Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida -Circuito com Efeito de Fade em LEDs e Chave 3 Posições.


Heitorado

Posts recomendados

Olá a todos, gostaria de tirar uma dúvida sobre um circuito para um projeto decorativo que estou realizando.

Segue imagem em anexo do circuito.

 

Minha dúvida é a seguinte, eu já tentei de várias formas (infelizmente, apesar de eletrônica ser minha área preferida, meu curso não oferece uma profundidade muito grande nela) fazer com que o interruptor de 3 posições (3 terminais) executasse 3 ações: 

O - Desligado

I - Ligado piscando (com fade)

II - Ligado permanente

 

Embora tenha conseguido fazer com que ele alterne entre o fade e o permanente, simplesmente por passar diretamente a tensão da  bateria 9V para os LEDs sem antes ser regulada pelo transistor, cheguei num problema bem *****: o circuito fazia tudo, menos desligar.

Conseguiria fazer de uma forma com dois interruptores, um para ligar e desligar o circuito e outra para ligar e desligar o fade, mas antes gostaria de saber se não seria possível fazer o serviço com o interruptor de 3 posições.

 

Grato a quem puder ajudar

 

OBS: Consegui fazer com que o circuito desligasse, mas apenas por provocar um curto circuito ligando diretamente o VCC no GND. Não faço ideia se isso pode reduzir a vida útil da bateria. E por curiosidade, quando fiz isso utilizando uma fonte 0~12V que tenho em casa, o voltímetro dela mostrou 4V quando em curto. Alguém poderia me explicar o porquê?

 

Um Abraço

post-749742-0-64064800-1419993545_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O correto é colocares o comum, da chave seletora, na junção do emissor do transistor com o R1.

No terminal superior da chave ligue ao +Vcc

No terminal inferior da chave ligue o terra, neutro da fonte, terminal negativo.

 

Só isso feito e deve operar como queres..

 

Assim como está, se a chave for colocada em sua posição central, vai dar um curto desde +Vcc ao terra..

Só não caiu para zero volts sua fonte por causa da resist6encia dos fios, com certeza... Fosse ela uma bateria teria se descarregado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ao dar curto vcc-gnd você provou que seu curso realmente não se aprofunda muito. De fato nem arranhou a superfície. Por gentileza não faça mais isso.

 

bom, você pode tentar algo como:

                     o.....desligado                    /                   /                  /                 /                / [+12v]......../.....o......[vcc555] = piscante               \                \                 \                  \                   \                     o.....[R2]...leds = permanente                     |                     |[pino3-555]--->|-----                    (1n4148)

sem lápis e papel, foi o que deu pra sair.  Tente entender e me explique pois nem sei se entendi direito...kk

Um erro de principiante foi usar led verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é colocares o comum, da chave seletora, na junção do emissor do transistor com o R1.

No terminal superior da chave ligue ao +Vcc

No terminal inferior da chave ligue o terra, neutro da fonte, terminal negativo.

 

Só isso feito e deve operar como queres..

Perfeito. Muito obrigado faller, funcionou exatamente como eu almejava.

 

Estou tentando interpretar o circuito porque é o jeito de aprender a fazer circuitos melhores... com o superior ligado ao Vcc eu "pulo" o transitor, Ok... agora no terminal inferior, o que ocorre? A corrente irá direto ao GND ao invés de passar pelos resistores e pelos LEDs, é isso mesmo?

 

Desculpem as perguntas de leigo xD

 

 

ao dar curto vcc-gnd você provou que seu curso realmente não se aprofunda muito. De fato nem arranhou a superfície. Por gentileza não faça mais isso.

70% Mecânica, 25% programação e 5% eletrônica. As matérias de eletrônica acabaram e eu não sei elaborar um circuito nem analisar um direito... Basicamente aprendemos os componentes e o que eles fazem, mas nenhum ensino de como aplicar, infelizmente... O jeito é correr atrás...

 

 

bom, você pode tentar algo como:

                     o.....desligado                    /                   /                  /                 /                / [+12v]......../.....o......[vcc555] = piscante               \                \                 \                  \                   \                     o.....[R2]...leds = permanente                     |                     |[pino3-555]--->|-----                    (1n4148)

sem lápis e papel, foi o que deu pra sair.  Tente entender e me explique pois nem sei se entendi direito...kk

Um erro de principiante foi usar led verde

Não testei ainda sua alternativa mas agradeço também, Isadora. Tentarei sua opção mas a do feller já serviu o propósito. Mesmo assim obrigado.

E não entendi o erro do LED verde o.o

 

Uma ultima pergunta, se ao ligar Vcc~GND na bateria ela se descarrega, o que ocorre à fonte?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

oi de novo. ao ligar o emissor e terra-comum-neutro da fonte creio que pode haver sobrecorrente em Q1 quando o 555 mandá-lo ligar. Aguarde algum comentário adicional de alguém de verdade. Em caso de silêncio, arrisque.

