Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

anti-surge Gtx 970 g1/fonte/placamãe


Visitante
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá gostaria que alguém me ajudasse nessa. Eu montei um pc novo e estava funcionando tudo perfeitamente bem até que resolvi comprar uma Gtx 970 g1

O pc funcionou de boa por 2 semanas(jogando tudo no ultra), mas agora em um manhã do nada o pc reinicia depois de algum tempo de uso e dá a mensagem de "anti-surge" da assus

avisando que teve problemas de energia e portanto protegeu e reiniciou o meu pc. Isso ocorre principalmente, para minha surpresa, quando estou navegando na internet, se maximizar às vezes reinicia, até mesmo abrindo outra aba. Olhei na bios e as tensão de 12v estava errada, um pouco abaixo variando de

entre 10 a 11V e quando tiro a placa de video ela fica em constantes 12v (não tenho certeza se ouve mudança na tensão do processador, mas acho que vi algo diferente dos 1,7 que vi antes).

 

Quando resolvi trocar os conectores PCI que vem direto da fonte por aqueles conectores genéricos quem vem com a placa de video que transforma aqueles cabos quadrados em PCI o pc nem ligou direito e foi reiniciado dando essa mensagem de anti-surfe. 

 

Vi outros tópicos sobre o assunto, alguns recomendam desligar esse programa... mas estou com medo disso prejudicar ainda mais meu componentes que são caros e não sou tão rico

para arriscar assim. Vocês poderiam me indicar o que fazer? Li em fóruns gringos que trocando a "psu"(fonte) resolvia o problema e outros até que trocar a placa mãe resolve.

Estou com dúvida... algum luz ? Estou com medo de comprar uma fonte nova e quebrar a cara ^^ 

 

 

Tipo de processador QuadCore Intel Core i7-4770, 3900 MHz (39 x 100)

Nome da Placa Mãe Asus H87M-E  (3 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)

DIMM4: Corsair Vengeance CMZ8GX3M1A1600C10 8 GB DDR3-1600 DDR3 SDRAM  (10-10-10-27 @ 800 MHz)  (9-9-9-25 @ 720 MHz)  (7-7-7-19 @ 559 MHz)  (6-6-6-17 @ 479 MHz)

Adaptador gráfico Intel® HD Graphics 4600  (1 GB) (funciona de boa)

Adaptador gráfico GTX 970 G1 (reinicia até usando a internet)

Fonte Corsair GS700 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive / tenho o mesmo problema..

 

Meu PC de assinatura fazia a mesma coisa.. Sempre o Anti-Surge.. Essa função é realmente, MUITO bugada.. Você pode desligar ela, simplesmente.. Como tenho um Multímetro aqui, fiz o teste com o multímetro, medindo as tensões, durante um jogo.. Tudo dentro dos conformes..

 

Pode desligar, sem muita preocupação.. Se conseguir um multímetro pra monitorar seu PC um pouco, melhor ainda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente desativar a função anti-surge da Asus. Pensa num software completamente bugado...

No mais, sempre é bom ter um multímetro em casa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609278267-multimetro-digital-display-lcd-dt-830b-bateria-9-v-de-brinde-_JM

 

OBS: compre em loja física mesmo, isso ai tem em toda cidade, assim não paga frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jacs, como já foi citado acima, desligue o anti-surge na bios, baixe um programa de stress, da queles que usa ao máximo cpu, vga e memoria e monitore as tensões para ver se esta tudo dentro dos conformes e se não vai resetar o micro ou travar, se tudo ocorrer bem é o anti-surge que está bugado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou ficar por um tempo com anti-surfe desligado. Eu fiz um pequeno teste antes e agora com a placa de video no FurMark e não tive problemas. Vou testar por um tempo e ver se não ocorrer erros... eu até atualizei minha bios, mas não resolveu o "disparo". É isso, depois, se o tópico continuar aberto posto um up do caso... até mesmo se eu tiver que comprar uma fonte nova. Obrigado pela ajuda. Sobre tensões vou ver se compro um medidor e tal ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou ficar por um tempo com anti-surfe desligado. Eu fiz um pequeno teste antes e agora com a placa de video no FurMark e não tive problemas. Vou testar por um tempo e ver se não ocorrer erros... eu até atualizei minha bios, mas não resolveu o "disparo". É isso, depois, se o tópico continuar aberto posto um up do caso... até mesmo se eu tiver que comprar uma fonte nova. Obrigado pela ajuda. Sobre tensões vou ver se compro um medidor e tal ^^ 

É uma boa um multímetro..

 

Eu decidi fazer isso, quando meu PC reiniciou 4 vezes seguidas em menos de 2 horas, por causa desse trem.. E tava só mexendo no Word..

 

Duvido muito ser a fonte.. Ela é de boa qualidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei o dia jogando, não tive problemas... só 3 travadinhas durante o GTA IV em um missão secundária (coisa rápida, nem sei se era placa de video)... Durante os jogos eu olhava a tensão medida aida64 e dizia sempre um número acima de 11,4 ou perto disso-no limite dos 5% a menos dos 12v. Mas quando coloquei FurMark (100% de uso )a tensão medida era de 11,1 aproximadamente, ou seja, área de risco. Como esses programas não são confiáveis e inclusive o próprio anti-surge, vou comprar um multímetro e medir as voltagens reais... até lá vou guardar minha placa só para evitar de queimar tudo uhauhahuahu   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

último up, acho... hoje de manhã testei de novo o pc* com o anti-surge ligado , resultado: o pc passa da bios e quando ia abrir o windows simplesmente desligava, antes o pc passava algum tempo antes de bugar, ohei a bios e tensão de 12v estava em variando de 10 a 11,2v . Arisquei e usei uma outra fonte do outro pc aqui de casa(pc antigo que tenho) a fonte é uma genérica bem vagabunda de 500W(só tinha um conector pci e o outro tive que usar o adaptador da placa de video) , Resultado2: o pc está funcionando de boa, mesmo com tensão de 11,2v fornecida quando o a placa de video está em 70~75% de uso e 11,8v quando a placa está com pouco uso. Ainda não comprei o multímetro ^^ Enfim, to achando mesmo que era o a fonte. Instalei a fonte nova no outro pc e vou ficar com essa genérica até comprar uma nova, vou deixar no no-break e rezar para não estragar nada huahuaua ^^ pronto. Talvez dê um up se der alguma ***** ou quando comprar a nova fonte.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

último up, acho... hoje de manhã testei de novo o pc* com o anti-surge ligado , resultado: o pc passa da bios e quando ia abrir o windows simplesmente desligava, antes o pc passava algum tempo antes de bugar, ohei a bios e tensão de 12v estava em variando de 10 a 11,2v . Arisquei e usei uma outra fonte do outro pc aqui de casa(pc antigo que tenho) a fonte é uma genérica bem vagabunda de 500W(só tinha um conector pci e o outro tive que usar o adaptador da placa de video) , Resultado2: o pc está funcionando de boa, mesmo com tensão de 11,2v fornecida quando o a placa de video está em 70~75% de uso e 11,8v quando a placa está com pouco uso. Ainda não comprei o multímetro ^^ Enfim, to achando mesmo que era o a fonte. Instalei a fonte nova no outro pc e vou ficar com essa genérica até comprar uma nova, vou deixar no no-break e rezar para não estragar nada huahuaua ^^ pronto. Talvez dê um up se der alguma ***** ou quando comprar a nova fonte.  

Usar um PC desses com fonte genérica, devia dar prisão....

 

Se as medições foram iguais, com duas fontes diferentes, capaz de ter um problema de medição aí.. Só um multímetro resolve..

 

Não falou que usa um No-Break.. Qual a potência desse No-Break? 1500VA, pelo menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade ^^ huauhauhahuahua mas a pobreza não permite comprar um agora, só no próximo mês ou no outro(aceito doações de moças bonitas huauhahua-vai que cola). A fonte ainda tem aquela chave para mudar de tensão, ela não é ativa. 

