Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Polaridade Reversa em LEDs brancos


Pedro2004

Posts recomendados

Pessoal,

 

Sou leigo em eletrônica e montei o circuito abaixo com base num circuito disponibilizado no site do Vitor Trucco.

Trata-se de um sensor alimentado por uma fonte de DC de 9v que acenderá o LED correspondente quando o circuito for fechado entre o pino 1 (neutro) e algum outro do rj45 que estarão energizados.

Porém fiquei com uma dúvida...

Estou usando LEDs brancos e li em algum lugar que esses LEDs têm tolerância de 3,5v quando ligados em polaridade reversa, queimando ou reduzindo vida útil quando exposto a tensões maiores.

Acontece que sempre que um LED estiver apagado, ou seja, o circuito dele lá no rj45 não estiver fechado, ele ficará alimentado reversamente pelas cargas que passarem pelos leds acessos.

E se todo os LEDs estiverem desligados, todos eles receberão aproximadamente -9v vindo pelo polo negativo do jack de alimentação quando o interruptor for pressionado, certo?

 

Seria necessário/recomendável instalar um diodo entre o polo negativo da alimentação e o restante do circuito? Ou um diodo com maior tolerância depois de cada LED?

 

 

post-751106-0-54034100-1422624205_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro2004

"E se todo os LEDs estiverem desligados, todos eles receberão aproximadamente -9v vindo pelo polo negativo do jack de alimentação quando o interruptor for pressionado, certo?"

Não são só os brancos, mas todos os LEDs têm uma tensão reversa máxima permitida.

Mediu se existe mesmo esta tensão negativa sobre os leds?

Se houver mesmo, apenas um diodo polarizado reversamente pode resolver.

Tentei postar uma imagem mas, devido ao mau tempo por aqui, a internet tá pior que discada.

 

 

Mas é fácil... ja que todos os catodos estão ligados ao GND, coloque o anodo do diodo a esta referência (GND). O catodo você liga ao +5V. Assim protegerá até mesmo o CI.