 

no caso da fonte, pode queimá-la. Por favor não insista nisso. É anti tudo. E da bateria ainda, aff... pode explodir!!

 

é velha, mas no caso do led verde...  ai ai ai... é que tem que esperar amadurecer. Num acredito que você caiu e que alguém vá char graça mas.... desculpe. foi mais forte que eu. kk É que hj é meu aniversário de de presente quero quase nada... Só a mega da virada!

 

Feliz Ano Novo pro 6 túdô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou lhe dar um conselho de quem já passou pelo que passas agora.. Sempre que puderes simplifique seu esquemático, falo no desenho mesmo. O excesso de cruzamentos atrapalha tanto o entendimento do mesmo quanto a depuração do projeto..

 

Esse circuito ai de baixo é exatamente o seu, porém agora de um modo mais lógico de se entender e sem os problemas arrolados ai por cima..

 

Clareza, limpeza, simplicidade é a alma da coisa..

 

LM555comoligado_desligadoefade_zps56c849

 

Vou colocar o seu ai abaixo para facilitar a comparação::

 

post-749742-0-64064800-1419993545_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou lhe dar um conselho de quem já passou pelo que passas agora.. Sempre que puderes simplifique seu esquemático, falo no desenho mesmo. O excesso de cruzamentos atrapalha tanto o entendimento do mesmo quanto a depuração do projeto..

 

Esse circuito ai de baixo é exatamente o seu, porém agora de um modo mais lógico de se entender e sem os problemas arrolados ai por cima..

 

Clareza, limpeza, simplicidade é a alma da coisa..

 

LM555comoligado_desligadoefade_zps56c849

 

Vou colocar o seu ai abaixo para facilitar a comparação::

 

post-749742-0-64064800-1419993545_thumb.

Não quero ser chato, já sendo, observem que os pinos 2 e 6 são entradas, respectivamente set e reset do 555.

Aproveitar as tensões destes pinos mesmo passando pelo transistor não é a maneira mais eficiente de controlar o brilho de LEDs. A forma ideal é PWM e não tensão.

Digo isto no caso do efeito FADE.

A tensão nos pinos citados vai variar entre 1/3 e 2/3 da tensão de alimentação. No caso de LEDs, pra efeito de nossa VISÃO pouco varia, por isso é que existe uma coisa chamada correção fator gamma em todas as áreas de iluminação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não quero ser chato, já sendo, observem que os pinos 2 e 6 são entradas, respectivamente set e reset do 555.

Aproveitar as tensões destes pinos mesmo passando pelo transistor não é a maneira mais eficiente de controlar o brilho de LEDs. A forma ideal é PWM e não tensão.

Digo isto no caso do efeito FADE.

A tensão nos pinos citados vai variar entre 1/3 e 2/3 da tensão de alimentação. No caso de LEDs, pra efeito de nossa VISÃO pouco varia, por isso é que existe uma coisa chamada correção fator gamma em todas as áreas de iluminação..

O bom da eletrônica e que deve existir pelo menos umas 100 diferentes maneiras de fazer a mesma coisa, umas mais eficazes, outras mais seguras, quem sabe outras mais econômicas, outras mais simples, ou mais complexas, mas diferentes maneiras..

 

Gosto das discussões acerca de diferentes topologias e, sem tentar avaliar qualidade de uma ou outra solução, gostaria de lembrar alguns detalhes de suas afirmativas, das quais discordo em parte..

- Afirmar que as entradas 2 e 6 do 555 são set reset é certo do ponto de vista bloco, mas não do ponto de vista topologia.. Assim colocando pode parecer que se tratam de entradas digitais, de um flip flop quando na verdade são entradas de alta impedância (par darlington de um par diferencial), o que  pode ser visto ai abaixo, na topologia do 555.

Veja ai a topologia interna do 555:

lm555.gif

 

Esse par diferencial opera como comparador, em uma das entradas comparando com a tensão de 1/3 de VCC e noutro como 2/3 de VCC. De modo que não representa carga alguma nem sequer vai atrapalhar tomar a forma de onda dai, driveada pelo pino 3 do 555, via resistor de 7k.. Ainda mais com capacitor de 100uF em paralelo..

Isso ai acima explica que em nada atrapalhará a operação do 555 o fato de tirar amostra da forma de onda quase triangular que aparecerá, sobre o pino 2/6.. Ainda mais driveada pelo transistor (de preferência de bom ganho hfe) de saída, que efetivamente alimentará os leds.. Melhoraria se esse transistor fosse um par Darlington..

Essa tensão dai dos pinos vai variar de 3 a 6 Volts.

