Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

deúvidas Sobre Over Com O Mobile Na A7n8x


jeanrl

Posts recomendados

Fala galera beleza? Espero que sim!

Estou com algumas deúvidas aqui e gostaria que vocês me auxiliassem, vamos lá:

1. Qual a freqüência correta do mobile 2500+, tanto o fsb quanto o multiplicador, pois o meu está 166 x 9,5 e fica aparecendo Unknow CPU ao invéz de Mobile ...;

2. Coloquei ele a 200 x 11 e ele rodou normal, inclusive só agora que coloquei para a configuração do item 1, pois estava usando assim, só que assustei ao instalar o MB5, pois ele dizia:

Case 24º se

Diodo 59º se

CPU soquete 41º se

Como vocês podem ver eu fiquei um pouco assustado com a temperatura do Diodo, o problema é que estava usando o Asus Probe e nele não tem este dado, ele só mostra CPU e Case, então fica a pergunta: Está temperatura é perigosa? O que de fato é isto? (Agora com a conf. do item 1 tá a: 36°se CPU,50°se diodo,24°se case, mas está sem a tampa lateral)

3. Quando comecei a mudar o fsb em determinado momento a máquina parou de ligar, dai precisei zerar a bios para poder conseguir ligar novamente, só que agora no FSB só aparece: 100, 133, 166, 200 e antes ia de 1 em 1 até 260 eu acho, então pergunto: Como volto para ficar igual antes?

Valeu galera.

t+

Jean

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, suas respostas

1- freqüência original do XP-Mobile 2500+ (14x133 = 1883mhz/ 1.45Vcore)

agora realmente fica aparecendo UnKnow CPU mesmo pois os Mobile não são para uso em Desktop então muitas placas não reconhecem o seu nome. (isso não altera a performance do processador)

2- Quanto as temperaturas pode ocorrer o seguinte elas estão sendo lidas de forma errada o que não é impossivel as vezes isso acontece. comigo aconteceu o mesmo com essa placa da assinatura para você ter uma ideia o ASUS probe pegou Case38º CPU60º, fiquei assustado mas quando coloquei em outra placa + moderna de uma amigo pude ver que as temperaturas estavam bem menores 43º em full.

Agora preciso saber qual a sua configuração o tipo de cooler que você esta usando... o Vcore ai terei uma ideia do que realmente pode estar havendo.

3- Isso aconteceu porque a BIOs voltou para as configurações padrão. acho que você colocando as opções System Performance em user Defined e outras do como FSB acho que resolve. quanto ao travamento você deve ter colocado o FSB com uma freqüência maior que seu sistema pode como memorias ou placa-mãe.

Espero ter ajudado...

So uma dica para conseguir operar em 11x200 = xp3200 pode usar o vcore padrão que essa asus pega que é 1.577 que ele funciona. pelo menos eu consegui ir ate + longe com o Vcore em 1.577

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu companheiro pelas respostas, e ai vai a configuração da minha máquina conforme seu pedido:

Mobile 2500+

Asus A7N8X Deluxe 2.0

Cooler k7 Volcano 11+ Xaser Edition a velocidade de 3300, ou seja, metade de sua potência;

512 DDR 400 Dual Channel (marca xing-ling, hehehe)

geforce MX 440 64 Mb

H.de. Seagate 80 Gb SATA com Ventilação direta nele.

Tem mais algumas placas mas acho que o mais importante foi dito.

Eu estava rodando a 200 x 11 com VCore a 1.6 e estava tudo bem, eu só mudei porque fiquei assustuda com a temperatura dos Diodos que no Asus Probe não Marca, dai quando instalei o MB5 fiquei assustado.

Valeu.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para constar:

Reiniciei a máquina mudei como você sugeriu para 133 x 14 e ele Mostrou

Mobile 800 Mhz, achei estranho, mas pergunto: Tá certo?

Voltei para 200 x 11, as temperaturas estão:

CPU soquete 41°se

CPU Diodo 56°se

Case 24°se

Isto segundo o MB5, no ASUS Probe as temperaturas batem com as do MB5, mas continuo assustado com esta temperatura do CPU Diodo, está certo isto? (só lembrando que esta sem a tampa lateral)

Valeu

[]'s

Jean

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Esta placa-mãe não reconhecerá o multiplicador deste Mobile pois ele é maior que 12.5x. Quando você colocou 14x a placa abaixou automaticamente para 6x(6x133=800MHz).

- A temperatura do diodo, aferida pelo MBM5, está batendo como o que é mostrado no setup? Deixe o sistema rodar por um tempo, resete e olhe no setup. Lá deve estar só um pouco menor, pois o processador não está sendo exigido.

-Qual o seu gabinte, ele é bem ventilado? Possui fans de exaustão?

Minha configuração é semelhante a sua:

A7N8X Deluxe 2.0

XP-M [email protected] (1.57v)

VCOM 19B (Lapidado)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://usuarios.lycos.es/phoenyx/MBM5.PNG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No setup eu só tenho a temperatura da CPU e da Placa Mãe, eu não vi lá a temperatura do diodo.

O meu gabinete é um satellite e ele está razoavelmente ventilado com um fan jogando ar para dentro e 2 de exaustores, um no topo e outro no fundo perto do processador.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jeanrl@02 jul 2004, 20:13

No setup eu só tenho a temperatura da CPU e da Placa Mãe, eu não vi lá a temperatura do diodo.

A temperatura do CPU mostrada no setup é obtida pelo diodo interno do processador!

Já o MBM5 mostra duas, uma do diodo(a mesma do setup) e a outra do sensor próximo ao soquete(como apresenta o ASUS Probe também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é caro jeanrl ia postar sua duvida com relação ao Mobile estar trabalhando a 800Mhz, mas nossa amigo Phoenyx já postou a explicação. mas so acrescentando esse problema com multiplicadores acontece em alguns modelos de placas, é um bug em que quando o multiplicador e maior que 8x tem umas pontes que sao abertas, para que seja reconhecido com multiplicadores maiores que 8x, nesse caso14x, mas como não há nenhum processador oficial para desktop com multiplicador 14x então ele seta para 6x afim de iniciar o sistema.

já placas como ABIT, DFI não ocorre isso pois elas sao otimizadas para over e não sofrem com esse bug.

essa minha placa da configuração aconteceu o mesmo quando coloquei um multiplicador maior que 12.5 ela reduzia para 5x, 6x...

valeu amigo qualquer coisa e so postar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o Phoenyx

Mas então Phoenyx eu pergunto, há lagum problema em minhas temperaturas?

Pois o processador está frio mas o diodo (segundo o MB5) está aparentemente quente, é normal esta temperatura, agora por exemplo está 38° CPU soquete, 56° Diode CPU e 24° Case. Não parece q há uma discrepância ai, já q o proc e o Case estão como temperaturas baixas?

Se não for normal esta tempratura do Diodo (56°) qual seria a melhor maneira de resfriar ele, haja visto q tenho 2 fans de exaustores e um jogando ar para dentro como já descrevi?

Para o newrak

Certo, entendi o q você disse, mas apesar de tudo estou gostando muito desta placa mãe, ela é bem estável e também tem bastante recursos, mas neste meu caso também não há problemas porque não quero ir além disto q já estou porque não quero forçar o proc., do jeito q está já está ótimo :D

Valeu galera

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema dos multiplicadores é simples... Esta ASUS não possui FID de 5bits, portanto, multiplicadores maiores que 12.5x só serão reconhecidos se o processador tiver um multiplicador assim por default. Só que os Mobiles não possuem multiplicador default, apenas o máximo estipulado pelo conjunto de pontes L6, daí toda a confusão.

jeanrl, a temperatura não está alarmante, mas pelo cooler que você possui eu esperava algo menor. Veja, meu VCOM 19B de 30 reais tá dando conta numa boa... Bom, vou te responder com outra pergunta... Qual a versão do BIOS que você está utilizando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...