Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(idéia) Gabinete Como Dissipador


cobracan

Posts recomendados

Não sei se alguém já fez algo parecido, mas não seria uma boa fazer uma ligação entre o dissipador da cpu e o metal do gabinete ? pois teriamos assim uma grande área de contato metal com ar, acho que resfiraria bastante! principalmente se colocasse um ventilador de mesa apontado para o gabinete.

um meio para consseguir isso seria soldar muitos fios de cobre no dissipador e gabinete. acho que teriam que ser desencapados mas teria que ter alguma proteção para não ter o risco do fio tocar em algum componente elétrico.

gostaria da opinião de vocês, sobre a viabilidade disso! :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu já vi um gabinete da zalman que usa este "principio" proposto aqui, mas e claro que não era com fios de cobre apenas..

usava a tecnologia de heatpipes e isso proporcionava um gabinete com refrigeraçao passiva....senão me engano haviam fans apenas retirando e jogando o ar para fora ...

o preço também não era nada bom, era bem carinho e so para quem tem "bala na agulha"...heheh

mas agora sua ideia ...sei não ..acho que seria muito trabalhoso fazer isso e o resultado não seria dos melhores não. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do colega não tem nada de *****, é uma excelente ideia, tanto que existem gabinetes (como o outro colega citou) que usam esse princípio.

Mas teria que ser com Heat Pipes, e o gabinete teria que ser todo "torto", como a superfície do dissipador - cheio de aletas...

Ou, o que pode fazer é jogar o ar quente para cima, no gabinete (aqui aconteceu isso, sem querer, o gabinte fica "quentinho")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já postei idéias mais malucas aqui, mas alguém já tinha sido mais maluco antes que eu, ou seja, muitos já tinham feito e me encorajaram a fazer, mas acabei desistindo porque, veja só, eu mesmo achei muito estrambólico, essa ideia deste tópico sinceramente me parece bem simples, bem mais do que usar duas fontes no gabinete ou transformar at em atx e outras invenções que se fazem em casemods.

Como já perdi o medo de parecer ridículo(passeando nesse site), digo que só não tento fazer agora por que não tenho o matérial necessário. além disso como o colega disse aí em cima já existem gabinetes com esse sistema de fábrica então não fui tão original(nem pirado) o quanto imaginei.

O princípio do dissipador é muito simples ganhar uma grande área de contato com o ar para a troca de calor, o dissipador normal tem muitas reentrancias necessárias por ele ser bem pequeno mas imaginem se a área total dele é maior que a de um gabinete, mesmo este sendo plano, acho que não. não acho que esquentaria tanto a ponto de derreter as partes de plástico do gabinete, mas posso estar errado, aí mora o problema. mas o quanto mais ele esquentar mas ganho teria. dessa forma poderia se tentar overclocks mais ousados.

Quanto aos fios, foi só uma sugestão, mas num vejo nada de absurdo nem estravagante, apenas perigoso. se usasse uma grande quantidade de fios dispostos de maneira segura haveria uma grande transferência de calor para o gabinete.

Tive essa ideia depois de saber a importãncia do dissipador, em alguns testes famosos que "fritam o processador" utilizando sem cooler, quando o processador está quase pifando basta encostar o dissipador no die para ele voltar a operar 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cobracan, não ligue para as pessoas que disseram que sua ideia é ridicula e coisas do tipo, se todo inventor fosse levar isso em consideração, talvez hoje não teriamos a roda.

Como já foi dito, a Zalman teve essa ideia, muito parecida com a sua, para fazer um computador 100% silencioso.

O objetivo principal ainda não foi alcançado, pois as agulhas do HD e o cooler da GPU ainda causam barulho, mas chegaram bem perto disso.

Foto do case:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.windys.com.br/IMAGES/PZALMAN/tnn500a/g4.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

E ele não possui nenhum fan tirando ou puxando ar, até mesmo a fonte se beneficia da tecnologia de heatpipes.

Mais informações: http://www.windys.com.br/IMAGES/PZALMAN/HTML/tnn500a.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como fazer bons contatos nesse fios de cobre? Eles teriam que ser soldados tanto no dissipador quanto no gabinete, causando perda de condutividade.

A pintura do gabinete deve ser raspada nas áreas de contato.

você pode tentar, se conseguir muitos fios, é provável que ganhe alguns graus sim, mesmo que o gabinete não funcione bem como dissipador, só um tanto de fio desencapado em contato direto com o ar já vai ser uma ajuda, vão funcionar como aletas extras.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também acho proveitosa a ideia, mas pouco prática! Na realidade, qual quer parte metálica com boa condução térmica que seja acrescida à massa do dissipador, ajudará a dissipar...o que torna desfavorável é somente sua confecção...

Ao invés de usar-se fios de cobre, por quê não usar chapas de Cobre que tem área bem maior que os fios? Já que é para inventar, vale tentar muitas coisas. Depende da paciência de cada um e da ginca pro acabamento...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a mensagem do hmaqueda me deu um "banho d`água fria", não sei se o gabinete da zalman está sujeito a esse perigo ou será que eles deram um jeito nisso, a única solução que vejo seria um fio-terra, ou isolar o gabinete eletricamente, mais aí já vai ficando muito complicado para mim. pelo menos por enquanto vou esquecer isso. mas se alguem quiser se arriscar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@07 jul 2004, 12:48

Qualquer carga de energia que der sobre o gabinete ela vai ser conduzida até o dissipador da CPU e consequentemente para o DIE do processador, ou seja, já era....

Uma boa ideia só que não funcional...

falou!

concordo! :huh:

t+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, gosto de todos vocês, mas tenho pena de quem usou de sarcasmo com o colega que iniciou esse tópico... pois geralmente isso demonstra falta de potencial criativo, e metodismo em excesso... quando postei sobre refrigeração por nitrogênio líquido, sobraram piadas... porém o THG conseguiu mais de 5 GHz estáveis com um Pentium 4, usando N2 líquido. Ou seja, nunca podemos ignorar uma ideia, pois geralmente ela abre as portas para o futuro.

Agora sem filosofar, acho q o grande lance vai ser a comunicação de componentes internos do gabinete com o meio externo, sem precisar abrí-lo. Infelizmente, as temperaturas estão muito elevadas nos últimos modelos de processador, e isso requer cada vez mais um método mais arrojado de refrigeração, já q "ventiladorzinho" não está dando mais conta.

Em relação à energia elétrica queimar o die, basta intercalar uma camada de pasta térmica em pelo menos um trecho do percurso do aparato de cobre, como se fosse um "rejunte", seria eletricamente isolante e permitiria boa condução térmica. Esse rejunte ficaria dentro do gabinete, e não permitiria que quase nada ultrapassasse ele, pois mesmo uma fina camada de pasta térmica é péssimo condutor de energia (não existe isolante perfeito, no entanto). Cá para nós, também não é qualquer coisa q vai queimar um CPU, ele já aguenta tanto tranco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius+08 jul 2004, 02:35-->
hitchhiker@08 jul 2004, 02:30

aff...

Que isso amigo?

"aff" é um termo técnico usado geralmente no jogo Counter-Strike quando acontece ou falam uma coisa absurda, seria algo como "Ave maria". Geralmente quem joga isso fica com essas expressões na cabeça e tem outras mais interessantes tambem. Hehehe so viciado nessa Merd...Bom voltando ao assunto já postei aqui uma ideia parecida com essa mas que realmente fica difícil de executar devido a junção das aletas com o dissipador do cooler. A minha ideia não era ligar as aletas no gabinete mas sim ao redor das ventuinhas auxiliares. Vi um Wather cooler que tinha as mangueiras envolvendo as ventuinhas auxiliares pois ali na região ao redor das pás está sempre com baixa temperatura devido o fluxo de ar constante. Não é uma ideia ridicula não. Até porque algumas empresas estão adotando e essas soluções que estamos discutindo estão sendo pesquisadas. Mas como eu disse o maior problema é realmente a junção dos componentes. Se a solda for mal feita a dicipação do calor não acontece como queremos e o rendimento do cooler piora ao invés de melhorar. É muito difícil fazer na prática, mas não deixa de ser uma boa ideia. "R.o.x a lot!".

Engraçado o forum ta traduzindo texto agora. Escri R.o.x sem os pontos e traduziu para arrebenta. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse gabinete da Zalman com certeza tem um tratamento ou um isolamento estático, caso contrário seria um tiro no pé. Não é raro encontrar gabinetes com cargas estáticas, principalmente aqueles equipados com fontes genéricas, e mesmo as fontes de qualidade não escapam a esse risco. Eu não faria isso porque em dias secos principalmente, o risco aumenta e muito... a ideia não é ruim, e com certeza muita gente também já pensou nisso, mas poucos a colocaram em prática justamente por esse motivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as vezes não vale a pena o trabalho para faze o que você teve de ideia.

acho que fios de cobre saindo do dissipador do proc. e ligados no gabinete não ia adianta muito.

não liga para esses cara que ficaram te zuando... se eu dissese que ia por o meu gabinete dentro de um frezzer cheio de olho refrigerente os cara iam fala a mesma coisa no entanto já tem gente que fez isso so não sei se o resultado foi bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...