Considerando a tensão típica de um led verde, coisa de 2,3 Volts conforme o fabricante, se teria sobre o resistor limitador de corrente do led algo como

Tensão máxima = 6V - Vbe - Vled = 6V - 0,6 - 2,3 = 3,1 Volts

Tensão máxima = 3V - Vbe - Vled = 3V - 0,6 - 2,3 = 0,1 Volts

 

Se calculares agora a corrente que seria debitada ao conjunto de leds se teria

Corrente máxima = 3,1 / 330 = 9,4 mA

Corrente mínima =  0,1 / 330 = 0,3 mA

Indiscutivelmente essa topologia dai é daquelas que busca a simplicidade do circuito e não o desempenho. seu primeiro grande erro é o de alimentar os leds em paralelo, mostrando uma falta total de qualidade de circuito, pois esse tipo de montagem não garante o controle ou limite da corrente de modo individual para cada led, podendo até mesmo vir a encurtar a vida útil dos mesmos..

 

Não fiz nenhuma alteração no circuito pois visava mostrar ao autor que o asseio do desenho representa um ponto muito importante até mesmo para o entendimento do mesmo..

 

Se fosse para alterar esse mesmo circuito eu alimentaria o mesmo com 12 Volts e colocaria um par darlington em vez de um transistor somente como driver dos leds. Colocaria os leds em paralelo mas cada um deles com seu próprio resistor limitador..

 

Fazendo assim se teria

V2_6 Min = 4 Volts

V2_6 Máx = 8 Volts

Vled verde = 2,3 Volts

Vbe darlington = 1,2 Volts

Vr min (menor tensão sobre o resistor limitador) do led = 4V - 1,2 - 2,3 = 0,5 Volts

Vr máx (maior tensão sobre o resistor limitador) do led = 8V - 1,2 - 2,3 = 4,5 Volts

 

Como corrente máx de um led colocaria 10 mA

Rlimitador = 4,5/0,010 = 450 ohms => usaria 390 Ohms e ficaria Iled máx = 4,5/390 = 11,5 mA

I ledmín seria 0,5 V / 390 = 1,2 mA

Certo que cada um dos leds iria responde desde o brilho bom (11,5 mA) até o praticamente apagado (1,2 mA)

Isso tudo implicaria em substituir:

Transistor de saída por um par darlington

Colocar um resistor para cada led e eliminar aquele de 330 ohms dali.

 

Me entenda, colega xykoTE, nada contra a solução usando PWM, mas sim me posiciono contrario a alguns dos argumentos por você usados, com os quais não concordo, por exemplo não usar a tensão dos pinos 2_6 por se tratar de entradas de set reset. Nada a ver.. Pode tem dezenas de motivos de não se usar a topologia proposta mas não essa dai.. E sim os leds vão responder por ter controlada a tensão sobre o conjunto LED+Resistor. Com a tensão led é uma constante (dentro de limites) o resultado será variação de tensão sobre um resistor o que significa variação de corrente, a qual o led é sensível e responde praticamente de forma linear na funcão corrente x iluminamento ou emissão luminosa..

 

Mas na verdade o que vale é a discussão o debate de ideias. Sempre aprendo nesse tipo de discussão.. Lembro, sem entrar no mérito da qualidade da topologia usada, e muito menos me opondo a sua sugestão..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entro em discussão. Cada um sabe o que é correto de acordo com o que  é!!!!!

As consequências só dependem das nossas escolhas.

Repito!!!  Não me entendas mal..  Discutir não e ser do contra.. E buscar convergência..

 

Ademais adeptos a monólogo, em um fórum de discussão, ficam tão bem inseridos quanto freira em baile funk..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo @ só pra lembrar a ideia original foi do 'inexperiente' amiguinho @Heitorado o qual ficou satisfeito com a dica do amigo @faller que numa boa ação quase feminina (sem ofensas.kk) se deu ao trabalho de arrumar aquele ninho de gato zoneado do cão. Concordo que pwm seria uma boa opção mas lembra do trabalhão que deu pra explicar isso prum carinha num tópico do passado?

 

Aliás ... gente, sabe que tá fazendo aninhos hoje? kk Que bacana que acompanhaste a terra em mais uma volta em torno do astro rei! E que dê muitas mais voltas! Uma maneira original de dizer: Feliz Aniversário amigo @! kk

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

...gente

 

Eu sinto que é um tanto quanto imprudente "reviver" o tópico, mas eu fiquei enrolado com a volta às aulas e acabei até esquecendo da existência deste tópico x_x

 

Obrigado a todos, antes de tudo.

Essa explicação do faller indo até a topologia interna do CI... sério, realmente admirei, gênio. Não desmerecendo a todos que ajudaram, queria saber tanto quanto vocês, e aproveito para lançar a pergunta, onde aprenderam o que sabem, que cursos realizaram?

Enfim, darei continuidade ao meu pequeno projeto utilizando da primeira solução apresentada... mas buscarei melhorá-la!

 

Bem, acho que o tópico deve ser trancado ou algo assim (não tenho muita familiaridade com fóruns)

 

 se deu ao trabalho de arrumar aquele ninho de gato zoneado do cão.

EI!. >:U

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...