Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
xTripleBR

Como sei se estou em IDE ou AHCI?

Recommended Posts

Ví uns vídeos aqui, o EmersonBR, explicando o que tem que fazer depois que você monta o PC, ele fala sobre o IDE e AHCI, não entendi muito, mas tipo, pra mim, o melhor seria usar esse AHCI ? Eu uso um HD de 1 TB Sata 3, não uso SSD, o que vai mudar se eu tiver em IDE ou AHCI? E onde eu posso ver, em qual os caras colocaram meu PC quando eles instalaram ? (Os caras da loja da pichau)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu pc, eu não inicio em AHCI. Outra, para habilitar AHCI deve ser instalado nesse modo, ou habilitar via registro

para ver em que modo tu estás, basta ir no painel de controle-sistema-gerenciador de dispositivos...se em disco rígido disser algo como !AHCI! tu estarás em ahci

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o que falou, e não achei nada, nada escrito AHCI ou IDE.
Uma outra pergunta aqui, pra não criar outro tópico, eu, no começo, usei o slimdrivers, e atualizei um monte de coisa no meu PC, mas, eu acabei baixando o driver de gráficos intel, e outro chamado management engine components, eu posso desinstalar esses 2 ?

Compartilhar este post

Link para o post

A configuração da assinatura, H81M-H. (Gigabyte)

Compartilhar este post

Link para o post

tem de ver em "sata mode" ou "sata-type" na bios...

se no gerenciador de dispositivos nada tem a respeito disso, é muuuuuuuuuuuito provavel que seja modo ide

Compartilhar este post

Link para o post

Entre na bios, na aba peripherals tem a opção "sata Mode selection" veja se esta em ide ou ahci, ressaltando q para por em ahci você terá q formatar e instalar o sistema operacional novamente, existe o procedimento de mudar pelo registro porém o sistema operacional fica instável

Compartilhar este post

Link para o post

Ok.. porém, se estiver em IDE mesmo, o que mudaria se estivesse em AHCI ? O '' que '' iria ficar mais rápido ? A leitura do meu HD ? Desempenho em jogos ? É realmente necessário ?

Compartilhar este post

Link para o post

Entre na bios, na aba peripherals tem a opção "sata Mode selection" veja se esta em ide ou ahci, ressaltando q para por em ahci você terá q formatar e instalar o sistema operacional novamente, existe o procedimento de mudar pelo registro porém o sistema operacional fica instável

nao fica, ou nao sobe o sistema, ou fica bem.. desde que feito via registro

Ok.. porém, se estiver em IDE mesmo, o que mudaria se estivesse em AHCI ? O '' que '' iria ficar mais rápido ? A leitura do meu HD ? Desempenho em jogos ? É realmente necessário ?

nada grande.. melhora o "overall" do sistema, fica um pouco mais responsivo, mas.... nada que vá agrandar muita coisa...  não terás 40% de melhoria, pelo menos eu não senti diferença maior que 10%

aqui:

http://www.tecmundo.com.br/hardware/37598-como-mudar-a-configuração-do-hd-para-ahci-depois-de-instalar-o-windows.htm

Compartilhar este post

Link para o post

A principal vantagem do modo AHCI para um HD é o suporte a NCQ (Native Command Queuing) que permite a controladora otimizar os movimentos do braço de leitura/escrita para ler os dados mais rapidamente, dependendo do disco chega a se ganhar ate 30% em relação a um disco sem NCQ/com NCQ desativado.

Algumas placas tem tambem a opção SATA Mode, que é um meio termo entre o AHCI e que ja suporta o NCQ

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um outro modo de ver? Sem ser indo na bios...

Compartilhar este post

Link para o post

nao fica, ou nao sobe o sistema, ou fica bem.. desde que feito via registro

nada grande.. melhora o "overall" do sistema, fica um pouco mais responsivo, mas.... nada que vá agrandar muita coisa... não terás 40% de melhoria, pelo menos eu não senti diferença maior que 10%

aqui:

http://www.tecmundo.com.br/hardware/37598-como-mudar-a-configuração-do-hd-para-ahci-depois-de-instalar-o-windows.htm

Fica sim horrível, já usei esse procedimento várias vezes, o Windows funciona porém fica com bugs, travamentos, até tela azul as vezes ocorre por conta de conflito do hardware ^^

Tem um outro modo de ver? Sem ser indo na bios...

Puts grilo cara é muito fácil ver na bios, te passei as informações acima só é tu fazer..... Quando ligar o PC é só apertar delete q vai para página da bios e verificar lá, simples e pratico

Compartilhar este post

Link para o post

É que meu bendito monitor, demora pra aparecer o vídeo, e como a parte que passa o nome da placa mãe é muito rápido, não aparece pra mim, quando ele dá vídeo já tá na parte que ta o _ piscando, ai depois já vai direto windows, e também eu tenho medo de mexer em alguma coisa da bios, e fazer cagada. Porém eu apertei delete quando tava ligando, e meu monitor tava preto, aí foi pra bios, eu fui aonde você falou, já estava em AHCI, eu saí do negócio sem salvar mesmo. Vai que mexi em alguma coisa lá sem querer, k

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais