Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fernanda Duarte

RESOLVIDO Soma com Procv?

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem? :D

Então, é o seguinte... Comecei a vender Mary Kay esses dias, e estou fazendo uma planilha no excel para controlar o fluxo de caixa, lucro, mapa de venda e tudo mais, já que as que achei na internet eram bem menos detalhadas do que eu queria. O problema é que eu não sei usar o excel muito bem, apenas arranho - então desde já peço desculpas se essa for uma pergunta estúpida hahahaha. Enfim, o negócio é assim:

Tenho 4 planilhas envolvidas na minha dúvida: Banco de Dados, Compras, Vendas e Estoque. 

No Banco de Dados, a tabela completa é composta por:

SKU (código de cada produto) || Linha (categoria do produto) || Produto (descrição) || Valor Unitário || Pontos (é um negócio da empresa) || Seção (outro negócio da empresa)

Tanto na de compras como na de vendas, tenho uma tabela com:

SKU || Linha || Produto || Quantidade (que eu comprei/vendi) || Preço Unitário || Valor Total

No estoque, tenho uma tabela com:

SKU || Linha || Produto || Estoque Inicial || Estoque Atual || Preço Unitário || Valor Total

Nas 3 tabelas tenho todos os produtos listados e com as informações de linha, produto e valor unitário tiradas pelo SKU com o PROCV no Banco de Dados. O estoque inicial eu tiro a partir do arquivo do mês anterior. Agora, o que está me dando problema é o estoque atual: o que quero fazer é somar o ESTOQUE INICIAL da própria planilha de estoque com a QUANTIDADE de compras e subtrair a QUANTIDADE de vendas. O problema é que preciso procurar o produto específico pelo SKU em ambas as planilhas (compra e venda), e por alguma razão do destino essa soma não está funcionando :( Como não entendo muito de Excel, não sei se estou fazendo m****, se escrevi a fórmula errado ou tem algum erro de lógica aí no meio. Será que alguém pode me ajudar? Dei uma procurada por aí, mas não consegui achar muita coisa.

Muito obrigada!!! :D :D :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fernanda, seja bem vinda.

Você detalhou muito bem, é para quem diz não saber mexer parece estar precipitada entretanto, poste o modelo de sua pasta de trabalho para podermos lhe ajudar, as vezes há formas mais simples de fazer este processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi David!! Muito obrigada pelas boas vindas :))

Eu não sei nada de excel, mas meu pai trabalha com isso e entende muito (só que ele não está aqui pra prestar socorros kkkk), só algumas coisas que eu procuro por aí naquela péssima mania de aprender exatamente o que eu preciso. É claro que acaba em funções mais complicadas com erros básicos kkkkk

Mas enfim, acabou que resolvi o primeiro problema, tava dando erro na hora que eu procurava o SKU do produto na planilha de vendas... já fiz os ajustes e sobre isso tá tudo ok. Agora me apareceu outra dúvida (acredito que mais fácil de resolver e provavelmente meio besta): o estoque atual tá somando estoque inicial quantidade de compra - quantidade de venda. Só que ele só soma a quantidade referente ao primeiro SKU correspondente que encontra. Daí por exemplo: de estoque inicial eu tenho 2 produtos de código TW01. Daí eu compro mais três e vendo 1. O estoque atual muda certinho para 4, só que quando eu insiro uma nova venda ou compra de por exemplo 2 produtos, essa quantidade não é subtraída mais porque aparentemente a função já acabou e parou de procurar.

como eu faço pro procV procurar na coluna inteira e somar todos os valores de SKU's correspondentes? 

Pra ficar melhor a visualização aí, as planilhas são basicamente assim (depois eu prometo que eu arrumo as fontes e layout huahuahua):

BG0ceI.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fernanda,

de nada, e é assim procurando, perguntando e etc que se aprende....

Bom ao meu humilde ver com utilização de fórmula poderá utilizar "somarproduto" juntamente com "procv".

Da uma breve pesquisada no youtube, estou no trabalho e aqui o youtube é bloqueado.

*Tente postar a pasta ou um exemplo para podermos visualizarmos melhor as fórmulas e possivelmente aplicarmos tabela dinâmica etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o arquivo é esse aqui, por enquanto... é o que deu pra fazer huahauahuahuahuaahuhau

Só retomando a dúvida (não sei se dá pra fazer ou não):

Preciso procurar na planilha de vendas um dado SKU e somar todas as quantidades referentes a esse tal código, que pode aparecer na planilha várias vezes. Idem para a planilha de compras.

Feitas essas somas, tenho que fazer com que Estoque Atual = Estoque Inicial + Quantidade Comprada (total) - Quantidade Vendida (total) 

E lógico, não tenho muita ideia de como fazer isso... tô tentando aqui mas não tá dando certo kkk

MK-jan15.xls

Compartilhar este post

Link para o post

Fernanda, boa tarde.

O procv não vai calcular e nem fazer a soma de um intervalo de mesmo SKU, para isso nós temos que usar o SOMASE.

O SOMASE, vai realizar a soma de um intervalo com uma condição, no seu caso a condição é o SKU.

Dá uma olhada na planilha em anexo, vê se é isso que precisa.

MK-jan15.xls

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fernanda,

o que nosso amigo realizou creio que seja o que desejas, eu havia entendido outra coisa e por isso mencionei somarproduto.......

Aguardamos sua resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

OBRIGADAAAAAA!!!

Eu tava tentando fazer com o somase e não conseguia nem ferrando UHAHUAHAUHAUAHUAHU....

Mó cabaça no excel... mas é a vida, fazer o quê!!  Pelo menos aprendi uma coisa nova kkkkkk

Muito obrigada, gente!!!!! <3 <3 <3

Agradeço de verdade!!! :)

Agora vou terminar esse negócio aí que ainda tem um monte de coisa pra adicionar!

Obrigada de novo!!!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais