Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida memoria ddr3 frequência , upgrade e bios (Rom)


sidsidmac

Posts recomendados

Minha duvida é : A placa mãe do meu pc  IPX1800G1 de acordo com o manual ela vem Integrada o processador Intel® Celeron Dual-Core J1800, 2.41GHz ,

Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4.1, SSE4.2 .
- Chipset Intel® J1800 integrado ao processador.
- Rede Integrada Gigabit.
- Suporta memória DDR3/-L SO-DIMM até 8GB 1333 MHz.
- 2 portas SATA 2 até 3Gb/s.

E eu quero saber se eu atualizar a ROM (bios) se ela poderá quem sabe aceitar tipo o dobro de memória e uma frequência de até 1600 mhz ou mais  ,

uma atualização de Bios pode mudar o quanto de memória e a frequência que a placa mãe pode ter , ou tem uma limitação ? e como saber essa limitação ?

No caso ta escrito que suporta dois pentes de memória de 8GB 1333 MHZ , se eu atualizar a Bios ela poderá aceitar dois pentes de memória de 16 GB ou mais numa frequência de 1600 MHz ou mais ?

A placa aceita o que a Bios definir ? ou tem uma limitação da placa ou processador ?

post-752971-0-44817700-1422921446_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como enganar o BIOS. Se diz só até 8GB é porque o controlador só trabalha com o máximo de 8GB. Algumas placas dão suporte para overclock de memória, então teoricamente daria para chegar aos 1600MHz. Mas eu duvido que a sua placa-mãe permita fazer isso. É uma placa BGA, integrada. Só deve dar para fazer o básico. Pode até comprar memória de 1600Mhz para depois usar rodando em 1600Mhz em uma plataforma futura, mas para essa placa-mãe ela não vai passar de 1333Mhz.

 

Só de curiosidade, esse Celeron não conseguiria manejar um arquivo que usasse 16GB de memória. Eu diria que 4GB de memória está de bom tamanho para realizar as tarefas que o Celeron dá conta. Talvez ele conseguisse manejar um ficheiro de 8GB, mas nem acho que seja indicado. Até porque operações normais de Office e de internet nunca vão passar de 4GB.

 

 

-----edit-----

O pente de memória é de notebook.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como enganar o BIOS. Se diz só até 8GB é porque o controlador só trabalha com o máximo de 8GB. Algumas placas dão suporte para overclock de memória, então teoricamente daria para chegar aos 1600MHz. Mas eu duvido que a sua placa-mãe permita fazer isso. É uma placa BGA, integrada. Só deve dar para fazer o básico. Pode até comprar memória de 1600Mhz para depois usar rodando em 1600Mhz em uma plataforma futura, mas para essa placa-mãe ela não vai passar de 1333Mhz.

 

Só de curiosidade, esse Celeron não conseguiria manejar um arquivo que usasse 16GB de memória. Eu diria que 4GB de memória está de bom tamanho para realizar as tarefas que o Celeron dá conta. Talvez ele conseguisse manejar um ficheiro de 8GB, mas nem acho que seja indicado. Até porque operações normais de Office e de internet nunca vão passar de 4GB.

 

 

-----edit-----

O pente de memória é de notebook.

Obrigado pela resposta , foi bem definida , então no caso atualizar a Bios só iria melhorar algo no compartilhamento de memória de vídeo ? no caso quem sabe daria pra compartilhar mais memória para o vídeo ? e essa placa mãe foi desenvolvida para usar pentes de memória de notebook para que fique mais compacta !? então porque a placa vem indicando que aceitaria mais dois pentes de memória de 8gb sendo que já vem com 4gb embutida ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta , foi bem definida , então no caso atualizar a Bios só iria melhorar algo no compartilhamento de memória de vídeo ? no caso quem sabe daria pra compartilhar mais memória para o vídeo ? e essa placa mãe foi desenvolvida para usar pentes de memória de notebook para que fique mais compacta !? então porque a placa vem indicando que aceitaria mais dois pentes de memória de 8gb sendo que já vem com 4gb embutida ?

 

De nada. O pente é de notebook porque o slot é pequeno. A memória comum não cabe. Essas placas integradas já são feitas pensando em micro gabinetes, essas coisas.

 

Diz que aceita até 8GB porque você pode colocar dois pentes de 4GB ou um pente de 8GB. É mais indicado dois pentes de 4GB, para poder rodar em dual channel. Os pentes que você tem, dois de 2GB, teria que vender ou guardar. Pode também deixar um de 2GB e só colocar um de 4GB. Mas os dois pentes precisam ter especificaçoes iguais de tensão e clock para não dar problema.

 

Eu não sei quanto o vídeo integrado vai estar comendo da RAM, mas se recomenda colocar assim:

 

RAM                    Memória de Vídeo
2GB                     256MB
4GB                     384MB
8GB ou mais       512MB
 
Eu não estou encontrando o uso da sua placa de vídeo integrada (intel® hd graphics), mas elas não passam de 1,7GB. Mas não acredito que vá usar mais de 512MB. Você pode monitorar o uso de memória pelo Gerenciador de Tarefas na aba Desempenho. Abra um filme pesado, alta resolução, e veja quanto você usa de memória. Acredito que não passe de 3GB. Se não chegar perto de 4GB, você não precisa trocar nada. Deixe do jeito que está, seria a minha recomendação.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que atualizar bios só se estiver tendo algum problema como o não reconhecimento de algum hardware recente, fora isso o melhor é deixar como está, e nenhuma atualização conseguiria tamanha façanha como essa de dobrar a capacidade de memória, é como os fabricantes de veículos, lançam vários modelos com diversas cilindradas e acessórios para adequar o gosto de cada consumidor, bem como o bolso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória não é soldada, só a CPU. Mas pelo gerenciador ela esta na faixa dos 40% de uso. Acho muito difícil passar dos 4GB. É melhor deixar do jeito que está.

Boa noite , esse gerenciador acima é sem rodar vídeo nenhum , somente a IE aberto , qual vídeo pesado e com qual player você recomenda para eu fazer uma teste de memoria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite , esse gerenciador acima é sem rodar vídeo nenhum , somente a IE aberto , qual vídeo pesado e com qual player você recomenda para eu fazer uma teste de memoria ?

 

Se você tiver algum arquivo de filme, peque o que tiver o amanho maior e abra em qualquer player. Pode fazer um teste e abrir dois filmes se quiser: um no player do Windows e outro no VLC, por exemplo. Mas duvido que passe de 3GB. Vá usando ele no dia a dia e conferindo o uso de memória. Assim você vai saber como estão as suas necessidades.

 

Eu coloquei dois filmes pesados para rodar ao mesmo tempo no meu micro, com o Chrome aberto, e só deu 2,7GB de memória. É muito raro eu passar de 4GB, só quando eu mexo em imagens enormes de fotografia ou em edição de vídeo. Mas aí só com uma CPU pontente, então você muito provavelmente nunca vai passar de 3 a 3,5GB de uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver algum arquivo de filme, peque o que tiver o amanho maior e abra em qualquer player. Pode fazer um teste e abrir dois filmes se quiser: um no player do Windows e outro no VLC, por exemplo. Mas duvido que passe de 3GB. Vá usando ele no dia a dia e conferindo o uso de memória. Assim você vai saber como estão as suas necessidades.

 

Eu coloquei dois filmes pesados para rodar ao mesmo tempo no meu micro, com o Chrome aberto, e só deu 2,7GB de memória. É muito raro eu passar de 4GB, só quando eu mexo em imagens enormes de fotografia ou em edição de vídeo. Mas aí só com uma CPU pontente, então você muito provavelmente nunca vai passar de 3 a 3,5GB de uso.

No caso então pra que serve a memoria compartilhada ex: 512 mb , eu achei que essa memoria de vídeo compartilhada era que sustentava todo os vídeos , fotos  , e o que sobrava era para sustentar processos e outros ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...