Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mike Madeira

RESOLVIDO 110 V (monofase) comporta 10 pcs ligados e uma impressora?

Recommended Posts

Olá pessoal, 

Vou abrir uma lan house e descobri que o relógio é 110 V (monofase).

Preciso ligar 10 pc´s e uma impressora. Será que o local comporta isso tudo?

Os pc´s serão simples para acesso a internet e não para jogos.

Será que o fio não derrete e pode até provocar um princípio de incêndio ou simplesmente gerar queda de energia?

Pedi para trocar a para bi fase, mas será necessário trocar todos os fios e pedir um projeto técnico. 

Caso seja feito isso terei que gastar mais de R$2.500,00 com mão de obra e fios.

Se puderem orientar eu agradeço.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É impossível te passar isso, com apenas essa informação..

Tem que saber qual a corrente máxima do disjuntor geral, saber a bitola do fio que sai da entrada de energia para o quadro de distribuição (se é que tem um), checar o estado dos condutores instalados, etc.. Basicamente, alguém habilitado (engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica com CREA) precisa ver isso pra você..

2500 reais não é muito não.. Uma indenização pra alguém que se machuque, num incêndio na sua Lan-House, vai custar bem mais...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas para reforçar, chame um técnico em eletrotécnica com registro no CREA, de início vai sair mais caro mas se você soubesse a dor de cabeça que uma instalação má feita pode lhe causar... (e o consequente rombo no bolso).

É praticamente impossível responder essa sua dúvida sem fazer uma visita no locar e possuir mais detalhes sobre os equipamentos a serem ligados.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço pelas respostas.

Nesta semana vou procurar um técnico com CREA e verificar essa situação.

Para conhecimento, caso eu ligue esses 10 pc´s e uma impressora em um local 110w o que pode ocorrer?

Digo isso porque o técnico disse que o local comporta 6000w e que com as informações que eu passei seria possível, 

mas gostaria de outras opiniões para tal cenário, porém ele sugere mudar para bi fase para ter carga de sobra caso eu 

queira colocar mais alguma coisa no local.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Mike boa tarde.

O fato de ser monofásico não tem problema com a ligação dos micros. Dez pcs com uma impressora é uma carga bem light. Não sei de que local está falando e não entendi porque comentou que se adicionar mais uma fase terá que trocar todos os fios (no circuito 220v a bitola do fio será menor que no 127v - só isso, consumo igual).

Ao invés de utilizar 127v está querendo tomadas 220v ou pretende separar em 2 circuitos de 127 v para "equilibrar as cargas nas fases" (recomendado)?

Independente de quantas fases irá utilizar é necessário conhecer toda a carga utilizada na instalação. Lâmpadas, tomadas de uso geral, tomadas de uso específico (se houverem - micro-ondas, chuveiro, etc.) e somar os equipamentos (micros). 

O padrão de entrada nas maiorias das cidades é 2 fases+neutro.

Lá do início considerando-se 2 fases: Centro de medição (com medidor e dispositivo de proteção geral -disjuntor bipolar para 2 fases e monopolar para uma fase ** não passar o neutro pelo disjuntor;

Terá um aterramento com o neutro e o terra, ambos ligados no centro de medição.

Deste disjuntor geral sairão 2 fios (pretos) + neutro (azul) + terra (verde) e os 4 cabos irão até o quadro de distribuição. Existem umas regras para a bitola do terra e neutro (cuidado). Veja bem que estes cabos terão que aguentar a carga máxima da instalação.

No QD terá um disjuntor geral e outros disjuntores (que serão os circuitos terminais). Separe circuitos de lâmpadas dos circuitos de tomadas.

Veja que é necessário um acompanhamento técnico adequado ou um conhecimento razoável de elétrica para realizar a instalação. Acho que esse valor que você passou está meio alto. Não é uma instalação preocupante.

Cuidado na hora de selecionar um bom eletricista porque tem muita gente que sabe trocar lâmpada e se acha capacitado para fazer qualquer instalação.

Vou procurar umas fotos ou desenhos (tenho muitos) depois posto.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Mike boa tarde.

O fato de ser monofásico não tem problema com a ligação dos micros. Dez pcs com uma impressora é uma carga bem light. Não sei de que local está falando e não entendi porque comentou que se adicionar mais uma fase terá que trocar todos os fios (no circuito 220v a bitola do fio será menor que no 127v - só isso, consumo igual).

Ao invés de utilizar 127v está querendo tomadas 220v ou pretende separar em 2 circuitos de 127 v para "equilibrar as cargas nas fases" (recomendado)?

Independente de quantas fases irá utilizar é necessário conhecer toda a carga utilizada na instalação. Lâmpadas, tomadas de uso geral, tomadas de uso específico (se houverem - micro-ondas, chuveiro, etc.) e somar os equipamentos (micros). 

O padrão de entrada nas maiorias das cidades é 2 fases+neutro.

Lá do início considerando-se 2 fases: Centro de medição (com medidor e dispositivo de proteção geral -disjuntor bipolar para 2 fases e monopolar para uma fase ** não passar o neutro pelo disjuntor;

Terá um aterramento com o neutro e o terra, ambos ligados no centro de medição.

Deste disjuntor geral sairão 2 fios (pretos) + neutro (azul) + terra (verde) e os 4 cabos irão até o quadro de distribuição. Existem umas regras para a bitola do terra e neutro (cuidado). Veja bem que estes cabos terão que aguentar a carga máxima da instalação.

No QD terá um disjuntor geral e outros disjuntores (que serão os circuitos terminais). Separe circuitos de lâmpadas dos circuitos de tomadas.

Veja que é necessário um acompanhamento técnico adequado ou um conhecimento razoável de elétrica para realizar a instalação. Acho que esse valor que você passou está meio alto. Não é uma instalação preocupante.

Cuidado na hora de selecionar um bom eletricista porque tem muita gente que sabe trocar lâmpada e se acha capacitado para fazer qualquer instalação.

Vou procurar umas fotos ou desenhos (tenho muitos) depois posto.

Boa tarde, 

Suas dicas ajudou bastante.

O local é um shopping antigo, tem mais de 20 anos.

As lojas em volta usam instalações semelhantes. Na verdade partiu de uma preocupação minha, pois teoricamente o meu consumo de energia será maior.

A companhia de energia coloca o relógio e do relógio para a loja é responsabilidade minha e por isso que me preocupei com esse detalhe, pois fiquei com receio da energia não aguentar ou até derreter um fio por conta da carga. O local terá lâmpadas em led que consome pouca energia. Acredito que serão 10 lâmpadas e 10 pc´s simples e uma impressora. 

Vamos supor que na pior das possibilidades eu utilize os pc´s em uma estrutura de 127w e com uma fiação antiga.

O que poderia ocorrer? Dentro da loja com o dijuntor terei o cuidado de separar a energia e colocar uma fiação nova. O que me preocupa é se o relógio terá carga suficiente e se a instalação antiga do relógio até a loja não poderá gerar um problema sério.

Mais uma vez agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Sampa a regra é a seguinte: ao abrir uma loja em shopping terá um projeto de elétrica, sprinkler e detalhes construtivos submetidos à gerência de manutenção (se shopping em atividade ou engenharia se shopping em construção) para liberar a instalação.

Vamos falar na mesma linguagem. Não é relógio porque não marca horas e sim consumo de energia (brincadeira). Vamos citar alguns pontos. Em elétrica, assim como outras áreas, existem Marcas e marcas, ou seja, qualidade se paga mais caro. Mas utilizando qualidade o sossego é muito maior e gasta-se uma única vez. Eu simpatizo com disjuntores e DRs da Siemens e cabos da Prysmian, antiga Pirelli. Existem outras marcas tão boas quanto estas e outras muito ruins.

Não entendo o que quer dizer com fiação antiga, necessita ser avaliada no local. Por outro lado não é possível emendar ou juntar um cabo inadequado com um cabo "adequado". A corrente vai passar desde o centro de medição até o equipamento. Todo este caminho tem que estar de acordo. Existe a NBR 5410 que é mais um livro do que uma norma sobre instalações de baixa tensão. Como te disse sua instalação não é preocupante mas deve pedir ajuda no local para alguém experiente.

"O que me preocupa é se o relógio terá carga suficiente" - medidor não tem carga. Medidores padrão aguentam 100 A. Mas não é isso.

Vamos voltar ao início da conversa.

Quando a concessionária faz uma ligação de uma instalação seja ela de baixa ou média tensão, ela tem em posse a carga que foi passada pelo consumidor para o cálculo de cabos, transformadores, etc. para realizar essa ligação.

Se o consumidor aumentar a carga alguma coisa ocorre. A concessionária também tem seus dispositivos de proteção para eventuais aumentos de corrente e sobrecarga da rede e isso poderá desligá-la.

