Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas De Vídeo - Funcionamento.


_RAZIEL_

Posts recomendados

Postado Originalmente por anjo_ed+14 de maio de 2005, 22:16-->
Galera, eu qeuria saber porque o modo Direct3D ( por exemplo, no counter strike zero ou o 1.5 ou 1.6) não funcionam corretamente quando utilizamos?????

Teoricamente, não deveria ser mlehor que o open gl? ou é o game que é ruim pra essa interface?

Obrigado

Olá amigo,

O fato do Direct3D ser ruim no CS.... bem eu particularmente acho que isso é uma particularidade do game...

02snake@23 de maio de 2005, 16:43

Primeiro gostaria de parabenisá-los pelo tópico, muito bom...

E outra, o nosso caro PHaNToN oF OpERa nos explicou o que é este VSYNC.

Bom, que placas tem este recurso? Uma GeFroce 6200 teria? E onde eu o habilito?

Snake

Olá amigo, o "sistema" VSYNC (sincronização vertical), é habilitado/desabilidado de acordo com a preferência do usuário, você pode fazer isso diretamente nos drivers da VGA, ou internamente nas configurações de vídeo do próprio game... Na maioria dos games o VSYNC vem "off" por default, em alguns você habilita/desabilita nas configs do game, outros assumem o que estiver setado diretamente nos drivers da VGA...

Respondendo outro ponto de sua pergunta..... Todas as VGAs tem essa função e respeitam o VSYNC.

[]´s

Razi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Por favor quem souber me explique:

Um Pentium 4 3,2 E GHz Prescott gera 341,4 q/s (quadros por segundo) conforme

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/716.

Uma tela de 1024 por 768 tem 786432 pixels/q (pixels por quadro).

Uma placa gráfica terá que pintar então 341,4 x 786432 = 268,4878848 Mpixels/s.

Então por que ter uma placa gráfica ALL-IN-WONDER 9600 XT que gera 2,1 Gpixels/s?

E para que ter 341,4 q/s se o monitor tem taxa de varredura vertical de 85 Hz.?

E o olho humano só enxerga 27 q/s...

E qual é o papel do processador nisto tudo, poderia ter um 486 com uma ATI X850?

Sério, quem tiver algum esclarecimento responda e/ou me envie para [email protected].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por anjo_ed@10 de maio de 2005, 15:38

Entoa me ajudem numa coisa...o que significam os PIPES??Acho que é pipeline nas especificações das placas de video?

Por exemplo, a ATI radeon 9500 PRO tem 8 pipelines e muitos falam que devido aos pipes, ela é superior a 9800 SE e a 9600 XT, ambas também da Radeon. porque isso acontece? Já que, teoricamente, as duas são sucessoras a 9500PRO???

Olá, também tenho essa dúvida!, alias o que eu gostaria mesmo de saber é:

o que conta realmente na hora de analisar duas placas de video?, tipo uma que tenha clock de chip maior e a outra um clock de mem maior qual será melhor?, se uma acessar as mem a 256bits e processar 8 pixels por clock será melhor que uma que acessa a mem a 128bits e processa 16 pixels por clock?, afinal quais são os paramentos que devemos levar em conta na hora de comparar/comprar uma nova placa de video?, clock da gpu?, clock das mem?, barramento das mem?, versão do directX????? e qual deles tem mais peso na hora da comparação? tipo o mais importante é o clock das mem depois vem o clock da gpu???, motores de vertices e pixels por clock são a mesma coisa?, é válido comparar desempenho por programas tipo 3dmark01,03,05...? o processador e o chipset das placas mãe podem influenciar no desempenho das placas de video?, ex: tipo uma 6600gt roda melhor que uma x700 numa placa com chip intel e processador celeron já numa placa com chip via e processador sempron o x700 se sai melhor que a 6600gt???? poderia existir isso?, ufa! resumo gostaria de entender um pouco melhor cada parametro das placas de video pra pelo menos olhando essas duas tabelas: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/519 e https://www.clubedohardware.com.br/artigos/520 poder decidir uma compra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu to com uma duvida, a configuração do meu pc está na minha assinatura e instalei o need for speed most wanted, não é problema c o jogo é a configuração da placa de video, e percebi que mesmo na configuração máxima do jogo ele fica com uns cerrilhados ainda. Fui na configuração da minha placa de video e percebi que as configurações como o anti-aliasing e o anisotropic estão automáticos.

Resolvi colocar os dois no manual e configurá-los como estão na imagem abaixo.

Pergunta: Deixo como estão, configuro pra mais ou pra menos?

O anti-aliasing eu deixei no máximo pois é o que fica melhor a imagem.

post-33847-13884910911717_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você selecionar aquela opção application-controlled, só poderá alterar os valores dentro do jogo. Mas se você alterar os valores aí na configuração da pv não adianta mudar nada no jogo que não vai fazer diferença (já que os valores já estão ajustados). Se deve deixar pra mais ou pra menos, só você mesmo fazendo testes mudando os valores para descobrir que configuração você tem melhor relação entre o desempenho e os gráficos.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk@24 de abril de 2006, 16:11

Se você selecionar aquela opção application-controlled, só poderá alterar os valores dentro do jogo. Mas se você alterar os valores aí na configuração da pv não adianta mudar nada no jogo que não vai fazer diferença (já que os valores já estão ajustados). Se deve deixar pra mais ou pra menos, só você mesmo fazendo testes mudando os valores para descobrir que configuração você tem melhor relação entre o desempenho e os gráficos.

falou

Valeu Slpk, vou deixar desse jeito porque eu achei q melhorou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Muito bom o topico!

Gostaria de saber se alguem sabe como "mandar" o directx inicar os jogos numa determinada resolução e freqüência de atualização?

Outra duvida: rodei os testes (do proprio directx) para o directdraw e direct3D e eles deram erro. Em todos o meu monitor ficou preto e apareceu uma mensagem de erro: Fora de freqüência. Isso revela que meu Directx ta ruim ou que minha placa de video ta bichada? A versao do directx que to usando ea: 9.0c (4.09.0000.0904).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Eu to com uma duvida, a configuração do meu pc está na minha assinatura e instalei o need for speed most wanted, não é problema c o jogo é a configuração da placa de video, e percebi que mesmo na configuração máxima do jogo ele fica com uns cerrilhados ainda. Fui na configuração da minha placa de video e percebi que as configurações como o anti-aliasing e o anisotropic estão automáticos.

Resolvi colocar os dois no manual e configurá-los como estão na imagem abaixo.

Pergunta: Deixo como estão, configuro pra mais ou pra menos?

O anti-aliasing eu deixei no máximo pois é o que fica melhor a imagem.

Estou contando nos dedos o dia para eu mesmo instalar minha placa de vídeo... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Eu li o topico todo, muito bom por sinal, parabens!

Mais eu ainda nao entendi uma coisa, precisamente sobre o filtro anisotropico.

Quanto maior pior a imagem fica? Por ex: Usar filtro anisotropico a 16x o jogo vai ficar com um visual pior do que a 1x?

EStou jogando aqui em casa alien vs predrador, e nao tem como colocar a filtragem a bilinear ou trilinear, somente o filtro anisotropico.

Filtragem trilinear/bilinear é melhor do que o filtro anisotropico? Deixa e game mais bonito?

Mals as perguntas noobs ai mais eu nao entendi mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...