Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Philips 21PT9467C/78 não abre imagem


Posts recomendados

Olá.

 

Meu televisor Philips modelo 21PT9467C/78 prou de abrir a imagem. Notei que perto do flyback estava saindo faiscas então constatei que alguns diodos estavam estragados e também um resistor.

Ao ligar o TV ela apresenta som e apenas uma faixa lilas bem no meio da tela.

 

Pesquisei o esquema desse televisor e acredito ser esse:

http://www.electronica-pt.com/esquema/func-download/8117/chk,385ffd69c6b1c46d7a44b10d1713ec71/no_html,1/

 

Me confirmem dai eu posto com exatidão quais diodos e resistores estão queimados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 5 semanas depois...

Olá.

 

Qual diodo eu posso utilizar para substituir os diodos BA158 (D303 e D304)? E os diodos 14148 (D302 e D302)?

 

Outra pergunta, eu devo trocar o TDA4863 ou fazer alguma medição? Pergunto pois comprei outro e gostaria de saber se posso solda-lo sem problemas de queimar o próprio ou outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ah! Então trata-se dos famosos 1N4148 então. Falta de conhecimento meu. Obrigado!

 

Sobre o BA158, não posso usar um 1N4007, 1N4004 ou 1N4003 ? Esse BYV95 não tenho aqui no momento.

Hehehehe!!!!!... @SkyFire161 gostei!...

 

Sobre o BA158, ele é um diodo rápido, os diodos 1N4007 e etc.., suportaria a corrente, mas a frequência levaria eles a superaquecimento e a queima bem rápido...

 

Em fontes de PC, você encontra diodos que podem ser usados ai, verifique os diodos na parte da retificação dos -12V, eles são pequenos (1A) mas suportam frequências bem altas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei os componentes dos pinos 3 e 4 do flyback e o TDA4863. O flyback parou de fagulhar mas a imagem continua na mesma situação, apenas uma faixa horizontal na parte superior da tela.

 

O que notei após trocar os componentes foi que, ao ligar o televisor ela faz alguns barulhos que lembram som de relé que vêm da região da defletora, a faixa horizontal treme e pisca algumas vezes e segundos depois ela desliga e liga sozinha se mantendo ligada e o som não aparece mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os R309 e R310 estavam alterados. Posso utilizar resistores de 0.30 Ohms ao invés dos 0.33?

 

+B esta com 116,3V, pino 3 esta com -14, pino 4 esta sem valor de tensão, pino 10 esta com 114V.

É normal os pinos 3 e 4 do flyback estarem em curto com o terra?

 

Medi os valores da bobina yoke no conectores CN301 e CN351. No CN301 obtive 2.2 ohms, no CN351 obtive 9.3ohms.

 

Outro detalhe, hoje estava medindo os valores acima e o televisor, após alguns minutos, ficou desligando e liga varias vezes e parecia esta esquenta mais do que o normal. Toquei no dissipador de calor do Q302 e estava muito quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para os resistores pode usar até uns de 0,22, nada inferior a isso, se você tem ai os de 0,30 Pode colocar sem medo...

 

 

A tensão de +B sua esta um pouquinho alta, ela tinha que estar com 110V,  verifique se os capacitores de filtro dessa tensão de +B não estão estufados ou gastos... e por precaução troque o capacitor C622 (10uF/50V) no primário da fonte.

 

Sobre o super aquecimento do saída horizontal pode ser: o fato do +B estar alto e com filtragem ruim, algum dos diodos ou capacitor do circuito de largura ruim, ou por fim e o mais provável,  é defeito no flyback e/ou bobina Yoke!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou trocar esses componentes.

 

Os valores medidos sobre o Yoke estão alterados? Se sim, que valores deveriam ter? É possível consertar o Yoke?

 

Para o diodo BYV95 utilizei esse modelo de diodo:

http://www.transenoch.com.br/App_Controls/ProdImg.ashx?d=4&p=607

Não tem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O televisro apresenta apenas uma faixa horizontal que em alguns momentos fica no centro da tela e em outros fica mais acima.

Somente defeito no Yoke pode causar esse defeito?

 

O diodo é um BYV95c.

 

Qual região seria o circuito de largura?

 

Um detalhe que não sei se é relevante, ao ligar o televisor ele liga e desliga em cerca de um segundo e depois volta a ligar (como mencionei anteriormente), mas o que notei também é que ao emitir o som semelhante ao de um relé, consigo visualizar que um ou mais pinos do socket do tubo (não sei o nome que se dá a esse socket) ilumina acompanhando o sons "estralados" emitidos e para junto a esse som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O soquete do tubo pode estar fagulhando! remova ele e faça uma boa limpeza nele (soquete).

Quanto a linha no sentido horizontal, se for o Yoke que esta com defeito ele estará aberto, meça ele com o TV desligado, a resistência dele deve estarem torno de 12 Ohms...

Ainda no vertical, refaça as soldas do processador de sinal, pode ter mau contato nele... (IC102).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi novamente o Yoke e ele apresenta os valores mencionados anteriormente: 2.2 ohms e 9.3ohms, medidas feitas nos terminais dos cabos da peça. Então acredito estar dentro do valor ideal.

A bobina Yoke possui alguns terminais onde são soldados os fios que vem da própria bobina e os cabos que se conectam a placa principal e nessa área existem pontos em curto. Isso é normal?

 

Examinei o socket internamente e não vi sinal algum de sujeira. Ele esta extremamente limpo. Me refiro aos contatos metálicos. Talvez pode estar frouxo algum dos pinos. Vou verificar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...