Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot Placa AsRock Z77 Pro4


tiagopraz
Ir à solução Resolvido por Acaradobe,

Posts recomendados

Boa tarde, não estou conseguindo de jeito nenhum subir o ubuntu 14.

uso o windows 8.1 pro x64 e meu pc eu montei no começo do ano passado, eu utilizava o ubuntu no meu notebook 

mas agora quero colocar no pc também. minha placa-mãe é uma AsRock Z77 pro4 e está com o security bios desativado e fast boot também desativado.

estou subindo a instalação do ubuntu por um pendrive pois não tenho dvd, somente a iso.

Meu HD é um seagate de 2 TB que está dividido em duas partições de 1TB, a segunda partição deixei para colocar arquivos. tentei diminuir a primeira

partição para instalar o ubuntu, quero pelo menos 100GB para ele, mas quando tento pelo gerenciamento de discos do windows, aparece que é possivel

diminuir apenas 25GB, mas o HD tem 400GB livres. desativei o arquivo de paginação mas não adiantou, já desfragmentei o disco e também não adiantou.

 

Então.........  

resolvi diminuir a segunda partição (aquela que deixei para arquivos), deu certo consegui 100GB para o ubuntu e me restou 80GB livres.

na instalação do ubuntu, fiz tudo certo....criei boot, home, raiz e até swap (embora a máquina não precise de área de troca).

quando inicio a instalação selecionando o pendrive no menu de boot da bios como (UEFI SanDisk xxxxxxxx), o menu de instalação do ubuntu não reconhece o windows,

então fui para as opções avançadas, onde criei boot, home, raiz e swap, porém ao prosseguir com a instalação o ubuntu me retorna uma mensagem de que não é possivel

ser gravado na partição uefi do windows.

então iniciei novamente a instalação dessa vez no menu de boot da bios selecionei o pendrive de instalação como (USB SanDisk xxxxxxxx), a instalação subiu normalmente

e agora já aparece a opção instalar o ubuntu ao lado do windows, mas não quero ao lado do windows (no mesmo hd), quero usar a partição que criei anteriormente própria

para o ubuntu, então fui nas opções avançadas e fiz tudo de novo, instalou normalmente mas é o windows que inicia, não tem nem como iniciar o ubuntu.

então fui instalar de novo, dessa vez criei uma partição para uefi do ubuntu, e agora só sobe o ubuntu. tive que colocar o dvd do windows e excuir a partição do ubuntu, mesmo assim quando

inicia aparece erro no grub, coloquei novamente o dvd do windows e dessa vez usei um comando no terminal de recuperação para colocar o windows como principal no boot e deu certo o windows

subiu mas...............

 

continuo sem ubuntu.

será que é porque criei a partição para o ubuntu na partição que deixei para arquivos?
não sei o que fazer, na bios as opções security bios e fast bios estão desabilitadas. quando aperto F11 para iniciar pelo pendrive, o meu HD aprece como (AHCI Seagate xxxxxx) e o drive de DVD a mesma coisa,

ou seja, se o windows estivesse em UEFI não apareceria AHCI, correto? será que é alguma configuração na bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...