Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero a opinião de vocês quanto a esse "upgrade"


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Eu sempre to ajudando a galera aí, agora quero ajuda de vocês também, ajuda não, opinião. :P

 

Bom, todos sabem que meu PC é muito antigo e estou em processo de upgrade. O problema é que tenho uma GTX 650 e o meu Celeron E3300 gargala ela em alguns jogos, ela é uma placa fraca, sei disso, mas com um processador melhor, daria para rodar melhor. Eu estava pesando em pegar um i3 daqui uns meses, mas eu estava pensando melhor, vale investir logo de uma vez num i5. Um upgrade para i5 4460+B85M+8Gb DDR3 ia sair por volta dos 1.200, vai demorar um pouco pra mim juntar essa grana, acho que até o meio do ano eu junto. Como eu tenho uma placa de vídeo fraca, queria um processador melhorzinho para quebrar um galho durantes esses 4-5 meses.

 

Eu sempre fique de olho no Core 2 Duo E8400, ele custa por volta de 90-100 reais, é um dos únicos bons que rodariam na minha placa-mãe atual, vi que ele é capaz até de rodar BF4 no ultra com uma VGA boa, como nesse vídeo: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VXLOKSDqwmU

 

Mas minha GTX 650 é mais fraca, então não haverá gargalo nenhum, e me dará quase o dobro de desempenho no geral, se comparado com meu processador atual. Na minha humilde opinião, vale os 90 reais de investimento, até porque estou pensando em passar esse PC para minha irmã mais nova depois de montar o novo. Mas e na opinião de vocês, compensa?

 

valeu. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O ganho vai ser considerável. Os 90 reais vale, mas....

Ainda não vai ser um sistema bom para você utilizar grandes jogos com desempenho razoável...
Vai melhorar seu desempenho sim, mas ainda não é o ideal.

Sobre seu PC novo, já que está na linha dos Intel (Não é minha favorita pelo preço) melhor pular direto no i5 que está se saindo bem nos testes que são feitos por ai nos sites especializados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O ganho vai ser considerável. Os 90 reais vale, mas....

Ainda não vai ser um sistema bom para você utilizar grandes jogos com desempenho razoável...

Vai melhorar seu desempenho sim, mas ainda não é o ideal.

Sobre seu PC novo, já que está na linha dos Intel (Não é minha favorita pelo preço) melhor pular direto no i5 que está se saindo bem nos testes que são feitos por ai nos sites especializados.

 

Nem dá pra pensar em jogo pesado com GTX 650. E pra que jogo mais pesado que BF4? Claro que existe jogos mal portados, mas esses aí nem i7 roda direito. E se você tivesse por dento mesmo, ia saber que atualmente Intel está muito mais em conta do que AMD, processadores AMD mais em conta é coisa de 2 anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intel: http://www.kabum.com.br/produto/57467/placa-mãe-asus-p-intel-h81m-a-br-lga-1150-usb-3-0-micro-atx-box/?tag=h81m

 

AMD: http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-amd-am3-am3-ddr3-ga-970a-ds3p/?tag=ga-970a

 

Isso porque na Kabum está meio alto o preço da H81M. E pra jogos não precisa de overclock, não, amigo.


Esse i5 que você passou, além de ser para overclock, o modelo normal não vale a diferença comparado a esse: http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-4460-haswell-3-2ghz-6mb-quad-core-box


Comparação: http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-4460-vs-AMD-FX-8350/2310vs1489

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intel: http://www.kabum.com.br/produto/57467/placa-mãe-asus-p-intel-h81m-a-br-lga-1150-usb-3-0-micro-atx-box/?tag=h81m

 

AMD: http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-amd-am3-am3-ddr3-ga-970a-ds3p/?tag=ga-970a

 

Isso porque na Kabum está meio alto o preço da H81M. E pra jogos não precisa de overclock, não, amigo.

Esse i5 que você passou, além de ser para overclock, o modelo normal não vale a diferença comparado a esse: http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-4460-haswell-3-2ghz-6mb-quad-core-box

Comparação: http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-4460-vs-AMD-FX-8350/2310vs1489

 

Capacidade de Memoria na AMD:

Memória:

- 4x Sockets DIMM DDR3 1.5V com suporte para até 32GB de memória do sistema

- Arquitetura de memória dual channel

- Suporte para DDR3 2000 (OC) / 1866 / 1600 / 1333 / 1066Mhz

Slots de expansão:

- 1x Slot PCI Express 2.0 x16, rodando em x16 (PCIEX16)

- 1x Slot PCI Express 2.0 x16, rodando a x4 (PCIEX4)

- 3x Slot PCI Express 2.0 x1 expresso

Capacidade da Intel:

Memória:

- 2 x DIMM, máx. 16GB, DDR3 1600/1333/1066 MHz Non-ECC, Un-buffered

- Arquitetura de memória Dual Canal

- Suporta Intel ® Extreme Memory Profile (XMP) 

Slots de expansão:

- 1 x PCIe x16

- 2 x PCIe 2.0 x1

Comparação bem injusta.... 

Mas tudo bem, eu só queria ajudar não entendi pra que tanta agressividade.

Boas compras.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou com agressividade...Se for pra comprar placas, seria injusto mesmo comprar H81 com 970A, mas eu estou comparando custo x beneficio para jogos, então vamos lá:

 

Um Intel roda tranquilamente em placas mãe baratas como a H81M, tem melhor desempenho em tarefas single-core e dual-core, e a maior parte dos programas e jogos usam no máximo dois cores. Ninguém precisa de mais de 8Gb em jogos, então não é necessariamente uma vantagem a placa mãe suportar 32Gb. Para renderização seria bom 16Gb, e seria mais do que suficiente. Processadores Intel também funcionam sem problemas mesmo em memórias 1333Mhz. Intel consome muito menos energia e esquentam muito menos, sem a necessidade de cooler extra.

 

Processadores AMD são mais exigentes, se você usar uma placa-mãe barata, corre o risco de ter vários tipos de problemas com seu PC, então você precisa de no mínimo uma placa-mãe com chipset 970A, que custam no mínimo 350 reais. Processadores AMD precisam de memórias 1866Mhz para trabalharem melhor, principalmente se você tiver um APU com placa integrada. Eles também esquentam muito e consomem muita energia, sendo necessário coolers extras, as vezes até mesmo water cooler, no caso de overclock, e como sabemos, water coolers não são tão baratos. Em compensação, possuem um ótimo desempenho em tarefas multi-core, podendo ser comparadas com i7, mas infelizmente, os jogos não se aproveitam disso, mas seria perfeito para renderização de vídeo.

 

Agora veja uma placa-mãe no mesmo nível da GA-970A e compare os preços: http://www.kabum.com.br/produto/50643/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-b85m-d3ph-lga-1150-box

 

Aí está, agora, a escolha final é sua. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Corrigindo. A perda de desempenho em um Intel 4ª geração com memórias abaixo de 1600MHz é a mesma do FX com memórias abaixo de 1866MHz. 

E os processadores como Pentium que só aceitam até 1333Mhz? Eles também fazem parte da quarta geração. Também ouvi muita gente falar que as memórias só vão trabalhar em 1600Mhz depois de um overclock, se não, trabalham em 1333Mhz. O que me diz disso? É verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E os processadores como Pentium que só aceitam até 1333Mhz? Eles também fazem parte da quarta geração. Também ouvi muita gente falar que as memórias só vão trabalhar em 1600Mhz depois de um overclock, se não, trabalham em 1333Mhz. O que me diz disso? É verdade?

 

O padrão dele é 1333MHz? (não pesquisei todos os modelos), então vale o mesmo pra ele. Como memórias abaixo disso são raras, ele não tem o problema dos outros, se é que isso seja um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e sobre o clock da memória? Vi em vários fóruns que para que as memórias trabalhem em 1600Mhz é preciso setar na bios, se não fica em 1333Mhz, e muitos disseram que não se ve diferença alguma com em 1333 e 1600 na utilização do sistema,  só viram mesmo em benchmarks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto do tópico, não sei se estou mais afim de trocar o processador, eu fui tentar tirar o cooler do meu pra pode dar uma limpada e passar pastar térmica, mas o parafuso está espanado. Acho que terei que tirar a placa-mãe toda do gabinete, só para tirar esse cooler abençoado, não estou afim de desconectar todos aqueles cabos e tudo mais e depois ter que colocar tudo de novo (_( . Sem tirar o cooler, não há troca de processador, então...acho que só vou arrumar mais uns 2Gb de RAM e ter paciência....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja q você vai ta com grana aos poucos para investir , seria 1 milhão de vez melhor tu comprar um i3 4150 e a h81 ou b85 , quando os produtos chegassem tu pegaria a tua gtx 650 colocava pra vender na olx ou bom negocio , juntava a grana q tu ia investir em um i5 com a grana q te rendeu da vga, e comprava uma vga bem melhor como uma gtx 750 ti ou r7 260x , a fonte segura qualquer uma das 2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja q você vai ta com grana aos poucos para investir , seria 1 milhão de vez melhor tu comprar um i3 4150 e a h81 ou b85 , quando os produtos chegassem tu pegaria a tua gtx 650 colocava pra vender na olx ou bom negocio , juntava a grana q tu ia investir em um i5 com a grana q te rendeu da vga, e comprava uma vga bem melhor como uma gtx 750 ti ou r7 260x , a fonte segura qualquer uma das 2 

Obrigado pela dica. Sinceramente não sei exatamente o que fazer, se eu tivesse o dinheiro na mão, seria diferente. Vou juntar uns 200 por mês, talvez até mais, se eu fazer uma forcinha, acho que em 3 ou 4 meses eu junto uns 1.000 reais, mas com esse dinheiro teria que pegar o i3 mesmo, porque i3+h81+memória fica perto de 1.000, isso com 8Gb, com 4Gb ficaria mais barato, mas compra 2x4Gb sai mais em conta. E eu acho que não venderei minha placa tão fácil, o pessoal não compra muito esse tipo de coisa por aqui...De qualquer jeito, vou comprar um VGA nova daqui alguns meses, to pensando em um R9 270x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Então galera, eu vou pegar em uns 3 meses uma nova mobo e processadores, estava em dúvida de qual pegar i3 4150 ou i5 4460, mas depois de dar uma olhadinha no preço atual do i5 4460, estou quase convencido de ficar com o i3 4150, está um roubo, mais de 750 reais, olha que já vi esse processador por 600-650 reais, já ouvi falar que custou até menos. O preço do dólar convertido em reais dá um pouco mais de 500 reais, até 600 reais seria aceitável. O i3 está por 300 reais no valor convertido, mas o preço aqui é menos de 400, o i3 está num valor aceitável. Achei a diferença de 350 reais (quase o dobro) muuito grande pela diferença de desempenho em jogos, então o i3 está num melhor custo x benefício. O que acham? Depois pretendo pegar uma R9 270x, não haverá gargalo, até onde eu sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

650 Guilherme o i5 4460 no mês de outubro e novembro tava por volta de 580 590 n chegava nem aos 600 tá tenso os preços hoje em dia, pra games até um pentium gs já serve bem, já vi relatos q o gs 3220 aguenta um over mais q 4.0 GHz com uma mobo h81 muito bom enfim vai de i3 e seja feliz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade esse é o Pentium G3258, o G3220 é bloqueado, mas mesmo assim só vi relatos overclock de 3.0 para 3.1Ghz. ^^

Já vi G3258 em 4.8Ghz rodando vários jogos atuais, mas claro que mesmo com oveclock não é tão bom quando um i5 ou i7 nos jogos (há algumas quedas de frames), mas chega perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O G3258 serve mais para hobby de quem curte mesmo fazer overclock. Eu quase comprei um para brincar, mas segurei a onda.

 

Sim, tem testes de comparação dele com um i7 em jogos e com um desempenho muito próximo do irmão mais velho, mas dependendo da engine, ele abre o bico. Frame drops everywhere!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...