Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DHCP, route e ACLs num WDS


Ir à solução Resolvido por Véio do Rio,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenham em conta o seguinte:

 

L.png

 

Questão 1: DHCP

  • IP de Roteador: 10.0.0.1
  • IP de Repetidor: 10.0.0.20

São fixados manualmente nas configurações de cada um.

Mas o intervalo DHCP configurado em Roteador é 10.0.0.1 ~ 10.0.0.254.

Os dois endereços IP em questão não estão fixados nesse DHCP.

 

Isso está correto?

Esse servidor DHCP não deve mexerá com 10.0.0.1 e 10.0.0.20?

 

Questão 2: route

 

Eu usei o comando route no Telnet de Repetidor, configurando 10.0.0.20 como gateway padrão adional a 10.0.0.1.

 

post-435193-0-52825900-1420053289_thumb.

 

Não sei como desfazer, ou se essa configuração realmente está sendo "necessária" para o funcionamento esperado e experimentado.

 

Questão 3: ACLs

 

Devem ser configuradas tanto em Roteador como em Repetidor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@alexandre.mbm,

Sobre a questão 1, quando um servidor DHCP faz uma concessão de um novo endereço para um requisitante, ele checa se aquele endereço está em uso ou não, independente se ele foi atribuído por ele mesmo ou estaticamente. Mas, por via das dúvidas, o correto é você criar 2 reservas DHCP para estes 2 IPs de acordo com o MAC dos seus roteadores.

Questão 2: O gateway padrão é um endereço único, que deve ser o roteador que possui o modem em sua porta WAN. Portanto, o correto é deixar como gateway apenas o IP 10.0.0.1.

Questão 3: Idem, ou seja, configurar ACLs apenas nos dispositivos de borda.

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

por via das dúvidas, o correto é você criar 2 reservas DHCP para estes 2 IPs de acordo com o MAC dos seus roteadores.

Fica parecendo que eu estou configurando para ele atribuir novamente o que já foi auto-atribuído manualmente. É assim mesmo?

 

Questão 2: O gateway padrão é um endereço único, que deve ser o roteador que possui o modem em sua porta WAN. Portanto, o correto é deixar como gateway apenas o IP 10.0.0.1.

Eu não sei a linha de comando route para apagar a rota. Fiz algumas tentativas e não consegui.

 

Espero ter ajudado.

 

Muito! Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica parecendo que eu estou configurando para ele atribuir novamente o que já foi auto-atribuído manualmente. É assim mesmo?

 

Servidores DHCP mais robustos, como o do Windows Server, permitem excluir determinados IPs dentro de uma faixa já determinada. Mas esses DHCPs de roteadores domésticos geralmente não têm essa funcionalidade, então a única saída que resta é esta. Isso se realmente você não quiser correr o risco de ter seu IP atribuído estaticamente pelo servidor DHCP a outro cliente, coisa que não acredito que deva acontecer por motivos informados na resposta anterior.

Eu não sei a linha de comando route para apagar a rota. Fiz algumas tentativas e não consegui.

 

Não seria apenas remover um dos gateways atribuídos estaticamente nas propriedades TCP/IP do adaptador? Com relação às rotas:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc739598%28v=ws.10%29.aspx

 

Muito! Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não sei a linha de comando route para apagar a rota. Fiz algumas tentativas e não consegui.

 

Não seria apenas remover um dos gateways atribuídos estaticamente nas propriedades TCP/IP do adaptador? Com relação às rotas: link

 

Depois vou testar o seguinte em Telnet do roteador:

route delete 10.0.0.20

@, sua última mensagem está com uma formatação confusa, misturando as citações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...