Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de um novo Cooler para meu PC


Posts recomendados

Opa...

 

É o seguinte, montei meu PC há uns 2 anos, uso para trabalhar com design gráfico, edição de vídeos, motion graphics com After Effects, cinema 4d, etc. Na ocasião andei lendo sobre o cooler original do processador e como o gabinete é bem ventilado optei por usar ele mesmo. Na verdade nunca me deu nenhum problema mas nessas ultimas semanas que precisei ficar com o PC ligado vários dias sem parar, com aquela onda de calor que andou dando, comecei a perceber que ele estava sofrendo um pouco, na hora de renderizar principalmente, ele chegou a travar e sumir o vídeo outro dia mas depois que passei uma borracha nos pents de memória ele voltou e não deu mais problemas, fiquei pensando se a temperatura podia ter tido algo a ver com isso também.

 

Quando estou com arquivos mais pesados abertos a temperatura chegou a passar dos 70º, não sei o quanto isso é comum com esse processador.

 

Enfim, andei pensando então se valia a pena investir num novo cooler e queria algumas dicas de qual entraria no meu gabinete, no caso de um water cooler qual saída de ar utilizar, etc.  

 

A configuração atual é essa:

 

Core i7 2600 3.4Ghz

Cooler original Intel

RAM 8gb kingston DDR3 1333Mhz

Placa Mãe Gigabyte GA-B75M-D3H

Placa de Vídeo Nvidia Quadro 600 (1gb)

Fonte Corsair CX 430

Gabinete Sentey Centinela com fan de 140mm frontal uma de 120mm na parte superior, outra na parte de trás e uma de 230mm na lateral

http://www.sentey.com/br/centinela-black-gs-6100 

 

Se for possível, eu dou preferência por modelos que tenham na guerra digital ( https://www.guerradigital.net/) pois sou de Sorocaba e fica mais fácil retirar no escritório deles, ou senão compro online mesmo.

 

Se quiserem dar algum palpite sobre outras melhorias nessa configuração fiquem a vontade, estou querendo colocar mais 2 RAMs para fechar com 16gb e talvez trocar meus HDs antigos por um Sata 3 pra ver se agiliza um pouco mais também..enfim...mas por hora a dúvida é sobre o cooler mesmo.

 

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma boa limpada no seu PC, por dentro.. Eu uso e recomendo o CM Hyper T4

 

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-hyper-t4-cooler-master-fan-120mm-rr-t4-18pk-r1.html

 

Comprei o meu, aí na Guerra Digital mesmo.. Junto com uma boa pasta térmica.. Tem a MX-2 na Guerra..

 

 

A diferença foi bastante considerável... 15ºC, pelo menos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, RS Farias.

 

Sobre a limpeza, mantenho sempre em dia passando um pincel e soprador de ar, as aletas do dissipador estão livres.

Esse tipo de cooler fica apoiado apenas na placa mãe? Num gabinete vertical ele não "força" de alguma forma o peso para baixo ou tem o risco de ficar trepidando com o tempo por conta da altura? Você deixou a fan voltada para a parte de trás do gabinete?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete tá assim agora

 

post-564345-0-87600600-1422976676_thumb.

 

Sim, o cooler fica preso na placa-mãe apenas.. Ele vem com um sistema de suporte pra instalar na placa-mãe, antes de colocar o cooler em si.. Confesso que fiquei com o mesmo medo de você, por causa do peso dele e da placa-mãe.. Ele é BEM mais leve do que a imagem sugere.. São tubos de cobre e umas aletas de alumínio..

 

Deixando bem preso na placa-mãe, não vai ter problemas não.. O resto, a imagem responde..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza....realmente os caras não devem fazer algo sem testar bem antes....eu acho, rs..

Valeu pela ajuda, só uma ultima coisa, você optou por uma refrigeração a ar por preferência mesmo ou custo benefício? Um water cooler que não seja muito mais caro acabaria tendo a mesma eficiência? Até uns R$200 (se valer muito a pena até um pouco a mais) de investimento +/- você teria mais algumas outras sugestões de modelos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda, só uma ultima coisa, você optou por uma refrigeração a ar por preferência mesmo ou custo benefício?

Ambos.. Inclui-se a facilidade de montagem..

 

 

Pra você ter uma ideia, um EVGA ACX tem a mesma eficiência de um Corsair H80i.. Agora, compare os preços..

 

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-evga-acx-fan-120mm-100-fs-c201-kr.html

 

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-corsair-hydro-series-h80i-high-performance-cw-9060008-ww.html

 

 

Tem uns reviews no Youtube que comprovam isso.. Water Cooler é recomendado pra quem quer fazer overclock pesado.. Pra quem for fazer um over moderado ou apenas quer manter o processador operando mais frio (meu caso), um Air Cooler dá e sobra..

 

Aqui, em uso normal a diferença é pouca, entre 3 e 5ºC.. Mas jogando, dá mais de 15ºC de diferença, no mínimo.. Nesse calor que tá fazendo é muita coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, andei dando uma olhada nos testes que fizeram aqui no Clube do Hardware mas não tinha visto o desse, realmente parece muito bom. Pra mim seria perfeito se tivesse uma opção sem o LED, rs.... já acho meu gabinete colorido demais, na época foi o mais sóbrio que encontrei disponível.

 

O que me chama a atenção nos water coolers é que ele deixa um bom espaço livre em cima da placa, me da impressão que facilita bastante a manutenção e limpeza, mas realmente me parece bobagem.

 

Mais uma vez obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...