Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador trabalhando a 55°C, é normal?


XxWebertxX

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Troquei umas peças de meu antigo computador, porém mantive a placa-mãe, ela não possuía suporte para meu novo processador (Core i5 3330), então fiz o procedimento de atualização da BIOS pelo software da asus, correu todo bem, instalei o processador, trocando a pasta termica antiga por outra de mesma qualidade, e ele passou a ser reconhecido, porém ele não baixa sua temperatura, normalmente fica entre 50 e 55°C, e quando exijo um pouco mais, pra jogos por exemplo, a temperatura passa dos 60°C, provocando uma lentidão absurda e mensagens de advertência por parte do software da asus. 

Minha configuração atual passou a ser: 
Core i5 3330 - 1155 
GTX 660 - GDDR5 2gb 
4gb x 2 Kingston 
2 HD's 1 tb 
driver de dvd, demais componentes básicos 
E uma fonte Corsair CX750W 

Não creio que seja questão de energia pela fonte q possuo, acredito q possa ser problema de controle de velocidade da fan, ou algo semelhante causado pela atualização da bios, pois antes de trocar de processador, meu i3 3.0GHz trabalhava a altas taxas sem ocorrer esse problema. 

As minhas perguntas são: 
Coolers de gabinete ou pasta térmica de prata, poderiam resolver o problema? ou ha alguma configuração q possa ser feita para isso?

 

OBS.: estou usando o cooler com dissipador padrão da intel q veio junto ao processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para um processador é normal que ele fique com temperaturas entre 30ºC à 45ºC quando você está apenas usando o computador casualmente(redes sociais, e-mails etc), agora quando você esta jogando jogos pesados ou utilizando um software que necessite de bastante processamento, é normal que o processador aqueça até 50ºC (pode chegar até 60ºC, mais quente que isso já alerta vermelho), então se o seu Processador esta ficando à 50ºC utilizando ele casualmente, então há algo errado, provavelmente é a sua placa mãe, pois como você teve que atualizar a bios para que ela fosse reconhecida. Pode me dizer qual placa mãe é a sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XxWebertxX

 

Depois de atualizar a BIOS, fez um Clear CMOS nela? Desligue o PC da tomada, deixe uns 10 minutos totalmente desligado.. Depois, retire a bateria da placa-mãe e deixe sem por mais 10 minutos.. Depois desse tempo todo, recoloque a bateria e religue o PC normalmente.. Entre na BIOS e veja se tudo foi reconhecido normalmente..

 

Ou entre na BIOS e procure uma opção como "Load Optimized Defaults " ou "Load Default Settings".. Vai carregar as opções padrão da BIOS..

 

Tudo isso visa eliminar qualquer rastro da utilização do seu antigo Core i3 da BIOS..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Vou tentar fazer isso, acho q pode ser alguma coisa relacionada a essas definições mesmo, porque o cooler padrão da intel deveria ser mais q suficiente pro processador.

 

@Berhard

 

E em relação a temperatura amigo, não acho q seja normal, porque o próprio software da asus emite um alerta de perigo ao ultrapassar os 61°C. Trabalhar a uma temperatura dessas com certeza vai, com o tempo, diminuir muito a vida útil do processador, e provocar uma queda no desempenho.


@RS Faria

 

Encontrei essa opção ''Load Optimized Defaults'' e recarreguei as antigas definições, porém não alterou nada.  :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Fiz o procedimento da bateira e verifiquei a pasta térmica do processador, parecia estar um pouco excessiva mesmo:


@RS Faria

 

Fiz a troca e melhorou um pouco a questão da temperatura em idle, está ficando em torno de 46°C, e ao abrir um jogo, chega próxima aos 59°C, melhorou porém ainda fica alta. Outra coisa q observei ao ligar, foi q o cooler gira normalmente, porém demora para ligar. Fiz um vídeo dele ao ligar:

 

 

Apos eu apertar o botão de energia, ele faz duas ou três tentativas de ligar o cooler, e só apos alguns segundas ele consegue ligar completamente.

post-749770-0-94424900-1420127737_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava exagerado mesmo.. Dá uma olhada no modo correto de aplicar..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/4

 

 

Sobre o cooler, por incrível que pareça, o do meu CPU tem comportamento semelhante.. Dá duas tentativas depois liga pra valer..

 

O que você pode fazer é monitorar a rotação do cooler do CPU e ver se ele acompanha o aquecimento do processador.. Se ele fica na casa dos 60º em jogos, é uma boa temperatura sim..

 

O meu fica nessa média jogando, também.. Trocarei o cooler padrão, por um Hyper T4.. O cooler box não aguenta esse calor mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava exagerado mesmo.. Dá uma olhada no modo correto de aplicar..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/4

 

 

Sobre o cooler, por incrível que pareça, o do meu CPU tem comportamento semelhante.. Dá duas tentativas depois liga pra valer..

 

O que você pode fazer é monitorar a rotação do cooler do CPU e ver se ele acompanha o aquecimento do processador.. Se ele fica na casa dos 60º em jogos, é uma boa temperatura sim..

 

O meu fica nessa média jogando, também.. Trocarei o cooler padrão, por um Hyper T4.. O cooler box não aguenta esse calor mesmo..

 

Acho que vou pegar um Hyper T4 também, o meu está ficando 50° sem nada aberto, já conferi a pasta térmica e está normal, mas pode ser também porque meu gabinete é bem apertado e só tem o cooler do processador, mas meu MX300 tá pra chegar, então ai se continuar superaquecido vou pegar o Hyper T4, vou comprar também um pacote de 4 coolers da CoolerMaster que achei no ML por 40 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou pegar um Hyper T4 também, o meu está ficando 50° sem nada aberto, já conferi a pasta térmica e está normal, mas pode ser também porque meu gabinete é bem apertado e só tem o cooler do processador, mas meu MX300 tá pra chegar, então ai se continuar superaquecido vou pegar o Hyper T4, vou comprar também um pacote de 4 coolers da CoolerMaster que achei no ML por 40 reais.

Meu TT V3 Black não é a coisa mais espaçosa do mundo também..

 

Mas tenho 4 coolers aqui: 2 mandando ar pra dentro do gabinete e outros 2 tirando.. Ventilação FAZ diferença, ainda mais nesse calor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Agora apliquei daquela forma. Acho q vou investir num cooler desses tb, tava pensando num water cooler, aquele H60 ta com um preço bom e a instalação não é tão complicada, mas pelo q tava olhando, com certeza não vai caber no meu gabinete, e não pretendo trocar ele agora, então vou pegar um desses mesmo, e colocar um comum para retirar o ar quente de dentro dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu TT V3 Black não é a coisa mais espaçosa do mundo também..

 

Mas tenho 4 coolers aqui: 2 mandando ar pra dentro do gabinete e outros 2 tirando.. Ventilação FAZ diferença, ainda mais nesse calor..

 

Meu gabinete atual é tão ruim, que só tem slot pra 1 cooler que fica atrás e nesse lugar fica a fonte kkkkkk. Além disso tive que tirar os bagui do hd pra caber a r9 280x de tão apertado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...