Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero começar a desenvolver e criar microcontroladores e placas, por onde devo começar?


Posts recomendados

"Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios sabe apenas a média. " Lei de Murphy

 

Diria que mais vale você fazer o que já sabe e se aperfeiçoar nisto. Aprender algumas coisas na área de eletrônica te ajuda a ver as coisas de outro ponto de vista, mas se pretende alcançar literalmente o que cita no título do tópico, prepare-se para investir muito tempo e força de vontade para tirar um retorno dentro de alguns anos (talvez não, ou, nem tanto), indiferente do que você encontrar na internet disponível na internet ou de quem "te ajudar" de vez em quando. Não estou te desanimando; em uma empresa as tarefas são divididas e cada um tem sua respectiva função, você não faz tudo sozinho. No mais, nossos colegas já contribuirão com boas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Nascimento,

 

Manda bala nos estudos.... e lembre-se sempre : o processador é apenas a parte da "inteligência" da placa, mas ele sempre precisa de hardware adicional para ser útil em alguma coisa !

 

Quanto mais voce aprender sobre eletrônica básica, mais simples, confiáveis e baratos seus projetos podem se tornar.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei a mexer com eletrônica não faz muito tempo, e entendi qual é o problema que você tem (Eu acho haha). Bem, vou dizer mais ou menos como eu acho que você deveria fazer. Comece estudando o que é tensão e corrente elétrica, mas não aprofundando para o lado da física, mas sim para você saber com o que você esta trabalhando. Depois os componentes mais básicos dos circuitos são os resistores e fontes de tensão (Apenas a teoria, não como projetá-las ainda), procure por lei de ohm, analise de nós e analise de malha. O próximos componentes que estudei foram os diodos e em seguida os capacitores em corrente continua.
Depois de estudar todos esses conceitos na teoria, projetei minha primeira fonte de tensão para ligar um LED.
Para uma fonte melhor tive que estudar sobre o diodo zener, esse é mais complicadinho mas nada impossivel, você poderia usar circuitos integrados para fazer fontes, mas o zener é algo importante.
A partir dai comecei a estudar os circuitos integrados, começando pelo regulador de tensão 78XX que usei em uma fonte para ligar meu primeiro microcontrolador, usei ele para fazer um LED piscar (Se você fizer a programação dele em C é melhor já que esta iniciando).

Se você chegar a fazer tudo isso acho q ira ficar um pouco mais claro o caminho que você quer seguir. Não sei se fui muito claro, mas se você ir procurando nessa ordem vai entender como funciona.

 

PS: Sou inciante então desculpem-me se falei alguma bobagem kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei a mexer com eletrônica não faz muito tempo, e entendi qual é o problema que você tem (Eu acho haha). Bem, vou dizer mais ou menos como eu acho que você deveria fazer. Comece estudando o que é tensão e corrente elétrica, mas não aprofundando para o lado da física, mas sim para você saber com o que você esta trabalhando. Depois os componentes mais básicos dos circuitos são os resistores e fontes de tensão (Apenas a teoria, não como projetá-las ainda), procure por lei de ohm, analise de nós e analise de malha. O próximos componentes que estudei foram os diodos e em seguida os capacitores em corrente continua.

Depois de estudar todos esses conceitos na teoria, projetei minha primeira fonte de tensão para ligar um LED.

Para uma fonte melhor tive que estudar sobre o diodo zener, esse é mais complicadinho mas nada impossivel, você poderia usar circuitos integrados para fazer fontes, mas o zener é algo importante.

A partir dai comecei a estudar os circuitos integrados, começando pelo regulador de tensão 78XX que usei em uma fonte para ligar meu primeiro microcontrolador, usei ele para fazer um LED piscar (Se você fizer a programação dele em C é melhor já que esta iniciando).

Se você chegar a fazer tudo isso acho q ira ficar um pouco mais claro o caminho que você quer seguir. Não sei se fui muito claro, mas se você ir procurando nessa ordem vai entender como funciona.

 

PS: Sou inciante então desculpem-me se falei alguma bobagem kk.

é ajudou mais agora, vou dar uma analisada nas suas dicas. thanks!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...