Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DICA/Tutorial] X99S GAMING 7 – DUAL BIOS – Saiba como recuperar uma bios corrompida


Rafudos

Posts recomendados

Falaí pessoal, tudo bom?? Vamos dar uma olhada hoje em um dos recursos de dual-bios da MSI X99S Gaming 7.

 

Como vocês sabem, várias placas tops de hoje tem um recurso chamado Dual-Bios, mas nem todas com as mesmas capacidades desta placa aqui. Uma característica importante dela é que caso aconteça algum problema com a Bios, você não tem apenas outra bios de reserva, já pronta e disponível, o melhor de tudo é que você também consegue recuperar a bios defeituosa, sem precisar dar o post na placa através dela! Vamos ver como isso funciona!

 

DopRTs5.jpg

 

Ao observar a região da placa próxima do chipset, podemos achar a chave de seleção do “MULTI-BIOS SWITCH” (destacado na imagem abaixo).

 

mIXpsup.jpg

 

Como vocês sabem, toda placa mãe tem pelo menos um chip de memória ROM onde fica armazenado o software da BIOS, no caso desta placa, ela possui dois destes chips (Rom A e ROM B) e uma chave seletora para que o usuário escolha qual bios ele quer utilizar.

 

Portanto, este switch nada mais é que a chave seletora para escolha entre as duas BIOS presentes na placa.

 

Por padrão, a bios A vem selecionada.

 

A led fica AZUL enquanto for utilizada a BIOS A 

A led fica Verde enquanto for utilizada a BIOS B 

 

5kGHq6h.jpg

 

Se por algum motivo uma das bios se corrompa ou aconteça algum problema, você pode simplesmente mudar a chave para A e recuperar a Bios B ou vice-versa.

 

E então, como eu regravo a bios B sendo que não consigo dar o post na placa utilizando ela?

É muito simples, basta você ligar a placa mãe com a bios que funciona e começar normalmente o processo de regravação.

 

Primeiro, entre no setup e aplique as configurações “Default”, deste modo nenhuma configuração equivocada ou de overclock irá atrapalhar nosso processo. Então vá a aba “M-Flash”.

 

qzTDwO6.jpg

 

BMECNjQ.png

 

Depois de reconhecer e encontrar seu pen-drive com a o novo arquivo de BIOS, não é preciso ter pressa e apertar ENTER logo de cara! Lembre-se que precisamos regravar a bios defeituosa e não a que estamos utilizando.

Então, antes de regravarmos, sem desligar a placa, mude o switch para a outra BIOS. Neste caso, mudamos da Bios A ( bios funcional ) para bios B (bios que teve o problema), mudando o led de Azul para Verde.

 

EMwLXYT.png

 

Agora basta apertar ENTER e continuar o processo de regravação.

 

wvvggPs.png

 

O computador irá reiniciar automaticamente quando o processo for completado. Então, você será capaz de acessar novamente a BIOS e entrar no sistema operacional normalmente.

Rápido e fácil, desta maneira você pode economizar muito tempo e dinheiro sem precisar mandar a placa pro RMA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então com esse sistema o chip q tenha a bios danificada nao fica inutilizado, correto? porque nas q sao apenas dual bios sem essa chave seletora, até onde sei e se estiver falando abobrinha me corrija, quando a bios corrompe você pode usar o 2.o chip mas o primeiro ja era.. procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...