Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pincipi

Novo processo de revisão de tributo

Recommended Posts

Acabo de chegar do correio onde fiquei sabendo do novo processo de revisão de tributo, segue no anexo o passo a passo que me foi entregue.

Pelo que percebi a diferença do processo anterior é que:

1- o interessado agora, depois de comparecer na agência com os documentos de revisão, tem que, além disso, digitalizar os documentos de revisão e enviar por e-mail.

2- a taxa de R$ 12,00 que era para "Desembaraço Aduaneiro" passou a ser "Taxa de Despacho Postal".

A dificuldade aumentou mais ainda, vamos ver agora se o prazo de liberação melhora ou se vai ficar na mesma, para mim a média é de 30 a 180 dias.

Para mim que tenho acesso a scaner foi fácil digitalizar e enviar, se eu não tivesse, seria obrigado a contratar o serviço.

post-437891-0-31328900-1419955487_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabo de chegar do correio novamente, já se passaram mais de trinta dias e não tive nenhuma resposta, antes geralmente em trinta dias já estava disponível para retirada com o valor do tributo revisado, a funcionária que me atendeu disse que enviou novo e-mail pedindo urgência porque já havia passado do prazo e anotou meu telefone para me avisar de alguma novidade.

Se tiver interesse em acompanhar, o código de rastreio é RE962658429BR.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse governo que penalizar as pessoas que fazem uma compra no exterior, como se isso fosse o problema do pais.

Enquanto isso, aviões lotados de muamba de Miami não param de chegar.

Os preços das coisas ficou caro demais por aqui, é muito imposto Dona Dilma!

Um amigo meu não compra mais nada por aqui, vai 3 ou 4 vezes por ano para Miami e compra tudo lá, sapato, camisa, eletrônico e tudo que por aqui custa 4 vezes mais.

Esse pais ficou complicado. :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas este novo processo de revisão de tributo se encaixa para qual valor de produto comprado no exterior ou nada a ver?

Meu pai encomendou um brinquedinho e umas outras coisinha dessas lojas virtuais chinesas e consta como atraso na entrega, vai saber se vai ser tributado (foi abaixo de $50).

Sobre novos tributos, isso nem me impressiona mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas este novo processo de revisão de tributo se encaixa para qual valor de produto comprado no exterior ou nada a ver?

Meu pai encomendou um brinquedinho e umas outras coisinha dessas lojas virtuais chinesas e consta como atraso na entrega, vai saber se vai ser tributado (foi abaixo de $50).

Sobre novos tributos, isso nem me impressiona mais.

É para as compras internacionais na internet com entrega pelo correio, mas basicamente é até o limite de U$ 500,00.

A revisão do tributo neste caso é que foi cobrado um valor muito acima do que paguei, pedi a revisão do valor para pagar o valor correto.

Se as coisas que seu pai comprou forem tributadas, vai receber um telegrama avisando.

Esse governo que penalizar as pessoas que fazem uma compra no exterior, como se isso fosse o problema do pais.

Enquanto isso, aviões lotados de muamba de Miami não param de chegar.

Os preços das coisas ficou caro demais por aqui, é muito imposto Dona Dilma!

Um amigo meu não compra mais nada por aqui, vai 3 ou 4 vezes por ano para Miami e compra tudo lá, sapato, camisa, eletrônico e tudo que por aqui custa 4 vezes mais.

Esse pais ficou complicado. :angry:

Põe complicado nisso!

Não é só pelo valor, se eu comprar um produto feito e comercializado no Brasil, eu estarei gerando empregos aqui, por exemplo o cara que produziu a matéria prima, depois o cara que trabalhou na fábrica montando os componentes, depois vem o vendedor da loja onde comprei.

Porém, todavia, contudo, neste meio tem os atravessadores.

Se eu comprar da China, estarei gerando empregos lá, mão de obra escrava e de crianças, quando chega no Brasil passo a gerar empregos aqui, fiscais aduaneiros e agentes do correio.

Se eu vender o que comprei da China, eu me torno um atravessador internacional, explorador de Chineses e Brasileiros.

Via de regra só arrisco comprar o que não tem para vender no Brasil.

Não vejo como uma penalidade, vejo como uma providência necessária do governo que age tanto com os grandes "importadores" como os compradores pé de chinelo como eu.

Se eu perder uma mercadoria, vai doer pouco no meu bolso, (U$ 50,00)se o grande "importador" perder um avião lotado também vai doer pouco no bolso dele (U$ 500.000,00)

Compartilhar este post

Link para o post

Acabo de voltar do correio de novo, agora já se passaram mais de 60 dias e nada, fui muito bem atendido pela funcionária, ela disse que ainda não recebeu resposta e pediu para eu esperar ali mesmo pois iria ligar, depois de cinco minutos ela voltou, disse que tem más noticias, explicou que quando dei entrada no pedido de revisão a Receita Federal estava de recesso e que só agora eles receberam o e-mail, me orientou a entrar no site dos correios na parte do "fale com os correios", "registro via internet" e registrar uma crítica ou dúvida, não registrar reclamação porque esta só pode ser feita pelo remetente, imprimir e depois de alguns dias procurar a ouvidoria dos Correios e a ouvidoria da Receita Federal.

Achei no site uma explicação sobre a importação e todo o processo:

http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/importacoes-de-ate-us-500-00

Recomendo ler, explica tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Desisti de tentar registrar a crítica ou duvida, só dá o erro abaixo, tentei várias vezes:

post-437891-0-93005700-1425405634_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Kafka deve estar babando de inveja deste pais....

Tem razão, o nome dele em nossa língua está associado a algo complicado, labiríntico e surreal.

Compartilhar este post

Link para o post

@Pincipi

Eu já reclamei com eles, do péssimo atendimento quem tem dado ao bairro aonde moro, e particularmente na rua, mas não resolvem nada, o que é normal nos serviços públicos deste país.

O Brasil é um país surreal!

Compartilhar este post

Link para o post

Por falarmos em compra realizada no exterior.. temos que ter muita paciência realmente.. pois.. se aqui no Brasil já está complicado uma entrega em PAC.. realizei a compra dia 25 .. dia 27/02 foi despachada para minha cidade... ja fui no correio 3 x semana passada.. hoje porém tive que ligar no correio da onde a mercadoria foi despachada.. o prazo é até amanhã.. comprei uma fonte.. ja to arrancando fios de cabelos... 

Compartilhar este post

Link para o post

@Denvd

E fique de olho, porque os Correios tem nos feito pegar as nossas encomendas na agência, como tem acontecido na minha área, desde meados do ano passado.

Boa noite nefertiti.. tá complicado mesmo... to achando que essa encomenda minha ficou pra semana que vem.. mas já liguei na CTE onde está parado a mercadoria e mandei conferir através do número.. como o prazo era hoje.. fui na agência e pedi pra que ele resolvessem, disseram que até esse fim de semana chega.. mas acho que não.. o serviço de encomenda por PAC segundo um amigo que fez uma encomenda em MG tá a mais de 1 mês parado e não chega... tenso..

Compartilhar este post

Link para o post

Um detalhe que vi, parece que as taxas de impostos vão ser automáticas para compras online, pelo sistema da RF, claro.

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/04/receita-tera-sistema-para-tributar-compras-online-feitas-no-exterior.shtml

obs: não fugi do tópico pois tem a ver com tributos

obs2: se o país tem produtos com preços tão abusivos, forçando o consumidor a comprar no exterior, por que não baixar os preços?(agora fugi)

obs3: vai lá saber se esse sistema vai ser vigorado.

Compartilhar este post

Link para o post

Um detalhe que vi, parece que as taxas de impostos vão ser automáticas para compras online, pelo sistema da RF, claro.

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/04/receita-tera-sistema-para-tributar-compras-online-feitas-no-exterior.shtml

obs: não fugi do tópico pois tem a ver com tributos

obs2: se o país tem produtos com preços tão abusivos, forçando o consumidor a comprar no exterior, por que não baixar os preços?(agora fugi)

obs3: vai lá saber se esse sistema vai ser vigorado.

Sobre este sistema mencionado, eu acho que já está em vigor, observei em um site que alguns produtos vem com a opção de pagar os impostos na origem, aparece como "custos de importação":

post-437891-0-29597100-1426180909_thumb.

