Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe para esta config


Posts recomendados

Olá galera!

 

Já tenho uma configuração para montar um PC e estou querendo abaixar um pouco o valor total da compra mas não sei de onde tirar.

Enfim, a config é:

 

- FX-6300

- GA-970A-DS3P (aqui está a minha dúvida - já explico embaixo)

- 2x4GB Corsair 1600 Mhz

- Fonte EVGA 600W ou mesmo nível para melhor (sugestões de C x B?)

- R9 270 ou R9 270x

- Gabinete MX300 Cougar

- HD 1TB (SSD mais a frente coloco)

 

Com essa configuração sairá em torno de uns 2.4k.

 

Pensei na possibilidade de trocar a placa mãe pela mais simples M5A78L-M LX/BR, essa do link

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=24797&origem=92&utm_source=CRITEO&utm_medium=RETARGET&utm_term=PLACA%20MAE%20ASUS%20MICRO%20ATX%20P%20AMD%20AM3%2095W%20M5A78L%20M%20LX%20BR%20C%20PORTA%20SERIAL%20PORTA%20PARALELA%20COMPATIVEL%20COM%20FX&utm_content=P-PROCESSADOR-AMD&utm_campaign=PLACA%20MAE%20ASUS%20MICRO%20ATX%20P%20AMD%20AM3%2095W%20M5A78L%20M%20LX%20BR%20C%20PORTA%20SERIAL%20PORTA%20PARALELA%20COMPATIVEL%20COM%20FX

 

Pensei nela por que?
- Atende até 1866 Mhz de memória, no caso vou usar frequência de 1600 Mhz.

- Suporta até 8 GB de memória - dual channel, e não pretendo usar mais que 8 GB de memória (pelo menos por enquanto)

- Ela suporta processadores até 95w e atenderia o FX-6300.

 

A parte "ruim" dela é que não tem USB 3.0 e não tem recurso para SATA III, sendo apenas USB 2.0 e SATA II.

 

Até aí, tranquilo, pois quero o PC para game e num momento oportuno eu faço um upgrade para um i5-4460 por exemplo ou algo do tipo e aí então teria todos esses recursos para acompanhar um bom upgrade.

 

A minha dúvida é:

Vou ter perda de desempenho ou alguma experiência negativa com esta placa mãe (a mais simples)?

Ela vai suportar bem a R9 270 ou R9 270X ou tem alguma limitação perante a placa de vídeo?

É uma boa "cortar" o orçamento por este caminho? Ou dá para economizar em outro componente e manter a placa mãe "mais cara" (se isso for realmente relevante)?

 

Desde já, obrigado galera!  :D

 

[ ]'s

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte "ruim" dela na vdd é que é antiga e de baixa qualidade, vai causar problemas no PC. A melhor opção seria a GA-970A. Recomendo ir de i3 4150+H81M ou B85M por sair mais em conta, e para que você evite ter que comprar outra placa mãe só para mudar para i5. O i3 4150 é superior ao FX 6300 e acabará saindo mais barato pra você, com eu já disse. Recomendo uma EVGA 500w, esse fonte é o suficiente para qualquer PC, até a de 430w daria conta com folga da configuração, mas é bom pegar a de 500w para futuros upgrades, pois ela vem com vários cabos que serão úteis. Além disso, com intel você poderá usar memórias 1333 e 1600 sem problemas de perda de desempenho. Ambas as placas mãe que citei, possuem USB 3.0.

 

i3 4150: http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i3-4150-haswell-3-5ghz-3mb-dual-core-box

H81M: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-asus-h81m-a-br-chipset-h81-lga-1150-box

B85M: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-b85m-d3ph-chipset-b85-lga-1150-box

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado GuilhermeGB pelas dicas.

 

Olhando as duas placas mães, vi que a diferença está na quantidade de portas SATA III (uma sendo 4 portas e a outra sendo 6 portas), slots de memórias (uma possuindo apenas dual channel e a outra 2x dual channel e também a capacidade de memória uma sendo 16 GB e a outra 32 GB), e o suporte a Crossfire (uma sim e a outra não).

 

Neste contexto, a placa mais simples aparentemente segura a "bronca" tranquilamente com a config que passei, correto?

E quanto ao i3-4150 para games, segura melhor que o FX-6300? Em alguns benchmarks (que nem sempre são confiáveis) e também em alguns vídeos que a galera posta no Youtube com as respectivas configs, eu tive a impressão que o FX-6300 estava um pouco na frente quanto a FPS e desempenho para games. A diferença entre os dois processadores para game é muita?

 

Outra coisa tb, é que a mais nova das duas que você passou, é que já tem suporte para os processadores da 5º geração, que é interessante também para um futuro upgrade.

 

Vou ponderar quanto a isso. Foi um box interessante que em um momento anterior já tinha visto e descartado devido a esses testes que vi, mas não tinha visto ninguém como você passar um feedback positivo para que eu pudesse avaliar melhor essa questão. Então com certeza vou olhar para esse box agora com mais carinho.

 

Se puder responder as dúvidas que fiz nos parágrafos acima, agradeceria muito!

 

Valeu bro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer uma das duas segura essa configuração tranquilamente, mas a H81M é mais simples e não recomendada para configurações high-end. A B85M é mais robusta e pode ser usada em high-end. Mas ela não suporta crossfire muito menos 5ª geração, para isso precisará de uma Z97. O i3 4150 leva uma vantagem de uns 30% sobre o FX 6300 em tarefas single-core e dual core (os processadores FX são ruins ao usar um ou dois núcleos) e é exatamente onde os jogos trabalham. Se você for olhar benchmarks confiáveis, a diferença entre os processadores não é tão grande, pode ser de 1 FPS ou nada. Em alguns bechmarks comparando o geral do processador, a série FX é considerada "Very poor" que traduzindo para português, seria tipo "muito ruim" ou "muito fraco", algo assim, enquanto o i3 é "average", que pode ser traduzindo como "aceitável" ou "mediano".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...