Então é rotina informar a concessionária sobre isso. Por outro lado estamos falando de um shopping (que já tem uma carga inicial sendo alimentada - não importa se em 10 ou 20 anos - no qual foi, em alguma época, realizado um estudo por parte da mesma). Então o primeiro passo é entrar em contato com a administração do shopping ou, como já disse, o depto. de manutenção. Se o shopping for muito pequeno (deve ser pois nunca vi shopping com 127v, normalmente é 380v) entre em contato com a adm, explique seu caso. Se não conseguir com a adm vá até uma agência da concessionária e peça explicações do procedimento.

Os cabos que sairão do medidor (se 127v = 3 cabos = fase+neutro+terra) terão que ter a mesma bitola (secção transversal) até chegar ao seu QD.

É obrigatório em shoppings o uso de DRs (dispositivo diferencial residual) que será instalado na entrada de seu QD, então, veja isso. Existem os IDRs e os DDRs que são interruptores DR e disjuntores DR (recomendado), respectivamente.

Elétrica bem feita é uma maravilha, elétrica mal feita é uma porcaria... já dizia Triumvirat...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A bitola que geralmente recomendam em residências é o fio 16mm (127v) e creio que acima disso poderá danificar o medidor de energia. E também nunca vi essa tensão além das residências, no geral o medidor é tráfico e a loja decide se vai usar uma fase (127v) ou duas fases (220v) ou as três (380v).

Isso depende de região para região.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez agradeço.

Como eu disse a preocupação com a energia partiu de mim, desta forma fui na companhia de energia onde me informaram que caso eu queira aumentar a carga seria preciso chamar um técnico com crea para me auxiliar no tipo de cabo e tipo de dijuntor colocar.

Conversei com um técnico que disse que os fios são antigos e que para trocar 40 metros de fios (dois fios) e dividi los no dijuntor me cobraria R$2.500,00. Não é desvalorizando o trabalho do profissional, mas achei caro em trocar os fios e colocá los no dijuntor,

Demais lojistas não tiveram a preocupação com isso e as lojas funcionam normalmente, claro que são lojas de roupa e não têm 10 pc´s e um impressora.

Por um momento pensei, e seu eu ligasse do jeito que está? Pois antes a loja esteve ocupada e não apresentou problema.

Na minha ignorância o fato de ser mono fase significaria que a energia era limitada e que seria necessário mudar para bi fase.

Vou levar mais um profissional para avaliar o estado da instalação e a necessidade de uma mudança.

Não sei como se chama aqueles fios antigos, mas são aqueles duros da cor preta e vermelha rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no seu lugar refaria a instalação em função do que você pretende utilizar, lembre-se eu não é só os computadores que serão instalados, serão ventiladores ou ar condicionado, som, etc; se é um imóvel de shopping convém lembrar que cada tipo de comércio demanda uma instalação diferente, como no seu caso, várias cargas não poderão ser ligadas no mesmo ponto ou você faz instalações expostas ou se pretende ficar muito tempo, embutir é um bom negócio, fica mais limpo e funcional, mas isso depende de autorização do proprietário, e não ficaria muito caro fazer uns rasgos na parede para criar pontos distintos inclusive com disjuntores. Eu já fiz uma loja assim, era de roupas, com vários spots, vitrines, etc, fiz vários circuitos com os disjuntores.

Com uma instalação de acordo você irá economizar na energia já que uma instalação mal dimensionada atua como uma carga; verifique a bitola do cabo que chega na chave geral dentro da sala, se for de um bom diâmetro, como acredito que seja, não terá problemas de aquecimento.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Mike e a todos,

fez bem em ir na concessionaria como recomendado. Mas existem algumas considerações...

Vamos lá : " ...fui na companhia de energia onde me informaram que caso eu queira aumentar a carga..." - para saber se você tem que aumentar a carga é necessário você saber "qual é a carga estipulada para sua loja", ok ?.

e

"...os fios são antigos e que para trocar 40 metros de fios (dois fios) .." - dois fios não está correto. Está faltando o terra (verde).

e

"Por um momento pensei, e seu eu ligasse do jeito que está? Pois antes a loja esteve ocupada e não apresentou problema." - ligar do jeito que está não recomendo mas é por sua conta e risco. E a loja anterior esteve ocupada com uma carga igual à lan-house que quer abrir ?

você iniciou o tópico assim : "Será que o fio não derrete e pode até provocar um princípio de incêndio ou simplesmente gerar queda de energia?" - o dispositivo DR que mencionei é o "unico" dispositivo que pode proteger uma instalação contra princípio de incêndio causado nas instalações elétricas. Não deixe que a preocupação com os gastos faça você tomar uma decisão inadequada.

