Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com solda em placa


rubao88

Posts recomendados

Boa noite,

eu estou com um problema em uma placa de um controle de xbox.

Eu fui trocar o analogico do meu controle. Enquanto estava tirando a solda eu acabei retirando tambem a parte da placa onde a solda pega.

agora quando tento soldar, a solda pega somente no ferro e n faz contato com a placa. Minha duvida é: tem como eu recuperar isso? tem como eu fazer algo ou passar algo pra poder recuperar esse contato novamente?

post-754475-0-60830900-1423178678_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde foi destruído, acompanhe o circuito visualmente até o ponto da interrupção no circuito impresso, mas acho que o seu problema é não dominar a técnica de soldagem com estanho, seria isso? Desculpe se estou errado, mas pela sua resposta "a solda pega somente no ferro e n faz contato com a placa" eu imagino isso.

Se for você encontra tutoriais no you tube, mas te adianto que para a solda "pegar" tem que usar a pasta e estanhar as partes a serem soldadas~.

Se você é conhecedor do método de soldagem à frio eu retiro o que falei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde amigo. o meu problema é que quando eu fui soldar o ferro acabou tirando o pedaço da placa (indicado pela seta) ae a solda não aplica nesse pedaço. eu queria ver se consigo recuperar esse contato sem fazer ponte. o que eu quis dizer que a solda pega no ferro, é no ferro da peça que solda no controle, só pega nele e n faz contato com a placa pelo fato de ter arrancado esse pedaço da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem então se o "estrago" foi a ponto de desfigurar o circuito ai acho que só olhando outra placa igual, vá em algum lugar que consertam esse tipo de equipamento e peça para o cara deixar você tirar uma foto de uma placa semelhante a sua, tire uma foto no modo macro, aquela mais perto possível, coloque no pc ai você pode fazer isso com calma, ou quem sabe no google, você acha uma imagem da sua placa que possibilita isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O ponto amarelo dá pra ver claramente que é ligado no azul.

Raspe com cuidado com estilete ou algo parecido o ponto azul até a tinta verde ser removida e apareça somente o cobre. Ligue o ponto amarelo ao azul com fio bem fino. Se não tiver, pegue um cabinho flexível, daqueles que tem vários fios fino no interior da capa plástica e retire um. A solda tem que ser rápida e com ferro com potência máxima de 25W, caso contrário acontecerá o que já aconteceu antes: A ilha de solda se desprendeu da fibra de vidro.

O ponto  vermelho não dá pra ver pela imagem, que está muito desfocada, tente ver em que outro ponto era ligado e repita o procedimento anterior.

Pra ir se acostumando, não se diz ferro, mas sim, terminal do componente.

Boa sorte!

post-387879-0-26849500-1423393252_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando melhor a imagem original, parece que o circuito impresso onde esse componente está ligado foi detonado, pelo jeito dos dois lados dos pontos de solda então tem que saber com certeza a continuidade desses circuitos, ou seja onde tem os pontos de solda foram destruídos, agora precisa ter certeza do que era antes para fazer a ponte; eu sugeri algo que normalmente é feito para recompor um pedaço de trilha danificado por curto ou outro modo qualquer ou então fazer alguma alteração no circuito unindo pontos não previstos pelo idealizador do diagrama, com isso reitero que você deveria ver uma placa igual.

Pelo menos essa é a conclusão vendo a imagem que por sinal está um tanto desfocada, não sei se foi na hora de tirar ou o sistema de postagem do fórum que altera, eu até iria sugerir que você postasse a foto em um site e colocasse o link aqui.

Veja a riqueza de detalhes em uma imagem hospedada em sites específicos como essa: http://thumbs.dreamstime.com/z/componentes-de-circuito-impresso-1563525.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membro VIP
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

@MOR wtf?

fiquei olhando pr'aquilo por muitos segundos tentando entrar na sua mente...

 

@OPiantino treine primeiro. Algo como faça alongamento antes de começar a malhar.

 

Ah sim, eu treino é claro, mas só quero saber se o cara conseguiu consertar nesse caso específico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

MOR wtf?

fiquei olhando pr'aquilo por muitos segundos tentando entrar na sua mente...

 

Só para esclarecer...

Aqueles quadradinhos são elementos piezelétricos. Geram ultrassom.

E fiz as ligações com os tais fiozinhos mencionados em uma das postagens.

Comparando a espessura dos fiozinhos com a largura de 1mm de cada quadradinho, o diâmetro dos fiozinhos tem menos de 0,1mm.

A distância entre os quadradinhos tem exatos 0,1mm.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!