Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para lampadas de LED


ron1

Posts recomendados

Tenho umas lampadas de LED que comprei para substituir umas AR111 (12vac 50w ..usam um transformador eletrônico) mas dentro das lampadas LED tem um transformador eletrônico que fornece 22Vdc..e varias lampadas destas queimaram este transformador (e não consigo peças de reposição ou mesmo comprar este transformador).

Duvida ... teria como adaptar estes transformadores 220Vac-12vac para gerar os 22Vdc que preciso... mesmo que tivesse que usar 2 em série...com um custo atraente??
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É ruim consertar este circuito hein.

A princípio você pode adaptar duas fontes 12vx2.5A (ou 2) em série. Coloque um resistor chute 2.2R x 3W em série.

De fato, se eu (eu) tivesse 4 destas com o circuito com defeito, ligaria em série com uma ponte e capacitor direto na rede.  na varanda onde é + fácil a manutenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro ron1, caso estivesse mais proximo de SP, iria te indicar algumas lojas no submundo da Rua Sta Efigênia. 

Sinceramente, não acredito que compensa, se tiveres intimidade com a eletrônica, verifique o circuito abaixo na sua placa, antes de condenar o trafo ( indutor ).

 

Alias, vouçê já verificou com o multímetro o trafo ( indutor ).

 

post-503779-0-03813900-1421361590.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros.  sou um tecnico em eletronica formado em  1989.. não mexo com eletronica a 24 anos..rs.. só lembro do basico e olha lá..  para conseguir entender um pouco o circuito precisaria de um esquema de outro semelhante....

 

Na realidade tenho 5 ou 6 destas, no local  só tem fase 220v, são lampadas bivolt automatico (100-240v) de 14w (7x2w)

 

Tenho um multimetro digital aqui para ajudar..rs um Minipa

 

Seria algo assim?

 

 

fonte-chaveada-mosfet.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifica o indutor se está bom. 

Se não for "o", o indutor é um dos últimos a queimar. No caso do amigo parece mais um transformador mesmo.

Devido a idade avançada, não entendi a relação do zener-diodo-capacitor com o escopo da coisa toda. Mas enfim...a intenção deve ter sido boa

 

Complementando, é ruim para um (até então) leigo consertar o circuito hein. E  sim amigo, seria algo do tipo (apesar que se for exclusivo pra led, creio que deveria ser uma fonte de corrente constante. parece que não é mesmo)

 

E no caso de 220 eu (eu) ligaria 8 em série com capacitor-ponte (só na teoria, na prática eu teria que pensar outra coisa mais... menos burra kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a mínimo há experiência em eletrônica, mesmo que não use a técnica, conhecimento sobre o assunto, o autor do post tem.

Caros.  sou um tecnico em eletronica formado em  1989.. não mexo com eletronica a 24 anos..rs.. só lembro do basico e olha lá..  para conseguir entender um pouco o circuito precisaria de um esquema de outro semelhante....

 

Na realidade tenho 5 ou 6 destas, no local  só tem fase 220v, são lampadas bivolt automatico (100-240v) de 14w (7x2w)

 

Tenho um multimetro digital aqui para ajudar..rs um Minipa

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é até simples, fácil de reparar. 

 

Mesmo que você não tenha lá estas experiência, tem certa formação técnica. Então eu sugiro que faça uma experiência com uma.

 

Aquele que parece um transformador, é mesmo um indutor, pois trata-se de uma fonte flyback.

Como disse a colega, este é sempre o último a queimar. Isso deve-se ao fato de que é um indutor cujo enrolamento possui baixíssima impedância ôhmica. Logo, mesmo quando ocorre um curto-circuito Q1, quem se ferra é o próprio Q1 que até explode. A bobina não abre tão fácil.

Além do mais tem um fusível de proteção.

 

 

Vamos as dicas:

 

É muito comum fontes chaveadas darem defeito por estarem com capacitores com elevado ESR (Resistência série), causada por tempo de vida útil vencido. 

Sugiro que troque todos os eletrolíticos.

 

Verifique o fusível.

 

Verifique o mosfet. Se este estiver em curto-circuito, troque ele e juntamente o CI de controle. 

 

Verifique os resistores. 

 

Se depois de ter trocado todos os capacitores eletrolíticos, de ter verificado que o mosfet esta ok, fusível, e ainda não funcionou... Troque o CI oscilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

estranhas definições indutor  transformador. Sempre faço confusão em algo tão simples. Pra mim até hoje de manhã um indutor tinha apenas 2 terminais . Mas sei lá. tudo evolui tão rápido. Aquele me parece ser 6 terminais tipico trafo de ferrite de fonte chaveada mesmo. Obviamente isso não deve dificultar o conserto da fonte e principalmente não deve influenciar nossa amizade, claro.

Cara que nada a ver... bom pelo menos hj é sexta!! uhhul!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, Não quis te contrariar em nada. 

 

A diferença está no modo de operar.

Enquanto um trafo trabalha transferindo instantaneamente a energia do chaveamento do mosfet do primário, para o secundário, um indutor primeiro armazena a energia do chaveamento, Depois que o mosfet desliga é que transfere a energia pro secundário.

 

O que faz a diferença é a polarização do diodo de saída. Nos indutores este diodo está inversamente polarizado, não diretamente, pois projetado para conduzir somente quando o mosfet desligar.

 

Tem outros detalhes:

Trafo tem indutâncias elevadas, por exemplo 3 a 4mH, pois a corrente de magnetização tem que ser a menor possível. Também não usa gap, aquele espaço separando os núcleos.

 

Indutor geralmente tem indutância muito baixa. Um indutor destes, a bobina primária tem da ordem de uns 120uH (Dependo da potência e freqüência claro), mas a indutância é sempre baixa. 

E usa gap para o núcleo não saturar, pois a corrente de magnetização é bem alta.

Numa fonte destes de 15W, a corrente de pico no bobina primária, pode atingir na faixa de 1A em 310V.

É diferente de um trafo, pois aqui armazena apenas energia no núcleo. A energia do pulso, mesmo sendo de 1A em 310V é suficiente para produzir os 15W da saída (num exemplo hipotético).

 

Outro detalhe é que a etapa de saída não tem indutor de saída para medializar os pulsos PWM no capacitor e fornecer corrente constante, sendo que LED trabalha com corrente constante, não com tensão. 

Isso denuncia que aquele núcleo não é um trafo e sim indutor, pois funciona como tal.

 

Mas segui informação mais técnica:

x7ef.png

A forma de onda azul é a corrente no indutor primário.
A forma de onda vermelha é a tensão de dreno do mosfet.
A forma de onda verde é a corrente no indutor de saída.
 
Primeiro o indutor é carregado com a energia da rede elétrica. Para isso a chave eletrônica liga e põe a rede elétrica retificada no indutor e ele vai carregando.
Conforme vai carregando, vai armazenando a energia na forma magnética no núcleo e a corrente vai subindo em linha reta, veja na onda azul.
 
 
Quando o mosfet desliga (Chave eletrônica) aquela energia que havia sido carregada anteriormente é liberada no secundário, veja na onda verde. É a energia que estava armazenada sendo transferida para o capacitor de saída da fonte. É a forma de onda da corrente no indutor de saída carregando o capacitor de saída.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá. agradeço as explicações bacanas. Mas acho que a diferença é pelo tipo de fonte, não pelo tipo de simbologia.  Mas de fato o que levantei foi apenas a questão da simbologia trafo e indutor que são iguais mas diferentes. (a não ser que a escola me ensinou errado lá pelos anos mil novec.....  esquece). Na pŕatica, dois indutores lado a lado um induzindo 'energia' no outro formam um trafo até onde sei (sabia). Portanto haveremos de representar a simbologia correta: trafo. E mais: nas nossas BOM's (e de clientes) colocamos o nome como 'trafo de ferrite código tal' e nos esquemas TR1 (e não L1) e tal. aff chega kk

 

Então, caminho do meio: aquilo são dois indutores:um primário e um secundário. (o que acaba virando um trafo mesmo kk)

 

De novo... gostei das expliações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem queria me meter na conversa, ainda mais pelo fato de estar com a memoria enferrujada
mas me corrijam se eu estiver errado,

pelo que eu me lembro a isadora está certa

 

Tem outros detalhes:

Trafo tem indutâncias elevadas, por exemplo 3 a 4mH

 

mas um indutor dependendo da aplicação não pode ter uma indutancia elevada?
e a de um transformador não está diretamente ligada a frequência em que vai trabalhar?

por acaso um transformador de fonte chaveada não é menor porque a frequencia de "chaveamento " é maior do que a frequência de "oscilação" da rede?

 

bem, a bem da verdade que um indutor também pode ter mais de uma perna "derivações"  :P

"eu parei andes de entrar nisso" mas...
um oscilador e um indutor não poderias ser montados para ser tornar uma fonte chaveada e um transformador não poderia ser usado como um indutor?

por favor me corrijam se eu estiver errado, e apliquem mais informação porque eu já esqueci de quase tudo

Ps. eu não ia me meter, mas como estou entediado aqui decidi atiçar os tubarões :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há mau nenhum em chamar de trafo, mas tecnicamente são indutores.

 

A grande diferença é que os trafos são projetados para não armazenarem energia no núcleo. Por esta razão a indutância é alta, para que a corrente de magnetização seja bem baixa.

 

No trafo, Durante o Ton do mosfet, a corrente não passa de alguns miliamperes, caso a fonte esteja sem carga.

 

Já no indutor (trafo flyback) durante o Ton do mosfet a corrente pode facilmente atingir valores tão altos quanto 1A em 310V (220V retificado e filtrado), durante o Ton do mosfet.

 

Um dia destes eu estava lendo um TCC que descrevia uma fonte Flyback de 25W. Nesta, a corrente atingia na faixa de 1A pico em 310V DC. Isso me surpreendeu, mas depois eu entendi que é muito diferente de um trafo comum. A energia injetada no primário é que produz a potência em watts na saída. 

 

Flyback_converter_PSS_kneepoint_trace.pn

 

Indutor trabalha como indutor.

Transformador trabalha como transformador, e as aparências enganam.

E estas fontes chamadas flyback só surgiram lá pelos anos de 1970. 

 

A característica importante que diferencia o indutor do trafo, mesmo que sejam iguais fisicamente, é a corrente de magnetização. 

Daí temos trafos forward que parece ser flyback mas não são, pois não armazenam energia no núcleo. E temos os trafos comuns de fontes half-bridge e full bridge que também não armazenam energia no núcleo. Todos eles operam com correntes de magnetização baixa.

 

Mas só parecem iguais fisicamente, mas não são.

os indutores costumam possuir Gap, aquele espaço entre o ferrite, que serve para aumentar os limites de saturação do núcleo, pois eles trabalham com correntes elevadas de magnetização.

 

Trafos não tem estes GAPs, pois não trabalham com corrente de magnetização alta. Muito pelo contrário. A corrente de magnetização deve ser bem baixa.

 

 

Os trafos flyback são indutores, pois a indutância precisa ser relativamente baixa, para que a corrente de magnetização seja sempre bem alta a ponto de armazenar a energia necessária no núcleo durante Ton. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas um transfomador induz uma corrente no secundário independente da frequencia e valor dos henries e um indutor não transforma um valor em outro. Numa analogia (1/2 que sem noção) é chamar uma ponte de diodos só de .. diodo. E no caso do menino aquilo chega a ser + correto considerar como transformador sim pow. kk... ok. não compensa discutir o sexo dos anjos. kk. Mas tudo bem se continuar colocando TR1 ao invés de L1 nos meus esquemáticos quando achar que devo? kk...

Transfomar é preciso! E porque não... induzir? kk

A amizade continua!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que uma coisa fundamental está sendo esqueçida : a fonte tem de ser do tipo corrente limitada.

Tenho aqui comigo vários Leds de tensões e correntes diferentes, e as fontes para alimentação deles são todas do tipo limitação de corrente. Eu comprei cada uma em funcão da corrente máxima e tensão no inal do Led.

Testei uma dessas fontes, e ela funciona aumentando a tensão até circular a corrente para a qual foi projetada.

Por exemplo, uma fonte de 300 mA ligada em um Led vermelho atingiu cerca de 1.8 volts quando a corrente era de 300 mA.

Mas essa mesma fonte, ligada em um Led Branco, atingiu 3.5 volts quando a corrente chegou a 300 mA.