Veja este vídeo da Siemens sobre DRs e entenderá melhor:

"Na minha ignorância o fato de ser mono fase significaria que a energia era limitada e que seria necessário mudar para bi fase." - Na realidade a corrente é limitada pelo dispositivo de proteção que existe (?) -seja disjuntor ou fusível - no centro de medição e também ficará "limitada" pela bitola dos fios além do valor máximo de corrente que o medidor suporta.

Fios antigos duros são "fios". O que tem somente uma "via" é chamado de fio rígido (ruim para trabalhar principalmente com bitolas maiores), o com 7 vias é chamado semi-flexível e existe um com centenas de vias chamado flexível. Com relação à condução de corrente para a mesma secção transversal (bitola - mm2) os 3 são iguais.

Qualquer eletricista profissional não vai querer trabalhar com fio rígido, tenha certeza. O padrão de cores é simples : preto para fases, azul ou azul claro para neutro, verde ou verde-amarelo para terra. Outras cores são utilizadas para retornos e só existem em bitolas pequenas.

Ponha no papel todas as cargas que pretende utilizar e as cargas que porventura "poderá" utilizar em um futuro não muito distante ou eventuais "aumentos" do nº de computadores. Com 40 metros de distância haverá uma queda de tensão que precisa analisar. Sem o valor da sua carga não tem início.

Retorne na concessionária e procure saber "qual a carga destinada à sua loja" *** isso é importante!!!

Espero ter ajudado com bons conselhos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estou aqui novamente rs.

Conversei com a cia de energia e com um eletricista.

Fui informado que o fio rígido é de 6mm e que comporta até 40 amperes.

Me informaram também que 10 pc´s irá consumir + - 10 amperes e caso eu coloque um ar de 6.000 btus e mais uma geladeira expositora eu chegaria a + - 30 amperes. Segundo essa informação seria possível usar a estrutura atual. O que seria feito é organizar o dijuntor para as lâmpadas e tomadas dos pc´s. As lâmpadas serão de led. 

Ele disse que no máximo o que poderá acontecer é uma pequena queda de energia ao ligar o ar, mas que se algo sobrecarregar o que poderá acontecer de pior é o desligamento da chave.

Eu não me recordo, mas a cia de energia me disse que a capacidade de energia é de 30x1 ou algo do tipo.... 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte com seu novo empreendimento. Veja que elétrica não se faz contas como extrato bancário. Não é só somar as "correntes" dos equipamentos e resolvido. Ar e geladeiras são cargas indutivas (assim como as fontes dos micros) e isso fará o fator de potência (cos.fi) cair aumentando o consumo além do problema da queda de tensão. Mas você já está acompanhado, já é uma melhora.

Nosso colega Misterjohn citou embutir na alvenaria da loja os eletrodutos (com ciência do proprietário, óbvio). Aqui em Sampa não conheço nenhum shopping que permita isso, somente instalações aparentes, com eletroduto metálico e conduletes (o que é minha recomendação para um serviço limpo, bem feito e até atraente). Não imagino como seja a loja nem o layout pretendido mas se vai usar ar de 6000 não deve ser grande. Passa um eletroduto metálico em duas paredes, uma tomada (não esqueça do terra - 3º pino das tomadas por favor) para cada micro e a instalação fica limpinha. Aqui em Sampa teria que utilizar iluminação de emergência na saída e 2 extintores (um para equipamentos elétricos e outro para materiais como madeira, papel, tecidos,etc.).

Com relação ao problema de queda do disjuntor - como citou - imagina o quadro : dia quente, casa lotada e o disjuntor desliga por sobrecarga... daí o cara estava no facebook quase descolando a menina e vê o micro apagar junto com a luz... o outro estava fazendo uma transação bancária e pagando umas contas e, miau, acabou a luz e não conseguiu pagar... brincadeira séria... e por aí vai... pensa nisso !

Nem imagino, neste momento, o que seja 30x1. Ou é placar do Corinthians x Palmeiras ou Corinthians x São Paulo. Só pode ser... Ou placar do Brasil na Copa se houvesse mais um jogo... kkkk

Boa sorte e um abç Mike, seja feliz...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais