programando meus braços estouraram.

 

O FX-6300 com a placa ASUS M5A78L-M seria ideal, já que a Gigabyte GA-78LMT só comporta memória 1333.

 

Outra boa opção é o A8 6600 com a placa ASUS A55BM-E/BR com 8 Gigas 1866.

 

O A6 5400 me pouparia 100 reais que investiria nas memórias, tem suporte para 64 bits, mas o problema é o cache de 512, até o A4 6300 tem mais.

 

Em tempo: hoje minha máquina deu tela azul de novo. :eek:  Passei o mentest e deu uma inspecionada nos capacitores da plaa. Tirei os coolers e desmontei a fonte para limpar a poeira acumulada. Passei um aspirador em tudo e vou levando. :cool: Até que pare de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Recebi hoje a Asus M5A78L-M/USB3 da Kabum!. Minha intenção inicial era o processador FX-6300, mas esse subiu um pouco de preço. Olhei no site da AMD a comparação com o FX-4300 e acho que, para o emprego que vou dar, ele me atente muito bem.

 

Acabei optando pelo processador FX-4200 com 8 MB de RAM e agora estou vendo qual memória me serve. A dúvida está se estas são compatíveis:

 

Corsair Vengeance 1600

 

Corsair Vengeance 1866

 

Segundo o manual da Asus fala na memória CMZ8GX3M1A1600C10(XMP) 10-10-10-27 1,5 V para frequência 1600 e para 1866 é da linha CMT. 

 

O número na quarta casa é a capacidade, assim CMZ8 é 8 gigas e CMZ4 4 gigas? E o timing interfere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei optando pelo processador FX-4200 com 8 MB de RAM e agora estou vendo qual memória me serve. A dúvida está se estas são compatíveis:

 

Corsair Vengeance 1600

 

Corsair Vengeance 1866

 

Segundo o manual da Asus fala na memória CMZ8GX3M1A1600C10(XMP) 10-10-10-27 1,5 V para frequência 1600 e para 1866 é da linha CMT. 

 

O número na quarta casa é a capacidade, assim CMZ8 é 8 gigas e CMZ4 4 gigas? E o timing interfere?

Pega a Corsair de 1866MHz, pois é o nativo dos FXs.. 

 

Sobre compatibilidade, repare que o manual é de Dezembro de 2012.. Essa lista de compatibilidade está defasada.. Além disso, nas placas modernas, a chance de problemas é quase zero..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de posicionar para tirar a foto dos pinos já deu para ver o problema

 

pinostortos_zpsoskbtw5u.jpg

 

 

Dois pinos tortos. Talvez quando coloquei ele não encaixou direito e, quando coloquei o dissipador eles entortaram. Por sorte é que vi que não nivelava e não forcei. Aceitei com um palito de dentes e encaixou direitinho. 

 

Como ainda estou esperando a memória chegar vou ter que aguardar para testar. Sorte que não danificou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...