Ou seja, ela pode variar a tensão de saída até que a corrente seja aquela espeçificada pelo fabricante.

Provávelmente a lampada Led do autor deve funcionar no mesmo princípio, e a fonte original faz a limitação de corrente.

Se a lampada Led do autor for ligada direto em uma fonte de 22 volts DC, a corrente sobre os Leds pode ser maior do que a nominal, e queimar o Led em bem pouco tempo.

É melhor ter certeza sobre a lampada Led, antes de resolver inventar alguma solução.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o melhor é transformar essa conversa em auto avaliação e conhecimento do que ficar induzindo a discórdia

e porque não chamar um transformador de indutor duplo que induz um campo eletromagnético no primario para ser transformado em energia elétrica no secundário ?
e porque não chamar um indutor de transformador ... tem umas paradas aí que não lembro, mas...
afinal para que serve mesmo um indutor???
eu lembro que servem para

fazer filtros de frequencia

osciladores ...
e seus enlaces LC que dão a respostas de frequencia
o capacitor deixando passar somente a energia pulsante e o indutor parte da continua

 

eita nem lembro se é isso
mas em se falando em termos ou simbologia uma fonte chaveada também poderia ser chamada de fonte eletrônica já que usa a eletrônica para transformar uma energia em outra  ou conversor no caso dos conversores DC-DC AC-DC...

a não ser que exista um acordo documentado na união mundial da eletrônica dos termos que devem ser usados

"liguem não, apenas uma monte de baboseira "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk que eu saiba, quando dois indutores ou mais estão acoplados, é um trafo!

Um transofrmador nao significa que trm de ser de alta indutancia, consumit potrncia em apenas meio ciclo... Ou de nao possuir gap...

Um transformador é chamado assim porque ele TRANSFORMA tensão/corrente em outros valores! Só por isso!

Alias, quem disse que trafo nao tem gap? Hehehehe existem fontes half que é fundamental haver gap! Kkkkkkkkkkkkk

Isso envolve muita engenharia com o projeto mas tem a haver com a necessidade de elevar o ponto de saturacao do núcleo devido a probabilidade de desbalanceamento do 1/2VCC da entrada, um exemplo, fontes half sem pfc usa uma topologia LC no chaveamento, L (trafo) C (aquece capacitor, normalmente de 1uF em serie), essa configuração tende a oscilar antes do balanceamento ser atingido! Ou mesmo ser desbalanceado um pouco sempre que tiver ripples defasados na entrada (provocado pelo dobrador de tensão)...

Enfim... É so um basico, pra entender o porque de usar gap em trafos comum de fontes half... Tem nego q nao usa... Mas as melhores fontes usam um gap muito bem calculado, alias, que fonte de qualidade o engenheiro nao iria querer CALCULAR desde o grosseiro até a temperatura das trilhas da placa etc... Kkkk

Pelo menos eu por exemplo, num projeto half comum eu vejo necessidade nos meus calculos de incluir um GAP! Kkkk bom, Obama que vem falar q isso aqui virou indutor que ele vai ver! Kkkkkkk brincadeira a parte...

Agora sobre a flyback, esse elemento, esta fazendo exatamente o papel de TRAFO, porque? Ue, é isolado, esta transformando a energia chaveado no primario em tensão/corrente de valor diferente no secundario! Agora e a questao de primeiro armazenar a energia e depois transferir pro secundario? Isso nao é caracteristica de indutor nenhuma! Alias, essa configuração ja tem nome! E nao é indutor, e sim FLYBACK!!

Pronto, o modo desse elemento funcionar se chama flyback, e o elemento como um todo se chama TRANSFORMADOR...

Caracteristica de indutor: ter indutancia, armazenar enrrgia em forma de campo magnetico..... Essa caracteristica tanto o trafo quanto um indutor de 2 pernas tem! Um trafo tem x indutancia, e no chaveamento tem sim a conversao da corrente em campo magnetico, só que e bem menor devido q a indutancia e bem maiooorr.... A flyback é menor, mas so por isso vai ser considerado um INDUTOR? Hehehe

É correto afirmar que, o primario e um indutor de x henrys, acoplado com um secundario de x henrys, esse elemento final se chama TRANSFORMADOR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...