Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde galera!!!!

negocio é o seguinte. comprei um aparelho chamado boombox hj pela internet

Logitech-Wireless-Boombox.jpg

esse ai da foto. enfim isso é uma caixa de som com bateria interna pra levar pra onde você quiser.

só que tem um detalhe, essa caixa ligada a energia possui 20 wats rms e a mesma funcionando na bateria so rende 6wats

então me surgiu a ideia de ligar a fonte principal de alimentação a uma bateria de moto( infelizmente ainda nao sei qual a bateria interna nem a tensão do eliminador.

mais assim superficialmente alguém imagina uma forma de fazer essa "pequena gambiarra"?

ja agradeço a todos e peço desculpa se desrespeitei alguma regra do forum

• Membro VIP
Postado

valeu meu camarada ja imaginava que estsava na area errada mais valeu ai

Movi para cá, julgo que o pessoal poderá te ajudar bem mais

Normalmente esses equipamentos são alimentados por baixa tensão, visto poder serem carregados no usb... se não for o caso, e aguarde o pessoal que conhece mais aqui, se for 12V, fica bem fácil, mas eu acho que ele é alimentado por baixa tensão, 6V no máximo

mas espere

• Curtir 1
Postado

então me surgiu a ideia de ligar a fonte principal de alimentação a uma bateria de moto

Que fonte principal e essa?

Você quer ligar a bateria de moto onde e ligado o eliminador de pilha?

Se for isso, você terá que conhecer a tensão do eliminador de pilha que ele usa, se for 12v, dará certo.

A tensão de saída (output) estará informada no corpo do próprio eliminador, mas fique atento a polaridade, se inverter, queima.

Na minha epoca de moleque, uma boombox era um pouquinho maior...hehehe

random064.jpg

• Curtir 2
Postado

kkkkkkkkkkkkkkkk. essa minha aqui deve dar um terço dessa ai. mais vamos la ela chegou agora. o eliminador dela diz....

12v dc

in 100~240vac

out 12v - 2a

e ai o que que vocês acham? sera que rola fazer alguma coisa? quanto tempo vocês acham que vai durar a bateria de moto?

valeu ai todos que ajudarem

• Membro VIP
Postado

fácil. basta comprar um plug igual ao do eliminador, um par de fios vermelho e preto, duas garras jacaré (opcionais), atenção à polaridade e ser feliz.

Se sentir vontade (achar que é necessário!), poste foto da traseira (do boombox!) pra gente ver o buraquinho (onde vai o plug!)

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

depende do plug. se for deste

2013-07-19-09.39.05.jpg

(corte a sobra pow!)

Vermelho=positivo, preto=negativo

geralmente 99.99% é assim

fonte-bivolt-6v-1a-500ma-1000ma-6-watts-

(apesar que já vi ao contrário)

Mas deve ter impresso na traseira e no eliminador (fonte). Confira!!

Postado

No eliminador ta descrito como + _ o _ - (deu pra entender né? kk)

Porém, tem um papel colado por cima que ta descrevendo o contrário. E agora?

E como eu vou comprar um outro plug, como costuma ser o positivo, no interno ou externo?

• Membro VIP
Postado

Acho melhor postares a foto, tanto do carregador, aonde mostra os dados quanto da entrada do boombox, onde deve ou deveria ter também o desenho da polaridade..

Não existe regra geral de polaridade para isso dai. Cada fabricante pode e faz adotar a polaridade desejada.. Repare, dois adaptadores com diferentes poaridades:

Polaridadedasadadoeliminadordepilha.jpgna

O certo mesmo é identificar junto a entrada ou na caixa, ou no manual..

A inversão da polaridade pode danificar o equipamento..

Postado

O bom mesmo é fazer o teste com um multímetro. (Se tiver um, claro)

Coloque a ponta vermelha no centro (dentro) e a ponta preta por fora.

Se a leitura for 12V, o positivo é por dentro, Mas se a leitura for "-12V" (menos 12v) quer dizer que o positivo é por fora do plug.

Postado

pow galera funcionou legal. porém quando aumenta o som e bate o grave o som distorce como se faltasse carga suficiente. sera que colocando um capacitor resolveria? e qual capacitor  seria? lembrando a fonte dele é 1,5a 12 v

Postado

pow galera funcionou legal. porém quando aumenta o som e bate o grave o som distorce como se faltasse carga suficiente. sera que colocando um capacitor resolveria? e qual capacitor  seria? lembrando a fonte dele é 1,5a 12 v

Não acredito que a distorção seja proveniente da falta de "carga", sim pela característica do alto-falante. 