Consegui registrar a manifestação no correio, fiquei tentando todos os dias em horários diferentes, até que hoje deu uma falha no sistema que impede o registro de manifestação e a registrei com sucesso, agora vou esperar mais 30 dias e então estarei pronto para procurar a Ouvidoria dos Correios.

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta:

Caro Cliente,

Para que possamos verificar o ocorrido com o objeto e tomar as devidas providências é necessário registrar uma reclamação, via endereço eletrônico http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/, fazendo as seguintes opções no momento do registro:

No campo Você deseja registrar um (a), selecione a opção Reclamação;

No campo Atendimento, selecione a opção objeto postado com origem e destino nacional ou internacional, conforme o caso.

Ou, em caso de dúvidas, entrar em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 725 0100.

É imprescindível que todos os dados solicitados sejam informados corretamente.

Informamos que no registro da reclamação são filtradas as solicitações em que o objeto foi entregue dentro do prazo contratado e no Termo de Uso do Fale Conosco estão descritas as condições de utilização do formulário.

Agradecemos seu contato.
Atenciosamente,
Central de Atendimento aos Clientes dos Correios

Esta foi a resposta que recebi agora a pouco.

Resumindo: recebi a informacao de que não posso registrar reclamacao porque não sou o remetente, só posso registrar critica ou sugestão e a resposta por registrar critica ou sugestão é que devo registrar reclamacão.

Me sinto num jogo de empurra-empurra.

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta típica de empresa que não tem nenhum compromisso com seus clientes e fica empurrando com a barriga para ver se eles desistem de reclamar.

É o que dá esses monopólios estatais.

O reclameaqui está aceitando reclamações contra empresas públicas.

Acho melhor registrar uma reclamação por lá.

Pelo menos fica registrado publicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente uma movimentação! Acho que agora vai.

post-437891-0-25438900-1426882404_thumb.

Para comparação recebi uma encomenda ontem 19MAR25, comprei em 26NOV14.

Não tem código de rastreio, veja a data da postagem 27NOV14 e a data do correio no Brasil 17MAR15.

post-437891-0-26440900-1426883075_thumb.

Pelo menos chegou. Antes tarde do que nunca.

Compartilhar este post

Link para o post

Brasil é uma piada. Pelo menos chegou aí. Parabéns. Meu pai comprou uns itens no DX, mas até agora nada (esqueceu de pagar a taxinha de código de rastreio).

Compartilhar este post

Link para o post

Nova movimentação:

post-437891-0-98613200-1427891980_thumb.

A revisão do tributo foi concluída, agora só resta saber se para o valor real ou se para mais ou para menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui na agência ver como estava.

Segundo o rastreio está encaminhado:

post-437891-0-66553600-1428517701_thumb.

Geralmente chega no mesmo dia, fui lá pensando que já havia chegado e que só faltava o funcionário registrar a chegada.

A funcionária me disse que ainda não chegou, neste momento chegou uma Van do Correio, estava lotada de malotes, todos tributados, talvez a minha encomenda esteja entre elas, só resta esperar.

Realmente o trabalho deles não é fácil, deu para ver pela porta de acesso ao interior que tinha encomendas até o teto, todas com a etiqueta vermelha de tributação.

Compartilhar este post

Link para o post

Só ter mais um pouco de paciência. Agora terá de saber sobre o valor do tributo. Para menos, eu duvido muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabo de receber um e-mail avisando da tributação.

post-437891-0-66524000-1428586757_thumb.

Fazendo as contas:

Eu fiz a compra em 16NOV14, 9 euros ao todo, 5 euros pelo objeto e 4 euros pelo frete, paguei R$ 30,40 na fatura do cartão de crédito.

Prazo de entrega 40 dias, tempo decorrido mais de 120 dias.

A tributação veio em R$ 155,33 (510%) mais a taxa de R$ 12,00.

Depois da revisão baixou para R$ 53,73 (176%) mais a taxa de R$ 12,00.

Se fosse o esperado a tributação deveria ser de  R$ 18,24 (60%) mais a taxa de R$ 12,00.

Ou seja, quando comprei esperava pagar no máximo R$ 60,00 com todas as taxas.

Se eu pagar o imposto vai sair no total R$ 96,13.

Fui vencido, perdi a briga, perda total, não compensa pagar o imposto, sai mais barato comprar de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais