Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo, fonte velha - será que serve?


Ir à solução Resolvido por JulianoReis,

Posts recomendados

E aí galera, beleza?

Depois de muito sofrer, graças a um 'profissional' que entortou os pinos da CPU durante uma limpeza, meu desktop se despediu desse mundo e estou montando um novo. Pretendo usar a fonte do pc antigo, mas não sei se aguenta... 
A tal fonte é uma eXtream Ranger 550w (PS-550RNG1), e as novas peças serão estas:
CPU: FX 8350 ou i5 4690 (ainda estou pesando consumo contra economia imediata, pretendo pegar o i5 se encontrar uma MB decente)
GPU: Radeon r9 270x
MB: GA-970A-D3P (pra FX) ou GA-H87AM-D3H (pro i5)(essa última é só um modelo que usei pra comparar)
RAM: 2x4gb Corsair Vengeance Pro 1600mhz
O resto é 'genérico'.

A minha maior preocupação é com o fornecimento específico pra placa de vídeo, que dá pico em 360w, e a fonte tem 20A e 22A nos conectores de 12V.
Como está sendo uma despesa inesperada, preferia não ter que botar mais um PS de 600w no orçamento.

TL;DR: A fonte segura essa config ou vou ter que deixar de ser muquirana e comprar outra?

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

PC novo = fonte nova

 

Ainda mais com essa configuração. Não compensa arriscar esses componentes com uma fonte genérica que sabe lá se vai conseguir ou não entregar a potência necessária com estabilidade (com duas linhas de 12V então, piorou). Não encontrei os testes dessa fonte em questão, mas achei os testes de uma outra fonte de 450W da mesma marca: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-eXtream-FEX-45T12-de-450-W/1472/1

 

Fonte não é custo, fonte é investimento. Será a responsável pelo fornecimento de energia "limpa" a todos os componentes do PC. Comparando o valor total que será necessário para montar esse hardware com o custo da fonte, verás que não compensa economizar nesse tipo de equipamento.

 

Não será necessário uma fonte de 600W. A Corsair CX500 já estará de bom tamanho, com uma entrega de até 38A na linha de 12V: http://www.corsair.com/en/cx500-80-plus-bronze-certified-power-supply

 

Ou, se preferir, veja a lista de fontes recomendadas do CdH: https://www.clubedohardware.com.br/selos/produto-recomendado-r29//14/1

 

E de onde você tirou que uma R9 270X consome 360W? Nem de longe. O consumo de pico fica em torno de 170W, que pode ser atingido através do uso total da GPU por programas de benchmark, por exemplo. 

 

E o HD? Vai deixar o antigão mesmo? Não pensa em adquirir pelo menos um novo drive de 500GB?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É só consultar ai para ver que uma R9 270x tem, por projeto, uma TDP de 180 Watts (TDP é a máxima dissipação que ela poderá oferecer, portanto sua demanda máxima obrigatoriamente terá de ser menor que esse valor)

http://videocardz.com/amd/radeon-r200/radeon-r9-270x

 

O pessoal lê mal ou traduz do site em inglês muito mal.. Provavelmente tenha lido que TODA UMA CONFIG, usando essa placa dai, pede 360 Watts, o que é muito ainda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, então andam postando besteira internet afora, que no fórum do Tom's Hardware recomendaram que tivesse um rail de 12V com um output de 24A pra rodar a 270x Toxic.
O modelo básico (sem tweaks nem OC) da MSI alcançou um consumo de 226w no review da TechPowerup, e a 270x Hawk em OC chegou a 377w num teste feito pelo TweakTown. Não pretendo fazer overclock tão cedo, mas prefiro ir pela segurança e não ter que me incomodar mais tarde quando quiser fazer.

@JulianoReis, até pensei em um SSD de 128 ou 256, mas vou ter paciência até o dólar descer um pouco. Por enquanto vou continuar com os meus SATA2 mesmo... =P

Enfim... Valeu pelas dicas! No fim, acabei dando uma afrouxada no orçamento e fiz um setup da Intel com uma Corsair 600w pra evitar arrependimentos quando eventualmente fizer overclock.

E @faller, não precisa tentar ser passivo-agressivo ou diminuir a outra pessoa pra corrigí-la, basta dizer que está errada, especialmente se alguém mais educado já o tiver feito. Repetir uma informação nesse tom só te faz parecer rabugento.
P.S.: Nenhum dos meus diplomas é Open English ou Fisk =) (and neither is my TOEFL)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E @faller, não precisa tentar ser passivo-agressivo ou diminuir a outra pessoa pra corrigí-la, basta dizer que está errada, especialmente se alguém mais educado já o tiver feito. Repetir uma informação nesse tom só te faz parecer rabugento.

P.S.: Nenhum dos meus diplomas é Open English ou Fisk =) (and neither is my TOEFL)

Por mais educado que eu fosse não consigo saber como eu poderia dizer que o pessoal lê mal ou traduz mal. Não tem outra maneira.. E, de qualquer modo, dizendo como dissesse não iria mudar o cenário..

 

Quanto ao citado no Tom's Hardware ou no TechPowerup, ou no TweakTown, há que se ler, que se conferir como exatamente fizeram esse teste da demanda da placa de vídeo..

Testar demanda da placa de vídeo é dos piores testes a se fazer em um PC, por uma série de razões:

As placas de vídeo tem múltiplas alimentações, a saber:

- Pelo próprio slot PCI, da placa-mãe;

- Por um dos conectores PCIe, no chicote da fonte;

- Pelo segundo PCIe no chicote da fonte..

 

Para se testar a demanda real da placa de vídeo tem de se usar três equipamentos analisadores de demanda e mais uma giga especial de teste para inserir na placa-mãe, para nela se inserir a placa de vídeo..

É difícil, muito difícil. Que eu saiba somente a xBitLabs conseguia fazer isso, fazia, mas parou de fazer em função da dificuldade..

Portanto a maioria absoluta de testes de demanda de placa de vídeo (demanda da placa mesmo) é derivada de medidas indiretas e nem sempre confiáveis..

 

Quanto a sua observação:

"Pô, então andam postando besteira internet afora, que no fórum do Tom's Hardware recomendaram que tivesse um rail de 12V com um output de 24A pra rodar a 270x Toxic"

é evidente que uma placa de vídeo não roda sozinha, necessita de placa-mãe, de memórias, de CPU, de HD, pelo menos.. ISSO TUDO, demanda coisa de 24 Amperes ou 24x12 = 288 Watts . Típica prova da falta de entendimento, como já havia falado..

 

Mas obrigado pelo toque.. Da próxima vez quem sabe eu tente algo como: O pessoal, inadvertidamente, se confunde no ato de obter o correto significado da leitura e/ou no caso da tradução ou interpretação de um site inglês, se confundem com o real significado do que o escritor gostaria de ter dito..  Será que assim soaria melhor???

 

Quanto a parecer ou não rabugento, nem esquente a cabeça, estou acostumado...

Quanto  repetir a informação, só queria mesmo é lhe oferecer um link aonde mostrava, em tabela, o TDP da placa de vídeo, que aliás, se colocasses no Tio Google a string de busca "R9 270x tdp" receberias não uma mas sim diversos desses links, lhe mostrando a demanda típica da placa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...