• Curtir 1
Postado

Não acredito que a distorção seja proveniente da falta de "carga", sim pela característica do alto-falante. 

então quando a fonte esta ligada diretamente na tomada 110 ele nao distorce. por isso eu pensei que fosse porque da bateria

Postado

Jamais...pode ligar..

A tensão de um capacitor não é aquela em que ele, o capacitor, deve operar num circuito. A tensão marcada num capacitor é a tensão máxima que ele suporta sem danificar-se, sem que seu dielétrico se rompa e o capacitor venha a queimar.  Assim, é uma boa prática usar um capacitor de tensão maior do que aquela em que o circuito em que ele está. 

Ou seja, 16 V é a tensão máxima que o o capacitor suporta, de buenas sem danificar, até 50% da tensão que ele vai operar é tolerado, e na boa, recomendado. 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1100700-ajuda-com-circuito-para-ligar-uma-fonte-quando-a-outra-queimar/page-2

• Membro VIP
Postado

o capacitor pode ajudar sim. Ele deve ficar bem perto da entrada do circuito. De fato os 'maluco' usa capacitor de dezenas ou centenas de farad´s (!) pra reforçar na hora do grave.

No seu caso pode ser também que a bateria não está 100% boa ou mau contato porque a bateria deveria dar bem mais que 1,5A

abç

• Curtir 1
Postado

Esse boombox consome até 2A .... Com fonte comum de 1,5 vai arriar sempre nos graves.

Eu usaria uma fonte de 12V / 2A e colocaria um belo capacitor de 22.000 uF / 16 Volts.... Eu sou um dos "maluco" sobre os quais a @Isadora Ferraz mencionou.... No carro tenho 18 Farads colado ao amplificador do subwoofer.... Faz uma diferença muito grande nos graves contínuos.

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@aphawk nessas caixinhas ali, eu acho muito pouco provável que precise tanto. Eu chutaria uns 10k farad no máximo. Eu tinha um circuito ligado num tojo 2200 e com 10k, e uma fonte de 5A segurava de boa os graves... e o tojo dava uns 150W RMS se não me falha.... 

Postado

@ilkyest,

Você quis dizer 10.000 uF, e não 10k Farads !

Sim, pode ser esse valor, é que eu sempre prefiro pecar por excesso do que por falta kkkk ! Hoje em dia, com essa tendência de amplificadores com impedância de saída de 2 ohms tornam imperativo um excelente banco de capacitores para poder sustentar a corrente e os transientes.

Poxa me deu saudades do meu primeiro Tojo.... Bons tempos dos meus 18 anos. Tojo, twetters Selenium ts-10C , eram mais necessários do que bebida e comida kkkkk !

Paulo

• Membro VIP
Postado

isso @aphawk 10k micro farads, na verdade...

é, eu também sou dessa com sistemas a 2 e até 1ohm, como o corzus 600... mas nessa caixa ali, em específico, julgo pelo padrão delas que tomei conhecimento, que trabalhe a 6ohms...

então 10k eu julgo suficientes nesse caso.

Uma coisa que pergunto... essa moto, tem alternador ou dínamo?

Postado

isso @aphawk 10k micro farads, na verdade...

é, eu também sou dessa com sistemas a 2 e até 1ohm, como o corzus 600... mas nessa caixa ali, em específico, julgo pelo padrão delas que tomei conhecimento, que trabalhe a 6ohms...

então 10k eu julgo suficientes nesse caso.

Uma coisa que pergunto... essa moto, tem alternador ou dínamo?

Moto??? kkkkk 

é so a bateria pra durar um tempo com potencia total.   como eu expliquei, ela funciona com 6 wats rms quando ligada somente a bateria interna. e quando ligada na fonte de alimentação que é de 12 v( por isso da bateria) ele funciona a 25 wats.

a bateria é carregada externamente (uso a caixinha pra levar pra praia e curtir uma musica tomando uma breja

obs: só hj fui ver que meu login ficou com o perfil da minha esposa (murceguinha-murcega) ficou gay pra *****. mais agradeço ai a galera que ajudou pra *****, depois posto as fotos da "gambiarra" pronta

valeu. bjunda

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!