Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas De Vídeo - Funcionamento.


_RAZIEL_

Posts recomendados

Muito bom o tópico, mas eu tenho algumas dúvidas novas! :D

Como funciona o SDL no Linux? Tem as mesmas funcionalidades do DirectX no Windows?

Eu tenho reparado que quando um jogo existe para essas duas plataformas, Neverwinter Nights e Unreal Tournament 2004 por exemplo, normalmente as versões que no WIndows usam o DirectX no Linux utilizam o SDL, enquanto que os jogos que utilizam OpenGL usam o OpenmGL tanto no WIndows quanto no Linux, Quake 3 por exemplo.

O OpenGL seria comparável a uma JVM (Máquina Virtual Java), facilitando assim o porte para outras plataformas?

O que as produtoras de jogos fazem para facilitar a programação em DirectX para Windows e SDL para Linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

bem, acho que também deveria se falar do tal vsync que muitos adoram fazer seus 100 FPS.

Eu vou dizer um pouco sobre ele, qualquer coisa me corrijam.

O Vsync, ou sincronização vertical faz com que os quadros gerados pela placa de vídeo sejam exibidos sincronizados de acordo com a taxa de freqüência da placa de vídeo, onde garante fluidez da imagem sem pulos ou saltos.

Mas muitos adoram FPS de 100 ou até mesmo 200, mas isso é necessário?

O máximo que fará com vsync ativado é 60, e esse é o máximo de quadros onde a fluidez da imagem é perfeita, pois imagine, são 200 quadros por segundo, o que pode fazer nesse tempo? ele pode até se mexer o personagem do jogo, mas aparecerá saltos na imagem simplesmente porque o monitor descartou esses quadros onde ele não pode exibir mais de 60 quadros por segundo.

Mas como perceber? Olhando bem, não precisa nem ser atentamente, você vê alguns riscos e tremidas ou até parece que está lento o jogo, mas que na verdade são os saltos que se veem por estar com o vsync desativado, isso se percebe até em jogos pesados mesmo que sejam feitos 30 fps ou menos.

E porque fazer tantos quadros assim? Comprar uma VGA top de linha para somente fazer uns 300 ou 400 quadros no jogo preferido? Essa velocidade e potência toda foi feita para se aumentar a qualidade visual dos jogos sem perder desempenho como o antialiasing por exemplo.

Por isso recomendo usar o vsync, você só deve desativá-lo quando for rodar algum brenchmark para ver o máximo de quadros por segundo que ela faz, mas na hora de jogar, ative-o, você verá que a fluidez da imagem será bem melhor.

Qualquer coisa aí pessoal, me corrijam. Desculpe eu ter que falar muito sobre o que acontece se desativar ou ativar, mas acho que essa é uma opção que vejo muitos falarem dela, mas que é uma função muito importante nas placas de vídeo 3D.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

1- Pessoal, gostaria de saber quem é o responsável por processar os vídeos. Já lí em um book e descobrí o seguinte: "Para o modo de vídeo em 3D, A CPU e VGA são como cliente e pintor. O cliente diz como quer o quadro e o pintor pinta o quadro. Portanto a VGA tem uma carga maior de trabalho em termos de vídeo 3D do que o processador, pois o processador apenas dá as ordens e a VGA é quem trabalha."

2- Será que tudo isso que eu lí no book realmente ocorre dessa maneira? E no caso dos gráficos em 2D com efeitos especiais, por exemplo: animações, sombras, transições de tela presente no Windows XP e algumas distros de Linux. Quem será o responsável por processar esses efeitos?

3- Quem é o responsável por processar o vídeo de uma simples tela em modo DOS, ou da BIOS da placa-mãe?

Postem nesse tópico todas as informações referente a divisão de tarefas em termos de vídeo.

Brigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, falando novamente, essas informações podem ser obtidas no tópico fixo que você não reparou que existe de título: "Placas de Vídeo - Funcionamento", é só dar uma olhada lá.

E sim, é mais ou menos como no livro que você viu, o CPU fica com a parte de cálculo geométrico e a placa de vídeo cuida das texturas e também dos efeitos especiais como iluminação, sombras, comportamento aqüoso, etc.

Quanto às exibições em modo DOS, acho que essa informação você não vai obter lá, mas todas as placas de vídeo, sem exceção, oferecem suporte ao modo VGA, que possui resoluções que vão no máximo até 640x480 e paleta de apenas 16 cores (a mesma quantidade usada no BIOS Setup das placas-mãe) não oferecendo nenhum suporte aos recursos especiais do processador gráfico, agora não recordo direito qual é a denominação, se não me engano parece não ser definido como modo VGA (esqueci agora), mas você deve ter entendido o que eu quis dizer (que todas oferecem um suporte padrão para exibição do BIOS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bini@06 de dezembro de 2004, 20:36

Ichigeki escreveu:

No seu DirectX 9 a Microsoft estabeleceu pontos flutuante de 24 bits de precisão no mínimo. A primeira placa a usar este formato foi a Radeon 9700.

Mas as 9600 Pro e XT não usão shader 2.0 também?

9600 Pro/XT vieram depois da 9700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Entoa me ajudem numa coisa...o que significam os PIPES??Acho que é pipeline nas especificações das placas de video?

Por exemplo, a ATI radeon 9500 PRO tem 8 pipelines e muitos falam que devido aos pipes, ela é superior a 9800 SE e a 9600 XT, ambas tb da Radeon. porque isso acontece? Já que, teoricamente, as duas são sucessoras a 9500PRO???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, eu qeuria saber porque o modo Direct3D ( por exemplo, no counter strike zero ou o 1.5 ou 1.6) não funcionam corretamente quando utilizamos?????

Teoricamente, não deveria ser mlehor que o open gl? ou é o game que é ruim pra essa interface?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@21 de novembro de 2004, 19:14

bem, acho que também deveria se falar do tal vsync que muitos adoram fazer seus 100 FPS.

Eu vou dizer um pouco sobre ele, qualquer coisa me corrijam.

O Vsync, ou sincronização vertical faz com que os quadros gerados pela placa de vídeo sejam exibidos sincronizados de acordo com a taxa de freqüência da placa de vídeo, onde garante fluidez da imagem sem pulos ou saltos.

Mas muitos adoram FPS de 100 ou até mesmo 200, mas isso é necessário?

O máximo que fará com vsync ativado é 60, e esse é o máximo de quadros onde a fluidez da imagem é perfeita, pois imagine, são 200 quadros por segundo, o que pode fazer nesse tempo? ele pode até se mexer o personagem do jogo, mas aparecerá saltos na imagem simplesmente porque o monitor descartou esses quadros onde ele não pode exibir mais de 60 quadros por segundo.

Mas como perceber? Olhando bem, não precisa nem ser atentamente, você vê alguns riscos e tremidas ou até parece que está lento o jogo, mas que na verdade são os saltos que se veem por estar com o vsync desativado, isso se percebe até em jogos pesados mesmo que sejam feitos 30 fps ou menos.

E porque fazer tantos quadros assim? Comprar uma VGA top de linha para somente fazer uns 300 ou 400 quadros no jogo preferido? Essa velocidade e potência toda foi feita para se aumentar a qualidade visual dos jogos sem perder desempenho como o antialiasing por exemplo.

Por isso recomendo usar o vsync, você só deve desativá-lo quando for rodar algum brenchmark para ver o máximo de quadros por segundo que ela faz, mas na hora de jogar, ative-o, você verá que a fluidez da imagem será bem melhor.

Qualquer coisa aí pessoal, me corrijam. Desculpe eu ter que falar muito sobre o que acontece se desativar ou ativar, mas acho que essa é uma opção que vejo muitos falarem dela, mas que é uma função muito importante nas placas de vídeo 3D.

t+

Primeiro gostaria de parabenisá-los pelo tópico, muito bom...

E outra, o nosso caro PHaNToN oF OpERa nos explicou o que é este VSYNC.

Bom, que placas tem este recurso? Uma GeFroce 6200 teria? E onde eu o habilito?

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...