Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
y4g0

Dúvida Temperatura

Recommended Posts

Como disse em um tópico antigo eu estava sofrendo de aquecimento no meu FX 8120 com um cooler simples.Então instalei o H55 Corsair que chegou e as temperaturas estão seguinte.

A frequencia dele é 3.1,coloquei ele 3.6 para ver se vai ficar estabilizado e pretendo partir pra 4.0

Fiz o teste do aida de instabilidade deu temp maxima 63° está bom?

post-678067-0-46444800-1421975514_thumb.

post-678067-0-52478300-1421975578.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá legal, sim, porque o teste de estabilidade coloca a sua CPU rodando a 100% o tempo todo. É um teste de esforço.

Em condições reais de uso pesado você deve ficar em torno de 50-55ºC. Está legal.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tá legal, sim, porque o teste de estabilidade coloca a sua CPU rodando a 100% o tempo todo. É um teste de esforço.

Em condições reais de uso pesado você deve ficar em torno de 50-55ºC. Está legal.

Sim sim,jogo CSGO e LOL fica em torno de 50~52.Porém tempo tá chuvoso aqui,vou esperar abrir aquele sol que tem feito aqui 40° e ver como vai se suportar.

Tá bom, sim.  Pode puxar ele mais um pouquinho, 3.7~3.8MHz (até 20% deve segurar bem). Abraço

vou subir sim,depois pretendo 4.0 aê já tá bom,o turbo core vai até 4.2.Mais irei deixar 4.0

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai fazer overclock, desliga o turbo na BIOS.  Senão vai dar pau.(instabilidade)

Abraço.

Eu sei,está desativado.Só citei que TurboCore vai até 4.2.

Abraços brother!

Compartilhar este post

Link para o post

#UPDATE

Subi de 3.6GHz para 4.0GHz e as temperaturas estão a seguinte.

post-678067-0-44449000-1422198210.png

post-678067-0-21539900-1422198212_thumb.

Mexendo no face,steam,etc...

Jogando CSGO máximo 56°

Está bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Está bom. Dê uma lida neste thread: http://www.overclock.net/t/1339236/cant-find-official-answer-fx-8350-max-temp. AMD tem o envelope de temperatura diferente da Intel.

Tive que abaixar para 3.8,fui fazer teste deu tela azul rs

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que abaixar para 3.8,fui fazer teste deu tela azul rs

Abre um tópico na seção de over. Eu não saco de over, mas não é só a questão do clock, mas principalmente de tensão (acho eu).

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, considere a temperatura o campo "CPUTIN" do HWMonitor, é a mais próxima do real.  Como Contiusa disse, os procs AMD são complicados para determinar a correta temperatura.   O ajuste que falta no seu Overclock é no CPU VCore que chegou na máxima em 1,312V.  Aumente ligeiramente na BIOS para 1.350V somente a título de teste, mas MUITO cuidado com a temperatura p/ não fritar o processador. 

Segue um exemplo/dica mais segura de como você pode chegar ao máximo overclock:

Primeiro – Partindo do pressuposto que todos os componentes não tenham defeito de fabricação.

Segundo  – Deixe a BIOS padrão de Fabrica, tudo em Stock, caso tenha alguma alteração que não seja direto para o OverClock , então você altera.

Terceiro – Instale no PC os software´s:  Easytne 6 ;  AMD OverDrive ; CPU-Z ; Open Hardware Monitor ; Performance Test ; Cinebench ; MSI Kombustor

Quarto – A note em um papel (de preferência um Caderno), todas as alterações feitas, pois vai servir de referencia futura.

Quinto – Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE ; Suba a frequência da memória para 205 MHZ; Click em “SET”; aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Normalmente não acontece nada.

Sexto – Click em Ratio; aumente o Ratio target para 22.5; aumente o CPB Ratio para 23.5; click em SET. aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não verifique se foi feito conforme solicitado.

Setimo – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travar, você fez algo errado pois o PC tinha que travar. ( é pra travar )

Oitavo – Se você fez tudo certo o PC: ou desligou sozinho; ou travou; ou ETC. Não se preocupe. O boot não foi alterado ele sempre vai voltar as configuração de fabrica.

NOTA: Caso o PC não ligue sozinho, ou tecla “liga e desliga” não funcionar, tire o cabo  da tomada espere um minuto.

Ligue o PC, em alguns casos a BIOS pede para ser reconfirmada, e normal. Caso alguma dificuldade abra o gabinete procure na MotherBoard  o jumper “Jumper Power ou “CLR CMOC” e feche o circuito, o PC vai ligar com a BIOS padrão de fabrica.

Nono – Ao ligar o PC tudo que foi feito foi perdido. Repita todos os processos conforme anotado no caderninho , até antes do travamento. Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE; Click em Voltage; em CPU Vcore aumente +0.0250V; em GFX Core aumente em+0.0250V; em DRAM Voltage aumente para 1.55000V; em DRAM Term. Aumente para0.77500V; Click em SET.

NOTA2: é para digitar conforme esta escrito, caso você erre você vai queimar a CPU ou a MotherBoard ou as DRAM´s ou pior queimar tudo. Já aconteceu comigo. E culpa será sua.

NOTA3:Não faça este procedimento com sono ou consumindo álcool.

Décimo – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travou você fez algo errado, pois o PC tinha que travar. Estas alterações são muito baixas para manter o PC funcionado. Você será obrigado a aumentar o CPU VCORE (somente VCORE) até o PC estabilizar. Comece a acompanhar as temperaturas, é de extrema importância.

DECIMO PRIMEIRO – Rode todos os teste dos software que te indiquei. Quando estiver seguro altere a BIOS conforme as anotações do caderninho.

DECIMO SEGUNDO – Para subir mais as frequências, vai precisar fazer algumas sintonias finas na BIOS. Quando chegar lá eu te ajudo.

NOTA4: Eu já queimei um CPU e já queimei um GPU. Aprendi da forma mais cara.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, considere a temperatura o campo "CPUTIN" do HWMonitor, é a mais próxima do real.  Como Contiusa disse, os procs AMD são complicados para determinar a correta temperatura.   O ajuste que falta no seu Overclock é no CPU VCore que chegou na máxima em 1,312V.  Aumente ligeiramente na BIOS para 1.350V somente a título de teste, mas MUITO cuidado com a temperatura p/ não fritar o processador. 

Segue um exemplo/dica mais segura de como você pode chegar ao máximo overclock:

Primeiro – Partindo do pressuposto que todos os componentes não tenham defeito de fabricação.

Segundo  – Deixe a BIOS padrão de Fabrica, tudo em Stock, caso tenha alguma alteração que não seja direto para o OverClock , então você altera.

Terceiro – Instale no PC os software´s:  Easytne 6 ;  AMD OverDrive ; CPU-Z ; Open Hardware Monitor ; Performance Test ; Cinebench ; MSI Kombustor

Quarto – A note em um papel (de preferência um Caderno), todas as alterações feitas, pois vai servir de referencia futura.

Quinto – Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE ; Suba a frequência da memória para 205 MHZ; Click em “SET”; aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Normalmente não acontece nada.

Sexto – Click em Ratio; aumente o Ratio target para 22.5; aumente o CPB Ratio para 23.5; click em SET. aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não verifique se foi feito conforme solicitado.

Setimo – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travar, você fez algo errado pois o PC tinha que travar. ( é pra travar )

Oitavo – Se você fez tudo certo o PC: ou desligou sozinho; ou travou; ou ETC. Não se preocupe. O boot não foi alterado ele sempre vai voltar as configuração de fabrica.

NOTA: Caso o PC não ligue sozinho, ou tecla “liga e desliga” não funcionar, tire o cabo  da tomada espere um minuto.

Ligue o PC, em alguns casos a BIOS pede para ser reconfirmada, e normal. Caso alguma dificuldade abra o gabinete procure na MotherBoard  o jumper “Jumper Power ou “CLR CMOC” e feche o circuito, o PC vai ligar com a BIOS padrão de fabrica.

Nono – Ao ligar o PC tudo que foi feito foi perdido. Repita todos os processos conforme anotado no caderninho , até antes do travamento. Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE; Click em Voltage; em CPU Vcore aumente +0.0250V; em GFX Core aumente em+0.0250V; em DRAM Voltage aumente para 1.55000V; em DRAM Term. Aumente para0.77500V; Click em SET.

NOTA2: é para digitar conforme esta escrito, caso você erre você vai queimar a CPU ou a MotherBoard ou as DRAM´s ou pior queimar tudo. Já aconteceu comigo. E culpa será sua.

NOTA3:Não faça este procedimento com sono ou consumindo álcool.

Décimo – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travou você fez algo errado, pois o PC tinha que travar. Estas alterações são muito baixas para manter o PC funcionado. Você será obrigado a aumentar o CPU VCORE (somente VCORE) até o PC estabilizar. Comece a acompanhar as temperaturas, é de extrema importância.

DECIMO PRIMEIRO – Rode todos os teste dos software que te indiquei. Quando estiver seguro altere a BIOS conforme as anotações do caderninho.

DECIMO SEGUNDO – Para subir mais as frequências, vai precisar fazer algumas sintonias finas na BIOS. Quando chegar lá eu te ajudo.

NOTA4: Eu já queimei um CPU e já queimei um GPU. Aprendi da forma mais cara.

Abraços

Muito obrigado fibra.

Me tire uma dúvida se puder porque sou leigo nesse assunto de overclock.

Atualmente estou usando a 3.6 o FX 8120 e verificando no HW o vcore maximo foi 1.320V.Sendo que a 4.0 o maximo foi 1,312V. Era para ser ao contrario não? Quando maior frequencia + tensão

Compartilhar este post

Link para o post

Não leve muito à risca esses valores, porque o CPU VCore flutua muito rápido.  Pegue a máxima quando estiver fazendo stress test no proc.   Qto maior a frequência, maior a tensão, desde que esteja setado em AUTO na BIOS.   Ocorre que em AUTO o VCore vai até um limite (programado).  A partir daí, somente fazendo overclock na mão mesmo.  Reitero:  MUITO CUIDADO para não danificar os componentes.

Abração.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não leve muito à risca esses valores, porque o CPU VCore flutua muito rápido.  Pegue a máxima quando estiver fazendo stress test no proc.   Qto maior a frequência, maior a tensão, desde que esteja setado em AUTO na BIOS.   Ocorre que em AUTO o VCore vai até um limite (programado).  A partir daí, somente fazendo overclock na mão mesmo.  Reitero:  MUITO CUIDADO para não danificar os componentes.

Abração.

Fibra,aumentei o VCORE para 1.3250 como citado e pus novamente 4.0GHz fui fazer o teste do AIDA64 de Instabilidade.Não deu 5 segundos e deu Warning: Hardware failure detected! Test Stopped

Será que devo subir a tensão mais? O Aida não mostra aonde está o erro ae fica difícil ;s.Se está parando no aida não vou nem forçar no prime que o pc irá desligar.Segue imagens da BIOS

@EDIT.Abaixei para 3.8 na tensão 1.3250 fiz o teste e foi normalmente.Devo subir mais a tensão para 1.3275?

post-678067-0-54061500-1422297133_thumb.

post-678067-0-17672900-1422297163_thumb.

post-678067-0-38737500-1422296260_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Desabilite o C-State Support, e como a temp máx ainda está dentro da margem do proc, pode subir um pouquinho mais o VCore.   você vai ter que exercitar, mas o ideal seria seguir os paços que lhe passei.

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Desabilite o C-State Support, e como a temp máx ainda está dentro da margem do proc, pode subir um pouquinho mais o VCore. você vai ter que exercitar, mas o ideal seria seguir os paços que lhe passei.

Abração.

Entendi,agora fiz duas tentativas no teste de instabilidade e dava erro.Agora consegui estabilizar 4.0.Muito obrigado fibra e desculpe a perturbação.Temp máxima do cpu 66 / núcleos 48

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais