Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Abit NF7-S rev. 2.0


Visitante

Posts recomendados

PLaca Mãe Abit NF7-S rev. 2

A ABIT Computer Corporation atua no mercado de placas mãe desde 1989, e sua política tem sido sempre fornecer produtos de alta qualidade e competitividade.

Em 1996 se tornou a primeira empresa a oferecer a tecnologia jumperless, com o nome de SoftMenu™. Em 1998 a empresa se tornou uma das 5 principais empresas produtoras de placas mãe de Taiwan.

Em 2001 a ABIT vendeu cerca de 3 milhões de placas mãe, representando 5% do mercado mundial do setor. Este valor parece não ser significativo, mas levando em conta que o seu público alvo é restrito ao de alto nível e também ao que tem sólidos conhecimentos de hardware, este se torna sem dúvida, um valor bem significativo.

O lema que a ABIT tem adotado: "Built by overclockers for overclockers” nos da uma ideia da filosofia da empresa.

O website da ABIT ( http://www.abit.com.tw ) é digno de elogios, estando disponível para consulta em uma grande variedade de idiomas, tornando-se referência para os demais fabricantes de placas mãe, espero que em breve se torne exemplo para os demais fabricantes.

A NF7-S rev.2 é o modelo de placa mãe da ABIT para a plataforma soquete A. Suas principais características são: o altíssimo rendimento do northbridge (nForce2 SPP/Ultra 400) e a grande quantidade de extras que equipam esta placa devido ao southbridge MCP2-T, uma grande capacidade de overclocking, ampla regulagem de vcore, Vchipset, Vmem e Vagp, livre seleção de multiplicadores 5x a 22x (tecnologia FID de 5bits), etc

A NF7-S permite manipular a tensão do processador entre 1.10V e 2.30V, a tensão do chipset entre 1.4V e 1.7V, a tensão da memória ram entre 2.6V e 2.9V, e a tensão da agp entre 1.5V e 1.7V. Com estas possibilidades de ajustes mais a manipulação de multiplicadores... só o céu é o limite.

Pelo BIOS podemos eleger livremente o multiplicador do processador: o chipset nForce2 desbloqueia internamente, sendo assim não é necessário recorrer a perigosos métodos para desbloquear multiplicadores e unir pontes do processador etc. (a não ser que o corajoso usuário que se aventurar por tais métodos, tenha muita experiência).

Pode-se eleger um FSB que mais converge para uma perfeita estabilidade, já que o mesmo é totalmente INDEPENDENTE do AGP/PCI.

1. CONTEÚDO DA CAIXA:

• Placa Mãe NF7-S rev. 2

• Manual do usuário (em inglés)

• CD-ROM com nForce e USB 2.0 drivers

• 1 cabo UDMA 133

• 1 cabo floppy

• 1 cabo ABIT SERILLEL

• 1 cabo para duas portas FireWire

• 1 cabo para duas portas USB

• 1 espelho de painel

2. PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

A primeira vista à placa já comeca chamando a atenção para a cor do PCB (avermelhada) e o ventilador do northbridge.

Os bancos de memória oferecem um visual robusto, mas é de lamentar a falta de cores para destacar a combinação DUAL CHANNEL, e também a falta de cores para distinguir o SATA primário do secundário e as IDEs.

A grande quantidade de recursos extras faz com que a face da placa mãe pareça um tanto poluída devido a grande densidade de elementos e componentes eletrônicos, fazendo com que a distância entre eles seja bastante reduzida.

DESCULPEM A FORMA COMO FAREI MINHAS DESCRIÇÕES E EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS DOS TESTES REALIZADOS MAIS ADIANTE, POIS SEI QUE SERIA NECESSÁRIO EXPOR FOTOS PARA AJUDAR NO ESTUDO DA PLACA, E EXPOR OS RESULTADOS DOS TESTES NA FORMA DE GRÁFICOS, MAS NÃO TENHO COMO EXPOR E NEM COLAR AS FOTOS AQUI.

Colocando a placa na posição vertical, tendo como referência o sockete do processador na parte superior, e olhando de frente para a placa, na parte superior esquerda temos o sistema de alimentação em 3 fases (usando um conector extra de fontes para pentiun4), estas fases são usadas para uma maior estabilidade das voltagens. Justamente abaixo deste conjunto de fases, temos o conector extra vizinho ao conector ATX padrão. Este sistema é raro em placas para a plataforma sockete A 12V 2x2.