 

Sim, eu ligava minha outra fonte direto na tomada por meu no-break é de 600va - só aguenta* minha placa até uns 80%, mas em 100% alguns segundos e desliga T_T. 

(os jogos principais que pego só usam 60% da placa no *ultra*, dá para usar a placa mesmo com o no-break e fonte tosca*)

A medições estão parecidas, mas a outra fonte(a mais cara) apresentava piores variações, indo até 10v que é uma coisa horrível se tiver correto a medida ^^ 

 

Vou comprar um no-break de +1000Va só no final de ano, acho.

 

Enfim, mesmo assim abrigado pela ajuda de você e de outros, pode ser que eu tente colocar a outra, mas tenho que verificar tudo isso de tensão e tal... vamos ver como fica :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Dando o último up. Passei esse tempo todo com uma fonte genérica de 450w , até uso de 60% da placa e core a 1404GHz, a fonte aguentava... passando disso, um pouco mais de 65% o pc reiniciava... mas claro que com uso "abusivo". Sim, minha gtx 970 g1 é podre huahuau só aguenta +50GHZ de over(sem modificar a tensão), só coloquei isso pois no jogo "Tera online" a placa quebra em frequência maiores(só ele reinicia não o pc). 

 

Agora: ontem para hoje recoloquei a fonte da cosair (essa que estava com problemas), mas antes eu abri e limpei tudo(estava com poeira... normal...) depois de testar no meu pc atual e ver que estava tudo funcionando eu monitorei e vi que as tensões lidas eram aceitáveis sempre em 12,093V (em 12v)e o resto com igual precisão. Depois de uns testes no máximo chequei a 11,6V mínimo e 11,8V na maior parte dos casos e jogos. Ou seja, o pc está estável sem desligar, mesmo com o recurso surge ligado(antes ficava em 10V ou 11V mesmo na bios da placa de mãe). 

 

Problemas que já tinham: um coil whine ***** da fonte(já tinha identificado antes isso, principalmente com fps +200).

 

Em vista de tudo isso citado, não tem problemas com meu hardware nem na placa mãe nem na placa de vídeo-só problema da fonte que estava variando.  Se a fonte da cosair de gs 700W aguentar até o final de ano vai ser uma boa... mas acho que assim que possível vou trocar-estável mas com barulho(chega a ser tão alto que percebo mesmo com fone de ouvido se eu liberar os fps pior ainda). 

 

Pode trancar o tópico como "resolvido" se quiserem. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvi usar a fonte Corsair gs700w e sem a proteção de surtos da placa como todo mundo recomenda na net. No primeiro dia tudo bonito... sem problemas navegando na net e jogando jogos pesados. Segundo dia pela manhã, nem tinha jogado nada, estava navegando pela net no youtube quando a tela ficou preta... olhei minha torre e vi que o led da placa de vídeo piscar e desligar, neste momento continuei ouvindo o som do vídeo por alguns segundos e depois o pc todo desligou. Isso não corre com a fonte bomba genéria que usei por esse mês de test.

 

Nesse próximo mês vou comprar uma fonte de outra marca e com melhor qualidade. 

http://www.kabum.com.br/produto/57091/fonte-seasonic-s12g-650w-80-plus-gold-s12g-650-ssr-650rt/?tag=fonte%20Seasonic 

 

Apesar da menor potência parece que é impecável e eficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Problema resolvido com Seasoic que postei ai em cima. 12v a  12,192v com pouco uso e 12,000v com uso intenso jogando Assassin's Creed Unite no ultra(inclusive usando teste Furmark). As outras linhas estáveis também. O problema do coil whine foi significamente reduzido, ainda tem mas mais aceitável. E realmente minha placa de vídeo não é das melhores para over... consegui pouco progresso já que no jogo Tera se eu aumentar de 50+Mhz ele uma hora quebra mesmo se eu colocar mais energia... Enfim, problema resolvido do tópico e estou mais tranquilo ^^ Quem tiver o mesmo problema verifique sua fonte substituindo por uma de teste se possível de boa qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...