Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida em circuito eletrônico


Posts recomendados

Ola pessoal do fórum, noa tarde pra vocês, bom queria deixar claro que eu sou iniciante na área de eletrônica, e tenho uma certa dificuldade de montar meus circuitos. A questão é o seguinte: vi um projeto na internet e fiquei bem interessado e resolvi tentar fazer, mas como o projeto não tem nenhum tutorial nem passo a passo resolvi fazer por minha própria conta e meus conhecimentos, então montei um circuito e gostaria que vocês "corrigissem" ele pra mim, tipo só pra saber se vai funcionar corretamente, na teoria ele deveria ser alimentado na tomada, e quando eu mudar a chave alavanca de posição ele devera ligar as 4 fans. Ah e outra duvida é o resistor que eu devo usar pro led, sempre tenho duvida nisso também. Obrigado pela atenção!

 

https://www.dropbox.com/s/in5ueh4rgmk6g8w/Circuito.png?dl=0

 

Circuito.png?_subject_uid=144891506&w=AA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o desenho está errado. tipo assim: ligue direto o + e - da fonte no + e - do ventilador. Ligue o A do led no + o K num lado  do resistor o outro lado no -.

Agora corte o fio vermelho. Decape cada ponta e ligue na chave. Entendeu? sorry não poder redesenhar o teu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o desenho está errado. tipo assim: ligue direto o + e - da fonte no + e - do ventilador. Ligue o A do led no + o K num lado  do resistor o outro lado no -.

Agora corte o fio vermelho. Decape cada ponta e ligue na chave. Entendeu? sorry não poder redesenhar o teu

Disso tudo que você falou ai Isadora não seria mais fácil apenas mudar o led de lugar? Os fans já estão ligados em paralelo. Repare como o mesmo fio vermelho vai em cada fan... O resistor é que está em série com todo o projeto, isso vai fazer com que os fans não recebam exatamente 12v. Isso talvez deva ser alterado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disso tudo que você falou ai Isadora não seria mais fácil apenas mudar o led de lugar? Os fans já estão ligados em paralelo. Repare como o mesmo fio vermelho vai em cada fan... O resistor é que está em série com todo o projeto, isso vai fazer com que os fans não recebam exatamente 12v. Isso talvez deva ser alterado mesmo.

Rafael na hora de colocar esse led eu fiquei meio em duvida mesmo de onde colocaria o resistor... to pensando em simplesmente tirar esse led e o resistor do circuito, até por que ele é desnecessário pro funcionamento, é mais pra estética mesmo, mas tirando aquele led e o resistor a ligação entre a chave os fans e a fonte esta correta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. O Resistor se você quiser manter o Led,  ao meu ver o resistor deve ser colocado em série com o Led, e o conjunto (Led+Resistor) em paralelo com os fans....

O resto está tranquilo.

Outra duvida, como minha fonte tem uma saida P4 eu vou ter que cortar e descascar os fios, como faço para saber a polaridade dos fios ? detalhe, um dos fios que sai da fonte tem um risco branco nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom pelo menos aqui pra mim ta aparecendo este...

se o circuito for esse mesmo, vai dar curto. Portanto= ERRADO. Se você corrigiu, favor desconsiderar.

E o led + resistor ajudaria pra você ver a polaridade. 99,9 % das vezes o catodo K onde você deve ligar o (-) é o chanfro ou a parte metálica interna maior.

E pra finalizar com estilo:... você não devia ter usado led verde


valeu ed!! o que eu sempre digo 1img>1000txt

post-528815-0-99848100-1421772656_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para não restar duvidas refiz as ligações no paint :P

do jeito que estava a chave colocaria a fonte em curto

acho que quando apenas tem peças passivas é circuito elétrico, chaves, motores, resistores, 

apesar de ter um led, o led fica no lugar de uma lâmpada indicadora  

 

Aah sim obrigado !! não tinha percebido esse curto na fonte, como já disse ainda tenho dificuldades com circuitos, valeu por fazer um desenho pois pelo comentário da Isadora eu não tinha entendido direito

 

 

Geralmente vem indicado na fonte.

Você tem um multímetro? 

O fio com listra "costuma" ser o positivo. Mas não é bom arriscar. Faça um teste com um multímetro ou usando diodo.

 

Pior que meu multímetro estragou faz um tempo, e na minha fonte tem um desenho parecido com isso:

 

(+)-----------C------------(-)

 

seria isso a indicação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, eu montei todo o circuito igualzinho vocês me ajudaram a montar, incluindo o led, ele esta funcionando perfeitamente, até ai tudo bem, só que agora to com outro probleminha, como faço para inverter o sentido de rotação dos fans ? por que eles estão ventilando na direção oposta que deveriam girar, se alguém puder me ajudar com isso obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses de pc (Como muitos outros)  tem um circuito "eletrônico" interno

 

e assim como o led  não aceita inversão de polaridade de alimentaçã

então somente funcionam em uma direção.

 

por isso mesmo falei para ele postar uma foto, já que não sei que tipo ele está usando

 

mas se for do tipo achatado igual ao esquema da foto o que custa ele tirar e inverter a direção ?

na carcaça normalmente tem duas Setas uma para indicar a direção de rotação e outra para o fluxo de ar

 

para ser mais direto ...

você inverteria a polaridade da bateria na alimentação de seu rádio de carro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, são duas coisas diferentes: radios de carros e motores e/ou ventoinhas brushless.

Sistemas brushless usam um circuito eletrônico com inversão de polaridade/ magnetismo com sensores magnéticos do tipo Hall.

Se inverter a polaridade, logo......

Enfim, voltemos a solicitação da postagem do tipo da ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor é que está em série com todo o projeto, isso vai fazer com que os fans não recebam exatamente 12v. Isso talvez deva ser alterado mesmo.

Mas tb não vão receber nem 5v e mesmo que recebece, o led com 5v ia dar uma volta :lol:  .... Se queres meter um resistor em serie com as ventoinhas mete valores mais baixos e mete uma resistência só para o led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...