Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lost Byte

URGENTE... BIOS não detecta HD

Recommended Posts

Hoje foi trocado a placa-mãe e processador do meu PC. Uma B85M-E + i5-4690. Tudo certo na troca e tal, ligou de boa. Formatei a partição normalmente no HD e então... quando reiniciou para terminar a instalação do Windows, uma tela preta dizendo que o windows não poderia ser iniciado por não ter algum arquivo específico. Achei que fosse algum erro do disco do Windows, mas quando fui ver a BIOS, o HD não era reconhecido, no entanto, o outro HD que eu uso para dados sim.

Mudei as entradas e cabos sata do HD na placa-mãe, mas o problema persistiu.  Achei que havia algum problema no HD, mas sempre que eu vou formatar novamente, o HD é reconhecido, mas avisa que na BIOS o controlador não está habilitado e por isto não se pode usar o HD para formatação.

Conferi cada item na BIOS para ver se havia possibilidade de alguma detecção, mas até agora nada.

Alguma solução? O HD que não reconhece é um WD Blue Caviar WD10EZEX Sata 3 e o reconhecido é um WD Green Caviar WD10EARS Sata 2.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passei um tempo analisando o caso e então resolvi instalar o windows no 2º HD, que por sinal, funcionou de boa.

Curiosamente, o outro HD estava lá para uso no explorer, intacto, e pelo menos sei que ele não deu nenhum problema.

Comecei a inserir os drivers da mobo, até então que instalei o utilitário "Tecnologia de armazenamento Intel Rapid", e quando reiniciei, o HD havia sumido do explorer.Verifiquei os gerenciadores de disco, partições e tal, mas nada. única coisa que deu sinal de vida foi apenas o cabo sata plugado, mas VAZIO.

Desinstalei o utilitário e o hd voltou a aparecer no explorer.

Posso concluir que o problema central seja em alguma incompatibilidade do HD ou a placa-mãe por parte da BIOS, ou alguma tecnologia intel nela.

Espero que isto possa ajudar na solução. Irei pesquisando enquanto isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando: Depois de muita pesquisa, descobri que alguns modelos de HD WD Sata III não são reconhecidos por muitas mobos. A solução que dão é passar o HD para a velocidade de 3.0gb/s sob aplicativo WDspeed, jumpeamento ou adicionando uma controladora de terceiros.

Tentei o jumpeamento, e a BIOS conseguiu detectar o HD, foi muita felicidade, no entanto, ao arrumar as opções de boot e tal e reiniciar, a BIOS não havia salvo as mudanças, e pior, o HD voltou a desaparecer, sendo que depois oras aparece oras não.

Posso concluir que o problema está no conflito da mobo e HD, sendo a solução final conseguir uma controladora de terceiros, mas pelo preço, seria mais conveniente um novo HD ou SSD para rodar o sistema.

Espero que estas informações possam ajudar alguém com problemas parecidos, pois vai que com elas, os procedimentos funcionem. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo vou discordar respeitosamente da sua opinião, se o hd não está sendo reconhecido hora sim hora não, existe problema intermitente em algum lugar, seja na placa mãe, no hd, ou até mesmo no Windows; não compartilho dessa teoria de que é preciso fazer alterações, também discordo que controladora de terceiros seja caro.

Você encontra placas controladoras SATA a partir de R$ 50,00 (IDE) e R$ 60,00 () no ML, comprei uma com 4 portas para expandir meus pc já que tenho 8 dispositivos SATA, funciona muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo vou discordar respeitosamente da sua opinião, se o hd não está sendo reconhecido hora sim hora não, existe problema intermitente em algum lugar, seja na placa mãe, no hd, ou até mesmo no Windows; não compartilho dessa teoria de que é preciso fazer alterações, também discordo que controladora de terceiros seja caro.

Você encontra placas controladoras SATA a partir de R$ 50,00 (IDE) e R$ 60,00 () no ML, comprei uma com 4 portas para expandir meus pc já que tenho 8 dispositivos SATA, funciona muito bem.

Não é descartado nenhuma hipótese até achar a causa real do problema, e é sempre bom ouvir outras opiniões.

Evidentemente há algum problema sim no hardware, mas cada um está estão funcionando normalmente se usado com outras peças.

No próprio site da WD é admitido que modelos sata 3 tem este problema de reconhecimento em algumas mobos.

http://wdc.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/6592/~/internal-sata-6.0-gb%2Fs-drives-are-not-detected-by-some-motherboards

Windows creio que não seria o problema, ele instala no HD e é reconhecido pelo instalador, mas como não é possível fazer boot pela BIOS, se torna um paradoxo.

Um teste que posso fazer agora é conectar outro HD sata 3 para ver se a mobo reconhece, já podendo se tornar outra hipótese descartada. O curioso é que o HD funcionava direito em uma m5a78l-lx, que apenas tem portas sata 2.

Ressaltando que a detecção na BIOS só começou a aparecer aleatoriamente após aplicar o jumper.

Em relação ao controlador, eu não quis dizer que era caro, mas que no meu caso, seria mais vantajoso gastar um pouco a mais para ter um novo HD ou SSD, aumentando assim o espaço para arquivos e utilizar o sistema do que apenas investir em algo para fazer o HD ser reconhecido, sendo este ainda servindo para armazenagem. E como não utilizo muitas portas sata, não haveria tantos motivos.

Eu só quero fazer o sistema iniciar neste HD para ter um pouco mais de desempenho, já que atualmente fui obrigado a usar o sistema em um HD de 5400rpm.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de muito tempo convivendo com este problema, encontrei o problema: O HD que estava morrendo. Dava para levar tudo de boa até que troquei a placa de vídeo. Ao jogar as texturas não eram renderizadas e na tela havia vários bugs como metade dos inimigos aparecendo, então travava o jogo. Logo vendo depois o HD sumia e só aparecia novamente ao reiniciar. Só posso concluir que o HD "morria" quando era submetido a alta taxa de transferência ou aquecia a tal ponto e se desligava.
Só gostaria de compartilhar a solução do caso. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais