Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Journeyman

Bitrate Do Dvd

Recommended Posts

O formato VCD é bastante rígido em termos de bitrate, ou seja 1,15 Mbs.

Já no formato DVD, já vi bitrates de 4, 5, 6 e 8 Mbs.

A dúvida é a seguinte: Qual é o padrão "oficial" para uso na máxima resolução (720 x 480)? Ou o padrão DVD é flexível o suficiente para aceitar todos estes?

Tentei pesquisar na web mas até agora não encontrei uma resposta definitiva. O máximo que vi foi alguma coisa sobre DVD longplay, shortplay mas nada esclarecedor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha fonte de referência é o VideoHelp.com (em inglês). Segundo o site, o bitrate de vídeo do DVD chega até um máximo de 9.8 Mbps (MPEG2). Veja mais detalhes técnicos e uma tabela comparativa entre vários formatos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que o bitrate é bastante flexível, além disso pode ser constante ou variável. Para obter a melhor qualidade eu sempre escolho (chute calibrado) o bitrate maior em função do tempo de vídeo que preciso passar para DVD. Por exemplo, para uma hora e meia de video escolho 6000 Mbps, se escolher 4000 sobrara espaço no DVD e a qualidade ficará inferior, e se escolher 8000 poderá faltar espaço no DVD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiência, para que você tenha uma imagem próxima a 1:1 a resolução deve ser:

720x480, VBR 7000 min 8000 max, MP@ML, YUV 4:2:0, DC 10Bits, Search Precision HQ, Áudio MPEG-1 ALII CBR 224 44100Hz.

O problema de CBR para DVD é que cenas que não precisam de tanto bitrate acabam usando o valor fixo de bitrate para o filme inteiro, ocupando mais espaço. VBR não chega a ser tão econômico mas o valor máximo de bitrate só é utilizado quando há necessidade.

Bitrate abaixo de 6000 causa muito macrobloco, mas em compensação cabe mais minutos de filme, acima de 7000 os macroblocos vão diminuindo mas ocupam mais espaço do disco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grato a todos que responderam. Foi bastante esclarecedor! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×