No centro da parte superior encontramos o ZIF (Zero Insertion Force) soquete A, destacando-se as bandas de proteção prateadas, abaixo deste esta situado o northbridge, refrigerado por um atrativo ventilador. Perto destes podemos perceber que os jumpers possuem extensões superiores que facilitam o seu manuseio.

Na borda da parte superior esquerda estão localizados os 3 bancos de memória DIMM, com capacidade para DUAL CHANNEL DDR-400. Ao lado destes esta o conector FLOPPY.

Abaixo do conector atx, temos o slot AGP (4x/8x), com dispositivo fixador para as placas de vídeo mais pesadas e digamos rebeldes.

Na metade inferior da placa, mais precisamente do lado esquerdo, temos 5 slots PCIs. Entre o primeiro slot pci e o slot agp temos os conectores para as duas portas FireWire, e a esquerda do segundo e terceiro slots pci, temos o conector de SOM/CD-ROM.

Na metade inferior direita encontramos o southbridge (MCP2-T), os conectores IDE (ambos na cor negra), o BIOS PhoenixBios, 2 conectores para portas USB extras, 2 conectores para HDs SATA e a bateria. Na parte inferior a estes, temos os conectores de informação e comando (leds, power, reset etc) e uma porta para infra vermelho.

Para mais informações veja o link abaixo:

http://www.abit-usa.com/products/mb/produc...ories=1&model=8

3. PAINEL DA PLACA MÃE:

•2 PS2 (teclado/mouse)

•2 portas seriais

•1 porta paralela

•2 portas USB2.0

•1 LAN10/100Mb

•1 saída de som digital

•2 saídas de som analógicas

•1 entra da de linha

•1 entrada para microfone

Na minha opinião poderia ser eliminada uma das portas seriais para dar lugar a mais um par USB, já que hoje em dia cresce o número de periféricos que usam este recurso.

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

[ ABIT NF7-S ]

Processador:

• AMD Duron até 1800 MHz

• AMD Athlon/Athlon XP 200/266/333/400 fsb até 3200+

Chipset:

• Nvidia nForce2 Ultra 400 (SPP) northbridge

• Nvidia nForce2 MCP2-T southbridge

Memória:

• 3 sockets DIMM DDR400, 184 contatos

• Suporta 3 DIMM DDR 200/266/333 (máximo 3 Gb)

• Suporta 2 DIMM DDR 400 (máximo 2Gb)

• Controlador de memória de 128 bits com suporte para Dual Channel

Slots de Expansão:

• 1 AGP 3.0 (8X/4X) a 0.8/1.5V

• 5 PCI a 33 MHz

Entrada/Saída:

• 2 canais IDE com suporte para até 4 dispositivos Ultra DMA 133/100/66/33

• 2 canais S-ATA 150

• 1 floppy 3 1/2"

• 2 canais S-ATA 150MB/s controlados por Sil3112

• 1 LAN 10/100 Mb/s Realtek

• 2 conectores USB 2.0

• 2 conectores PS/2 para teclado e mouse

• 2 portas seriais

• 1 porta paralela

• Som: entrada de linha, saída de linha traseira e frontal, microfone, subwoofer/surround e saída óptica digital. Som AC97 de 6 canais com AC-3 SoundStorm em tempo real.

Conectores Adicionais:

• 2 (x2) USB 2.0, para um total de 4 dispositivos

• 2 Firewire/IEEE 1394

• IrDA (porta infravermelho)

• 1 entrada de som/CD-ROM

• WOL (Wake On Lan)

• Alimentação para 3 ventiladores com monitoração

BIOS, Funções especiais e outros:

• 2 Mb Phoenix AwardBios

• Abit SoftMenu™ III (overclocking)

• Abit MaxFID™ (5 bit FID, permite configurar um elevado número de multiplicadores para CPU: 25=32 combinações distintas)

• ABIT CPU ThermalGuard™ (desligamento automático para casos de alta temperatura)

• Winbond W83627HF-AW para hardware monitoring

• Silicon Image SATA Link SIL3112A (controlador S-ATA). Suporte para S-ATA raid 1,0

• Formato ATX.

5. RENDIMENTO E CONFIGURAÇÃO:

5.1. [ HARDWARE ]

Placa Mãe ABIT NF7-S rev 2

Processador Athlon XP 2200+ (TbredB)

Memória 1x512 Mb DDR-333 SEITEC

Disco Rígido Seagate Barracuda 120Gb 7200 rpm 2Mb

Placa de Video Sapphire 9200 128Mb AGP 8X

Refrigeração Cooler genérico

5.2. [ SOFTWARE ]

Sistema Operacional Windows XP Professional SP1

Drivers Nvidia Nforce drivers, Catalyst 3.6

Benchmarks Sandra 2003, Super PI, HD tach 2.61, PC Mark 2002, dB PowerAmp Music Converter 9

6. TESTES:

>>> Foram realizados 3 overclocks:

Clock Original: 13.5 x 133Mhz = 1800Mhz

Overclock 1: 13.5 x 167Mhz = 2255Mhz

Overclock 2: 13.0 x 184Mhz = 2396Mhz

Overclock 3: 14.0 x 182Mhz = 2551Mhz

>>> Para todos os testes foi usado DDR-333 MHz (PC 2700) em modo síncrono com o FSB do processador.

6.1. Teste PCMARK 2002: (maior valor é o melhor)

6.1.1. Memória:

2551 Mhz: >> 4860

2396 Mhz: >> 2257

2255 Mhz: >> 2398

1800 Mhz: >> 2557

6.1.2. CPU:

2551 Mhz: >> 7711

2396 Mhz: >> 7204

2255 Mhz: >> 6811

1800 Mhz: >> 5421

6.1.3. HD:

2551 Mhz: >> 897

2396 Mhz: >> 921

2255 Mhz: >> 899

1800 Mhz: >> 888

6.2. Teste SISOFTWARE SANDRA 2003: (maior valor é o melhor)

5.2.1. File System:

2551 Mhz: >> 27570

2396 Mhz: >> 27339

2255 Mhz: >> 27837

1800 Mhz: >> 27399

6.2.2. Multimedia SSE:

2551 Mhz: >> 15050

2396 Mhz: >> 14177

2255 Mhz: >> 13321

1800 Mhz: >> 10635

6.2.3. Multimedia MMX:

2551 Mhz: >> 14147

2396 Mhz: >> 13289

2255 Mhz: >> 12495

1800 Mhz: >> 10001

6.2.4. Memory FLOAT:

2551 Mhz: >> 2578

2396 Mhz: >> 2531

2255 Mhz: >> 2363

1800 Mhz: >> 1891

6.2.5. Memory INT:

2551 Mhz: >> 2742

2396 Mhz: >> 2751

2255 Mhz: >> 2518

1800 Mhz: >> 2021

6.2.6. Arithmetic FPU:

2551 Mhz: >> 3965

2396 Mhz: >> 3605

2255 Mhz: >> 3357

1800 Mhz: >> 2731

6.2.7. Arithmetic ALU:

2551 Mhz: >> 9765

2396 Mhz: >> 8997

2255 Mhz: >> 8450

1800 Mhz: >> 6737

6.3. Teste HD TACH (MB/s): (maior valor é o melhor)

2551 Mhz: >> 36483

2396 Mhz: >> 36196

2255 Mhz: >> 36361

1800 Mhz: >> 36519

6.4. Teste db powerAMP Music Converter: (menor valor é o melhor)

2551 Mhz: >> 289

2396 Mhz: >> 311

2255 Mhz: >> 327

1800 Mhz: >> 414

6.5. Teste SUPER PI: (menor valor é o melhor)

2551 Mhz: >> 104

2396 Mhz: >> 106

2255 Mhz: >> 114

1800 Mhz: >> 139

7. CONCLUSÃO:

A ABIT NF7-S rev 2.0 cumpriu todas as minhas expectativas. Realmente a empresa segue a sua filosofia: "Built by overclockers for overclockers”, e os resultados dos benchmarks são a prova mais concreta disto.

As opções incluídas no BIOS para overclock são realmente impressionantes, praticamente todos os parâmetros podem ser modificados de acordo com as necessidades do usuário (se o hardware do usuário o permitir é claro).

Os recursos desta placa são realmente completos e acompanham as tendências mais modernas: som SoundStorm, S-ATA + RAID, Firewire, USB 2.0, LAN integrada, dual channel.

Para testar estabilidade e rendimento foram realizados diferentes benchmarks e o overclock conseguido: 1800@2551MHz foi comprovado totalmente estável. Só não fui além porque meu cooler genérico não permite voar mais alto, desonerando a placa mãe de qualquer culpa.

7.1. CONCLUSÕES FAVORÁVEIS:

+Regulagem de tensão em 3 fases

+Independência do FSB ao AGP/PCI

+Overclock estável/seguro

+Bom acabamento geral

+Fácil instalação

+FlashMenu

+FID de 5 bits

+Alto rendimento

+Alta estabilidade geral

+Dual channel

+Grande variedade de ajustes no BIOS (vcore, Vchipset, Vmem e Vagp, livre seleção de multiplicadores 5x a 22x).

7.2. CONCLUSÕES DESFAVOÁVEIS:

-Preço alto (fora da realidade brasileira)

-O Hadware Doctor poderia ser melhor (mais funções etc)

-Os cabos IDE poderiam ser do tipo arredondados e mais finos, já que a ABIT apregoa tanto à qualidade

-Placa poderia ser mais bonita (exigência para CaseMod), mas como sabemos beleza não é fundamental para uma placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a pouco tempo a placa e aconselho a todos que querem uma boa placa para AMD e com o nForce 2 Ultra.

Essa placa aumentou muito meu desempenho com a mesma config que eu tinha na ECS K7VTA 2....

Ela é cara, é sim, mas é um dinheiro muito bem investido.

Dicas: Comprem um dissipador passivo e coloquem na southbridge, ela esquenta demais e com isso o desempenho pode cair.

Usem o SERILLEL em um HD IDE comum. Assim você estará usando um HD IDE como se fosse Serial ATA e o desempenho aumenta considerávelmente. Sem contar que deixa as duas portas IDE livres para os drives de CD/DVD/Gravadores.

Bom tópico e bem que os moderadores poderiam destacar esse tópico.... :palmas:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Megapersu@03 jul 2004, 22:19

Não acho ela cara, pois a Abit NF7-S e a Asus A7N8X-E Deluxe são as placas mais baratas com ótima qualidade que vocÊ encontra por aí com o MCP2-T.

O Hardware Doctor realmente é muito ruim, mas se vocÊ for ao site da Abit, você baixa o AbitEQ que é bem mais atraente.

heheheh eu sei.. cada um tem seu padrão de caro ou barato.. não são todos os brasileiros que podem comprar uma placa destas.

que faixa de valores tens encontrado esta placa no preço mais baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Jumper2004@04 jul 2004, 22:34

Parabens pelo review...

Quanto custa esta placa na média nas lojas aqui no Brasil?

ALGUM MODERADOR DEVERIA destacar ESTE TÓPICO!!!

em 1º Lugar...parabéns ao Minuano...pelo review...você está contribuindo muito p/ o fórum! :palmas:

Eu paguei R$480,00 na minha em dezembro.... :palmas:

Todos os reviews de placa-mãe...ficam em um unico tópico...Esse aqui oh -> Destaque: Reviews De Placas-mãe ele já está Destacado!

t+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dicas: Comprem um dissipador passivo e coloquem na southbridge, ela esquenta demais e com isso o desempenho pode cair.

Realmente vale a pena botar um dissipadorzinho na southbridge, assim como em todas as placa atuais que vêm sem. Mas quanto ao desempenho cair, isso é impossível.

Usem o SERILLEL em um HD IDE comum. Assim você estará usando um HD IDE como se fosse Serial ATA e o desempenho aumenta considerávelmente. Sem contar que deixa as duas portas IDE livres para os drives de CD/DVD/Gravadores.

Isso não é verdade.

Realmente a vantagem de liberar as portas ide tradicionais compensa usar o serillel. Sem falar no fato de usar o cabo sata, mais fino e que melhora a ventilação.

Mas quanto ao desempenho, é impossível usar um adaptador que converte os sinais de ata133 para sata e obter ganho com isso. Ao usar o adaptador, há na verdade uma pequena queda no desempenho do HD...

O desempenho aumenta ( e não chega a ser consideravelmente) se você usar um HD sata NATIVO... se o HD é ata133, essa velocidade de 133Mb/s vai ser o limite da interface do hd, mesmo usando numa porta sata que é de 150Mb/s.

Sem falar que a porta sata dessa placa não é nativa da southbridge, estando portanto limitada à largura de banda do barramento PCI (133mb/s).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@05 jul 2004, 21:01

Dicas: Comprem um dissipador passivo e coloquem na southbridge, ela esquenta demais e com isso o desempenho pode cair.

Realmente vale a pena botar um dissipadorzinho na southbridge, assim como em todas as placa atuais que vêm sem. Mas quanto ao desempenho cair, isso é impossível.

Usem o SERILLEL em um HD IDE comum. Assim você estará usando um HD IDE como se fosse Serial ATA e o desempenho aumenta considerávelmente. Sem contar que deixa as duas portas IDE livres para os drives de CD/DVD/Gravadores.

Isso não é verdade.

Realmente a vantagem de liberar as portas ide tradicionais compensa usar o serillel. Sem falar no fato de usar o cabo sata, mais fino e que melhora a ventilação.

Mas quanto ao desempenho, é impossível usar um adaptador que converte os sinais de ata133 para sata e obter ganho com isso. Ao usar o adaptador, há na verdade uma pequena queda no desempenho do HD...

O desempenho aumenta ( e não chega a ser consideravelmente) se você usar um HD sata NATIVO... se o HD é ata133, essa velocidade de 133Mb/s vai ser o limite da interface do hd, mesmo usando numa porta sata que é de 150Mb/s.

Sem falar que a porta sata dessa placa não é nativa da southbridge, estando portanto limitada à largura de banda do barramento PCI (133mb/s).

:looka:

Foi só minha opinião.

Outra coisa que notei é que eu instalei a placa mãe com os drivers do Chipset nForce a partir do CD original da Abit e tive alguns problemas (Problemas de som nos jogos, Gravador de CD não gravava.....) que foram normalmente solucionados com o último driver do nForce.... :palmas:

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@06 jul 2004, 09:11

Foi só minha opinião.

Você me desculpe, mas desempenho não é questão de opinião... Ou o desempenho aumenta, ou diminui, ou se mantém. Basta medir e você vai ter o fato.

Não é uma questão subjetiva...

:P Concordo! :D

t+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@06 jul 2004, 09:11

Foi só minha opinião.

Você me desculpe, mas desempenho não é questão de opinião... Ou o desempenho aumenta, ou diminui, ou se mantém. Basta medir e você vai ter o fato.

Não é uma questão subjetiva...

Tá desculpado e já calei minha boca.....ou melhor parei de digitar!!!!

Só vou falar algo quando tiver 101% de certeza!!!

Desculpem o incomodo!!!!

:cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrar essa placa aqui no Rio agora tá um pouco difícil, ela já foi quase que totalmente substituída pela AN7 nas lojas.

A faixa de preço dessa placa está entre 400 e 500 Reais, para uma placa com SATA, FireWire, SoundStorm e reguladores de tentão de 3 níveis, acho que é a mais barata, atualmente está competindo preço com a Asus A7N8XE Deluxe. Para o mercado brasileiro não sai tão caro assim, levando em conta que o brasileiro sempre se apega às terríveis financeiras financiando 24X ou até 36X, façam as contas e substituindo uma placa "barata" por esta, não vai influenciar tanto no preço final do computador, o brasileiro acaba levando placas de baixa qualidade por causa de vendedor mal intencionado ou sem conhecimento mesmo nessse tipo de negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Daniel Chaves@10 jul 2004, 13:31

Tenho uma A7V8X-X e tô pensando em pegar uma NF7 Rev. 2.0, será que vale a pena ? O que vocês acham ?

se você estiver com problemas em sua placa mãe, ou se seu computador tem bastante memo, ou ainda se já tem uma boa placa de vídeo pode investir numa belezura dessa!

eu recomendo... :wub::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...