Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DouglasMV

Cabo Splitter ( 2 PWM em 1) - Gera sobrecarga na placa?

Recommended Posts

Boa noite!

Recentemente adquiri um Cabo Akasa Splitter para FANs PWM (AK-CBFA04-15) que basicamente me permite conectar os 2 FAN's do meu Cooler em uma única saída da placa mãe, fazendo assim, que teoricamente os 2 seriam controlados por ela. A minha dúvida é: os dois FAN's usando energia de uma única saída causaria sobrecarga na saída da placa ou ela tem energia suficiente para suprir os dois FAN's?

Minha placa mãe é uma GIGABYTE GA-B85M-D3PH

Meus FAN's são 2 Akasa Piranha 120mm

Foto do cabo adaptador: 

srpced1388459909973.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei, consome 3-5w no máximo, me corrija se eu estiver errado. Mas não faço a mínima ideia do máximo que os 4 Pinos da placa pode fornecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Toda placa mãe tem um limite de fornecimento de corrente nessas conexões.. Dá uma olhada no manual dela..

Compartilhar este post

Link para o post

se puxar mais que pode, desliga... pelo menos na asus é assim

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mandei um ticket para a Gigabyte perguntando o máximo suportado, vamos ver se eles me respondem. Volto a postar aqui a resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma placa itx fm1da colorfull(marca asiatica) e coloquei nela um cooler de FX e uma ventoinha akaza viper de 140mm na lateral do gabinete, o cooler de fx e a ventoinha tão ligado nonector do cpu-fan usando um cabo y deste seu ai, e tá firme e forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma placa itx fm1da colorfull(marca asiatica) e coloquei nela um cooler de FX e uma ventoinha akaza viper de 140mm na lateral do gabinete, o cooler de fx e a ventoinha tão ligado nonector do cpu-fan usando um cabo y deste seu ai, e tá firme e forte.

Eu já sou um pouco mais covarde com isso  :D

Quero ter a certeza se aguenta mesmo. Na verdade, pra acabar com qualquer dúvida, entrei em contato com a loja que fiz a compra do cabo e vou tentar trocar um um que vem com alimentação por molex.

Compartilhar este post

Link para o post

Douglas, faz sentido não correr riscos, sua opção por

ligar as fans na saída da fonte é uma garantia de que

não vai expor a riscos com sua placa mãe.

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, o seguro morreu de velho.

Esse novo cabo que vi é realmente bem legal, ele usa somente a função de controlar as FAN's da saída da placa, e a energia é inteiramente tirada da fonte. Pena que não vi antes, me pouparia bastante trabalho.

Caso alguém queira dar uma olhada, é o Akasa AK-CBFA03-45

file_179_30.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa, ventoinhas de 3 pinos geralmente não tem controle de rotação, que é a função do 4 pino o terceiro pino serve para informar a placa mãe a rotação das ventoinhas...

Algumas placas implementam controle de rotação por tensão, mas como nesse adaptador a tensão vem direto da fonte, as ventoinhas vão rodar sempre no máximo...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido, mas pelo que entendi e li nos comentários sobre o adaptador, ele realmente usa o controle da MB em todos os fans, desde que sejam PWM

Em uma pesquisa rápida entendi que: Somente 1 conector tem 4 pinos de saída pois um dos pinos é o que dá a informação do RPM do FAN para a placa mãe, o restante tem 3 pinos, 2 para energia e 1 para controle de velocidade. Se conectar um FAN de 3 pinos, ele só conectará nos 2 pinos (de energia, pois o de controle de rotação fica mais separado), ou seja, rodará em velocidade máxima. Se conectar um de 4 pinos, ele conectará no 3º pino e terá seu RPM controlado.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o site da CM o Excalibur consome:

Current (Ampere): 0.45A Max.

Power Consumption: 6 W Max.

Realmente é um consumo alto, os meus Akasa Piranha não devem consumir mais do que isso, mesmo não sendo especificado no site do fabricante o consumo deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais