Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcas de componentes para solda com bom custo x benefício


rlcdo
Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Boa tarde, galera!

 

Comprei ferro de solda Tramontina 25W 127V (http://www.tramontina.com.br/produtos/11534-ferro-de-solda) no Privalia e está pra chegar (se for ruim me avisem que eu devolvo heheh) e gostaria de saber qual a marca e a especificação ideal para o que eu quero, que é começara a mexer com consertos de placas-mãe, por exemplo, e fazer cabos com ponta P2 stereo e RCA. Claro que pretendo treinar as minhas soldas com placas velhas e sem uso.

 

Estive pesquisando e vou comprar:

 

- Lupa com garras e suporte para ferro de solda - Marca: Hikari HL-S10

- Sugador de solda (gostaria de uma marca com bom custo x beneficio)
- Solda 60/40 (60% de estanho e 40% de chumbo com fluxo interno) - Imagino que tenha que ser de 0,8 ou 1mm, correto? Achei das marcas Soft e Vonder (está última com 63% de estanho e 37% de chumbo e com fluxo aditivado RA por R$4,28 o tubo de 25g e 1mm)
- pasta de solda (achei a Soft (pasta para soldar) e Cobix)
- plug stereo P2 (achei a marca Santo Angelo por R$8,50)
- plug RCA (achei a marca CSR por R$4,50 cada
 
Gostaria que da opinião das marcas que achei e que, se for o caso, indicassem marcas para os componentes acima com bom custo benefício para a finalidade já citada. Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria melhor um ferro de solda Hikari.  Não conheço essa marcas de solda que você falou, uso a Best (carretel azul) para eletrônica que é muito boa. Pasta de soldar para soldas pequenas não é necessário, as soldas para eletrônica já vem com fluxo. Para soldas maiores (terminais elétricos) pode ser útil. É bom ter a esponja para limpeza do ferro de solda também.

 

Pesquise aqui no fórum que tem muito material sobre soldagem e sobre lojas de componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

60/40 ou 63/37 tanto faz, ambas são ótimas, a mais fina possível. Isso permite maior controle sobre a quantidade de solda, ajuda a não colocar um excesso de solda na junção. Não use pasta de solda em placas de circuito, pois a pasta pode corroer os contatos. Use somente para soldar fios. Pessoalmente eu acho que esse ferro de 25W não é muito útil assim, demora muito pra esquentar. Eu lhe recomendaria uma dessas estações com o ferro de temperatura ajustável, tipo essas "936" (existem várias marcas, mas é sempre esse o modelo, "936", pois eles são clones da Hakko 936).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A estação de solda 936 eu achei meio cara... a mais barata que eu achei foi essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-616592507-estaco-de-solda-ferro-de-solda-yaxun-936-110v-_JM

 

Será que só um ferro de solda Hikari de 30W já iria servir para soldar cabos e componentes eletrônicos? http://www.lojadomecanico.com.br/produto/74123/19/193/ferro-de-solda-30w-110v-hikari-fs30w

 

Na verdade, inicialmente iria comprar a solda, o fio de solda e etc para fazer o cabo com ponta P2 stereo e a outra ponta RCA e daí mais pra frente gostaria de começar a brincar com componentes eletrônicos, como placas de computadores, e por isso já estou vendo as coisas que servem para as duas finalidades.

 

Além deste fio de solda vonder http://www.lojadomecanico.com.br/produto/14360/19/189/estanho-em-fio-tubinho-para-solda-1mm-25g-vonder-7438633715achei aqui em Vitória, o fio de solda Best azul por R$9,15 o tubinho com 25g e por R$27,70 o de 125g. Qual das duas marcas será que vale mais a pena?

 

Sobre a pasta de solda, vi em uns vídeos, o cara usando pasta de solda antes de realizar a solda do cabo com ponta P2. Nesse caso eu precisaria mesmo da pasta de solda ou por utilizar uma solda para componentes eletrônicos, não vou precisar dessa pasta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta de solda é para decapar e limpar possíveis oxidações nos contatos, principalmente ao emendar fios, se você conseguir lixar os contatos com uma lixa d`água da para dispensar a pasta.

 

Eu tenho um soldador da Tramontina, de 25W, e é bom, mas demora a aquecer e é frio para derreter essas soldas "lead Free" (sem chumbo) que estão sendo usadas em muitos produtos atualmente...

 

Essas estações de solda mais simples, são basicamente uma resistência (ferro de solda) ligada em um dimmer, Você pode economizar um bom dinheiro construindo um dimmer e colocando-o em um soldador de 60W... gastara bem menos que os R$ 100 pedidos nesse aparelho... A proteção contra ESD pode ser implementada soldando um resistor de 1Mohm ligando a carcaça do soldador ao pino de aterramento da tomada.

 

Não esquece de comprar um suporte pro soldador  pra evitar ficar queimando mesas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta de solda é para decapar e limpar possíveis oxidações nos contatos, principalmente ao emendar fios, se você conseguir lixar os contatos com uma lixa d`água da para dispensar a pasta.

 

Eu tenho um soldador da Tramontina, de 25W, e é bom, mas demora a aquecer e é frio para derreter essas soldas "lead Free" (sem chumbo) que estão sendo usadas em muitos produtos atualmente...

 

Essas estações de solda mais simples, são basicamente uma resistência (ferro de solda) ligada em um dimmer, Você pode economizar um bom dinheiro construindo um dimmer e colocando-o em um soldador de 60W... gastara bem menos que os R$ 100 pedidos nesse aparelho... A proteção contra ESD pode ser implementada soldando um resistor de 1Mohm ligando a carcaça do soldador ao pino de aterramento da tomada.

 

Não esquece de comprar um suporte pro soldador  pra evitar ficar queimando mesas.

 

Mas no caso das soldas que já tem fluxo aditivado RA, como a vonder (passei o link acima), ainda assim é necessária a pasta de solda para fazer a solda dos cabos (não quero usar lixa d'água)?

 

A partir de quantos watts é adequado para derreter soldas lead free? Eu li em alguns lugares que para componentes eletrônicos o ideal é usar uma solda de baixa potência mesmo entre 30-40 watts. Estou em dúvida se devolvo o ferro de solda da tramontina de 25watts e compro um Hikari de 30 watts ou mesmo um tramontina de 40 watts, o que acham?

 

E sobre o sugador de solda, qual modelo e marca seria um bom custo x benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não quer gastar passe numa eletrônica e peça um pedaço de solda para testar. Recomendo a solda Best. Para soldar um P2 não precisa de pasta, basta passar um bombril para limpar a superfície. É bom ter um soldador de 25W para componentes sensíveis e um de 60 W com dimmer como sugeriu o F4b10. Um sugador bom é o Hikari.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um ferro de solda da Hikari por R$24,00. Eles falam 40W, mas na especificação é 34W com temperatura máxima de 410º (http://www.hikariferramentas.com.br/produtos/?ip=222&Ferro%20de%20Soldar%20Hikari%20SC-40)

 

Com esse ferro de solda, posso soldar tanto um P2 e um RCA quanto componentes de placas de computadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...