Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PLACA MAE ASUS M5A78L MX/BR RODA WINDOWS 8 OU 8.1 ?


Espião 007
Ir à solução Resolvido por Espião 007,

Posts recomendados

Olá pessoal. Gostaria de instalar o windows 8 ou 8.1 no meu pc.  Só que quando entrei no site Asus, só encontrei para meu modêlo de placa mãe, drives para windows 8.1 somente 2.  Internet e audio. Minha configuração é:

 

-Placa mãe Asus m5a78l-mx.br

-Processador Athlon 2x2 270 3.4Ghz

-Memória ddr3 4GB modêlo kvr13n9s8/4 Kingston

-HD sata Seagate barracuda 7200rpm

-Gravador dvd LG

-Fonte Corsair cx430

Sistema operacional:   Windows 7 Home Premium 32 bits.

 

Minha pergunta é: Quando for baixar as atualizações, vem junto drives para a Placa ?

-Se sim posso já formatar meu pc?

-Se não, qual placa mãe entre 120,00 até 170,00 Serviria para aproveitar meu processador e memória ?

-OBS: não uso pc para jogos.  Somente as vezes brinco um pouco de montar dvds para dar de presente,  restauração de fotos antigas de família com photofilter, Montar e converter vhs e navegação.  Desde já agradeço a todos, e bom final de semana. :confused:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começo de conversa eu não te recomendaria instalar o windows 8. É uma ... e para compensar o Win8 você teria que dobrar a memória por que 4 o 32 bits até leva na boa.

 

É possível que drives de instalação venham junto, caso o SO tenha acesso a eles. Mas, no caso do fabricante ter parado de dar suporte, aí não tem jeito.

 

Seu problema não é a placa mãe, é o processador. Embora útil para o dia-a-dia, para jogos pode ser lento. No seu lugar, pouparia a placa e trocaria o processador. Pelo que está disposto a pagar pode tentar este:

 

http://www.kabum.com.br/produto/56866/processador-amd-athlon-5150-quad-core-1-6ghz-2mb-ad5150jahmbox-

 

Este tópico pode lhe ser instrutivo: http://www.kabum.com.br/produto/56866/processador-amd-athlon-5150-quad-core-1-6ghz-2mb-ad5150jahmbox-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...não entedi. O problema é drivers para placa-mãe m5a78l mx/br
que uso, para rodar windows 8.1.  No site ASUS, só vai até o windows 7, Não vai além disso.. Como já havia explicado só existe para 8.1 no site Asus, drivers para som e internet.    Como disse, não uso pra jogos. Tem um aplicativo da microsofit, que achei ontem, e rodei ele no meu pc.   Ele analizou meu pc e deu que eu deveria reinstalar alguns programas ou drives que está instalado na máquina que tenho no cd de instalação de drivers específico para windows 7.   Já tentei isso mais o cd dá incompatibilidade para abrir.   Será que ninguém aqui usa Windows 8.1 no modêlo de placa mãe que tenho ?


Esqueci.  Acho que a solução seria baixar do Site ASUS, o que o programa da microsoft manda eu reinstalar no pc que tenho no cd que vem na placa né?   Vem em formato winRAR.  Se alguem usa Windows 8.1 na M5A78L MX/BR, me dê uma dica. Minha internet é só de 1 mega e o 8.1 roda mais rápido na net. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns drivers o win 8 já possui e por isso não aparece no site da asus. A única atenção que deveria ter é se vai querer rodar em uefi, aí tem que ter suporte na bios. Win 8 e 8.1 é como se fosse win 7 e 7 sp1, só melhorias em suas diferenças. Creio que você vai preferir o win 7 pois o win 8 é ainda muito bugado, por isso criaram rapidamente o win 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você está confundindo um pouco as coisas. Minha internet tb é 1 mega e roda muito bem para o cotidiano. Não jogo, muito menos online. Há 15 anos atrás, na época dos modens discados, e quando se pagava por minuto o acesso, entrei sábado de manhã com um modem 14400 kbps e as páginas carregavam tão rápido que assustei. Isso porque estava praticamente sozinho, já que poucos se dispunham a navegar fora dos horários de um acesso por horas de navegação.

 

Seu problema deve estar mais ligado à capacidade de processamento, por isso seria interessante trocar o processador.

 

Selecione no painel de controle, gerenciamento de dispositivos, cada um dos itens que pretende atualizar o driver. Click com o botão direito do mouse e em seguida atualizar. 

Por fim, se o site da ASUS não tem o que você quer, é porque, ou eles não julgam necessário, ou porque não pretendem desenvolver atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Bom...é estranho que eu realmente nunca vi alguém dizer que roda windows 8.1 em uma placa igual a minha.   Meu irmão e meu filho, Estão usando o windows 8.1. Meu irmão tem uma máquina intel melhor que a minha em desempenho e configuração.  Meu filho nem se fala....montou um pc gamer monstruoso, com windows 8.1. Ambos satisfeitos com suas máquinas.   Meu irmão usa para edições de vhs para dvd baixa vãrios filmes, pinta e borda com o pc.  Mais tem um detalhe. Tanto meu irmão quanto meu filho, usam SSD para rodar programas.   Estou quase formatando e ver no que dá. E também baixar o que o software da microsofit manda eu reinstalar no pc.   Alguns Drivers do windows 7.  Pena que ninguém use minha placa com windows 8.1 para que eu pudesse pegar algumas dicas.    Mais valeu a boa vontade de todos que me deram algumas idéias.   Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa mãe é boa, mas para um pc de hoje em dia, teria que ter no minimo:

processador dual-core 3ghz;

3gb de ram;

hd 320gb;

video onboard 500mhz e 256mb de ram dedicada.

 

 

O ideal para uso comum, internet em geral:

processador quad-core 3ghz;

4gb ram (1333mhz);

hd 500gb;

placa de video 650mhz, 32cores e 1gb de ram dedicada.

 

Windows 8 e windows 7 depende da disponibilidade de drivers e para sua sorte, sua placa mãe suporta win xp, win vista, win 7, win 8 e o que diferencia nas versões é a tecnologia sendo win xp quase totalmente seu processamento é feito pelo processador, win vista é o win xp com a parte gráfica melhorada. Win 7 é a mistura do win 2000, win xp e win vista fazendo o uso da gpu e cpu quase que iguais sendo assim superior ao win vista e quase rápido e leve quanto ao win xp. Win 8 veio do zero inspirado no win 7 e menu do windows fone sendo processado uma boa parte do sistema em parte gráfica sendo assim mais leve que o win 7 devido a tecnologia das placas e chips gráficos. É um resumo grosseiro que a microsoft fez por ai, mas é bem mais complicado e não tenho a competência de explicar.


Meu pc intermediario (quase gamer):

placa GA-970a-d3

processador FX 8150 (octacore de 3.6ghz )

2 HDs de 500gb

placa de video GTX 650ti boost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal. Bom...Voltei a ler a opiniões de vocês, mais está avendo algum mal entendido, como por exemplo me recomendarem um dual core 3ghz.   Bom...Meu processador Athlon 270 é dual core, 2 de cache 3,4ghz. 64bits.  Bom...para windows 8 o processador seria bom, mais para o 7 ficaria pesado??? O kit funciona perfeitamente com windows 32 e 64 bits.  quanto ao vídeo onboard ATI Radeon HD 3000, compartilha até 1GB de memória, suporta resolução máxima de 2048 x 1536 (85Hz) suporta Hybrid CrossfireX (para windows vista ou superior) no caso windows 7.

Minha placa mãe, Asus m5a78l mx/br é certificada para windows 7 32 ou 64 bits.

minha memória é DDR3 de 4gb modêlo KVR13N9S8/4. 1333Mhz.

 

Bom...Só coloquei os dados que não tinha colocado antes,  pois acho que algumas pessoas não entenderam que eu faço uso do windows 7 com todo sistema compátivel para windows 7 seja 32 ou 64 bits (com 4 GB é aconselhável o uso do SO 64 bits) que sei que 32 bits só reconhece 3,25 e 64 bits reconhece 3,75.  Minha placa mãe por padrão compartilha 256mb.  Eu até gostaria de saber como aumentar para 512mb no setup da bios. Então deixo aqui minha pergunta.  Se alguém já usou ou usa windows 8.1 32 ou 64 bits com essa confuguração padrão para windows 7. Estou insistindo porque queria comprar o produto original e não gastar dinheiro a toa.  Por favor se alguns de vocês conhecerem quem usa windows 8.1 em uma placa mãe igual a minha sem problemas, agradeceria muito que postasse aqui.  É que usei um laptop comprado de um amigo já instalado windows 8.1 conectado na minha rede e vi que é mais rápido a navegação, mesmo o laptop dele ser inferior em memória pois tinha apenas 2 gb e processador dual core não lembro exatamente a velocidade, mais era inferior ao meu.

 

OBS: SÓ QUE O DELE ERA INTEL.    BOM CARNAVAL A TODOS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha configuração é quase igual e eu tinha a mesma dúvida que você mas ja me responderam que sim é compatível.De uns tempos pra cá fiz uns upgrades mas nada que vá alterar minha resposta.Minha configuração até pouco tempo atrás era :

 

AMD Athlon II X2 250 3.0Ghz Regor core

 

Memória Kingston 2 pentes de memória kvr13n9s8/4

 

Placa mãe GA 78LMT S2 revisão 1.0 (essa placa é concorrente da sua placa mãe Asus e como ela, só está na descrição da placa no site windows 7 , windows vista e windows xp , e em download de driver só tem do chipset pra windows 7, os download de drivers pra windows 8 são limitados)

 

Fonte Corsair CX430v2

 

Disco rígido Seagate ST31000528AS

 

Sistema operacional Windows 7 home premium 64 bits

 

Obs : o item de hardware que vai te trazer o maior aumento real de desempenho perceptivel no pc não é o sistema operacional nem o processador é o ssd mas tem que ser de quaidade (esqueça kingston v300) pode ser samsung , corsair , ocz , plextor etc

 

Como disse acima a sua placa mãe suporta o windows 8.1 , 8.1 pro e windows 8 também veja a pergunta que fiz e a resposta:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1104770-placa-m%C3%A3e-ga-78lmt-s2rev-10-suporta-windows-81-wn7-00913/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Bom...Voltei a ler a opiniões de vocês, mais está avendo algum mal entendido, como por exemplo me recomendarem um dual core 3ghz. Bom...Meu processador Athlon 270 é dual core, 2 de cache 3,4ghz. 64bits. Bom...para windows 8 o processador seria bom, mais para o 7 ficaria pesado???

Pesado... me refiro ao desempenho pois o win 8 64bits roda numa boa com uma cpu 2ghz e 2gb de ram, mas o win 7 com a mesma configuração trava (os dois na versão pro). É isso que quis dizer com pesado, os dois Windows rodam em teoria com a mesma configuração mas na prática é bem diferente.

Favor, rodem esse programa para ver se os drivers e programas são compativeis ao win 8 e win 8.1 http://www.softpedia.com/dyn-postdownload.php/5f914963cebf3fadbbf235174a22f962/54e33165/36bfe/0/2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lauro.m.s1379 e olá André Caminha.   Lauro...pensei que você se referia ao meu processador e memória...kzkzk...desculpe a falha...he he he. entendi. Vou rodar esse programa sim,  Mais como o André Caminha escreveu a mesma dúvida que eu tinha com configuração muito parecida com a minha, acho que matei 2 coelhos com uma cajadada só.  :) Bom...Obrigado aos dois amigos.  Boa noite a todos e fiquem com Deus.


Ia me esquecendo.  Será que essa placa mãe de baixo custo: Asus AM1M-A  certificada windows 8.1 com processador Athlon 5150 quad core 4 x 1.60 GHz 2MB cache Seria boa pedida? só pra navegar e fazer uns filminhos básicos e algumas converções vhs? Como já havia mencionado que faço com meu pc atual ? Putz...acho que to sendo chato. he he he...5.1 de idade. Deve ser isso. Abraço a todos.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lauro.m.s1379 e olá André Caminha. Lauro...pensei que você se referia ao meu processador e memória...kzkzk...desculpe a falha...he he he. entendi. Vou rodar esse programa sim, Mais como o André Caminha escreveu a mesma dúvida que eu tinha com configuração muito parecida com a minha, acho que matei 2 coelhos com uma cajadada só. :) Bom...Obrigado aos dois amigos. Boa noite a todos e fiquem com Deus.

Ia me esquecendo. Será que essa placa mãe de baixo custo: Asus AM1M-A certificada windows 8.1 com processador Athlon 5150 quad core 4 x 1.60 GHz 2MB cache Seria boa pedida? só pra navegar e fazer uns filminhos básicos e algumas converções vhs? Como já havia mencionado que faço com meu pc atual ? Putz...acho que to sendo chato. he he he...5.1 de idade. Deve ser isso. Abraço a todos.

:D

O melhor é o win 8 em modo uefi (64bits) será rápido e o que vai melhorar para uma conversão de vídeo seria uma placa de vídeo como a gt220 ou GT610 que é mais atual da nvidia ou a HD5450 da amd. São placa que exigem uma fonte de 300w. É o básico para o que queres.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá a todos. Voltei só para dizer que instalei o windows 8.1, com drivers do windows 7 que a própria microsoft manda reinstalar.    Bom... Uma droga!   transferencia de dados pelo pendrive que 1 gb de dados que era de 1 minuto passou para 12 minutos. transferência de dados entre partições c e d muito ruim.  Navegação estranha.  Nem testei os programas que tenho para edição de vídeo que uso que é sony vegas e soun forge. Usei o 8.1 somente após baixar todas as atualizações.  Desisti e resolvi fazer o que o fabricante manda. Com 4gb de memória ram, instale o windows 7 64 bits. Ficou òtimo.  Olha... tem que ter bala na agulha para ter um pc mediano cada vez que a microsofit. muda o sistema operacional.  OBS. Já andei me informando que Plataformas INTEL, são melhores em se adaptar a novos sistemas operacionais do que plataforma AMD. To saindo da AMD. AMD, só com drives de fábrica.  Minha placa já não tem suporte mesmo para windows 8.1, imagine então com windows 10? Vou vender meu kit que comprei ano passado (QUANDO PUDER CLARO!).  Vou guardar um dinheirinho e comprar se DEUS quiser, e ele há de querer, um kit básico INTEL com drivers para o Windows 10 para esse final de 2015. he he he...


Olá a todos. Voltei só para dizer que instalei o windows 8.1, com drivers do windows 7 que a própria microsoft manda reinstalar.    Bom... Uma droga!   transferencia de dados pelo pendrive que 1 gb de dados que era de 1 minuto passou para 12 minutos. transferência de dados entre partições c e d muito ruim.  Navegação estranha.  Nem testei os programas que tenho para edição de vídeo que uso que é sony vegas e soun forge. Usei o 8.1 somente após baixar todas as atualizações.  Desisti e resolvi fazer o que o fabricante manda. Com 4gb de memória ram, instale o windows 7 64 bits. Ficou òtimo.  Olha... tem que ter bala na agulha para ter um pc mediano cada vez que a microsofit. muda o sistema operacional.  OBS. Já andei me informando que Plataformas INTEL, são melhores em se adaptar a novos sistemas operacionais do que plataforma AMD. To saindo da AMD. AMD, só com drives de fábrica.  Minha placa já não tem suporte mesmo para windows 8.1, imagine então com windows 10? Vou vender meu kit que comprei ano passado (QUANDO PUDER CLARO!).  Vou guardar um dinheirinho e comprar se DEUS quiser, e ele há de querer, um kit básico INTEL com drivers para o Windows 10 para esse final de 2015. he he he...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...