Ir ao conteúdo

Dúvida sobre modem/roteador cisco 1905/k9

Ir à solução Resolvido por Rodrigo_Sobrinho,

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos,

Recentemente a empresa onde trabalho trocou a provedora de internet da GVT para a Embratel. E essa última instalou a internet com um modem/roteador cisco 1905/k9. 

O problema é que nunca trabalhei com cisco e como o IP é fixo eu gostaria de saber como fazer para mudar o range para o padrão que está configurado no meu servidor que seria 192.168.100.100 - 192.168.100.199.

Certo de uma resposta, agradeço antecipadamente.

Postado

Corrigindo o que eu tinha postado antes, a Embratel ainda não configurou o Modem, apenas o equipamento chegou pelo Sedex. A minha dúvida é, o meu servidor estando na rede interna seria necessário apenas substituir o Gateway da operadora antiga para a da Embratel ou eu teria que fazer alguma alteração no meus serviços AD/DNS???

Postado

Apenas informe ao técnico que irá configurar o Cisco qual o IP que você quer que ele configure na interface LAN do roteador dele (este IP precisa estar na mesma sub-rede do seu Gateway Padrão para o caso de você conectar o cabo do roteador dele em uma das portas LAN do seu roteador, ou direto no seu switch). Se você for conectar na porta WAN do seu roteador, para qualquer IP que ele configurar, basta você cadastrá-lo na WAN do seu roteador.

Espero ter ajudado.

• 2 semanas depois...
Postado

Uma dúvida amigo, já que você conhece esse equipamento, ele converte o sinal fibra ótica para adsl? 

Ou se faz necessário um conversor antes do modem cisco 1905 /k9???

Ele tem wifi? 

Este equipamento é um roteador utilizado em links dedicados, recebendo sinal do modem que te conecta diretamente no backbone da operadora. Este modem operar com fibra optica, par metálico (não é ADSL) ou rádio, mas isso não tem nada a ver com o roteador. Portanto, respondendo a sua pergunta, NÃO, ele não converte sinal algum. E também não tem Wi-Fi.

http://www.cisco.com/c/dam/en/us/products/routers/1905-serial-integrated-services-router-isr/data_sheet_c78-598372.pdf

Quer um conselho? Esqueça este equipamento, ele é de propriedade da operadora e você não vai poder configurar nada nele...

• Curtir 1
Postado

Este equipamento é um roteador utilizado em links dedicados, recebendo sinal do modem que te conecta diretamente no backbone da operadora. Este modem operar com fibra optica, par metálico (não é ADSL) ou rádio, mas isso não tem nada a ver com o roteador. Portanto, respondendo a sua pergunta, NÃO, ele não converte sinal algum. E também não tem Wi-Fi.

http://www.cisco.com/c/dam/en/us/products/routers/1905-serial-integrated-services-router-isr/data_sheet_c78-598372.pdf

Quer um conselho? Esqueça este equipamento, ele é de propriedade da operadora e você não vai poder configurar nada nele...

Complicado... pior que a Embratel já enviou o modem a quase um mês mas até agora ainda não foram instalar porque o pabx atrasou... vou seguir seu conselho e jogar o rj45 desse cisco pro meu roteador tplink porque nele tenho acesso e gerência... como você me explicou jogo do cisco pra wan do tplink e da lan do tplink pro meu switch... Muito obrigado colega.

Postado

Complicado... pior que a Embratel já enviou o modem a quase um mês mas até agora ainda não foram instalar porque o pabx atrasou... vou seguir seu conselho e jogar o rj45 desse cisco pro meu roteador tplink porque nele tenho acesso e gerência... como você me explicou jogo do cisco pra wan do tplink e da lan do tplink pro meu switch... Muito obrigado colega.

É isso aí, perfeito. Só um detalhe: se a Embratel te entregar neste cabo que sai do roteador dela um IP válido, você faz o que mencionou (ligar na WAN do seu router). Agora, se eles te entregarem um IP de rede interna, você pode até ligá-lo direto no seu switch, sem roteador, contanto que ele esteja na mesma sub-rede da sua rede interna.

Agora fugindo um pouco da parte técnica, vou desabafar. Também sou cliente da Embratel pela Empresa em que trabalho, na área de DDR (telefonia), e posso te dizer uma coisa: espero que você nunca precise de alguém de lá para resolver problemas administrativos (o gestor de contas que vendeu o link pra sua empresa será mandado embora em 3 meses, se já não foi...não conte com essa figura ilustrativa). É impressionante como uma simples mudança de endereço pode levar mais de 2 anos e não ser concluída (minha experiência). E os técnicos de campo são mais fracos que o pica-pau sem seu super tônico poderoso. Pelo menos aqui em SP, a Embratel é sofrível...

• Curtir 1
Postado

Eu particularmente fui contra a troca de operadora. Por mim aumentávamos a banda da GVT e continuaríamos com ela pois o suporte aqui em Recife é padrão. Pra você ter uma ideia a solicitação dessa instalação da Embratel foi feita em julho!!! do ano passado... pasme! 

Agora vou ter qeu descascar esse abacaxi no dia, só Deus sabe o dia, que esse equipamento chegar e forem lá instalar...

Assim que essa novela acabar volto aqui pra fechar o tópico... Obrigado!

• 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!