Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alx000

Artefatos e desligamento

Recommended Posts

Boa noite, colegas.

Estou tendo problemas com minha placa de vídeo Shappire HD7750 DDR5 1GB

Um breve relato: De algum tempo pra cá percebi que quando rodava algo que exigia muito da placa de vídeo, a imagem sumia (tela do monitor ficava preta) como se a placa de vídeo tivesse se desligado. Mas eu percebia que o resto do PC continuava rodando, por exemplo: durante um jogo o PC iria ficar sem imagem, mas eu continuava ouvindo tudo o que acontecia no jogo.

De uns dias pra cá, percebi que ao rodar vídeos tanto em players no PC quanto no youtube, apareciam artefatos (vários riscos e quadrados verdes e coloridos, mas apenas na área do vídeo). E se eu não fechasse o vídeo o PC desligava também.

Primeiro pensei que a VGA tinha queimado, mas testei ela em outros computadores e ela funcionou normalmente.

Então pensei que fosse algo no meu PC, então peguei uma placa mais velha (8600GT) e testei no PC, e o PC funcionou normalmente com essa placa (mesmo com GPU load em 98%) sem problemas.  Assim como funciona normalmente com a placa de vídeo onboard.

Pensei que podia ser minha fonte "genérica", troquei por uma Seasonic 520w, nada mudou.

Poderia ser algo relacionado a drivers, então formatei o PC (e instalei o mesmo driver que usei nos PCs de testes), continuou com os mesmos problemas.

Vi na internet que poderia ser algo relacionado as memórias, rodei um teste de memórias do windows e não encontrou erros.

Não sei mais o que possa ser, então peço ajudas aos colegas entendidos do forum.

Configuração do PC

Asus P8Z77-V LE

i7 3770k

HD7750

2x4gb DDR3 1333mhz Kingston

HD 1Tb

HD 500Gb

Xonar DG

Placa adaptador wifi

Fonte Seasonic 520w (sem estabilizador)

Agradeço a quem puder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já monitorou a temperatura da placa de vídeo?? Tem cara de problema por superaquecimento..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já monitorou a temperatura da placa de vídeo?? Tem cara de problema por superaquecimento..

Ou driver, já que o problema é só na área do vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já monitorei a Temp, quando ocorriam os desligamentos durante um processo que usava muito da VGA a temp chegava ao máx de 55°.

Já sobre os vídeos, ela apresenta os artefatos mesmo com 30°. A minha 8600GT em full load chega a 95° sem problemas, não entendo.

Sobre o driver, eu formatei o PC e  instalei a última versão disponível, a mesma versão que instalei nos PCs de testes (onde ela funciona normalmente). 

Durante uma tentativa de desinstalar os drivers e instalar de novo, eu liguei o PC sem driver instalado e apareceram artefatos por toda a tela (umas bolinhas roxas bem pequenas) mas logo que instalei o driver essas bolinhas sumiram.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que ainda esteja na garantia então, parece que a placa está com defeito.

Cara, ela tem mais um mês de garantia.

Mas, o problema é que ele funciona normalmente em outros PCs (será que o problema é a VGA mesmo?). Se eu mandar pra garantia eles vão dizer que a placa tá boa.

Compartilhar este post

Link para o post

:huh:

Aí sim, fomos surpreendidos novamente.

Problema de incompatibilidade, a essa altura do campeonato é osso.

Como resolver problemas de incompatibilidade ?

A placa rodou muito tempo, sem problemas nesse PC.

Compartilhar este post

Link para o post

Como resolver problemas de incompatibilidade ?

A placa rodou muito tempo, sem problemas nesse PC.

Outra placa ou outra placa-mãe, mas, com esta nova informação, não deve ser, porque incompatibilidade não vai aparecer assim do nada.

Amigo, descreva seu problema por completo, senão ficamos atirando no alvo errado e não resolvemos seu problema. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que eu já descrevi no 1º post, mas vamo lá.

Comprei uma HD7750 em 2013, depois de 11 meses, caiu um raio e queimou ela. Mandei pra garantia e recebi outra (a atual) em troca faz 11 meses.

Durante +- 9 meses ela rodou sem problemas.

Desse tempo pra cá percebi que quando rodava algo que exigia muito da VGA, o monitor ficava preto (como se a VGA desligasse). Mas o resto do PC continuava funcionando pois eu conseguia ouvir os sons de um jogo ou um filme rodando.

Mais ou menos uma semana atrás, comecei a ter problemas de artefatos em vídeos do youtube ou arquivo de filmes etc. E mais desligamentos.

Pensei que a VGA tinha queimado. Testei ela em outros PCs e ela funciona normalmente.

Testei outra VGA no meu PC e funciona normalmente (sem artefatos e desligamentos). Assim como a onboard.

Troquei a fonte.

Formatei o PC e instalei os drivers mais atuais.

Fiz o teste de memórias do Windows, estão OK.

As temperaturas estão OK.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais