Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barramento ISA (Arqueologia da Computação)


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Eu estou realizando um serviço de arqueologia da computação e me deparei com o antigo barramento ISA. Por mais incrível que parece a placa que possui esse barramento, está funcionando e é utilizada numa máquina de medição 3d da década passada (ou retrasada). Para usar essa placa, o computador é possívelmente um dos primeiros pentiuns que existiram, rodando windows 98 SE.

 

Um raio fritou o botão de liga e desliga do bom velhinho pc. Mas não queimou mais nada, pois, tinhamos uma fonte com botão liga/desliga reserva já preparada para uma dessas situações. Já testei a máquina e está tudo funcionando, mas agora estamos sem "reserva" para queimar.

 

Pesquisando pela internet, eu achei um adaptador ISA para USB! Incrível! Mas eu preciso fornecer algumas informações para o fabricante do adaptador, sobre a placa ISA. A pessoa que mais sabia dessa placa, infelizmente já faleceu e agora eu estou com a missão de tentar descobrir isso.

 

Peço a ajuda do fórum para que, se possível, me guiarem nessa busca pelas informações que o fabricante precisa. Eu preciso saber a tensão da placa ISA. Como eu descubro isso? Para não dizer que eu nunca trabalhei com ISA, quando eu estudava, eu vi o professor falando: "Olha esse barramento ISA, vocês nunca mais vão usar ele..." e eu acreditei...

 

Obrigado

Giovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dormarth

 

 

Naquele link que você postou, tem um outro link onde ele dá exemplos de como identificar as voltagens usadas pela placa:

 

http://www.arstech.com/install/cms-display/ste_pwrsupplyneeds.html

 

 

Tem vários exemplos. Basicamente inspeção visual. Basta dar uma olhada nos contatos da placa e identificar se esses contatos estão presentes e/ou se estão efetivamente conectados com o circuito da placa.

 

Pelo que vi, você vai prestar atenção nos pinos 1, 3, 5, 7, 9 e 10. Pelo que o site diz, o pino 3 (+5V) é sempre usado. Você vai precisar conferir as outras voltagens.

 

 

Na dúvida, tira uma foto da placa para o pessoal aqui dar uma olhada.

ISA_Bus_pins_svg.png

 

 

 

[ ]'s

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dormarth

 

 

OK. Dê uma olhada:

 

isa_card.jpg

 

 

Pela minha análise através da foto, a sua placa precisaria da linha de +12V (pin 9 usado). Precisaria usar a fonte.

 

Lá, eles oferecem uma fonte externa (isa-pwr-xr) de 25W e um módulo de fonte interno (isa-pwr) para consumo inferior a 50ma. Eu não sei informar quanto de corrente essa placa consome.. A fonte externa dá uma margem de folga em relação ao consumo e é o que eles recomendam em caso de incerteza.

 

 

Aguarde outras opiniões antes de comprar qualquer coisa. Você poderia de repente pedir um help na área de Eletrônica, talvez pudessem dar uma luz. Caso queira, peça pra algum moderador mover o seu tópico para lá.

 

 

 

[ ]'s

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, que desafio prazeroso. Fazia tempos que não tinha algo como isso. @Dormarth, o equipamento que usa essa placa é uma sonda lambda? Se sim, informe o que ela faz ou o que mede. Achei referência para Mitotoyo, que fabrica equipamentos e ferramentas de medição e precisão. É referência mundial em medição. Para ir adiantando, confira 3 links: 2 da Mitotoyo (US e Vietnam) e 1 da TDK, direcionado à sonda lambda.

 

http://www.mitutoyo.com/

http://www.mitutoyo.com.sg/

http://us.tdk-lambda.com/lp/products/product_index.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dormarth Não queria jogar um balde de água fria nos seus planos, mas... existe uma chance -infinito de você conseguir fazer isso funcionar em outro computador. Talvez dê pra rodar em outro computador com slot ISA e que suporte Windows 98... mas não tem jeito mesmo. Esse PC é parte de um equipamento especializado. Ele é mais ou menos uma "caixa preta" que poderia muito bem ser um sistema embarcado completamente personalizado. Esse PC é parte do equipamento como um todo, o software que roda nele foi desenvolvido para rodar em apenas um SO, e o PC está ali simplesmente por conveniência. PCs (até hoje) são relativamente poderosos, fáceis de se desenvolver para, e baratos comparados a outros sistemas embarcados de mesmo poder computacional, especialmente em volumes de produção tão pequenos. Por isso, até hoje não é incomum encontrar PCs em aplicações especializadas, claro, bem mais modernos.

O que queimou não foi o botão, foi a fonte. A tal "fonte com botão liga desliga" é uma fonte AT. Computadores AT não possuem "soft power on" como ATX, portanto a chave nessas fontes liga e desliga a tensão de entrada da fonte. É por isso que apertar o botão faz o PC desligar de vez e porque você tem que apertar manualmente o botão ao desligar o PC.  O que você poderia fazer, caso não consiga encontrar mais fontes AT para vender (já que realmente fontes AT são bem velhas), é adaptar uma fonte ATX para funcionar dessa forma. Você vai precisar adaptar o conector grande que vai para a placa-mãe para 2 conectores da fonte AT, e ligar uma chave que ligue o fio verde e um preto qualquer, para ligar a fonte. Uma opção mais arriscada seria conseguir um PC com placa-mãe ATX e slot ISA que seja capaz de rodar Windows 98.

 

@Dom Bonilla O módulo fabricado pela NEMC/Lambda é um conversor DC/DC, e não uma sonda lambda!  ;) Como você apontou, hoje são fabricados pela TDK-Lambda. Eles são muito bons (e caros).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victhor393 eu já imagino que talvez não funcione, mesmo com num outro pc antigo. Embora a empresa seja pequena, o tempo de resposta para qualquer problema relacionado a TI é muito alto, por isso estou desenvolvendo 3 frentes de batalha para esse caso:

 

1º fronte: Achar peças de reposição antigas(eu já reparei o pc, com uma fonte antiga que já estava com um botão preparado);

 

2º fronte: Manobra ATTP (Adaptação Técnica Temporária Permanente): Fazer a placa ISA funcionar em um pc mais novo (assunto deste tópico);

 

3º fronte: Atualizar todo o hardware da máquina tridimensional diretamente com o fornecedor dela (essa solução é a mais recomendada, masss.... possivelmente a ultima que será tentada... aliás eu já vi isso com eles e não ficaria muito caro, considerando que achar peças antigas está cada dia mais difícil e caro e a placa adaptadora tem um custo relativamente barato, mas não é garantido o funcionamento....);

 

Enfim, o bom de trabalhar em empresa pequena e familiar é que você aprende muito, trabalha em vários setores, assim desenvolvendo suas habilidades "bombrill", mas esbarra na falta de suporte para o setor de TI que não é o foco da empresa. Claro que isso vem mudando e já consegui grandes avanços aqui, mas tem chão ainda!

 

@Dom Bonilla eu anexei 2 fotos da tridimensional para você ver qual é a sonda, pois sinceramente eu não sei ver essas coisas. (Para você entender, eu fiz senai junto com uma moça do financeiro aqui e ela pilotava o torno mecânico bem melhor do que eu! rs)

 

Muito obrigado pela ajuda de todos vocês, principalmente pela velocidade com que responderam! Eu conheço o site Clube do Hardware há anos, mas só depois que eu vi uma matéria do site explicando porquê de não usar o facebook para exibir notícias e matérias diretamente lá, que eu passei a acessar mais para ajudar no assunto. Aí resolvi começar a postar aqui minhas dúvidas e fiquei surpreso com a qualidade e rapidez das respostas!

 

Att.

Giovani

post-584275-0-94325300-1420196346_thumb.

post-584275-0-43912400-1420196350_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Dom Bonilla!

 

Demorei um pouco, mas agora estou postando a informação que você queria.

 

Modelo: BRT-M507 - Bright-M - Mitutoyo

 

A sonda é uma Renishaw MH20.

 

Ela não está acoplada a nenhum CNC, fica isolada das máquinas CNC's (tanto torno quanto centro) e a sala tem temperatura controlada. (o que está sendo muito bom para o velho pc, pois agente tem medo até de limpar ele e ele nunca mais funcionar!)

 

Esse é o nosso site. Aqui vai dar para ver algumas das máquinas que temos. Esse site será outra coisa que vou ter que melhorar nesse ano de 2015. Mas vamos por partes....primeiro essa máquina para a tridimensional, depois o nobreak dos servidores com o aumento de memória ram do servidor e a implementação do meu sistema de controle interno (v2.0, pois a 1.0 já roda faz 2 anos) e aí sim o site. Para esse ano, minha agenda já está cheia! rs

 

Att.

Giovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...