Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a temperatura normal do i5 4670K em jogo?


Posts recomendados

Meu i5 é refrigerado com o stock cooler que veio nele, a pasta termica eu troquei por uma de melhor qualidade, e ele fica em média de 65° graus quando estou jogando jogos pesadissimos como bf4 ou far cry4

mexendo no pc normal ele fica entre 40 a 45, quando esta muuito calor no ambient chega a ficar 50°

Eu queria saber se essa temperatura esta na média, porque se não ja vou seprando a grana para um nepton

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

65ºC não está mal para o cooler box, também não está perigoso, mas nunca é bom usar o cooler box para jogos. Recomendo mesmo comprar um cooler logo de saída.

 

Se chegar aos 70ºC, começe a maneirar nos jogos. Pode fazer um underclock também.

 

Colocou o tradicional pingo de pasta térmica ou não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é um i5-4690K , 8GB RAM 1600MHZ e Placa de video GTX 970 MSI TwinFroz.

Comprei a pouco tempo e resolvi monitorar a temperatura. Só jogo meus jogos no ultra e estava obervando a temperatura oscilando entre 65º-70º dos núcleos do processador e 70º-73º na GPU! Vocês acham que está muito elevada? Tem alguma dica do que posso fazer pra diminuir?

Estou usando o Cooler Box e não cheguei a trocar a pasta térmica...Deixei a  que veio junto ao processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é um i5-4690K , 8GB RAM 1600MHZ e Placa de video GTX 970 MSI TwinFroz.

Comprei a pouco tempo e resolvi monitorar a temperatura. Só jogo meus jogos no ultra e estava obervando a temperatura oscilando entre 65º-70º dos núcleos do processador e 70º-73º na GPU! Vocês acham que está muito elevada? Tem alguma dica do que posso fazer pra diminuir?

Estou usando o Cooler Box e não cheguei a trocar a pasta térmica...Deixei a  que veio junto ao processador.

 

A GPU pode chegar a temperaturas mais altas do que a CPU, não tem problema. Se chegar perto dos 80ºC você começa a se preocupar (ventilaçao do gabinete). Como as placas da MSI tem uma boa refrigeração, talvez o seu gabitete esteja mal ventilado.

 

Você pode trocar a pasta térmica do cooler box. Compre uma Thermaltake TG-4 ou DeepCool Z5 que são baratas e boas. Uma opção melhor e mais cara é a MX4. Limpe bem a pasta antiga dos dois lados e aplique a gota da pasta nova. Vai baixar um pouco.

 

Mas com a sua configuração seria legal gastar uma graninha em um cooler decente. Até maldade comprar um i5-4670K com GTX 970 e jogar com cooler box  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GPU pode chegar a temperaturas mais altas do que a CPU, não tem problema. Se chegar perto dos 80ºC você começa a se preocupar (ventilaçao do gabinete). Como as placas da MSI tem uma boa refrigeração, talvez o seu gabitete esteja mal ventilado.

Você pode trocar a pasta térmica do cooler box. Compre uma Thermaltake TG-4 ou DeepCool Z5 que são baratas e boas. Uma opção melhor e mais cara é a MX4. Limpe bem a pasta antiga dos dois lados e aplique a gota da pasta nova. Vai baixar um pouco.

Mas com a sua configuração seria legal gastar uma graninha em um cooler decente. Até maldade comprar um i5-4670K com GTX 970 e jogar com cooler box :lol:

Kkkkkkk! Poxa, eu não faço ideia quando a questão é escolher Cooler! Tem algum pra me indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pretende fazer over depois ou não? Está curto de grana?

Não pretendo fazer Clock. Comprei a versao K porque surgiu a oportunidade de trazer dos EUA por um preço semelhante a um normal aqui.

 Quanto a questão da grana, posso dizer que está tranquilo, mas eu não gostaria de gastar muito em algo que vai acabar não sendo tão necessário,entende? Eu já vou comprar essa pasta térmica MX4.

 

 

A minha placa também a é a 970, só que é a da gigabyte, ela fica entre 65°, só que meu gabinete é beem mau refrigerado

Eu ja me decidi e vou comprar um Nepton 120Xl, acho que é o melhor custo beneficio do mercado por enquanto

Pois é...Então provavelmente você também joga tudo no ultra. Eu comprei o gabinete T9, dessa nova marca Sharkoon. Não consegui ter uma opinião formada para ser sincero. Não tenho comparações anteriores. Mas ele tem 2 fans na parte posterior e um na parte traseira. Mas jogando, a média da minha temperatura vai para a casa dos 70º na placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pretendo fazer Clock. Comprei a versao K porque surgiu a oportunidade de trazer dos EUA por um preço semelhante a um normal aqui.

 Quanto a questão da grana, posso dizer que está tranquilo, mas eu não gostaria de gastar muito em algo que vai acabar não sendo tão necessário,entende? Eu já vou comprar essa pasta térmica MX4.

 

Se não vai fazer overclock, pode ser um Cooler Master T4: http://www.pichau.com.br/todos-os-departamentos/cooler-para-processador-hyper-t4-cooler-master-rr-t4-18pk-r1-box

Se encontrar o Hyper 212X também é bom, mas não compre nada do Balão da Informática. Eles vendem sem ter o produto. Pode ser também o Cooler Master TX3, mas eu acho ele muito de entrada para economizar 30 reais.

 

O seu gabinete não é dos melhores ventilados, mas a GTX 970 é um pouco mais quente do que a geração das GTX 7XX. Mas VGA é assim mesmo. O limite é mais alto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suas temperaturas estão ótimas, não precisa trocar o cooler.

 

65ºC de média não está bom, não, quanto mais ótimas. "Média" significa que ele está constantemente chegando ao tcase de 72ºC. Eu diria que está de ruim para aceitável. E nós só estamos em janeiro. A chapa vai esquentar ainda mais. Como ele mencionou que já considera comprar um cooler, eu dou a maior força. Por que incentivar a pessoa a ficar com temperaturas meia-boca?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não vai fazer overclock, pode ser um Cooler Master T4: http://www.pichau.com.br/todos-os-departamentos/cooler-para-processador-hyper-t4-cooler-master-rr-t4-18pk-r1-box

Se encontrar o Hyper 212X também é bom, mas não compre nada do Balão da Informática. Eles vendem sem ter o produto. Pode ser também o Cooler Master TX3, mas eu acho ele muito de entrada para economizar 30 reais.

 

O seu gabinete não é dos melhores ventilados, mas a GTX 970 é um pouco mais quente do que a geração das GTX 7XX. Mas VGA é assim mesmo. O limite é mais alto. 

 

Comprei esse gabinete no black friday da kabum! Era uns 300 e paguei uns 150 nele. Mas não sei não,viu...Não to botando muita fé nessa marca Sharkoon!

 

Entre os 212x e o T4 você iria de T4 né? Vou pesquisar os preços dele aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este post é interessante: http://www.tomshardware.com/answers/id-1740479/safe-temp-intel-core-4670k.html.

 

Lá no final o cara diz:

 

Tj Max is Intel's Thermal Specification which defines the "Core" temperature at which the processor will shutdown. Excessive heat kills electronics. Most folks in the overclocking community will agree that any sustained temperatures greater than 75'ish are just too hot for a 12 hour stability test or for processor longevity.

 

Em tradução livre: A maioria das pessoas da comunidade de overclock vai concordar que quaisquer temperaturas contínuas superiores a 75ºC são quentes demais para um teste de estabilidade de doze horas ou para a longevidade do processador. E o cara está falando de overclock. Não é a toa que o tcase é 72ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

65ºC de média não está bom, não, quanto mais ótimas. "Média" significa que ele está constantemente chegando ao tcase de 72ºC. Eu diria que está de ruim para aceitável. E nós só estamos em janeiro. A chapa vai esquentar ainda mais. Como ele mencionou que já considera comprar um cooler, eu dou a maior força. Por que incentivar a pessoa a ficar com temperaturas meia-boca?

Porque isso está longe do limite e o OP não vai fazer over.

Mas aí é que está a coisa engraçada... o sensor de temperatura mede a temperatura do die (claro) e não a do IHS (TCASE). TCASE é usado para medir a performance de uma solução de refrigeração, o cooler deve manter a temperatura sempre abaixo do valor máximo do TCASE para ter uma performance adequada de refrigeração. A temperatura máxima suportada pelo die (TJUNCTION/TJ,max) é uns 100C se eu não me engano, essa informação está escondida nas profundezas de um dos datasheets do processador...

Não existe temperatura oficialmente recomendada pela Intel para máxima longevidade do processador, porque eles não fazem estimativas de durabilidade (não faz sentido, os produtos deles possuem ciclo de vida de 5 anos - i.e., eles produzem esses produtos por 5 anos). Alguns outros fabricantes de processadores, com produtos mais direcionados ao mercado embarcado/industrial (alta confiabilidade, ciclos de vida mais longos, chegando a 10 anos ou mais), porém, fazem estimativas desse tipo. Basicamente, rodar o processador quente (90C) não vai diminuir a durabilidade do processador a tal ponto que ele quebre rápido, a não ser que você rode o processador 24/7. Agora, para garantir a maior vida útil possível, é bom manter a temperatura abaixo de 80C.

O processador é garantido operar até o TJ,max no clock padrão sem problema nenhum. Como overclock é operar fora da especificação, ele pode dar problema (travar) antes de chegar lá.

Lembre-se: essas coisas são feitas de silício, e não de chocolate, como alguns pensam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei esse gabinete no black friday da kabum! Era uns 300 e paguei uns 150 nele. Mas não sei não,viu...Não to botando muita fé nessa marca Sharkoon!

 

Entre os 212x e o T4 você iria de T4 né? Vou pesquisar os preços dele aqui.

 

O gabinete é legal, eu só falei porque os que são bem ventilados tem grelha lateral e superior.

 

Os dois coolers são muito parecidos (tanto faz), mas o Hyper 212X tem o fluxo de ar / rpm um pouco maior. Mas a diferença deve ser de 1-2ºC na média. Talvez zero, porque a ventoinha é do mesmo tamanho e os dois tem o mesmo número de heat pipes. E o fabricante é o mesmo. Eu não estou encontrando o Hyper 212X, mas o T4 está por um bom preço na Pichau. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete é legal, eu só falei porque os que são bem ventilados tem grelha lateral e superior.

 

Os dois coolers são muito parecidos (tanto faz), mas o Hyper 212X tem o fluxo de ar / rpm um pouco maior. Mas a diferença deve ser de 1-2ºC na média. Talvez zero, porque a ventoinha é do mesmo tamanho e os dois tem o mesmo número de heat pipes. E o fabricante é o mesmo. Eu não estou encontrando o Hyper 212X, mas o T4 está por um bom preço na Pichau. 

 

 

PAsta térmica Artic MX4 e CoolerMaster T4. Acho que agora dá pra manter pelo menos na casa dos 60º né? Tomara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PAsta térmica Artic MX4 e CoolerMaster T4. Acho que agora dá pra manter pelo menos na casa dos 60º né? Tomara...

 

Vai melhorar, sim. Pelo menos não vai chegar mais aos 70ºC, que é preocupante. Mas aplique a pasta térmica corretamente (uma gota): https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, muito obrigado pelas sugestões. Os dois parecem ter bastante conhecimento, o que não significa que um esteja errado e o outro certo! São apenas visões diferentes. Vejo um mais conservador, trabalhando dentro da segurança, e o outro mais empenhado obter o máximo do processador . Não acredito que nenhuma das duas opiniões estejam erradas. Vai do perfil de cada um escolher a mais adequada para seu uso. Continuem opinando e ajudando, pessoal! Vocês contribuem muito com esses pontos de vista! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São apenas visões diferentes.

 

Não é verdade. Se ele diz para se preocupar só quando passar de 80ºC, você já está danificando a sua CPU: http://www.tomshardware.com/forum/id-1808604/intel-temperature-guide.html.

 

Esse artigo está exatamente de acordo com o que eu falei. Você dá 5ºC de segurança e cai exatamente nos 75ºC limite que a comunidade de overclock usa. Para quem não faz over e não quer brincar com o dinheiro que gastou, não é bom chegar perto do tcase. Afinal, os caras fabricam processadores há sei lá quantos anos e determinam o tcase por brincadeira com o consumidor? E o tcase nem está muito abaixo da temperatura recomendada por overclockers experientes.

 

O que esse victhor393 está recomendando é o tal do jeitinho, migué, gambiarra. Depois o micro dele dá pau e ele vem aqui pedir conselho para consertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

80C rodando 24/7 é um problema? Sim. Mas 80% dos usuários domésticos não ficam rodando, por exemplo, F@H o tempo todo. 75C então já seria um exagero. Ele está com temperaturas de 40-50C em idle, o que é bom.

Exagerar no cooler é ruim? Não. Quanto menor a temperatura, menor o consumo de energia e maior a vida útil do processador, mas o problema é que as temperaturas nesse caso estão "boas o suficiente", o cooler box está dando conta do recado sem problema nenhum. A vida útil do processador não seria significativamente melhorada pela adição de um cooler maior. Ela já é bastante longa nessas condições. Não tem pra quê gastar com um cooler agora se o cooler box está aguentando! Eu diria que é mais provável o processador queimar por razões fora do controle do usuário nesse meio tempo, até.

 

Eu não estou dizendo que o TCASE é de brincadeira - ele é útil, mas não da forma que muitos pensam. Ele serve para dimensionar um cooler.

A intenção é a seguinte: o fabricante do cooler deve fornecer uma figura de resistência térmica para o cooler, considerando que o ventilador esteja produzindo x CFM de fluxo de ar sobre o dissipador, por exemplo. O fabricante da pasta térmica daria uma tabela de resistência térmicas em condições ideais (não tem como adivinhar como o usuário vai aplicar a pasta...) com dissipadores de áreas de contato diferentes. Você, então, somaria essas duas figuras de resistência térmica e multiplicaria esse resultado pelo TDP do processador. O resultado será uma temperatura, que deve ser menor que TCASE. Isso significa que o dissipador é capaz de dissipar o calor produzido pelo processador de forma eficiente. TCASE não varia da mesma forma que TJUNCTION, porque existe resistência térmica entre o die e o IHS (logo o IHS sempre é mais frio que o die) e o IHS possui capacidade térmica maior que o die (logo o IHS varia de temperatura mais lentamente que o die). O TCASE é uma medida conveniente que elimina a necessidade de determinar as características do conjunto IHS+interface+die usando as figuras de potência, resistência e capacidade térmica dos elementos.

É útil, só que muita gente não sabe para quê. Também não ajuda que fabricantes de cooler não fornecem os parâmetros necessários.

Tanto que em processadores sem IHS o TJUNCTION é especificado no lugar do TCASE, pois o die está em contato direto com o cooler. Cabe ao designer do sistema/usuário seguir algumas diretrizes definidas pelo fabricante do processador para ter um desempenho adequado do processador e do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pare com isso, cara. Seja humilde e pare de defender temperaturas de 80ºC, não importa o contexto. Está errado, simples assim. Nós não estamos aqui para ficar de achômetro.

 

A gente sempre ouve a pessoa que está pedindo ajuda e sempre tenta ajudar da melhor maneira possível e dentro das possibilidades de cada caso.

 

Eu não tenho tempo para ficar respondendo as suas teimosias e eu também não vou deixar você ficar postando coisa errada só de insistência. Eu vou vir aqui para defender as pessoas que entram nos tópicos para aprender.

 

Então, por favor, já perdeu a graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo CDH ele é muito bom: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-cooler-Nepton-140XL-da-Cooler-Master/2943/6. Isso deve ser no máximo, porque o nível de ruído é alto.

 

Mas se for fazer overclock (hoje ou futuramente). Caso contrário, um T4 ou Hyper 212X dá tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...