Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurando uma grande rede sem fio


Ir à solução Resolvido por Raphael Ventorim,

Posts recomendados

Só pra enfatizar aqui, eu não cheguei a mudar os SSIDs. Todos access points continuam com o mesmo nome de rede!

 

 

Vídeos ensinando a usar o RouterOS em routerboards, através do software de gerenciamento Winbox, parecem interessar.
 
winboxmain.jpg

O Youtube está cheio deles mas não vou colecioná-los aqui porque são muito amadores na edição, extensos.

O sistema pode executar scripts, enviar e-mail, etc.

 

Não conhecia a microtik nem o routeOS. Muito interessante essa possibilidade de adaptar um roteador em um PC convencional!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conhecia a microtik nem o routeOS. Muito interessante essa possibilidade de adaptar um roteador em um PC convencional!!!

 

Acho mais interessante usar o hardware Mikrotik. Parece barato.

 

Só que o pfSense faz a mesma coisa de graça que o RouterOS faz sendo pago. O RouterOS só vale a pena com o hardware vendido pela própria Mikrotik (Routerboard), porque eles vem com a licença inclusa.

 

Além do que tenho impressão de que economiza-se muito em energia!

 

Por outro lado, a pessoa pode fazer questão de código aberto, e então montar um roteador mini-pc com Atom pode ser um caminho.

 

Usar hardware antigo, acho que sai caro na energia, relativamente.

 

Veja também: Níveis de Licença do MikroTik / RouterOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 10/01/2015 às 09:37, Raphael Venturin disse:

Bom dia galera, agradeço imensamente a ajuda de vocês, mas já estou dando o problema como resolvido.

Depois que eu desativei opções como o UPNP, ALG, VPN e Firewall SPI nos "roteadores funcionando como access point" eu não tive mais problemas.

 

Há de se considerar que alguns roteadores mais novos como o D-Link DIR-900L já oferecem a opção explícita de funcionar apenas como access point, função que automaticamente desabilitou todas as demais características de um roteador (inclusive transformando a porta WAN em LAN)!

 

Além disso, eu pesquisei mais sobre o modem/router que a GVT me forneceu (PACE v5471) e notei que ele tem um bom hardware (1GB RAM DDR3, etc), o que me encorajou a procurar por outros problemas! OBS: Achei informações detalhadas sobre ele nesta página.

 

Obrigado pela atenção!!!

 

Esqueci de falar também que eu mudei o endereço de cada access point para 192.168.X.1

Cada um com X diferente do outro.

 

A grande rede está funcionando bem até hoje, porém os smartphones Android todos eles apresentam um problema em comum: "Falha ao obter IP" e ficam desconectados por um tempo aleatório.

Notebooks, iPhones e outros dispositivos no entanto nunca apresentaram esse problema.

 

Acho que isso se deve a alguma incompatibilidade do modem PACE com Androids... 

Quando chegar internet via fibra ótica aqui, trocaremos o modem e acredito que esse erro vai desaparecer

 

Voltarei daqui a algum tempo com notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...