Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola.

Reparei que meu ping normalmente esta em torno de 90 e chega até 200, em alguns casos até 400. Notei também que minha conexão apresenta umas oscilações o que gera lag em jogos online por exemplo mas meu computador também está demorando um pouco para abrir páginas na web. Possuo conexão da OI velox de 5mb (sei que não é nem perto do ideal para jogar com tranquilidade jogos online mas desejo dar uma melhorada tanto para jogar como para usar internet no pc sem fazer upgrade na minha conexão). Cerca de um mês atras não notava essa lentidão em meu computador mas como se trata de conexão da OI não é de se espantar haver problemas.

Pesquisei e encontrei algumas alternativas. Vejam se realmente ajudam e por favor me indiquem maneiras de melhorar meu problema. Seguem as alternativas:

http://forum.gamerica.com.br/showthread.php/6377-GUIA-Como-diminuir-o-ping-in-game

http://www.teteututors.com/tutorial/como-diminuir-o-ping-de-jogos-online/

Até notei alguma diferença no ping mas não se mantem estável, ou seja, as vezes indica ping em torno de 200 ou pouco mais.

Bom, aguardo auxílio.

Postado

O primeiro tutorial você pode até testar pois não envolve programas de terceiros (que podem injetar malware em seu computador), mas se você já tentou e não mudou muito então basta ligar pra Oi e dizer pra eles mudarem sua rota pois o ping está alto, e enquanto eles não fazem isso você pode ir trocando de IP até achar um bom. Também veja se não há outro aplicativo "comendo banda". Eu fazia isso com minha NET Virtua, até que cansei e liguei pra eles, com algum conhecimento jurídico, e até hoje minha internet está perfeita.

Quanto a "aumentar a internet", isso é impossível, pelo menos de maneiras Legais (dentro da Lei). Se você contratou 5 Mb, nada vai fazer você chegar a 6, 7 ou qualquer velocidade superior.

Outra coisa: ninguém precisa de uma internet de 100 Mb pra jogar bem, tendo uma internet de 2Mb mas com ping bom é o que precisa, e vamos ver o porquê:

Imaginemos que os fios que existem entre seu computador e os servidores da Oi sejam como uma estrada. "Banda" significa a quantidade de pistas que essa estrada pussui, quanto mais pistas, mais carros podem passar por elas. "Ping" é a distância entre seu PC e os servidores da Oi/Jogos.

De nada adianta ter uma estrada larga com 10 faixas (banda alta, 35 Mb pra cima), mas demorar pra chegar ao destino (ter ping algo, acima de 50ms entre seu PC e o servidor). Jogos não requerem uma grande banda, nunca vi jogos online requerir mais de 2Mb de conexão, mas se tiver ping bom dá pra jogar como um profissional e/ou ainda ter vantagem sobre os outros jogadores com ping's maiores.

• Curtir 3
Postado

Como altero o IP ?

Recentemente a OI fez reparos em minha conexão, trocou cabos e fez diversas manutenções que após 2 meses meu sinal voltou a funcionar. Será que nesse processo deixaram algo ruim e que esta prejudicando minha conexão?

Clico por exemplo no youtube e demora uns 2 a 3 segundos para abrir sendo que antes não era assim.

Postado

Então eu teria que reiniciar o modem toda vez que o ping estiver alto? Antigamente não era assim. Vou fazer o seguinte, ligar pra OI como você mencionou e exigir uma melhoria e enquanto isso reiniciar para ver se melhora em algo.

• Curtir 1
Postado

Pra mim nunca melhorou nada trocar DNS. Quando tinha ping ruim bastava 20 segundos pra trocar de IP pra achar um "bom", mas a questão é que se não for nada no seu computadort (nenhum programa comendo banda) é incompetência da Oi mesmo, então ligue para lá reclamando do ping, e se o atendente não souber peça pra falar com o superior dele até que alguém entenda :P

• Curtir 3
Postado

@AmarildoJr acho que você é muito competente nas suas explicações. Escreve muito bem...concordo com tudo que diz aí em cima. Foi muito feliz na sua explicação.

@SkyFire161 Acredito que na maioria das vezes o problema é com a operadora mesmo. Mas ping alto pode ser um tanto de coisa... de malware no seu pc, passando por problemas de conexão (ou limitação proposital por parte do provedor...) a problema do no servidor testado (servidor do jogo por exemplo) a até muitos programas usando  banda ou outras pessoas usando a internet na sua casa no momento que você joga. 

Aqui eu só jogo com prompt de comando aberto pigando alguns servidores. Já tenho decorado o ping médios com muitos servidores e se algo está fora do normal com perda de pacotes, eu já sei que há problemas. Se há muita perda de pacotes e velocidade não fica normal em algumas situações (fiz muitos testes aqui e tenho quase certeza que alguns horários meu provedor limita a velocidade de alguns downloads...mas isso é raro acontecer) é algo no meu provedor.

Possuo conexão da OI velox de 5mb (sei que não é nem perto do ideal para jogar com tranquilidade jogos online mas desejo dar uma melhorada tanto para jogar como para usar internet no pc sem fazer upgrade na minha conexão)

Foi como @AmarildoJr disse, jogos não exigem tanta conexão. Já fiz vários testes aqui e consegui jogar BF3 com conexão de 100 kbps (limitada no roteador propositalmente). Inclusive tinha um tópico aqui FCDH (antigo) no qual eu vi alguém falando que tinha que ter "tal conexão de não sei quantos mbps" pra jogar online e que abaixo disso havia perda de qualidade do jogo ou FPS...e foi até motivo de problema que tive  com a moderação...eu fiquei surpreso em ver pessoas afirmando que é preciso conexão de 2mb, 5 mb 10mb para jogar BF3... o que importa é o ping. Exigir muita conexão é relativa a quantidade de computadores na mesma rede em sua casa que usam banda. Quanto mais gente usa, obviamente maior terá que ser a conexão.

Nos meus testes com 100kbps não havia perda FPS e o ping continuava o mesmo (mas eu tinha controle total sobre os programas no meu computador que usavam internet e que porventura, poderiam aumentar o ping, como por exemplo, o fato de abir uma página do google já aumenta o ping no exato momento mas depois voltava ao normal. Também tinha controle total de outros dispositivos conectados ao roteador). Lógico que não da para baixar BF3 com 100kbps... mas durante o jogo foi tranquilo e para efeitos de testes.

Se na sua casa, há mais de um computador e outros dispositivos que usam internet como Smart TV e celulares, aí não tem jeito, tem que ter banda melhor mesmo para manter tudo isso sem subir muito o seu ping quando você joga. Quem tem conexão mais "lenta", de 2 mb por exemplo, e divide com uma TV ou outro computador que fica vendo video (netflix, youtube etc), o ping sobe lá para exosfera e só com um controle de banda se consegue manter o ping sobe controle, mas com sacrifício da qualidade baixa de quem vê o vídeo.  

Na sua casa tem apenas um computador? Você já verificou se não tem outros dispositivo usando banda no momento que você usa? Além de olhar se não tem um programa baixando ou atualizando algo? Sei lá, vai que você esqueceu o torrent ligado...rsrsrr Mesmo com 10 mbps, se usarem 100% da banda durante o jogo o ping sobe mesmo. Então, tem que olhar isso também e eu acho que @AmarildoJr esqueceu de citar essa possibilidade para aumento de ping. 

Recentemente a OI fez reparos em minha conexão, trocou cabos e fez diversas manutenções que após 2 meses meu sinal voltou a funcionar. Será que nesse processo deixaram algo ruim e que esta prejudicando minha conexão?

Sim, pode ser. Não sei porque, mas a vezes acontece algo "lá" e eles falam que vão "reiniciar" não sei o que e volta ao normal.

Sobre o ip, quando estou com problemas sérios, posso reiniciar mil vezes o modem que continua do mesmo jeito... só ligando para eles mesmo.

Quantas vezes você chegou a ligar para o suporte reclamando do problema?

• Curtir 4
Postado

Ouvi dizer que na Oi basta reiniciar o modem.

Realmente funciona mas nem sempre.

Pra mim nunca melhorou nada trocar DNS. Quando tinha ping ruim bastava 20 segundos pra trocar de IP pra achar um "bom", mas a questão é que se não for nada no seu computadort (nenhum programa comendo banda) é incompetência da Oi mesmo, então ligue para lá reclamando do ping, e se o atendente não souber peça pra falar com o superior dele até que alguém entenda :P

Agora a pouco utilizei o teste da Copel e marcou mais de 1000 de ping e 3 segundos depois realizei novamente o teste e marcou 42 de ping. Vai entender isso... Vou ligar pra OI e exigir melhorias.

OpaioX, em minha casa são utilizados diversos aparelhos que fazem uso da mesma conexão tais como: 1 tablet, 1 psvita, 1 notebook, 2 smartphones, 1 ps3 e um computador de desktop na qual esta isntalado o modem. Existem momentos que ambos estão conectados ao mesmo tempo mas no momento em que estou jogando são usados apenas o psvita (apenas navega em páginas do Google, não é utilizado para jogos online), o tablet que basicamente é utilzado para facebook e o ps3 para os jogos online.

Quantas vezes você chegou a ligar para o suporte reclamando do problema?

referente a esse problema em particular ainda estou para ligar, mas já perdi a conta de quantas vezes já liguei reclamando do serviço inclusive do fixo. Ser cliente da OI não é fácil mas infelizmente onde moro ainda não chegou GVT nem Net.

Postado

@SkyFire161

Agora a pouco utilizei o teste da Copel e marcou mais de 1000 de ping e 3 segundos depois realizei novamente o teste e marcou 42 de ping. Vai entender isso... Vou ligar pra OI e exigir melhorias.

Durante o teste, tinha outro dispositivo conectado a internet? Você estava com algum site aberto? Nenhum programa usava banda? Isso pode interferir...

Eu não gosto destes sites para fazer testes. Gosto de testar no prompt de comando.  Você não não o utiliza  para fazer testes de ping? Para testar digite  ping www.google.com.br  ou ping -t www.google.com.br  você pode digitar o site ou ip do site diretamente. Não precisa ser o google, pode escolher outro grande servidor que você conheça. 

O -t é para pingar infinito até você interromper com o control + c. Sem o -t ele envia apenas quatro pacotes. 

Faça o seguinte:  teste o ping para o www.google.com.br por alguns minutos (uns 10 minutos) com somente seu computador conectado ao roteador (desconecte os outros dispositivos). em horários diferentes também durante o dia. Tipo faça um teste logo cedo, outro pela parte de tarde. Outro no fim da tarde, a noite e de madrugada se possível rsrsrsrs. Mas não abra abra navegador ou nenhum outro programa que use banda para não interferir em nada no teste. Por exemplo, se tiver que atualizar antivirus, sistema operacional, faça tudo antes do teste. Durante o teste você tem q ter certeza que não tem nenhum programa usando banda.

Depois refaça o mesmo teste, apenas de curiosidade, deixe o pingando direto o google e abra no seu computador algo que puxe muita banda, e observe se o ping sobe. Depois deixa pingando e coloque outros dispositivos para usar a internet normalmente e olha se durante o uso o ping sobe. Esse teste simples pode lhe indicar se são outros dispositivos usando banda na sua rede interna que estão interferindo no seu ping.

OpaioX, em minha casa são utilizados diversos aparelhos que fazem uso da mesma conexão tais como: 1 tablet, 1 psvita, 1 notebook, 2 smartphones, 1 ps3 e um computador de desktop na qual esta isntalado o modem. Existem momentos que ambos estão conectados ao mesmo tempo mas no momento em que estou jogando são usados apenas o psvita (apenas navega em páginas do Google, não é utilizado para jogos online), o tablet que basicamente é utilzado para facebook e o ps3 para os jogos online.

Seis dispositivos. No momento que você joga são utilizados 3 dispositivos, sendo que um deles é para jogos, que me parece não exige  banda a ponto de atrapalhar. Os outros dois depende. O psvita acessa sites normalmente?Se for video, usa muita banda. Se o tablet ver videos, também exige banda. Facebook tem videos né? Eu não tenho certeza, mas comunicação por voz e videos eu acho que também demanda um pouco de banda ( Skype por exemplo). Mas aí você tem que testar com os dispositivos ligados e desligados do roteador.

É bom que você saiba disso tudo, mesmo que seja problema atualmente na sua conexão e, depois que ela voltar a normalidade, já que se todo mundo começar acessar ao mesmo, com 5mb, pode sim interferir no ping e prejudicar um pouco nos jogos, mesmo que não seja tanto quanto agora.

Por exemplo, quando eu estou jogando online em alguns servidores gringos, meu ping em um server que  gosto fica na faixa de 230 +-. Se alguém começar a mexer na internet aqui em outro dispositivo, ele pula para uns 280 a 500, por mais seja por pouco tempo, é o suficiente para atrapalhar e muito o jogo. Quando tentam assistir videos então, já era, pula para 800 ou mais. Dependendo do servidor sou desconectado na hora. Mas isso com 2mb, com 5 mb nos testes que eu fazia, era difícil o ping subir quando outros dispositivo mexia. Tinha que pelo menos uns 3 para atrapalhar. Com 10 mbps, nossa, eu não precisava mexer em nada, nem mesmo com 3 dispositivos. Só se eu forçasse muito a barra com eles vendo video em alta definição  ou mais que três dispositivos mexendo ao mesmo tempo. 

Essas oscilações são ruins, e depende muito do seu roteador. Alguns tem a função QoS, que tenta minimizar isso e dividir bem a banda seu prejudicar ninguém. Qual seu roteador?

• Curtir 1
Postado

Durante o teste, tinha outro dispositivo conectado a internet? Você estava com algum site aberto? Nenhum programa usava banda? Isso pode interferir...

Sim, geralmente são o tablet, psvita e o computador que usa conexão via cabo.

Eu não gosto destes sites para fazer testes. Gosto de testar no prompt de comando.  Você não não o utiliza  para fazer testes de ping? Para testar digite  ping www.google.com.br  ou ping -t www.google.com.br  você pode digitar o site ou ip do site diretamente. Não precisa ser o google, pode escolher outro grande servidor que você conheça. 

O -t é para pingar infinito até você interromper com o control + c. Sem o -t ele envia apenas quatro pacotes.

Amigo, não entendi bem o procedimento. Poderia me explicar novamente?

Seis dispositivos. No momento que você joga são utilizados 3 dispositivos, sendo que um deles é para jogos, que me parece não exige  banda a ponto de atrapalhar. Os outros dois depende. O psvita acessa sites normalmente?Se for video, usa muita banda. Se o tablet ver videos, também exige banda. Facebook tem videos né? Eu não tenho certeza, mas comunicação por voz e videos eu acho que também demanda um pouco de banda ( Skype por exemplo). Mas aí você tem que testar com os dispositivos ligados e desligados do roteador.

O psvita é utilizado para jogos no modo singleplayer e é utilizado o google para obter informações referente ao jogo mesmo como troféus etc. O tablet apenas para facebook. Ambos não são utilizados para vídeos, pelo menos não na hora que testo o ping e quando estou jogando online.

Essas oscilações são ruins, e depende muito do seu roteador. Alguns tem a função QoS, que tenta minimizar isso e dividir bem a banda seu prejudicar ninguém. Qual seu roteador?

É um TP-Link WR841N 300mbps com duas antenas protegido por senha.

Quando estou jogando dificilmente noto lag durante o jogo (estou me referindo a aquelas travadas nítidas) mas percebo o atraso devido ao ping estar alto. Aquela impressão de que o inimigo já me percebeu bem antes de mim.

Postado
Amigo, não entendi bem o procedimento. Poderia me explicar novamente?

@SkyFire161  nestes sites de teste, o teste de ping é feito apenas naquele momento. Com o prompt eu posso testar o ping durante o tempo que eu quiser (de minutos, horas, dias até você interromper). Tem gente que usa estes sites também para verificar  se esta baixando na velocidade máxima contratada. Eu faço os dois sem precisar destes sites de testes. O sites de testes é bom, mas eu prefiro fazer os meus....

• Para testar se eu consigo chegar na velocidade máxima contrada, utilizo vários servidores de download que eu sei que tem muita banda, um deles é o http://fisica.ufpr.br/kurumin/se eu desconfio que ele não está entregando na velocidade máxima que minha conexão permite eu tento outros servidores da minha lista. Enquanto faz o download eu monitoro a velocidade com o programa NetWorx. Seria muita coincidência testar uns 10 a 20 servidores e nenhum deles você consegue chegar no máximo ou próximo dele. Já é um indício de coisa errada.

• O teste de ping eu prefiro pelo prompt...(você abriu o link que passei sobre o prompt?) Você chegou a testar algum site o comando ping? Se você não estiver achando, pesquise no seu sistema operacional pelo termo "CMD". Aqui eu uso no prompt os seguites comando para testar ping(você digita no prompt):ping + o enderço do servidor/site ou ip, exemplo ping www.google.com.br ou poderia digitar o ip do google: ping 74.125.196.94  depois do termo ping, você dá um espaço.  Se você digitar somente o ping ele dispara apenas 4 pacotes e lhe da os resultados.O comando -t faz pingar infinito até você interromper com o control + c no teclado, exemplo: ping -t www.google.com.br   Você deve dar um espaço entre o ping e o -t e outro espaço entro o -t e o ip ou nome do site.

Aqui em situação normal, sem ninguém usar a internet e nenhum programa usando banda e internet funcionando normalmente, os resultados do teste com uol e google:

ping_1.png

Observe que o ping com UOL é mais baixo que  o gogole. Isso significa que fisicamente o servidor google está muito mais longe. O http://cqcounter.com/whois/me mostrou que está no E.U.A Já o servidor UOL está aqui no Brasil (onde eu não sei rsrsrsr). Então hoje, eu sei que estes são números normais. Já os tenho como parâmetro.

Agora olha como o ping aqui fica, quando alguém esta vendo video no youtube, usando o máxima que minha conexão permite:

ping_alto.png

Observe que os primeiros 9 pacotes estão normais, depois coincide justamente quando começam  a assistir o video e usar 100% da minha conexão.

Então, pelo ping eu consigo monitorar e saber se minha conexão pode estar com problema ou se estão usando muito ela. Daí no seu caso você escolhe alguns servidores e sempre os pinga para saber os valores e tê-los como parâmetro. Mas tem que ter certeza que não tem nenhum dispositivo (computador, table etc) usando a conexão. 

Aqui quando está com problema na operada, há uma perda de pacotes na ordem de 25 a 50% independente se ficar 1 minuto testando ou 2 ou 4 horas. Mas isso acontece poucas vezes e sempre que eu ligo, depois volta ao normal ou as vezes eu nem ligo e no outro dia já esta normal. Muita perda de pacotes é sinal de algum problema que pode ser no caminho com o servidor ou ser seu provedor ou ser, também, seu roteador.

Mas sobre o ping para monitorar a conexão você tem que ter certeza, que o servidor do outro lado é bom e que ele tem uma baita de conexão. Não adianta pingar um servidor caseiro (tipo se eu criar um servidor de jogo usando minha conexão), com uma conexão de 500 kbps de upload e com o servidor usando o máximo da banda dele de upload... é fato que o ping com ele vai ficar alto equanto outros servidores "grandes" como Google, Uol, Globo, Uai ( exagerei no Uai gente? rsrsrsr) que  tem link de verdade...na maioria das vezes em qualquer hora do dia sempre vão estar normais com ping baixo.

O pessoal gosta muito de usar o comando tracert para ver onde está o congestionamento no caminho com servidor. Exemplo tracert www.google.com.br  ele é bom usar para você saber se é apenas o servidor ou o  caminho com o servidor em questão que está com problema. Acontece de esta tudo normal em vários outros servidores (sua conexao funciona normal), e apenas com um em questão o ping fica alto, daí com esse comando você acaba por confirmar onde pode estar o problema. Eu quase não uso, pra dizer a verdade é raro eu usar tracert.

Quando estou jogando dificilmente noto lag durante o jogo (estou me referindo a aquelas travadas nítidas) mas percebo o atraso devido ao ping estar alto. Aquela impressão de que o inimigo já me percebeu bem antes de mim.

Existe lag de hardware e de conexão. Então temos que separar as coisas. E tem outro detalhe: as vezes tem problema no servidor do jogo também (que tem hardware muito ruim e não depende do hardware do seu pc e muito menos de sua conexão). Tem servidores gringos de BF3 que eu acho melhor de jogar mesmo com ping alto se comparado com alguns servidores no Brasil que tem ping baixo. O jogo fica estranho... daí sabe o que eu faço quando o jogo n mostra o ping dentro da partida? Eu pego o ip do servidor e fico pingando no prompt para saber se é problema na conexão ou é problema no servidor mesmo.

• Curtir 4
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!