Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul em jogo pesado + bad block e hd lento após driver placa dedicada


SnuseWD

Posts recomendados

post-749908-0-98835000-1420381733_thumb.Olá! Sou novo no fórum, procurei em outros tópicos e não encontrei problema idêntico ao meu. Buscando alternativas e sugestões de correção por problemas de outras pessoas, ainda não consegui resolver ou descobrir exatamente o erro, mas vamos lá.

 

Meu pc:

Dell Vostro 3550, Core i5, Win7 64bit, 4gb memória, 500gb HD, Placa onboard Intel HD Graphics 3000, Placa dedicada AMD Radeon 6630.

 

Tenho este notebook desde a metade de 2011, nunca tendo apresentado problemas (perceptíveis). Ao tentar abrir um jogo pesado a algumas semanas apareceu a tela azul e após diversos procedimentos percebi que está relacionada ao driver da minha placa de vídeo dedicada.

 

Encontrei bad blocks no HD original, após a tela azul, mas não sei se foram gerados nestes erros de agora ou se já estavam ali. Recuperei diversos com o DRevitalize, do Hireens bot, mas aparece um novo bad block por semana, no setor onde haviam mais (aprox. na metade do HD, que já está particionado e escondida esta área pelo Minitools Partition Wizard).

 

Consegui um outro HD de um Netbook que estava parado aqui e aí que a coisa ficou feia... O windows estava rápido como novo com este HD do netbook, fui instalando os drivers indicados pelo site da Dell, por etiqueta de serviço da máquina, seguindo tudo perfeito. Após a instalação do driver da AMD Radeon (conseguiu completar a instalação, piscando a tela e com todos os componentes AMD, apareceu novamente a tela azul. E ainda, a partir daí, o pc voltou a ficar lento e demorar para realizar tarefas básicas, mesmo abrir uma pasta, por exemplo. Formatei sem instalar a placa dedicada (está como Standard VGA graphics ali - embora mostre o logo da AMD com o programa CPU-Z) e segue a lentidão geral que apareceu após o erro.

 

Gostaria de pedir ajuda para identificar qual o real problema, visto que troquei o HD e o novo (semi-usado mas bom) também começa a apresentar problemas pelo mesmo motivo do anterior. Não existem bad blocks neste, verifiquei com o HD Tune PRO, nem problemas na aba Health do programa. Antes que eu troque novamente o HD, troque a placa de vídeo ou a mãe, alguém pode me ajudar a descobrir o que está acontecendo? Qual componente está com defeito? Pode ser apenas a placa-mãe ou peças internas com mal contato e bugando tudo?

 

OBS:

- nova formatação de ontem para hoje e agora estou com a placa onboard ativada, apenas a Intel hd graphics. Se tentar instalar a Radeon, vai dar erro de novo. O pc está lento e lerdo para quase tudo;

- Entre as coisas que já fiz, antes da troca de HD, tirei uma bolota de poeira do cooler (que voltou a funcionar) e já troquei a pasta térmica da placa de vídeo e do processador;

 

Vou abrir o notebook agora e tentar limpar mais a fundo todos os componentes (com segurança e cuidado), verificar encaixes e plugs, mas meu conhecimento é limitado. É algo muito grave e devo perder todo o computador logo, logo?

 

EDIT: em anexo um print do visualizador de eventos... que não entendo, mas parece bem ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá PPK2! Obrigado mesmo por ajudar!

 

Um detalhe que esqueci de citar, estou com 4gb + 1gb de memória, pois peguei o pente de 1gb do netbook que citei, além do HD dele. Reconheceu os 5gb totais e tudo ok, funcionando bem como falei até o momento do driver adm radeon entrar na história. Mas as respostas que pedistes:

 

- Fiz alguns testes diversos nos últimos dias, sempre sendo indicado apenas erro no HD (o original, que apresentava falha SMART e um alto número de setores realocados, pelos bad blocks); inclusive o teste completo de diagnóstico do site da Dell mostrava estes erros somente, de todos os componentes. Agora passei o teste completo da Dell novamente (aprox. 30min) e disse que está tudo ok, memória, HD e todos os itens e dispositivos analisados passaram;

 

- Nas vezes que formatei, pela instalação do windows, formatei e apaguei sempre cada partição, criando uma nova para a instalação; o sistema original é Windows 7 64bit home premium em português, mas não encontrei de jeito nenhum em português, tendo instalado agora em inglês;

 

- Abri o notebook agora, passei em praticamente tudo um pincel fino e com muito cuidado em cada placa, conexão ou encaixe. Verifiquei a pasta térmica, que foi trocada a poucas semanas, estando ok.

 

Ele está rápido para algumas poucas funções, mas lento e indicando atividade alta do processador em diversas simples. No gerenciador de dispositivos, parece estar tudo bem, menos a tal placa. Estava assim mesmo antes da troca de HD e mais de uma vez que instalei daí o driver correto dela, voltou a tela azul. 

 

device%2Bmanager.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.. Estão os 4 núcleos ativos na aba "processors".

 

Executei o Memtestx86, na inicialização do Hireens boot e passou em todos os testes. O hd estava sem bad blocks, velocidade de leitura normal ontem, antes da última formatação, tendo hoje passado no teste da Dell também.

 

O 1º HD, além dos problemas, não conseguia completar a instalação dos dispositivos da Radeon sem dar tela azul na metade;

O 2 HD completou a instalação e deu tela azul na reinicialização, em algum momento do gerenciamento entre os vídeos.

 

A princípio, sigo apenas com o driver do vídeo Intel, sentindo que se tocar na placa dedicada a coisa pode piorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrigi todos os erros do visualizador de eventos que colei no post original, sendo questões simples afinal e sem relação (eu acho) com o tópico.

 

Para testar o sistema, onde deu o erro a primeira vez, instalei e rodei de novo o jogo, no caso nem tão pesado assim, o League of Legends. Estou rodando ele nas configurações mínimas, com a placa intel onboard apenas e sem problema nenhum. Acho que algum componente físico da placa dedicada está com problema e por isso as telas azuis sempre que há interação com ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...