Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler placa de vídeo


Posts recomendados

Olá galera, tudo bem?

 

Bom, meu caso é o seguinte:

Tenho uma placa de vídeo XFX ATI RADEON 4890 (1G, 256 bits, 850mhz), e o cooler parou de funcionar. Os fios do cooler estão aparentemente perfeitinhos, mas ele não liga mais. A placa continua funcionando sem ele, mas esquenta d+ (só fiz o testa para ver se a placa continuava funcionando). 

O que posso fazer? Trocar o cooler? Por qual? Pode ter concerto para esse cooler? Lembrando que aparentemente ele está perfeito, girando com o dedo vai normalmente, está limpo e lubrificado.

Valeu e um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de comprar teria que testar o cooler com uma outra fonte, aí teria que retirar o conetor da fan e usar uma fonte regulada em 12v. Se funcionar, o problema estaria no controlador do cooler da placa.

 

Hmmmm...eu tenho uma outra placa de vídeo aqui, uma 9500gt, será que posso testar esse cooler da 4890 nela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, testei o cooler ligando diretamente na placa mãe no "slot" (desculpem, não sei como se chamam os 3 pininhos pra ligar o cooler) CHA_FAN 1, ele funcionou normalmente (sem a placa, só o cooler). Então, coloquei o cooler na placa de vídeo, e tentei ligá-lo novamente na placa mãe, mas não funcionou.

Mas acontece um fato inusitado, que fiquei meio que sem entender, é o seguinte:

Se eu ligar o cooler traseiro (120MM) no slot CHA_FAN 1 (da placa-mãe) e colocar o cooler da placa de vídeo no CHA_FAN 2, o cooler da placa de vídeo não liga. Se eu inverter, o cooler da placa de vídeo também não liga. Ele só liga se eu tirar o cooler traseiro. Será um problema na placa mãe? Lembrando que de qualquer forma, o cooler da placa de vídeo só funciona se não estiver na placa.

Ou no controlador do cooler da placa de vídeo?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Então o cooler da vga funciona... e nunca vi dois conectores "chassi fan" (cha_), o certo seria cpu_fan, sys_fan e cha_fan... esse tipo de defeito que duas fans conectados não funcionam é causado por configuração da bios ou se a alimentação for compartilhada parados dois conectores e limitados na bios.

Para continuar usando a vga, compre um molex para adaptar o cooler no conector da fonte.

Procure um regulador se achar que ficara barulhento o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...